navegar pelo menu
abril 10, 2017 -

[RESENHA] Alice, de Letícia Pinho




Título: Alice
Autor(a): Letícia Pinho // livro cedido em parceria com a autora
Editora: Multifoco (Selo Desfecho Romances)
Páginas: 404
Gênero: romance
adicione ao skoob // compre aqui

Sinopse:
Alice Holloway conheceu Max Rossi quando era pequena, em um tempo em que ir para a escola era um perigo para seu lado emocional, graças aos seus óculos fundo de garrafa e seu aparelho horrível. O garoto foi um anjo da guarda para ela, mas a vida de Max sofre uma reviravolta e ele abandona a escola por um tempo. Quando volta, Alice está com uma aparência totalmente diferente; ele parece não reconhecê-la. Então, aquele garoto fofo vira um garoto popular, namorado de Juliet Campbell e tudo vai por água abaixo. Mas o destino dá voltas, ah, ele dá sim, e os dois voltam a ser grandes amigos, mas não é o que Alice quer, decidida a não se machucar, ela se afasta dele, sem saber que as feridas já haviam sido criadas. É quando o garoto novo entra no colégio, Lyen Evans, pronto para consolá-la, e quem sabe roubar seu coração. E assim, a vida de Alice vira de cabeça para baixo.

Alice é uma garota bastante comum. Ela está no ensino médio, tem amigos, embora sofra bullying de alguns outros colegas. Quando pequena, Alice tinha Max como amigo, mas a vida e certas circunstâncias acabaram os afastando. O tempo passa, e Alice o vê como mais que um amigo, ela se sente apaixonada por ele; mas o tempo passou, e agora Max tem uma namorada – que é bem diferente de Max, pelo que Alice se lembrava.



Embora os amigos divertidos de Alice vivem dizendo que Max a ama, depois de um tempo, quando ela cansou de se sentir pra baixo apaixonada por um cara comprometido, Lyen Evans – o garoto novo no colégio – entra em sua vida. Lyen, ao contrário de Max, é bem carismático e muito fofo. Assim que ele apareceu, a história fluiu bem rápido pra mim.

Passei raiva com a Alice diversas vezes, por ser boazinha demais, ela defendia a pessoa que fazia mal a ela e eu, sinceramente, não conseguia entender aquilo. Não consigo ser tão benevolente quando alguém me faz mal, ainda mais sem motivos.



Há vários personagens secundários que são bem construídos e carismáticos, e são essenciais à trama. Os amigos de Alice, por exemplo, sempre estão por perto pra animá-la e darem os melhores conselhos.

Tive um problema com a ambientação que, por ser nos Estados Unidos, eu senti que a autora não conseguiu passar muito bem isso, pois alguns detalhes poderiam ser omitidos ou escritos de outra forma, o que não aconteceu e levou a uma certa falta de naturalidade ao refletir o Brasil.



A história aborda o bullying e nos mostra como algumas pessoas que achamos que conhecemos podem mudar, só pra se dar bem com uma turma e as consequências disso. A edição tá simples, mas linda; tem alguns erros de revisão, mas nada que incomoda muito. A escrita é cativante e, mesmo que seja em primeira pessoa sob o ponto de vista de Alice, conseguimos ter uma visão dos outros personagens por ter bastante diálogos entre eles. Super recomendo pra quem quer ler um romance com altos e baixos – e uma reviravolta no final –, e que todos podem se identificar em algum momento.


QUOTES:

"Todos merecem perdão. Deus criou o perdão para aqueles que sabem que erraram e querem começar de novo."

"O amor não é algo que desaparece de uma hora para outra, não é algo que possa simplesmente passar a borracha em cima e apagar, por mais que tente."

49 comentários:

  1. Ola
    Ainda não tinha lido nada a respeito dessa obra, mas fiquei bem curiosa diante da premissa, e adorei poder ler suas impressões a respeito. A temática é bem importante e aberta a discussões. Uma pena sobre a ambientação, acho que isso deve ser bem trabalhado sempre... Adorei os quotes!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Fico muito feliz com o seu interesse, quem sabe um dia você possa ler e me contar tudo o que achou. Sobre a ambientação já estou arrumando essa e outras coisas no livro para uma segunda ed.
      Bjs da autora.

      Excluir
  2. Olá,

    Eu nunca tinha lido nada sobre a obra, fiquei bem interessado pela premissa, achei muito interessante e sua experiência com o livro chamou mais a minha atenção. Só fiquei um pouco na dúvida sobre o ambiente que é narrado do livro, poderia ser trabalhado melhor, não é mesmo? Acho que ambientação não dá para relevar, pois é algo constante na história.

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Fico muito contente com seu interesse, quem sabe um dia você leia e me conte o que achou da obra ♥ pois é, algumas coisas passaram despercebidas na questão da ambientação, mas graças a Carol vai ser arrumado.
      Bjs da autora.

      Excluir
  3. Estou apenas esperando o meu chegar :3
    Doidinha pra lê-lo!!!


    Minha Fuga da Realidade

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pela resenha meu amor! Nunca tinha percebido essa questão de ambientação! Vou tomar mais cuidado heheh

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Que legal esse livro, não conhecia! Fiquei interessada pela estória, porém percebi que sou bem diferente da Alice, pois, assim como você, não consigo ser boa com quem me faz mal... Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Fico muito feliz pelo seu interesse, quem sabe você tenha alguma coisa em comum com Alice no fim das contas? haha se algum dia ler, me conte sua opinião!
      Bjs da autora.

      Excluir
  6. Oi!!!
    Ainda não tinha visto nada a respeito do livro, mas me cativou bastante. Adoro histórias com essa temática e fiquei empolgada com a leitura. Gostei da sua resenha e vou colocar Alice na lista com certeza!!!
    Bjs e até mais!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Fico muito feliz com o seu interesse! Quando ler, me conte o que achou, sem esconder nada ♥
      Bjs da autora.

      Excluir
  7. Eu tenho uma certa reserva com autores nacionais que ambiem suas histórias em outro país e não conseguem convencer o leitor. Porque não escrevem uma história se passando aqui mesmo??? Enfim, ainda não conhecia o livro, mas confesso que não fiquei muito curiosa com a trama não.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Tinha medo de escrever a história no Brasil e não ser lida. Mas passei a perceber que não é assim, então as próximas histórias já serão diferentes. Uma pena que não tenha ficado curiosa, quem sabe em uma próxima ♥
      Bjs da autora.

      Excluir
  8. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda abem que apreciaste a leitura, mesmo com algumas contrapartidas...!

    Eu confesso que não sou fa do género, mas ainda bem que trata bullying e que tem uma reviravolta!! :) Adoro isso...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Quem sabe um dia você leia e goste, eu adoraria saber sua opinião ♥
      Bjs da autora.

      Excluir
  9. Oi, tudo bom?
    GENTE, que coincidência! Eu comecei a ler esses dias o livro "O garoto dos meus sonhos", e os protagonistas (e casal fofinho) se chamam Alice e Max também!!! Hahaha
    Adorei a resenha e a idéia do livro, quando li já imaginei algo do País das Maravilhas, mas me enganei. Hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Morri com essa coincidência! Sabia que meu grande medo de colocar o nome de Alice, era o pessoal achar que tinha algo a ver com Alice no país das maravilhas? Eu ia chamar de De cabeça para baixo, mas minha mãe me convenceu a manter Alice.
      Espero que algum dia leia e goste de Alice.
      Bjs da autora.

      Excluir
  10. Olá, tudo bem?
    Nossa, amei a premissa! Gostei muito da resenha também, ainda não conhecia o livro. Gostei de saber dessa relação do Alex e da Alice, apesar de achar clichê, parece ser muito fofo. Entrou pra minha lista!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Fiquei com medo que o povo renegasse a leitura por achar clichê, mas fazer o que, sou fã deles haha ♥ espero que um dia possa ler, e que goste!
      bjs da autora.

      Excluir
  11. Olá, tudo bem? A premissa da história parece bacana, mas o que me faz não querer ler a história é o fato de uma autora brasileira escrever uma história ambientada fora do Brasil. Gosto muito quando autores trazem esses universos para o Brasil. Isso, com certeza, seria um plus pra eu engatar na leitura. Porém...

    http://www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Tive medo de ambientar a história no Brasil e não ser lida, mas acabei percebendo que não precisava disso! Um grande erro. Meu próximo ainda se passa nos EUA, pois já estava com a história pronta. Mas os próximos serão no Brasil, ou em mundos fictícios. Quem sabe um dia você leia e goste, adoraria saber sua opinião ♥
      bjs da autora.

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?

    Não conhecia o livro. Também não consigo ser benevolente quando pisam no meu calo!
    E que oena que a ambientação deixou a desejar. Eu particularmente tenho muito receio de quando autores não nativos de um país escrevem histórias sobre ele. Isso demanda muita pesquisa...
    Não sei se leria o livro, fiquei meio em cima do mudo.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Pois é, um baita erro! haha Estou arrumando esse grande erro para uma segunda ed. Mais quem sabe um dia você leia e goste. Adoraria saber sua opinião sobre Alice ♥
      bjs da autora.

      Excluir
  13. Não conhecia essa obra e a capa é pouco atraente, mas fiquei curiosa em saber como a história termina, parece ser muito bem construida. Também não conhecia a editora e isso foi ótimo, fui conhecer o trabalho deles também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Que pena que não gostou da capa! Mas fico feliz pelo interesse, quem sabe um dia você leia, ai pode me contar tudo o que achou ♥
      bjs da autora.

      Excluir
  14. Olá, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei muito curiosa para ler. Talvez a capa não despertaria meu interesse, porém, ao ler a sinopse e a sua resenha, percebi que é exatamente o tipo de livro que eu gosto.
    Um ponto que considerei bastante positivo é que os personagens secundários são bem construídos. Muitas vezes, quando os livros são narrados em primeira pessoa, o foco na visão da protagonista atrapalha a construção dos demais personagens. Então, foi muito bom saber que isso não ocorreu nesta obra.
    Adorei a sua resenha e já anotei a dica. Espero ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Uma pena não gostar da capa! Mas fico feliz pelo interesse. Meus personagens favoritos são secundários, a Kim e o Noah. Espero que possa ler, e quando ler me conte o que achou do livro ♥
      bjs da autora.

      Excluir
  15. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e confesso que o mesmo não chamou realmente a minha atenção, sabe? Mas gosto de histórias que abordem o bullying, por essa razão eu daria uma chance para o livro, apesar de achar que a protagonista iria me irritar também e teria problemas com a ambientação também.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Sou suspeita a falar, mas não acho a Alice irritante, mesmo por ser muito boa haha, mas talvez seja pra você. Quem sabe né? Tomara que um dia você possa ler, ai vou querer saber sua opinião completa sobre ele ♥
      bjs da autora.

      Excluir
  16. Olá Carol!
    Ainda não conhecia essa trama, mas fiquei muito curiosa para ler, pois gosto do tema e achei bem interessante a questão de as pessoas mudarem, senti isso na pele já.
    Como sempre, sua resenha está impecável e espero ler em breve.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Fico muito feliz pelo interesse, se algum dia ler pode me contar tudo o que achou ♥
      bjs da autora.

      Excluir
  17. Oiii tudo bem??

    Não me interessei muito na história, acho que bulling é muito batido, e quando vi suas 3 estrelas me desanimei um pouco mais.
    Bjs Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Uma pena não ter se interessado, mas quem sabe em uma próxima né? Se algum dia ler, ficarei feliz em saber sua opinião.
      Bjs da autora.

      Excluir
  18. Oi, Carol!
    Tenho visto muitos livros tratando sobre bullying e acho muito válido desde que o autor saiba abordar o tema. Não conhecia o livro e fiquei curiosa para saber mais sobre a construção da trama. Achei a diagramação do livro muito bonita.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Não posso dizer se abordei bem o tema, seria meio suspeito haha mas já passei por Bullying, gosto de abordar esse tema. Se algum dia ler, me conte tudo o que achou do livro. ♥
      Bjs da autora.

      Excluir
  19. Oiii!!!
    Não conhecia esse livro ainda. Achei a capa bem bonita, e gostei de saber que a história aborda o Bullying. Realmente, se o autor não souber descrever ambientes com naturalidade fica chato e artificial mesmo. Em todo caso, fiquei curiosa para ler, tenho lido bastante coisas que envolvem Bullying, esse tema chama muito a minha atenção.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Fico feliz com o interesse, sobre o ambiente está sendo corrigido para uma segunda Ed. Espero que possa ler e me contar o que achou ♥
      bjs da autora.

      Excluir
  20. Olá, tudo bom?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro e nem da autora,mas confesso que o mesmo não chamou muito minha atenção. Essa questão de a história começar a fluir bem apenas quando o outro rapaz aparece e a personagem ser boazinha demais com quem faz mal para ela sem motivo vão me incomodar muito ao decorrer da leitura, então prefiro passar a dica por hora. Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Uma pena não ter gostado! Quem sabe em uma próxima!
      Bjs da autora.

      Excluir
  21. Oi, tudo bem?
    Olha, eu achei a história bem clichê e fraquinha hahahaha. Não chamou minha atenção e creio que o detalhe da ambientação também me incomodaria, bem como a bondade excessiva da personagem hahahaha que maldade falar isso :x
    Acho que dessa vez passarei a dica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Uma pena não ter gostado, quem sabe em uma próxima! Sobre a ambientação já estou arrumando, graças a Carol. ♥
      Bjs da autora.

      Excluir
  22. Oi, tudo bem?
    Que fotos encantadoras, adorei seu estilo! Bom, eu já conhecia este livro faz um tempo, confesso para você que eu gostei bastante da capa, mas em relação ao enredo eu não tinha muita expectativa não, depois de ler sua resenha já tive uma percepção do que posso encontrar, achei bacana a parte sobre o assunto bastante comentado ultimamente que é o bullying. Vou deixar essa dica anotada, mas irei deixar para conhecer depois que a lista de leituras reduzir um pouquinho! HUAHAAUAHUAA.

    Beijos,
    Lu - @justificou | https://justificou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Que legal que você gostou da capa, mas que pena que não gostou da história haha quem sabe um dia você leia e acabe gostando ♥
      bjs da autora.

      Excluir
  23. Olá, Carol.
    Esse livro tem uma trama bem comum de se encontrar em livros. Inclusive, me fez pensar em um que li recentemente que a história é bem parecida.
    Ainda assim, acho que a temática abordada é muito importante, a conscientização dos adolescentes sobre os efeitos negativos do bullying.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Uma pena não ter se interessado. Poderia me passar o nome do livro, fiquei curiosa? haha ♥
      bjs da autora.

      Excluir
  24. Oiee Carol ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas confesso que não fiquei tãão animada para lê-lo, apesar de gostar de histórias que abordam temas como o bullying. Acho que foi pelo fato de a personagem defender quem faz mal a ela, como você disse. Não sei se teria paciência...hehe'
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo bem? Uma pena não ter despertado seu interesse. Sobre Alice ser boazinha, só lendo para entender! Espero que algum dia possa ler, ficarei feliz com sua opinião. ♥
      Bjs da autora.

      Excluir
  25. Oi, parece uma história bacana, mas não tem muitos elementos que me atraiam nesse momento em que minha lista de futuras leituras está lotada. Acho que o fato de a personagemser boazinha demais me irritaria, e também eu não gosto de quando o autor tenta ambientar em outro lugar e isso não é feito com perfeição, soa realmente forçado. Mas quem sabe eu venha a dar uma chance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? As falhas na ambientação estão sendo concertadas, e sobre Alice ser boazinha não da para concertar haha faz parte da característica dela, e ela tem um motivo para não revidar em alguns pontos. Quem sabe um dia você leia, ficarei muito feliz com sua opinião. ♥
      Bjs da autora.

      Excluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial