navegar pelo menu
março 13, 2017 -

[RESENHA] Todos de pé para Perry Cook, de Leslie Connor




Título: Todos de pé para Perry Cook (All Rise for the Honorable Perry T. Cook)
Autor(a): Leslie Connor
Editora: HarperCollins Brasil // livro cedido em parceria com a editora
Páginas: 288
Gênero: ficção, infantojuvenil
adicione ao skoob // compre aqui

Sinopse:
Perry Cook, aos 11 anos, só conheceu uma casa: o Instituto Penal Misto Blue River. Mas apesar de ter nascido e sido criado em uma penitenciária, ele não deseja viver em nenhum outro lugar; lá ele tem a mãe, a benevolente diretora e um grupo de prisioneiros divertidos e bondosos que lhe ensinam lições valiosas todos os dias. Quando, porém, o novo promotor descobre a permanência irregular de Perry em Blue River, ele resolve libertar o menino, mesmo contra a vontade dele. Em sua jornada para se reunir com a mãe, Perry vai mergulhar não só em uma investigação sobre o crime que a levou à prisão mas também em uma jornada emocionante e divertida, perfeita para fãs de Extraordinário e O menino do pijama listrado.

Perry T. Cook – ou simplesmente Perry Cook – é um menino de 11 anos que mora numa pequena cidade chamada Surprise, dentro de uma prisão. Ele nasceu e vive lá com todos os residentes, no Instituto Penal Misto Blue River, e sua mãe, Jessica Cook.

Sua mãe cumpriu quase 12 anos de uma pena de 15 e vai pedir a liberdade condicional em pouco tempo, então os dois vão poder, finalmente, ter uma vida normal – fora da prisão. Só que Thomas VanLeer, um promotor público, descobre essa situação peculiar e resolve tirar Perry de lá e o leva pra morar com ele e Zoey que, na verdade, é a melhor amiga de Perry na escola. Ele também quer impedir que Jessica ganhe a condicional, por ter criado Perry na prisão.



O que era pra dar uma sensação de liberdade a Perry, acaba o deixando se sentindo como se estivesse numa prisão, ao invés de o contrário. Apesar de estar vivendo com sua melhor amiga, sente muita falta de sua rotina na prisão, com sua mãe, Big Ed e os outros residentes.



Por causa de um trabalho da escola, Perry resolve contar a história de sua família – no caso, os residentes de Blue River. Então, todo sábado de visita ele vai até a prisão ouvir a história de cada um, e é aí que descobrimos o porquê de cada um ter ido parar ali. O que mais fiquei curiosa pra saber foi o motivo da mãe de Perry, que chega a ser quase um mistério.



Quando Jessica conta porquê foi parar na prisão, Perry encontra furos em sua história e, estando do lado de fora, tenta a todo custo encontrar provas que tire sua mãe da prisão.

O livro é contado ora através da perspectiva inocente – porém inteligente – de Perry em primeira pessoa, ora em terceira pessoa por Jessica. Os capítulos são bem curtinhos, então dá vontade de ler tudo de uma vez, pois a leitura é fluída.



Perry é aquele tipo de personagem que te encanta logo no primeiro contato, e faz o leitor sentir empatia por ele. O final não foi surpreendente, mas foi belo e não poderia ter imaginado final melhor. Na prisão, há pessoas de todo tipo, que cometeram erros, claro, mas o livro mostra que eles merecem, sim, uma segunda chance e passa uma mensagem linda para acabar com o preconceito de que "bandido bom é bandido morto". O livro também aborda o tema bullying, que Perry sofre por Brian na escola pelo fato de sua mãe estar na prisão, por isso é uma leitura que indico pra todos!


QUOTES:

"Mas não devia parecer que você está cumprindo pena, Perry. Você não fez nada de errado. Nunca se esqueça disso."

"Vir pra cá foi uma coisinha boa dentro de algo borrado e ruim."

32 comentários:

  1. Ola
    Deve ser uma trama intrigante, especialmente sobre tentar encontrar esses furos na história de sua mãe. Eu ainda não tinha ouvido falar nada a respeito desse livro, mas fiquei bem curiosa quanto ao desenvolvimento e com certeza gostaria de poder conferir também! Perry me deixou bem curiosa mesmo...
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Eu não dava nada por essa história, mas eu ando lendo tanta resenha positiva que já adicionei na lista de leitura.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Nossa me pareceu uma história triste pois imagino como é viver dentro de uma prisão e passar a infância lá só lado dá mãe. Após sua resenha fiquei bem curiosa para saber o porquê a da mãe dele estar presa.
    Vou colocar na minha listinha de leituras.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol! Achei a premissa bem inteligente, diferente até. Perry parece ser um personagem gera empatia mesmo. Fiquei curiosa com a história da mãe dele e achei lindas as fotos! Parabéns!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Comprei este livro semana passada e estou master curiosa para ler. Amo personagens infantis e tenho certeza que vou me apaixonar por este protagonista aqui. Adorei suas considerações sobre o livro, me deixaram ainda mais animada com a leitura.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi. Não imaginava que a história desse livro tratava de tal assunto. Fiquei muito interessada, porque achei a premissa bem criativa e diferente de tudo que já li, justamente pelo fato de se desenvolver dentro da prisão, e o mistério que envolve a mãe do protagonista. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem ?
    Este livro já veio para a minha lista de leituras, só tenho lido excelentes comentários a respeito. Achei a proposta bem interessante, diferente de tudo né ?! Fico pensando como funciona a cabeça desse garoto, viver dentro de uma prisão, enfim, espero poder matar minha curiosidade em breve.
    Beijos
    Sorteio do Livro Louco por Você

    ResponderExcluir
  8. Olá, Carol!
    Eu não dava quase nada para o livro pela capa, mas depois da sua resenha fiquei bem tentada a ler, irei adicioná-lo na minha lista de leitura. Já estou curiosa para saber o motivo da prisão da mãe do Perry!
    marescer.blogspot.com.br/2017/03/eu-quero-mais-que-vida-do-exterior.html

    ResponderExcluir
  9. Oie, nunca tinha visto falar sobre esse livro mas sua resenha me deixou tão curiosa, quero ver como Perry vai se sair e o que sua mãe fez pra está na cadeia, é uma história bem peculiar, deve ser bem legal, já anotei a dica aqui pra ler em breve. Ótima resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que resenha linda! Nunca ouvi falar do livro mas gostei muito da premissa, já que foge do que estamos acostumados. Sem contar que a capa também é linda!
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  11. Oie amore,
    A capa é um amorzinho... mas não sei se é um livro que eu esteja muito a fim de ler nesse momento sabe.
    Sua resenha e as fotos estão um amor! Mais dessa vez passo a dica!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  12. Eu acho a capa do livro bem fofa e a história parece ser muito forte, mas eu não curto livro cujo personagem principal e criança, não rola identificação e a história não rende pra mim.
    Acho toda a situação da prisão muito interessantes e até mesmo diferente, mas não tenho certeza se leria.
    Que bom que você gostou!

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Oiii, tudo bem?

    Estava doida por uma resenha desse livro, não estou convencida de ler, ainda, mesmo após sua resenha. A história ficou um pouco tendendo pro lado do livro Nuvens de Catchup, e não sei se estou lendo muito, ou oq.
    Mas tenho achado tudo muito igual.
    Estou pensando se dou a chance a esse livro pelo final que você disse ser surpreendente.
    Bjs Rafa

    ResponderExcluir
  14. Oi!

    Nossa, realmente me parece ser um ótimo livro e muito gostosinho de ler. Não é bem a pegada que tenho buscado - agora -, mas de vez em quando quero ler um livros mais juvenis assim. Portanto, anotei a dica. Parabéns pelas fotos e pela resenha. :')

    bjs!

    ResponderExcluir
  15. Olá!!
    Tudo bem?
    Nossa que livro amorzinho. Já me encantei só pela capa, e pelas fotos. Fotos fofas.
    Me parece um livro muito café com leite para realizar a leitura. Só amo!!!
    Dica anotada!!!
    Parabéns pela resenha!!!!!!!!!!!!!
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  16. Olá, não conhecia o livro mas confesso que de cara achei que não era nada de muito empolgante, mas pelas suas impressões notei que parece um bom livro. Gosto muito de descobrir novas leituras e essa me interessou bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Carol!

    Gente que livro mais fofinho<3 Vi algumas pessoas divulgando por ai o livro mais não sabia do que se tratava, e caramba eu estou impressionada *-* um menino que foi criado na prisão, fico pensando como isso sério, com certeza pretendo ler, eu amei a resenha tão tocante, e adorei a capa do livro.

    Beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  18. Oi, Carol.
    É a segunda vez que leio sobre esse livro nos últimos dias e achei muito curiosa a história de uma criança que já nasceu dentro da prisão. Imagino todas as coisas que ela tem pra contar. Parece uma leitura muito interessante :)

    ResponderExcluir
  19. Oi Carol,
    Esse livro parece ser extremamente amorzineo e gosto disso.
    Achei legal a narrativa ser inocente e inteligente. Perry não parece ser aquele personagem criança infantil e cansativo. É legal também a obra ter acabado com esse paradigma de "bandido bom é bandido morto". Vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que nunca tinha visto esse livro antes, mas que de cara fiquei animada com ele, porque adoro esse gênero e fiquei apaixonada nessa capa. Achei curioso essa coisa do menino morar na prisão com a mãe e fiquei ainda mais curiosa para saber sobre o desenrolar dessa situação, além de que deve ser bem interessante descobrir os motivos de cada personagem estar na cadeia. Enfim, gostei muito da sua resenha mesmo, vou marcar a dica agora mesmo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bom?
    Primeiro de tudo, quero elogiar suas fotos que ficaram lindas demais!
    Quanto ao livro, bem, tenho uma queda por livros narrados por crianças! Acho que eles costumam ser infinitamente mais sensíveis e envolventes, então, já estava na minha lista! Saber sobre esse trabalho de escola da criança e em como o autor trabalha esse mito de que "bandido bom é bandido morto" me deixou ainda mais curiosa para realizar a leitura! Quero muito me encantar com esse personagem, assim como você!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  22. Oie!!
    Até pouco temppo atrás eu não ocnhecia esse livro, agora, após duas resenhas que eu li, estou com muita vontade de conhecer esse história e me envolver com o enredo me apaixonando pro Perry tbm!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  23. Gente, mas que livro fofo demais é esse? Só a capa e a sinopse já me encantaram.

    Quero muito o livro, pelas diversas razões que você citou. Perry parece ser uma criança adorável e perspicaz, que aprendeu com aqueles que mais sofrem com suas consciencias... Desejadíssimo!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  24. Oiee ^^
    Esse livro parece ser tão lindo e incrível! Acho que essa foi a segunda resenha dele que eu li, mas já me apaixonei na primeira! A história é tão diferente de tudo o que eu já li, a aparenta ser tão marcante e reflexiva. Perry parece ser encantador. Uma pena que o final não tenha surpreendido, mas fico feliz em saber que foi bom :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial