navegar pelo menu
março 09, 2017 -

[LEITURA À DOIS] Os 13 Porquês, de Jay Asher






O blog Maravilhosas Descobertas me convidou pra fazer uma leitura à dois do livro "Os 13 Porquês". Lá eles falam sobre livros, filmes, entre outras coisinhas, e tenho certeza que vocês vão amar. Então deem uma passadinha por lá pra conhecer, okay?

Para começo de conversa, do que se trata a história?

Em Os 13 Porquês conhecemos a vida de Hannah Baker através de suas fitas em que ela explica os 13 motivos por ter se matado. As fitas devem ser enviadas à todos que estão na lista que a levaram a se suicidar. Acompanhamos Clay Jensen ouvir as fitas durante uma noite. Clay, que tinha uma queda por Hannah, ouve as fitas pra descobrir o porquê de estar na lista, já que a seu ver, nunca fez nada de mal à Hannah.

O que você achou da escrita do autor no decorrer do livro?

A escrita do autor é fluída, teria lido mais rápido se não parasse de vez em quando pra refletir sobre tudo que Hannah conta. O autor conseguiu retratar temas sérios e importantes com certa leveza e de uma forma que faz com que o leitor fique preso na leitura, querendo descobrir o que acontece em seguida.

Achei bem interessante o formato da narrativa do livro. Não vemos o ponto de visto da Hannah num capítulo e do Clay em outro, tudo acontece simultaneamente e gostei bastante desse formato.

Que mensagem você crê que o autor quis passar com sua história?

Esse é um dos livros mais intensos que já li. Eu nunca sofri bullying ou criaram boatos sobre mim, mas esse livro me tocou de uma forma inexplicável. É verdade que quando somos jovens agimos sem pensar no impacto que nossa ação tem sobre outras pessoas, e é sobre isso que o livro fala.



E com essa mensagem, que aprendizado você agregou em sua vida?

O mundo de Hannah foi destruído, pedaço por pedaço, até que ela sentiu que não conseguia controlar nenhum aspecto de sua vida porque tudo estava desmoronando. Eu espero que todos que leiam esse livro percebam, como eu percebi, que são as pequenas coisas que a gente faz que têm o maior impacto, que pode ser aquele gesto que, isolado, pode não significar nada, mas que combinado com outras situações, como no caso da Hannah, pode ter um resultado terrível.

Para finalizar, qual trecho do livro lhe chamou mais atenção, e por quê?

"Acho que essa é a questão central. Ninguém sabe ao certo quanto impacto tem na vida dos outros. Muitas vezes não temos noção. Mas forçamos a barra do mesmo jeito."

Como eu disse no meu post de 13 motivos para ler Os 13 Porquês, às vezes fazemos algum comentário por brincadeira, mas não sabemos o quanto aquele comentário, por menor que seja, esteja ampliando a dor de alguém.

E aí, gostaram dessa resenha diferente? Confira as respostas da Dara e sua opinião sobre esse livro maravilhoso que deveria ser lido por todos!

4 comentários:

  1. Ficaram maravilhosas as respostas, Carol! Tivemos uma perspectiva bem parecida, será que é coisa de Mendes? hahaha
    Obrigada por ter aceito o convite de parceria com o MD, e saiba que pode contar com nossa equipe sempre que precisar! <3

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!! Eu adorei o post! Eu ainda não li o livro, mas tenho muita vontade, principalmente agora que vai sair a série! E realmente às vezes uma brincadeira aparentemente inocente ou um simples comentário pode magoar bastante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Carol, ainda não li esse livro, eu ia comprar assim que foi lançado e foi super bem criticado, quando saiu no netflix dá a impressao de "degringolou", ficou batido todo mundo só falava disso, virou modinha demais. então só vou ler (ou não) quando tudo isso abafar. Adoro temas pesados como bullying mas esse já foi batido demais

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial