navegar pelo menu
março 06, 2017 -

13 motivos pra você ler "Os 13 Porquês"





Esse é um livro que mexeu muito comigo, tem resenha dele aqui no blog. E como meu trabalho é divulgar e enaltecer "Os 13 porquês", aqui vai 13 motivos pra você ler esse livro maravilhoso.

1. Assunto sério
Falar sobre suicídio é um tópico considerado tabu. A pessoa que sente depressiva a esse ponto tem vergonha de falar sobre isso, e outras pessoas ao seu redor não sabem como agir e acham que não falar sobre isso é melhor. E esse livro mostra que se abrir é a melhor forma de ajudar alguém com os sintomas. O livro também fala sobre bullying, abuso sexual, depressão, boatos e suas consequências.

2. Não é um romance clichê 
Se você tá cansado desse tipo, fique tranquilo, o livro é focado em outras coisas, apesar de Clay ter uma queda por Hannah, o livro é bem mais do que isso.

3. O drama é na dose certa
O livro é intenso, sim, mas não é aquela coisa exagerada e dramática; é leve até, apesar do tema do livro.

4. Tem até um toque de suspense
O autor mesmo disse que escreveu voltado pro suspense para que as pessoas ficassem grudadas no livro, e ele conseguiu. "O que as pessoas fizeram com ela?", "Por que o Clay está na lista se ele acha que não fez nada de mau a Hannah?" são as perguntas que ficaram na minha cabeça.

5. Mapa legal
O mapa é marcado com estrelas vermelhas por lugares que marcaram Hannah e fazem parte dos 13 porquês, e as pessoas que ouvem as fitas devem ir aos lugares que ela marcou enquanto ouvem.

6. Leitura fluida
Não dá pra parar de ler, embora você tenha que parar de vez em quando pra digerir tudo aquilo que Hannah fala.


7. O formato é diferente
Normalmente em um livro com mais de um narrador, seria contado separadamente, em um capítulo próprio pra cada personagem. Mas a narrativa de Os 13 Porquês intercala simultaneamente os pensamentos de Clay e as fitas cassetes de Hannah.

8. Vai ter a série da Netflix
A série produzida pela Selena Gomez estreia dia 31 desse mês na Netflix. Já viu o trailer?

9. Nos faz refletir sobre nossas ações
Não sabemos o que se passa dentro de uma pessoa, então por mais que fazemos algo por brincadeira, por menor que seja, nunca sabemos o quanto estamos ampliando a dor de alguém.

10. Faz você querer ser uma pessoa melhor
Faz você querer ser a melhor pessoa possível.

11. É um livro curto
E mesmo que não fosse você iria ler rápido do mesmo jeito, porque não dá vontade de largar.

12. É para todas as idades
Apesar do livro ser focado em adolescentes, esse livro deveria ser lido por todas as pessoas.

13. O final não decepciona
O final é incrível, mas pra saber o motivo, você terá que ler...

Convenci vocês a lerem? Espero que sim!

"Acho que essa é a questão central. Ninguém sabe ao certo quanto impacto tem na vida dos outros. Muitas vezes não temos noção. Mas forçamos a barra do mesmo jeito."

25 comentários:

  1. Tô muito ansiosa pra ler esse livro, e ultimamente só vejo opiniões positivas sobre ele <3 Vou ver se compro nessa promoção que a saraiva vai dar dia 8 :D

    ResponderExcluir
  2. Eu amo taaanto esse livro!! Ele intercala drama e suspense na medida certa. E como você falou, nos faz querer ser uma pessoa melhor.
    Agora é esperar a série na Netflix *---------*
    Ansiedade mode on haha

    Beijos!
    www.crescendoemflor.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post e considero este livro uma leitura obrigatória para todo adolescente. Estou bem curiosa com a serie da Netflix, torcendo pra ser um sucesso!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu adorei o seu post, comprei o livro e ainda não li, tinha até me esquecido dele na verdade. Mas ao ler os motivos, eu fiquei com bastante vontade. Além da série na Netflix que me deixa bem curiosa, fico com um pé atrás por ser a Selena quem está produzindo, enfim, vamos ver como vai ser.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro e fiquei curioso com ele!! :) ahah Bem, olha gostei d aideia de apresentar razoes para leitura do livro!

    Eu realmente aprcio livros curtos e que nos fazem refletir também! E se o final não dececiona.... :P

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. Menina, você tem noção de como estou doida por esse livro? Li uma resenha um dia que simplesmente me conquistou. Fui procurar o livro, ele estava esgotado. Esses dias, na livraria, sabe quanto ele estava? 50 reais! O livro tem que ser mesmo o máximo, porque só ouço coisas boas dele e tipo, vamos combinar que está muito bem valorizado, rs

    Obrigada por me atormentar mais um pouco, Carol, muito obrigada! hahahaha

    Beijão
    Fernanda

    http://spaziodilibri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie! Tudo bem?

    Eu já ouvi muitas pessoas falando bem desse livro, mas ainda não me convenci a realizar a leitura dele, mas espero que isso mude futuramente pois trata sobre um tema bem complicado e gosto de livros assim!

    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Adorei a ideia de post e estou ansiosa para ler o livro já que ouço tão bem e traz temas e assuntos bem pertinentes. Vou assistir a série na Netflix primeiro provavelmente, mas pretendo ler o livro em breve. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Faz muito tempo que quero ler esse livro, ele está no meu Kindle só aguardando leitura! E o fato da Netflix ter lançado uma série baseada no livro só me deixa mais curiosa, amo esses dramas, e livros que envolve o leitor!
    Será uma das minhas próximas leituras, pretendo ler ainda esse mês!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi.

    Esse é um dos livos que estou lendo no momento. Confesso que no começo fiquei meio perdida com a forma que ele é escrito, mas estou começando a me acostumar com ele. Estou bem ansiosa para chegar logo no final.

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Como estou curiosa com esse livro!
    Desde que li uma resenha sobre ele, estou curiosa para conferir e saber mais sobre tudo o que acontece na história.
    Com certeza, será uma daquelas leituras onde eu não consigo mais parar.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Oi.

    Eu já queria ler o livro, porque me interessei pela série e é sempre melhor ler o livro antes de assistir a série. Gostei muito dos motivos, principalmente porque o enredo foge bastante do comum.
    Pretendo ler em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Carol.
    Desde o lançamento desse livro eu tô querendo ler, mas fui postergando e até agora não li. Mas depois de ler essa lista estou convencida de que devo lê-lo o mais rápido possível.
    Também quero assistir a série, mas só depois de ler.

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    Realmente, é um livro nada clichê e que aborda assuntos bem fortes e pesados, mas acho que eu coloquei tanta expectativa nele que, quando o li, não o achei grande coisa. Talvez por eu já ter lido livros que abordassem o suicídio antes, ou por conta das expectativas mesmo, não sei, mas meio que fiquei decepcionada. Estou bastante curiosa para ver a série :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que pena :/
      Espero que a série seja boa pra você então!

      Beijos

      Excluir
  15. Olá, tudo bom?
    Já li esse livro e ele está entre os meus favoritos, então, pode imaginar o quanto fiquei feliz em ver esse post aqui, né? rs
    Ele realmente não é clichê, tem drama na medida certa e realmente faz com que tenhamos vontade de ser pessoas melhores, ainda mais vendo o quanto pequenas ações podem machucar e ser a gota d'água para algumas pessoas.
    Amei seu post e as fotos!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah, imagino o que você sentiu, porque agora toda vez que vejo um post desse livro fico assim também <3

      Beijos

      Excluir
  16. Olá, Carol

    Achei legal você ter dado 13 motivos! Eu nunca tive muito interesse nesse livro, mas depois que assisti ao trailer da série achei bem legal. Só que hoje teve evento com a Julia Quinn por aqui e na fila a gente sempre conversa sobre vários livros e tal, uma hora surgiu o assunto desse livro e, ao contrario de vc, disseram que o final é ruim e que a alguns motivos são bem banais. Mesmo assim quero ler e tirar minhas próprias conclusões.

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é bem específico, e muita gente às vezes não o compreende, sabe?
      Se parar pra analisar, os motivos são banais, sim. Mas essa que é a mensagem que o livro passa, que coisas bobas do dia a dia podem acabar virando algo grandioso, justamente por não sabermos o tanto de coisas bobas que uma pessoa tá lidando, entende?
      Mas leia sim <3

      Excluir
  17. Oi querida,
    Adorei os 13 motivos pra ler o livro. Vou ler ele final do mês e achei muito bem um post assim...
    Gostei de saber que ele não é mais um romance e tem um suspense. A leitura parece ser bem fluida mesmo, e foi isso que me chamou a atenção ♥
    Dá um incentivo a mais ao leitor, um post assim. Parabéns Carol.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  18. Sempre gosto desse tema: suicídio...
    Os motivos que as levam a cometer tal ato... Tudo isso.
    Estou ansiosa para ler esse livro só pra poder acompanhar a série na netflix.

    ResponderExcluir
  19. Estou tão ansiosa pra ver a série! De verdade! Achei o trailer ótimo e me parece ser bem fiel ao livro, essa foi uma das melhores leituras de 2016 e me ajudou a ser mais observadora com meus amigos.

    ResponderExcluir
  20. Oieee

    Ja queria muito ler esse livro por causa do sucesso absurdo que ele fez e agora, ah Deus... o lançamento do seriado me aguçou ainda mais.

    As suas razões foram muito bem explicativas e realmente vale muito a pena a leitura parece.

    Me convenceu!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Vejo tanta gente falando bem desse livro, nem preciso dizer que fiquei ainda mais animada pra ler com o anúncio da adaptação em série, mas a lista realmente me convenceu hahaha. Suicídio é sempre um tema delicado, gosto de como os autores trabalham com ele de formas diferentes. Espero muito conseguir ler antes do lançamento da série!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial