navegar pelo menu
janeiro 16, 2017 -

[RESENHA] Não se Enrola, Não, de Isabela Freitas





Sinopse: A vida de Isabela dá uma completa reviravolta depois do sucesso de seu blog, Garota em Preto e Branco. Decidida a perseguir seus sonhos, ela abandona o curso de direito, deixa a casa dos pais, em Juiz de Fora (MG), e se muda para São Paulo tão logo conquista um emprego numa badalada revista on-line. Enquanto se adapta aos novos tempos numa quitinete no Baixo Augusta, Isabela escreve seu primeiro livro.Seria perfeito se no apartamento em frente não morasse o envolvente Pedro Miller e os dois não se embolassem regularmente sob o mesmo lençol. Não, não é namoro. Não, não é apenas amizade. É algo muito mais enrolado, um relacionamento sem um nome definido. Um “isso”, como diz a personagem. Embora não tenha coragem de confessar seus sentimentos, Isabela sabe que está perdidamente apaixonada pelo seu melhor amigo.
Após Não se apega, não e a sequência, Não se iluda, não, Isabela Freitas mostra neste Não se enrola, não os primeiros passos de seus personagens na vida adulta, com toda a independência e as responsabilidades que ela proporciona.


Olá, leitores! Hoje trago a resenha do livro "Não se Enrola, Não", a continuação do "Não se Apega, Não" e do "Não se Iluda, Não", da autora Isabela Freitas. Vamos conferir?

Isabela está enrolada.

Depois de criar um blog, ganhar certo reconhecimento na internet e conseguir uma editora, Isabela se muda para São Paulo para trabalhar em uma revista importante, a Zureta e por conta disso, acaba deixando sua cidade natal, Juiz de Fora, sua faculdade de direito, seus pais e sua melhor amiga Amanda Akira para ir atrás de realizar seu sonho, porém em São Paulo Isabela não está sozinha.

Pedro Miller, seu melhor amigo a acompanha nessa nova jornada em busca de também realizar seu sonho de se tornar um músico e os dois alugam uma kitnet, embora morem em apartamentos separados, são vizinhos de porta, o que faz com que eles estejam ainda mais próximos, mas agora o que tem entre eles não é apenas uma amizade, a atração que sentem um pelo o outro fica grande, o que os levam a ter uma amizade colorida.


Enquanto Isabela tem o trabalho um pouco estável na revista Zureta, com alguns conflitos com colegas de trabalho, mas nada que ela não consiga contornar a situação e dia a após dia progride em seu livro para enviar para sua editora, Âmago, Pedro faz shows em bares pelas ruas de São Paulo e cresce a cada dia mais profissionalmente.  A relação entre eles é intensa, mas ainda sim há sentimentos pela metade e muitas coisas esperando para serem ditas, apesar de estarem em uma amizade colorida, nem Pedro e nem Isabela deixam seus corações completamente à mostra e até quando esse relacionamento conseguirá ir adiante?

Acompanho os livros da Isabela desde o lançamento de "Não se Apega, Não" e fui conquistada pela autora logo de cara com sua primeira obra, porém quando soube do lançamento de "Não se Enrola, Não", apesar de querer muito o livro, fiquei um pouco receosa na hora da compra justamente porque o segundo volume da série, o "Não se Iluda, Não" não supriu todas as minhas expectativas, mas ainda sim isso não foi motivo para que eu desistisse dos livros da autora e por isso comprei o terceiro volume.

Em "Não se Enrola, Não" temos uma Isabela um pouco mais madura, que está aprendendo com seus erros e criando sua independência juntamente com o caminho dos seus sonhos, mas ainda sim ela é um tanto atrapalhada com seus sentimentos. Ela está em uma cidade nova, longe dos pais e apenas com o Pedro de conhecido por perto (devo ressaltar que o Pedro Miller me deixou derretida do início ao fim do livro. QUE HOMEM!), agora Isabela está um pouco mais velha e com isso as responsabilidades são maiores, porém, atrapalhada do jeito que ela é, sua vida acaba virando uma verdadeira comédia romântica.


Pedro também se mostra um cara muito legal e é ótimo ver a relação dos dois, tive vontade de tirar ele do livro e tê-lo só para mim de tão amor que esse personagem é. Isabela  Freitas foi maldosa em criar um personagem tão envolvente e lindo como ele e não ter nem ao menos um Pedro Miller na vida real. Apesar da Isa e do Pedro terem uma amizade colorida, é nítido que a última coisa que ele quer é fazer algo que magoe ela e isso é muito fofo.

Em contrapartida, alguns momentos achei as atitudes de alguns personagens, incluindo a da própria Isabela, um pouco imatura, uma vez que eles já são adultos e isso foi um dos pontos negativos que encontrei no livro. Outro ponto negativo que devo citar, é o modo como vem rápida a fama da protagonista e até mesmo um pouco a do Pedro. Tudo aconteceu de forma repentina e como se fosse fácil lançar um livro e ter centenas de pessoas na porta da livraria no dia do primeiro lançamento e apesar de que a personagem se esforçou para chegar onde chegou, não vemos de forma nítida todo o caminho trilhado para esse sucesso todo logo de cara. Mas isso não incomodou tanto a ponto de querer largar o livro e não ler mais, é uma história divertida e que o tema condiz muito bem.

Vemos a Isabela completamente enrolada com seus sentimentos e me identifiquei MUITO com ela. Isso de guardar sentimentos, pensar uma coisa e dizer outra, querer dizer uma coisa e acabar guardando para si é encontrado no livro e sim, eu sofro disso tudo então não tive como não gostar. Podemos tirar conselhos e lições do livro, como que guardar o que sentimos para nós mesmos e não dizer em voz alta o que queremos, podemos ficar bem enrolados. Devemos deixar as coisas claras, sem complicações antes que tudo vire uma bola de neve, é essa a lição que Isabela aprende.


Posso dizer que gostei mais desse terceiro volume do que do segundo e estou ansiosa pelo próximo, apesar de achar que o foco que o "Não se Apega não" trouxe ficou um pouco perdido, mas ainda sim é uma história divertida, com personagens e situações fictícias, mas que carregam fatos reais que qualquer um pode passar, afinal, quem nunca ficou engasgado com as próprias palavras?

A diagramação está maravilhosa e Editora Intrínseca arrasou! Assim como nos outros dois livros, o "Não se Enrola, Não" também conta com as 20 regrinhas e dessa vez é para não se enrolar e frase antes de cada capítulo, além de podermos acompanhar um pouco os capítulos do livro que a personagem Isabela está escrevendo. Os personagens secundários são bons, alguns deles tendo alguns destaques e a narração é feita na primeira pessoa pela protagonista.

Indico para todos que gostam de romance, um tanto atrapalhados e que te tiram o riso fácil, quem procura livros para serem lidos rápidos (li em três dias) e para quem está enrolado seja no amor, na amizade ou na amizade colorida! Hahaha. Me contem nos comentários se vocês querem ler ou se já leram!


Quotes


Por fim, me respeite ao dizer que me ama. Não diga isso se pretende partir em breve.

Se ele quiser ficar com outra pessoa, que fique. Não quero ao meu lado quem não quer estar comigo.

Histórias são formadas por palavras, e não por aquilo que ficou por dizer. Palavras não têm utilidade alguma quando deixam o silêncio falar mais alto. O silêncio diz muitas coisas e cada pessoa o interpreta de uma forma diferente.

Infelizmente, é verdade: Eu me importo demais com as pessoas para não conseguir me importar.

Não sei por quê, mas a gente se enrola, se enrola todinha. Diz o que não quer dizer, não diz o que deveria dizer e, quando se dá conta, está vez ou outra enfiando a língua na boca de alguém, sem saber como chamar o que está acontecendo.

Uma vez me disseram que, quanto mais seus olhos brilham, mais sonhador você é.

Por que é tão difícil terminar algo que nem começou? Antes mesmo de formular a pergunta, respondo a mim mesma: "Porque nunca aceitamos não saber como teria sido."

Porque ele é importante demais para ser só metade de alguma coisa para mim.

Ah, estou cansada de criar expectativas. Elas dão muito trabalho, ocupam espaço e na maioria das vezes não são boas meninas. Porque não se realizam.

Às vezes as coisas fogem do nosso controle e o melhor a fazer é se deixar bagunçar um pouco.

28 comentários:

  1. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. Eu também já fiz essa leitura e particularmente adorei a narrativa e os elementos inseridos. Foi uma boa surpresa e recomendo bastante a leitura, é muito divertido e carismático né?! Admiro muito a escrita da Isabela, sem contar que morro de rir com seus vídeos nas suas redes sociais! Suas impressões refletem bem as minhas próprias e que bom que curtiu a leitura! Amei os quotes <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Absolutamente adorei a sua resenha!! :)
    E esse livro? Espetacular! Não sei se consigo arranjar cá em Portugal. Mas tenho visto muitas referências ao "Não se Apega, Não" em grupos literários do facebook!
    Devo dizer que com o que escreveu, ainda fiquei com mais vontade de procurar e ler.
    Parabéns pelo blog ;) Beijos

    Pseudo Psicologia Barata

    ResponderExcluir
  3. Esse livro, assim como todos os outros da Isabela, é maravilhoso!!
    Adorei sua resenha e os quotes. ♥

    Beijos
    http://blogvalleriacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu gostei muita da sua te senha. Tenho muita curiosidade de ler essa série da autora, pois mesmo não fazendo minha praia de leitura esses livros tem algo que me chamam. Vi aquela série que teve no Fantástico e achei bem legal. Amo as capas dos livros e a minha favorita é a do livro dois
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, parabéns de verdade! Muito bem escrita e detalhada. Eu li o segundo livro da série e sinceramente detestei. A personagem me pareceu muito imatura e mimada para sua idade, e o modo como foi escrita a narrativa não me conquistou. Não tenho vontade de ler o terceiro livro, mas a resenha já me deixa um pouco melhor em saber que a personagem "evolui" um pouco mais RS

    Quando tiver um tempinho livre acesse meu blog!? Adoraria receber sua visita por lá. http://www.palavrasambulantes.com/2017/01/planner-digital-2017-palavras-ambulantes.html
    Um enorme beijo <3

    ResponderExcluir
  6. Hey que legal que parece ser!!
    Não esperava que seria assim, gostei :)

    https://cantodesol2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Tenho curiosidade para ler esta série, apesar que acho que alguns conceitos que autora insere no livro, já deveriam nascer coma gente... rs
    A arte gráfica está linda!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    adorei sua resenha, foi a primeira que li que me deixou com vontade de ler o livro. Só o vermelho de algumas páginas que me incomodou a vista. Eu não sabia que os livros tinham uma trama, achei que era algo de auto ajuda emocional sabe ?! Fiquei feliz em descobrir isso, pois agora fiquei muito interessada em ler.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Eu jurava que esse livro era auto ajuda e biográfico! Mas não é né? Nunca li eles, nenhum mas tenho todos os marcadores dos livros na minha coleção kkk Mas depois de ler a sua resenha e descobrir que ele é uma história não um auto ajuda, vou procurar com certeza para realizar a leitura! kkk
    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Oi Isadora!

    Eu sempre achei que esses livros da Isabela Freitas tinham um toque de auto-ajuda pra você ver como uma capa (e um título!) podem nos enganar. Nunca li nenhum deles, mas tenho aquela vontade que vai e volta sabe como? Não fazia a menor ideia de que esses livros possuíam uma narrativa mais complexa, achava que eram um monte de textos...

    Enfim, adorei a resenha porque me ajudou a conhecer mais sobre o livro e desconstruir certas coisas que pensava saber sobre a obra.

    Beijinhos,
    Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Isadora!
    Nunca li nada dessa autora, só ouvi falar bem por cima de suas obras. Não sei se faz meu estilo. Talvez um dia eu dê uma chance, por enquanto não. Mas obrigada pela indicação.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu estava olhando seus pontos negativos e pensando "mas essa é a história da Isabella". Não a personagem e sim a escritora. A fama veio muito rápido para ela e foi fácil sair lançando livros pela Intrisica. Talvez seja por isso, que não retrata tão bem a realidade. Mas enfim. Eu li os dois primeiros dela e vou ler esse terceiro. Ele só não fura a fila de outros, pois pra mim é uma leitura que só distrai, não acrescenta ou faz a gente refletir!
    Bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  13. Confesso que nunca tive vontade de ler essa série e que foi um sucesso tão grande e até pouco tempo atrás eu nem sabia que tinha uma história, sempre achei que era tipo um bate papo, de dicas da autora e histórias que acontecem com ela. No entanto, descobri que era algo mais e vendo isso eu até criei um certo interesse, mas com o fato de que os outros livros tenham perdido um pouco do que o primeiro trouxe, eu acho que leria apenas o primeiro e olhe lá. Não é um que eu fique ansiosa, mas se eu fosse ler seria o primeiro. Mesmo assim, parabéns pela resenha e já fiquei invejosa dela por ter um Pedro e nós - meras leitoras - não contarmos com a mesma sorte!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    Acho que todo mundo já ouviu falar dos livros dessa autora, e apesar das boas críticas que li ainda não me sinto convencida a ler a obra. Acho que por não fazer muito o meu estilo mesmo.
    É bom saber que após ter dado uma escorregada na escrita do segundo livro a autora soube retomar sua história no terceiro.
    Vou guardar a dica para um futuro, mas creio que não leria a obra.

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Então eu nunca tinha me interessado por essa série de livros antes, sempre pareceu ser meio bobinho, mas sua resenha me fez perceber que ele é mais divertido do que uma obra bobinha. Tenho gostado de livros leves e é ótimo que ele deixe aquele gostinho de quero mais. Adorei a resenha.

    Beijos
    Aninha
    www.paraisoliterário.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Isadora!
    Esses livros são bastantes famosos, mas nunca me chamaram muito atenção. Lendo a sua resenha percebi que talvez eu possa até dar uma chance, quem sabe eu também se identifique com a personagem, né?
    Gostei de saber que a personagem amadurece mais no decorrer do livro, apesar dela está bem enrolada! kkk
    Gostei muito dos quotes.

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oiii!
    Já tinha visto esses livros, mas confesso que é a primeira resenha que leio sobre algum deles. Achei bem legal a forma com que você descreveu a história, parece ser um livro realmente leve e divertido. A Isabela tem uma vida típica de quem tem que começar a trabalhar para conseguir comprar as coisas que quer, e até mesmo para morar sozinha. Colegas de trabalho, quem é que não tem aqueles que estão sempre dispostos a atrapalhar seu desempenho. Já o romance, achei bem legal ter na história, faz com que o livro seja ideal para ler rapidamente como você mencionou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Nunca li nenhum livro da autora, pois os livros anteriores dela não são muito meu estilo de ldeitura, embora o recomende para algumas pessoas.

    Admito agora que nunca li, por não saber como era o livro.. achei que fosse autoajuda ou algo assim! Mas pelo jeito é uma história mesmo!

    Gostei de saber que um livro de evolução das personagens, que aponta coisas bem humanas que fazemos em nosso dia a dia (como guardar o que sentimos). Sua resenha me fez ter vontade d eler o livro, agora!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  19. O livro não se apega não é um livro que não esperava gostar por ser um livro mais infanto juvenil e tratar questões tão específicas dessa idade, mas não é que eu gostei? Na verdade é um livro que você lê em poucas horas e com uma edição muito fofinha. Por causa disso e do que eu vi em sua resenha é que eu acho que vou gostar desse livro também. Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Não lembro nenhum livro da série e para ser sincera nem é algo que eu queira simplesmente não sinto vontade em le-los. Ainda bem que o terceiro volume te agradou e foi melhor que o segundo que não supriu suas expectativas. Ainda vai ter um próximo volume ?!
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bom??
    Gostei muito da sua resenha e ver que gostou tanto da obra. Minha irmã gosta bastante dos livros da autora, e apesar de tê-los aqui em casa nunca senti muita curiosidade, pois a premissa não me cativou muito. De qualquer forma, parece ser uma leitura rápida e divertida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Infelizmente, é o tipo de leitura que eu não tenho muita paciência, então eu não tenho curiosidade de ler. Mas gostei da sua resenha, de ter levantando os pontos sobre a maturidade da protagonista e que bom que foi melhor que o segundo!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  23. Olá Isadora,
    Não acompanho esses livros desde o começo e não tenho muita vontade de ler eles, confesso. Entretanto, achei bem interessante você ter dito que esse foi melhor que o anterior e a história aparece ser bem interessante, mas é uma pena que você tenha tido a sensação de que o que a autora quis pregar no primeiro tenha sido perdido.
    Vou deixar a dica em stand by por enquanto.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  24. Ain agora quero esse livro ♥
    Amei só de ler o trechinho que você postou na foto ahahaha
    Vou procurar para comprar ♥

    Beijos ♥
    blogdathaiara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá
    eu lia penas Não se apega, não e gostei bastante mas não sei se o suficiente para ler os outros da autora, esperava um pouco mais mas o pessoal esta falando bem dos outros dois, inclusive desse, parece ser bem legal para passar o tempo, uma leitura descontraída. Bela resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Sempre quis ler essa trilogia, mas ainda não tive tempo.
    Gostei muito dos quotes que escolheu.
    Fiquei com vontade de ter um "Pedro Miller" só pra mim.

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?

    tenho muita vontade de conferir os livros da Isabela Freitas. Creio que eles funcionam meio que um guia e estou precisando muito disso neste momento da minha vida.

    Já li ótimos comentários a respeito e pude perceber que é uma leitura divertida.

    Parabéns pela resenha! Logo logo virarei fã destes 3 volumes rsrs (:

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    Já vi vários comentários sobre os livros da Isa, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum.
    Já fiquei apaixonada pelo Pedro e quero conhecer mais sobre ele e descobrir se tem sucesso na sua carreira.
    Isa parece estar realmente enrolada com Pedro e espero que consiga dar conta de toda essa responsabilidade! É bom saber que você gostou mais desse e me anima ainda mais para conhecer todos os volumes e saber se tenho a mesma opinião.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial