navegar pelo menu
janeiro 19, 2017 -

[RESENHA] O Garoto do Cachecol Vermelho, de Ana Beatriz Brandão




Título: O Garoto do Cachecol Vermelho
Autor(a): Ana Beatriz Brandão
Editora: Verus
Páginas: 294
Gênero: ficção, young adult
adicione ao skoob // compre aqui

Sinopse:
Uma história comovente, recheada de drama, suspense e romance
Melissa é uma garota linda, rica e mimada, que sempre consegue o que quer e tem todos na palma da mão. Ela acredita que a carreira de bailarina é a única coisa que realmente importa, porém suas certezas são abaladas quando faz uma aposta com um garoto misterioso, que parece ter como objetivo virar sua vida de cabeça para baixo. De repente, Melissa se vê dividida entre dois caminhos: realizar seu maior sonho, pelo qual batalhou a vida inteira, ou viver um grande amor. Mas, não importa aonde ela vá, todas as direções apontam para o garoto do cachecol vermelho... Com esta história intensa e apaixonante, Ana Beatriz Brandão vai emocionar e surpreender o leitor, provando que é uma jovem autora que tem muito a dizer.

Melissa é uma garota arrogante que acha que o mundo gira em torno do seu umbigo. Ela é uma bailarina com o sonho de estudar em Juilliard e está disposta a fazer de tudo pra conseguir realizá-lo.

Ela conhece Dani, um garoto de sua faculdade que vai virar seu mundo de cabeça pra baixo e, quem sabe, mudar esse seu jeito preconceituoso de ser. Ele, o garoto do cachecol vermelho, faz um acordo com Mel de ser a "sombra" dele, pra fazer com que ela aprenda uma coisa ou duas com ele, já que ele é o oposto dela, é gentil, carinhoso, sempre disposto a ajudar o próximo.

A escrita da Ana Beatriz é simplesmente encantadora. É fluída, não dá vontade de parar de ler quando você começa a leitura. Fui cativada logo na primeira frase.


Uma coisa que me incomodou um pouco foi o exagero na personalidade da Melissa. Eu nunca conheci alguém tão insuportável quanto ela. Até quando tentam ajudá-la, ela é desagradável, isso me irritou um pouco, porque poxa, custava ser mais grata? Mas a mensagem que a autora quis passar com esse jeito dela, de que por mais que você sofra na vida, sempre tem algo pra agradecer, foi linda.

E não é só essa mensagem que o livro passa, mas aborda também a ELA (esclerose lateral amiotrófica), adorei a mensagem no final do livro de que uma porcentagem das vendas do livro vão pra uma instituição pra ajudar quem sofre dessa doença. O livro aborda também violência à mulher, da forma que deve ser: com seriedade e foi bem honesto também, como acontece na vida real de algumas mulheres terem medo de denunciar.

O final é emocionante e eu finalmente consegui entender porquê chamam a autora de sádica, haha. A edição está maravilhosa e eu não encontrei nenhum erro. Super recomendo à todos que querem ler um livro emocionante!


QUOTE:

"Ele havia me mostrado a vida em cores, apesar de eu não ter notado isso em metade do tempo que havíamos passado juntos."

24 comentários:

  1. Oii, tudo bem?
    Eu sempre ouvi muitos elogios da Ana, e eu tenho ela no Facebook e toda vez que ela tem um projeto novo eu fico super curiosa rsrs. Eu confesso que a premissa desse livro me chamou muito a atenção, principalmente por ser um Young Adult, e a historia parece ser bem fofinha, mas fico com um pé atras porque todo mundo fala desse outro lado da autora rsrs. Estou super curiosa para conferir a historia!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol que resenha incrível, eu nunca li nada da Ana Beatriz, mas o.esyilo dela pelo que você falou parece bem legal. Só não acho que a autora esteja exagerando sobre a gratidão, existem pessoas que realmente não enxergam tudo de bom que lhes acontece é que nunca é grata, apenas enxerga os problemas. Esse livro acabou de entrar na minha pilha de livros por ler. Beijos e obrigada.


    http://floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol!
    Quando olhei essa capa, já amei o livro. Mas... Infelizmente, quando fui lendo o livro, acabei me decepcionando. :/
    Eu não estava sentindo o crescimento de Melissa. Era só uma protagonista chata e extremamente egoísta. Fui até um pouco mais da metade do livro e parei, não estava mais aguentando a Mel. Nem mesmo Daniel me conquistou. :/
    Que bom que não fui a única a achar a personalidade da Mel um pouco demais.
    Fui até a parte que a Mel descobre sobre a situação de Daniel, mas aí eu já estava saturado do livro. Talvez eu ainda volte para terminar a leitura.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, parece ser bem interessante esse livro hein?! Com certeza vai entrar pra minha listinha de desejos esse ano haha <3
    Boas de Papo

    ResponderExcluir
  5. Oie! Tudo bem? Estou de olho nesse fiz faz tempinho, amei conhecer um pouco mais da trama pela sua resenha e tenho pavor também de personagens como a Melissa, mas com o tempo os autores sempre conseguem nos mostrar alguma moral no meio disso! E acho que não sou a unica que amo a capa desse livro né? *--*
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita curiosidade para ler este livro porque amo um drama e também, por nunca li nada que abordasse a ELA, e acho que agregaria bastante ler algo assim. Sinto que vou chorar no final. Sim ou claro?
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Esse é um dos livros que tenho mais curiosidade de ler por ter sido tão falado em seu lançamento. Ler sua resenha e descobrir que se trata de uma história sobre aprender a ser um ser humano melhor e ser grato me deixou super curiosa para conferir. Além disso, nunca li nenhum livro que aborde a doença ELA e acho que vai ser algo novo e interessante de se ler. Já prevejo lágrimas no final do livro. Estou certa?

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  8. Eu não sabia que uma porcentagem dos livros seria destinada a isso, é uma atitude muito nobre da autora. Faz um bom tempo que acompanho resenhas positivas sobre esse livro e minha vontade de conferir só aumenta. Parabéns pela resenha e adorei os quotes.

    ResponderExcluir
  9. Eu acho muito bacana escritores que doam parte ou total de seus ganhos para causas assim. Minha autora favorita, JK, tem a ONG Lumus ♥ Esse livro me chamou a atenção pela capa, e confesso que não tenho paciência com protagonistas com esse perfil, me irritam muito fácil. Mas parece ser uma história bonita, ainda mais envolvendo dança! Darei uma chance :D

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    Eu já ouvi falar bastante deste livro, li ate já umas resenhas bem positivas acerca dele! :) Gostei de conferir a tua!! ahah

    Bem, que bom que passa uma mensagem e que informa sobre essa esclerose! Esse final foi assim tao diferente?? ahah Fiquei curioso.. :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua resenha <3 Personagens irritantes torna a história cansativa, mas quero bastante ler esse livro.

    Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol, tudo bem?
    Já tinha visto esse livro por aí e outras pessoas já haviam mesmo comentado sobre essa personalidade irritante da protagonista, creio que esse exagero possa dificultar um pouco que o leitor consiga nutrir carisma por ela, não é? Mas sei que a autora quis passar uma mensagem importante e que isso não teria acontecido de outra forma. Adorei saber que ela aborda temas importantes como a violência contra a mulher, espero ler um dia.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Você conseguiu me deixar bem curiosa sobre esse livro, pois confesso que lendo a sinopse não tive muito interesse. Gosto desse lance de personagens bem diferentes e gostaria sim de saber como a autora conduziu a história com os dois assim. Ainda fiquei mais instigada quando disse que foi abordado assuntos bem pertinentes nesse livro, vou anotar a dica e ler o quanto antes. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que iria ficar irritada com a personalidade da Melissa também, viu? Já tive experiências não muito boas com personagens assim...
    Eu acho essa capa linda e estou sempre lendo coisas sobre autora no facebook, mas eu acho que não é uma leitura feita pra mim. Mas não digo nunca, quem sabe um dia?

    ResponderExcluir
  15. Oi, eu confesso que peguei esse livro para ler e não durei nem cinco minutos. Achei muito chato, não suportei a personagem e não consegui me envolver na história... O que eu achei uma pena porque ouço muitos falarem tão bem dele :/ Realmente não dá para negar e não ficar irritada com ela, porque ela é INSUPORTÁVEL, já fui de não gostar de protagonistas, mas ela me irritou em outro nível. No entanto, gostei de saber que a autora trata de assuntos tão sérios e importantes, e é uma pena que para mim não tenha funcionado e eu não sinta vontade de ler. Mas fico feliz que tenha gostado e eu espero que outras pessoas comprem e leiam, nem que seja só para ajudar em uma doença tão séria. Vou passar a dica, mas ótima resenha!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  16. A maioria das resenhas que eu leio, chego ate a dizer que todas dizem que o livro é muito bom mas que a protagonista foi um problema, e eu tenho uma cisma com livro assim, historia boa porem com personagens ruins, e é o que parece acontecer nesse livro, então passo a dica pq acho que iria me irritar bastante

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem por aí?

    Confesso que o livro não pertence a um dos gêneros que eu mais gosto hahaha, mas ele parece ser bem interessante, principalmente pelo fato de falar sobre a ELA e isso era algo que eu não sabia sobre essa obra, acabei de descobrir na sua resenha, que ficou maravilhosa, por sinal. Seu blog é lindo, parabéns!

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  18. Todo mundo fala que esse livro é tocante é só. Aí ficava sempre querendo mais detalhes para me convencer a ler porque odeio livros com fim.triste. aí você me conta que fala sobre a ELA que é uma doença degenaritica que trás uma carga estressores muito grande e que não tem cura, ou seja, suponho que é impossível ter final feliz se for.im.dos mocinhos que tiver. Mesmo assim você me convenceu e eu quero ler. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi Carol,

    Tenho lido resenhas controversas sobre esse livro, uns amam muito e outros não gostam tanto. Confesso que não conhecia a autora e só fiquei sabendo desse livro quando foi lançado. Tenho interesse, mas a protagonistas ser muito chata me incomoda.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Tenho visto várias resenhas bem positivas da obra e já faz algum tempo que quero fazer a leitura, porém ainda não consegui.
    A premissa é bem interessante e estou intrigada para saber mais sobre Melissa e Dani em relação à como vão se adaptar um ao outro já que são opostos.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  21. Li a sinopse e me pergunto: porque ela tem que escolher? Carreira não pode combinar com casamento?

    Mas por sua resenha, isso nem é muito foco, parece que tem uma doença aí no meio que a sinopse não aborda. Me interessei pelo livro, a escrita da autora parece ser muito boa mesmo.

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Carol, desde a bienal eu morro de curiosidade de ler esse livro.
    Gostei muito da sua resenha, foi bem esclarecedora e fiquei preocupada... como assim sádica?

    O que acontece no final desse livro??? O.O

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  23. Oiee
    Nossa não imaginava que a história seria ass, quando o livro foi lançado, mas infelizmente existem pessoas igual a personagem principal. Violência doméstica eu acho que é uma temática bacana também, pois está as vezes perto de nós e não sabemos o que fazer.
    Excelente resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Ana tem uma escrita linda. Eu já li o livro dela A sombra de um ano e em breve pretendo comprar para realizar a leitura desse. Só fiquei confusa com o final do livro, e alguns pontos de sua resenha como por exemplo personagens insuportáveis. Fico com o pé atrás.
    Beijos

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial