navegar pelo menu
dezembro 11, 2017 -

[RESENHA] Imperfeito, de Robson Gabriel




Título: Imperfeito #1
Autor(a): Robson Gabriel // livro cedido em parceira com o autor
Editora: Astral Cultural
Páginas: 224
Gênero: drama, romance, LGBT
adicione ao skoob // compre aqui

Sinopse:
Daniel sempre soube que era diferente dos outros garotos, mas é somente na festa de despedida do Ensino Médio que ele aceita sua homossexualidade. Agora, prestes a entrar na faculdade, ele terá de lidar com seu verdadeiro eu.
O início das aulas traz mudanças inevitáveis e o jovem logo se vê dividido entre dois caminhos. Um lhe garante a possibilidade de ser feliz, o outro o obriga a manter uma parte de si oculta de todos ao seu redor.
Dan está cheio de dúvidas e angústias difíceis demais para um garoto de apenas 18 anos enfrentar.
Para sair desse cenário triste, ele vai precisar tomar a mais simples e mais marcante decisão de sua vida. Imperfeito é um romance pungente e, ao mesmo tempo, sensível.
A trama criada por Robson Gabriel é pontuada por dor, prazer e descobertas, e certamente vai emocionar os leitores.

Dan está terminando o ensino médio e, no meio disso, está num período complicado com relação a aceitação de sua homossexualidade. Por toda sua vida, ele nunca se sentiu bem por esconder seu eu verdadeiro, mas ele não consegue aceitar de jeito nenhum que, pra ser feliz e livre, ele precisa começar a aceitar que é ok gostar de garotos. Quando ele entra pra faculdade e conhece pessoas novas, seu plano de viver uma mentira pelo "bem das pessoas ao seu redor" é abalado.



O livro mostra de um jeito bem real e honesto o autodescobrimento de Daniel, porque realmente não é fácil se assumir homossexual quando vivemos num mundo preconceituoso, mas e quando você mesmo não consegue se aceitar? Quando você mesmo é o homofóbico e tem pensamentos de que, o que você sente, é algo vergonhoso e não deveria acontecer?



Esse preconceito não parte somente dele e vemos também o quanto ele é rodeado de pessoas intolerantes, sua própria mãe demonstra que não gostaria de ter um filho gay, e obviamente, contribui mais ainda para seu medo de assumir crescer.

Recebi em parceria com o autor ao participar do booktour do mesmo e gostei bastante, mas achei algumas situações forçadas, como quando o garoto do nada chegou perto de Dan e o acusou de não assumir gay sendo que ele tinha literalmente acabado de o conhecer.



Dan é um personagem que me irritou profundamente em diversos momentos, e creio que tenha sido a intenção do autor, pra mostrar de verdade como é uma pessoa que fica nessa prisão de não ser quem é de verdade. Quando ele tratava as pessoas ao seu redor de qualquer jeito, usando quando bem entendia, isso me irritava.

O autor mostrou muito bem o caminho pra libertação, entre erros e acertos. Ele tinha "motivações" pra finalmente se assumir, mas no fim, a coragem e decisão de mostrar ao mundo quem é de verdade, fica somente em suas mãos.



O livro é bom e tem uma grande carga dramática, e super recomendo pra quem quer ler um livro LGBT com bastante drama e com um final surpreendente que te faz querer a continuação, Inquebrável, com urgência!


QUOTES:

"Na minha cabeça só passava uma coisa: me envolver com rapazes estava fora de questão."

"O que faz com que eu me odeie é o fato de eu poder, sim, expressar tudo que está dentro de mim, mas sou um frouxo que não tem coragem de ser quem realmente é."

9 comentários:

  1. Apesar de ser um tema que não costumo ler, seria interessante para conhecer um pouco sobre o assunto. Eu achei a capa muito legal!
    Que este possa ser só o começo na carreira do autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu acabo não lendo muitos livros nessa temática, mas sempre acho de extrema importância que esse assunto seja abordado.
    Imperfeito parece um bom livro, e que fala sobre a homossexualidade de uma forma aberta, permitindo ajudar muitos jovens que se encontram com esse medo de se libertar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Um assunto polêmico como esse, é preciso ser bem abordado, o autor tem que saber trabalhar nos mínimos detalhes. Não pode ser algo vago. E é o que eu sempre digo, muitas vezes, a pessoa em si tem o preconceito mostrado através de suas próprias atitudes, em não querer ser quem é (homossexual).

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia este livro, mas já adicionei na minha lista de desejados, Eu adoro livros com o tema e discussão sobre LGBT. Fiquei com vontade de conhecer o personagem e dar um abraço. É difícil lidar com um mundo preconceituoso e imagino com deve ser lidar com atritos internos. Achar que é errado sentir o que sente =/
    Fiquei com vontade de ler =D Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  5. Carol!
    Tive a impressão de estar lendo sobre a nova temporada do American Crime, juro! Tudo um tanto bizarro...
    Não tenho preconceito nenhum quanto a livros do gênero e até fiquei curiosa para saber como tudo vai terminar.
    E temos de dar uma chance para os novos autores, principalmente quando o livro aborda tema tão delicado.
    Um final de semana abençoado!
    “Desejo a você e à sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!” (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Não sou muito fã deste tema, mas parece interessante. Mas devo confessar que a capa é linda!
    Beijinhos, meninas!

    ResponderExcluir
  7. Gente do céu Adorei a sinopse do livro Eu já tinha visto esse livro mas não sabia sobre o que se tratava achei que pudesse ser um romance dramático ou até mesmo um suspense o livro realmente captou a minha atenção e eu realmente vou dar uma chance dessa leitura

    ResponderExcluir
  8. Oi, Carol!!
    Deve ser bem complicado você não se assumir do jeito que é, acho que esse livro é bem interessante por que sei que muitas pessoas não se assume por medo que a família vai falar. Gostei da indicação.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  9. Mesmo a história sendo interessante e a resenha muito bem escrita, não me veio o desejo de ler esse livro. Não é um tema que leio com frequência, somente as vezes dependendo do objetivo do livro e do autor.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial