navegar pelo menu
maio 29, 2017 -

[RESENHA] Melodia Mortal, de Pedro Bandeira e Guido Carlos Levi




Título: Melodia Mortal – Sherlock Holmes investiga as mortes de gênios da música
Autor(a): Pedro Bandeira e Guido Carlos Levi
Editora: Rocco (Selo Fábrica 231) // livro cedido em parceria com a editora
Páginas: 240
Gênero: literatura brasileira
adicione ao skoob // compre aqui

Sinopse:
Será que Mozart foi assassinado por Salieri? Tchaikovsky morreu de cólera ou envenenamento? Chopin morreu mesmo tuberculoso? E Beethoven, foi vítima do alcoolismo? A resposta, ou, pelo menos, algumas hipóteses plausíveis para essas perguntas estão em Melodia mortal, estreia na ficção adulta de um dos maiores autores para o público juvenil do país. Escrito a quatro mãos por Pedro Bandeira com o médico Guido Carlos Levi, o livro examina, à luz dos conhecimentos da medicina contemporânea, os indícios possíveis sobre as mortes polêmicas de alguns grandes compositores da música clássica. E quem conduz a investigação é ninguém menos que Sherlock Holmes, auxiliado pelo seu fiel escudeiro, o doutor John H. Watson, que narra as aventuras do detetive na empreitada. Talvez não seja possível, tanto tempo depois, elucidar a causa dessas mortes que a medicina da época não foi capaz de precisar, mas a diversão é garantida neste romance cheio de teorias científicas e enigmas que formam um intricado quebra-cabeça, na tradição da melhor literatura policial.

Em Melodia Mortal, com uma escrita detalhada pela perspectiva de John Watson, vemos Sherlock Holmes investigar as mortes de músicos famosos. Na lista temos Mozart, Beethoven, Chopin, entre outros.

Já nos tempos atuais, acompanhamos as reuniões da Confraria dos Médicos Sherlockianos, onde nos é mostrado que esse grupo encontrou histórias sobre Sherlock Holmes escritas por John Watson guardadas na Universidade de Londres por mais de cem anos. Os médicos, cada um com suas especialidades, tentam resolver os enigmas deixados por Sherlock a respeito das mortes dos músicos – já que na época em que Sherlock era vivo, não tinha infraestrutura para fazer uma investigação direito.



Além de Sherlock investigar a morte dos músicos, ele também investiga outros crimes de sua época – que têm relação aos músicos –, e é o que traz ação à trama dos contos.

O que mais me motivou a ler esse livro foi porque sempre quis ler algo do Pedro Bandeira, e tendo Sherlock Holmes no meio só me deixou mais curiosa ainda. Eu só li um livro do Sir Arthur Conan Doyle, e a narrativa de Pedro Bandeira e Guido Carlos Levi manteve brilhantemente a essência do Sherlock original.



É uma leitura bem agradável, embora não tenha virado meu livro favorito, adorei a escrita dos autores e poder conhecer um pouco desses grandes músicos. No final de cada conto, tem um breve resumo sobre os músicos e dicas de quais músicas deles ouvir. É ainda mais recomendável a leitura se você gosta do Sherlock Holmes e música clássica, obviamente, mas tenho certeza que mesmo que você nunca tenha lido nenhum livro sobre ele irá gostar também.


QUOTE:

"Meu processo, ao investigar um caso, parte da suposição de que, quando eliminamos tudo o que é impossível, aquilo que permanece, ainda que improvável, deve ser a verdade."

25 comentários:

  1. Olá
    Eu adoro obras que giram em torno dessa ambientação, sem contar que sempre fui fascinada pelo jeito de Sherlock diante de suas investigações. Achei interessante o fato de ser escrito por Pedro Bandeira, gosto muito do autor, pelo menos gostei das obras que li dele. E por isso não tenho dúvidas de que deve ser uma história bem agradável sim.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?
    Amo o gênero investigativo, e amo ainda mais Sherlock Holmes.
    Acredito que essa leitura deva ser MUITO mais do que bacana, pois só imagino as histórias que saíram dessa narrativa de investigar mortes de cantores famosos assim. Parabéns pela resenha, fiquei doida pelo livro!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol, tudo bem?
    Esse foi um livro regado à grandes expectativas. Esperei ansiosamente para começar a ler e achei que seria incrível. O que eu tenho a dizer é: nós não nos conectamos. Na verdade achei chato. Já explico. Talvez eu estivesse com as expectativas altas, talvez eu estivesse com o pensamento lá na série de TV em que Benedict Cumberbatch interpreta brilhantemente o melhor Sherlock que eu já vi… Talvez! Mas em minha defesa eu tentava o tempo todo me desassociar da figura dele, e entender que o formato televisivo tem outras características, e pode ser que pra mim seja o melhor jeito de ver o nosso amado detetive em ação. Porém, foi quase como matar a saudades de um velho amigo, então o livro ganha pontos em me aproximar desse personagem que tanto gosto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi. :)
    Achei a capa bem chamativa e é um prato cheio pra quem gosta de Sherlock Holmes e famosos da música clássica.
    Não é muito o meu estilo de leitura, mas esse livro eu leria. Me parece bem interessante, apesar de nunca ter lido ou assistido nada sobre Sherlock. Um filme maravilhoso sobre Beethoven - Minha Amada Imortal que tenho o dvd em casa e gosto muito.
    Uma boa pedida a sua dica, ao menos vou indicar pra amigos que sei que amam essa mistura.
    As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    A capa e o marcador me chamaram atenção, mas não é o tipo de leitura que faço com frequência, fico muito tensa em descobrir as tramas todas! rsrsrs
    Também sou curiosa com a escrita de Pedro Bandeira, talvez não seja esse o livro mas irei procurar outra obra dele.
    Amo esses músicos todos, com certeza o trabalho dos autores ficou bom!

    Abraços

    http://livrosagogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    achei a premissa mega interessante, sou super apaixonada por Sherlock apesar de ter lido apenas uma de suas histórias. Além disso assim como você sempre quis ler algo do Pedro e se de quebra ainda conseguir obter conhecimentos a cerca da vida e morte desses músicos magníficos, então certamente a leitura terá valido a pena, afinal não é todo dia que encontramos um livro tão rico de clássico e ambientado na era contemporânea, tudo junto em um mesmo pacote.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Conheço pouca coisa do universo do Sherlock, mas tenho muita curiosidade e como amo contos, acho qu eo livro seria uma leitura excelente pra mim. As fotos que você postou do seu exemplar me deixaram com vontade de ter o meu livro também. Arassou.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiee! Td bem?

    Não é o gênero que eu costumo ler, mas leria pelos mesmos motivos que você Pedro Bandeira + Sherlock significa que deve ser lido kkk
    Adorei as fotos, e o livro parece estar realmente lindo... Indiquei ele agora para um amigo (Achei o livro a cara dele), e ele já está comprando kkkk

    Bjus ;*

    ResponderExcluir
  9. Olá Carol,
    Ainda não li nada do Pedro Bandeira nem que envolve o Sherlock, mas tenho muita vontade. Entretanto, esse livro não chama minha atenção, pois acho a premissa dele não muito interessante, pois a combinação parece não ter acontecido de uma forma ok.
    Fico contente, apesar disso, que você tenha curtido a leitura, mas vou deixar a dica passar.
    As fotos e a resenha estão maravilhosas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Primeiramente, eu AMEI as suas fotos, estão lindas <3 Logo de cara o que me chamou a atenção foi o fato de que Sherlock vai investigar mortes de musicistas como Chopin, um dos meus prediletos, então, o livro já ganhou pontos comigo. Eu ainda não conhecia Pedro Bandeira, por mais que o tema abordado tenha chamado levemente a minha atenção, a leitura ainda continua não sendo o meu tipo, mas obrigada pela dica mesmo assim. A sua resenha está maravilhosa ♥
    Um beijo

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tudo bem?

    Primeiro, eu achei essa edição da Rocco muito linda! E esse kit?maravilhoso!

    Adorei as fotos também, e sua resenha! Adoro a escrita do Pedro Bandeira, ele foi o primeiro autor que li quando era quase adolescente " A Marca de Uma Lágrima" já leu? era o meu favorito!

    Achei bem interessante a questão do Sherlock, estou bem curiosa para ler!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Achei muito bacana os autores investigarem mortes de 'grandes músicos' de uma maneira diferente e e divertida com Sherlock no caso.
    Fiquei bem curiosa com o livro, ainda que não tenha sido uma das melhores leituras pra você deve ser bem divertido e inusitado essa leitura

    ResponderExcluir
  13. Sempre gostei de livros que tragam mistérios, mas admito que essa capa e a sinopse não me pegaram muito, talvez por me lembrar os livros da escola haha, mas ainda assim gostei bastante da resenha, ficou bem objetiva e clara, sua escrita está ótima!!

    ResponderExcluir
  14. Eu já lo vaaaarios livros do Pedro, ele é o autor da minha adolescência! O curioso é que algo que lhe chamou atenção (a abordagem do Sherlock) fez eu me desinteressar, pois não gosto dele! Rsss

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Que pena que não foi uma das melhores leituras para você, mas mesmo assim, vou anotar a dica.
    Ainda não livro do Pedro Bandeira, se li, foi no colegio e confesso que não lembro muito rsrs Mas mesmo assim, é ma ótima dica para conferir.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  16. Adoro livros que trazem esses resumos e uma playlist complementar, leria só para saber mais sobre elas. A história com sua trama, me agrada, tentar ver o que realmente aconteceu com músicos tão famosos e pela visão desse detetive ímpar, deve ser realmente agradável nunca li nada do Pedro, e essa dica de hoje seria uma ótima oportunidade. Adorei conferir suas impressões.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Que bom ler a sua resenha e ver que você gostou da leitura. Eu estou muito curiosa para ler esse livro desde que foi lançado, porque amava os livros do Pedro Bandeira quando era mais nova e sou apaixonada pelas histórias do Sherlock Holmes.
    Depois de ler seus comentários, tive ainda mais certeza de que este livro é o tipo de leitura que irá me agradar. Além disso, como não conheço muito de música clássica, adorei o fato de terem incluído um resumo sobre os músicos e indicações de músicas no final de cada conto.
    Adorei sua resenha e espero ler este livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Adorei sua resenha, mesmo!Eu nunca li nenhum livro sobre o Sherlock Holmes, mas o personagem muito sensacional, então acredito que os livros devam ser maravilhosos. Achei interessante todo o enrendo, principalmente o fato de Sherlock estar investigando a morte de músicos tão famosos. Com certeza é um livro que eu gostarei de ler. Muito obrigada pela dica. Suas fotos estão lindas e essa edição é um capricho só! ♥

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  19. Oi, tenho que confessar que apesar de gostar bastante das versões cinematograficas de Sherlock, seus livros não possuem o mesmo apelo para mim. Acho bem interessante como ele consegue desvendar e achei bem original sobre o que ele está investigando agora, afinal as mortes de músicos famosos é algo que eu nunca vi sendo abordado dessa forma. Não sei se é uma leitura que eu iria gostar, porque eu já vi gente falando bem e gente que não gostou, então fico nessa dúvida. Mas que bom que foi uma leitura proveitosa e que você conseguiu gostar, mesmo não tendo se tornado seu favorito. Confesso que o que mais me atraiu foi o fato das dicas no final dos contos. Talvez eu leia mais para frente, no momento estou sem tempo ): Parabéns pela resenha e pelas fotos, elas estão lindas!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não conhecia esse livro ainda e que o mesmo não é do gênero que eu costumo ler, sabe? Mas pelos seus comentários deu para perceber que se trata de uma obra interessante e acredito que os fãs desse gênero irão gostar muito. No entanto, como eu não sou muito fã, não me senti muito animada com a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Oiee ^^
    Eu nunca fui fã de Sherlock Holmes, então esse livro não me atrai. Uma das resenhistas do blog o leu e também gostou, mas, ainda assim, eu não sinto vontade de conferir...haha' não é bem a minha praia. Mas quem sabe um dia, né? Nunca se sabe...
    Uma pena que o livro não tenha sido uma leitura 100% para você, mas fico feliz em saber que, ainda assim, gostou dele :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  22. A capa é muito boa! E a sinopse nos deixa intrigados!

    Embora não tenha lido muitos, gosto de tudo que está envolvido neste livro: desde os autores nacionais ao personagens e músicos investigados!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  23. Eu gosto muito dos livros do Pedro Bandeira , então sempre que aparece um que eu não conheço fico super animada para ler. Amei a capa desse livro , achei a sinopse maravilhosa e a sua resenha falou muito vem da obra. O que m3 desanimou foi o fato de você ter dado 3 estrelas. Mesmo assim vou me arriscar e colocar na minha lista de leitura. Beijos

    ResponderExcluir
  24. Pior livro que já li,entediante e sem graça!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial