navegar pelo menu
maio 25, 2017 -

[RESENHA] Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling




Conheça Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas.
O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais.



Harry Potter e a Pedra Filosofal, como muitos já sabem, é o primeiro livro de uma série escrita pela autora britânica J.K. Rowling. Recebi o livro pela editora Rocco e hoje trago a resenha dele aqui para vocês.

Harry Potter desde que se lembra viveu com os seus tios Dursley e seu primo Duda que por alguns motivos de desentendimento com os pais de Harry antes de eles morrerem, não se dão bem com o sobrinho e por isso é mal tratado. Harry não faz ideia de que é um bruxo, já que os tios faziam questão de manter isso em segredo e quererem manter a aparência de uma família normal, mas esse segredo está prestes a ser revelado no aniversário de 11 anos de Harry, quando a Escola de Hogwarts começa a ir em busca dele para tê-lo como aluno e o segredo junto com a mentira que antes era sustentado pelos Dursley vai por água a baixo, já que após ser chamado para ir para Hogwarts, Harry vê uma chance de se livrar dos tios que não gosta dele e embarcar em um mundo novo cheio de aventuras, mistérios e perigo.

Em sua ida para Hogwarts, Harry começa então descobrir sobre a verdade de seu passado e seus pais, que também eram bruxos e o motivo da morte deles e quem a causou, uma história bem diferente antes alimentada pelos Dursley e a cicatriz de Harry em sua testa passa ter um significado mais importante, era a marca que o bruxo Voldemort havia tentado matar Harry.

Logo no início do ano escolar, Harry faz algumas amizades, a mais importante com Rony e Hermoine e ao lado dos dois passa por grandes descobertas e algumas encrencas. Uma dessas descobertas é sobre a Pedra Filosofal, guardada na escola de Hogwarts e quando coisas estranhas começam a acontecer na escola, a Pedra Filosofal corre risco de ser roubada e Harry junto com Rony e Hermoine tentam impedir a todo custo que isso aconteça, indo protegê-la, mas chegar até a Pedra Filosofal tem seus riscos, já que quem está atrás dela é o bruxo responsável pela morte dos pais de Harry e o mais perigoso bruxo do qual todos temem, Lord Voldemort.

Sempre que ouvia falar sobre Harry Potter não tinha grandes interesse, mas foi pegar o livro para ler que a leitura fluiu de forma incrivelmente boa. A escrita da J.K. Rowling é instigante e a história prende o leitor do início ao fim. Harry apesar de ser um garoto novo, não tem o menor medo de enfrentar o perigo e é bastante curioso, por isso acaba se metendo em algumas encrencas, mas todas sua atitudes são na melhor das intenções. Há bastante foco também em Hermoine e Rony e ambos são ótimos personagens, Hermoine é esperta e bastante estudiosa e apesar de ter alguns atritos com Rony, os três estão sempre juntos.

A narrativa é em terceira pessoa e o livro tem grande riqueza de detalhes permitindo o leitor identificar bem o cenário e entrar de vez na história. A diagramação da editora Rocco é simples, porém está muito boa com as letras em bom tamanho e não encontrei nenhum erro ortográfico. Indico o livro para todas as pessoas de todas as idades e até eu que não sou fã do gênero amei a história.


17 comentários:

  1. Olá
    Ah, que resenha maravilhosa. Ok, sou suspeita ao comentar por ser fã de HP, mas eu amo ler impressões sobre as obras dessa série e é claro que é sempre bom matar aquela saudade. É uma história que tem muitos detalhes e todos muito bem desenvolvidos né?! Sem contar que a leitura se torna bem envolvente. Fico feliz que você tenha curtido a história ♥
    Beijos,F

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Sou completamente fã de HP, mas, apenas assisti aos filmes. Sempre alguém me indica os livros e já até uma amiga me emprestou, porém, não li, pois, já estou sobrecarregada de spoiler dessa série kkk...
    Mas, enfim, fico feliz que tenha gostado da leitura, pois, sempre é bom encontrar algum elogio para nossa diva JK Rowling :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Menina,
    esse livro está na minha estante a uma vida, e eu ando procrastinando por anos, acredito que principalmente por ser uma história de conhecimento geral, todo mês tem tantos lançamentos que eu desejo e adquiro, histórias novas e mundos novos que acabo negligenciando esse que sei que é muito bom, mas que já "conheço", mesmo que ainda tenha uma séries de detalhes que só o livro poderia me apresentar ainda não tive a necessidade de lê-lo, mas um dia terei ou pelo menos quero acreditar que sim.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem
    Eu li duas vezes este livro rsrs ( mais não li os outros da série )
    Eu amo os filmes sempre que está passando eu corro para assitir
    Mais já os livros não tenho nenhum interessante, mais este em especial eu gostei pois tem algumas coisas que não tem no filme e o mundo que é criado parece ser mais fo@@ do que filme mostra . Quem sabe um dia eu de oportunidade para os livros .

    ResponderExcluir
  5. Esse é um dos sonhos de consumo de minha lista, a Coleção Harry Potter. rsrs Até hoje só assisti aos filmes. Não acredito que não tinha interesse quando ouvia falar sobre Harry, mas vendo por outro ângulo se vc gostou a chance de eu gostar dos livros é enorme. Acho legal quando a gente se dispõe a começar uma leitura mesmo não tendo grandes expectativas e interesse. Muitas vezes temos surpresas agradáveis.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  6. Olá! garanto a vc que quem está fazendo este comentário não é um ET é uma humana de carne e osso, que ama ler porém. Eu nunca li nada referente a HP. E nem tenho vontade kkk já li enumeras resenhas incluindo a sua para ver se desperta em mim algum interesse e nada. Passo a dica.

    Abraço

    Bia

    ResponderExcluir
  7. Oiii tudo bem??

    Juro que nãoa acredito que até hoje tem gente lendo Harry Potter.
    Achei isso super legal, li quando lançou o filme, (sim sou velha, mentira tenho a idade do harry).
    Adorei sua resenha. Bjua Rafa

    ResponderExcluir
  8. Oiii!!
    Estou para começar a ler Harry Potter também. Nunca tive a oportunidade de ler, mas agora que tenho a coleção completa, estou doida para ler kkk. Sua resenha só me deixou mais instigada a começar a leitura o quanto antes. Sei que perdi muito tempo esperando, e sei que não vou me arrepender quando ler. Adorei a resenha, e boa leitura pra você da saga.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Isadora,
    Nossa, que saudade que bateu dessa série maravilhosa.
    Tive o prazer de lê-la em 2014 e adorei o que encontrei. Acho que a história é bastante completa e, como você disse, até quem não gosta do gênero deve curtir a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Faz anos que li essa série, para ser exata em 2011, e desde então reli os livros aleatoriamente. Como já faz anos que não leio nada desse universo, estou com uma baita saudade e sua resenha me trouxe nostalgia, pois esse foi o único livro da série que não reli. Adorei vê-lo por aqui <3 E que bom que gostou da história.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Confesso que nunca tive muita vontade de fazer a leitura da saga, mesmo amando fantasia e ainda mais as que envolvam algum tipo de magia. Talvez seja pelo fato de ser muito famoso e toda hora eu ouvir algo sobre.
    Já assisti a alguns filmes e a personagem que mais chama minha atenção e com a qual me identifico é a Hermione pelo seu jeito estudioso e determinado.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  12. Oiee Isadora ^^
    Ano passado (ou retrasado, não lembro...haha') li o primeiro livro de HP e quase li o segundo. Mas acontece que eu não gostei da escrita da autora, não consegui achar a história envolvente ou surpreendente (talvez por já ter visto os filmes trilhões de vezes), então nem quis tentar os próximos. Uma pena. Eu realmente queria ter gostado...haha'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Eu sou bem suspeita pq amo a saga.
    Li cada um dos livro mais de 17 vezes.
    E realmente é uma leitura bem fácil e encantadora. Sua resenha me fez ter vontade de reler o livro. Acho que farei isso em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oiii linda tua resenha
    Ficou maravilhosa mesmo.
    Li a pouco tempo a série e me apaixonei
    Como não amar o Harry e seus amigos
    VC me fez ter vontade de reler tudo outra vez rsrs
    São tantos sentimentos misturados

    ResponderExcluir
  15. Oi.

    Não consigo ver algo sobre HP sem me sentir nostálgica. Esta é uma das minhas séries favoritas da vida. Amo Harry Potter, não deixo de falar para as pessoas o quanto este livro é bom kkkkk Até cansa de me ouvir falar dos livros, dos filmes, de tudo sobre esse universo.

    ResponderExcluir
  16. Não é sempre que encontramos alguém que está iniciando a leitura de HP, haha! Mas que bom que ainda os encontramos! Li pela primeira vez quando tinha 14 para 15 anos, bem proximo do lançamento do segundo livro. Desde então me apaixonei pela série e devorei todos os livros aniosamente! Fico feliz que tenha se encantado com a leitura! Bem vinda ao mundo dos fãs de HP!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  17. Aaaaaaa. Bateu uma baita saudade da saga do bruxo mais famoso e respeitado de todos os tempos. E logo o primeiro livro, aquele que acendeu minha paixão por leitura.

    Parabéns pelo blog, Carol.
    Sucesso pra ti nesse mundo encantado da Literatura.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial