navegar pelo menu
maio 22, 2017 -

[RESENHA] Em Águas Sombrias, de Paula Hawkins




Título: Em Águas Sombrias (Into The Water)
Autor(a): Paula Hawkins
Editora: Record // livro cedido em parceria com a editora
Páginas: 364
Gênero: ficção, suspense e mistério
adicione ao skoob // compre aqui

Sinopse:
Nos dias que antecederam sua morte, Nel ligou para a irmã. Jules não atendeu o telefone e simplesmente ignorou seu apelo por ajuda. Agora Nel está morta. Dizem que ela se suicidou. E Jules foi obrigada a voltar ao único lugar do qual achou que havia escapado para sempre para cuidar da filha adolescente que a irmã deixou para trás.
Mas Jules está com medo. Com um medo visceral. De seu passado há muito enterrado, da velha Casa do Moinho, de saber que Nel jamais teria se jogado para a morte. E, acima de tudo, ela está com medo do rio, e do trecho que todos chamam de Poço dos Afogamentos…
Com a mesma escrita frenética e a mesma noção precisa dos instintos humanos que cativaram milhões de leitores ao redor do mundo em seu explosivo livro de estreia, A garota no trem, Paula Hawkins nos presenteia com uma leitura vigorosa e que supera quaisquer expectativas, partindo das histórias que contamos sobre nosso passado e do poder que elas têm de destruir a vida que levamos no presente.

Numa cidade chamada Beckford algo muito estranho vem acontecendo: em um ano, duas mulheres se afogaram no rio, também chamado de "Poço dos Afogamentos". A segunda foi Nel, irmã de Jules, uma mulher atormentada pelo passado, por um segredo que guarda sobre ela mesma e seu relacionamento com a irmã, que era conturbado desde a infância e durante a vida adulta só foi piorando, até perderem o contato – aliás, até Jules parar de atender as ligações de Nel.



O livro é contado sob o ponto de vista em primeira pessoa de Jules, como se ela tivesse conversando com a irmã; e em alguns capítulos sob o ponto de vista de alguns moradores da cidade, que têm importância pra descobrir todo o mistério envolvendo as chamadas "nadadoras", as mulheres que entram no rio e não saem mais vivas. Nel era atraída pelo rio, e antes de morrer estava escrevendo um livro de memórias e relatos, que também é mostrado em alguns capítulos.

Entre presente e passado, conseguimos, gradativamente, compreender o relacionamento de Nel e Jules, todos os problemas que tiveram pra chegar no ponto de Jules se sentir desconfortável por estar de volta ao local em que a fez tanto mal. Também vemos o quanto a filha de Nel, Lena, se ressente com a tia, e também sente mal porque as últimas coisas que disse para à mãe foram palavras cruéis, a culpando pela morte de outra nadadora, Katie, e tudo isso instiga o leitor a continuar lendo pra compreender tudo, saber qual a ligação de todos os personagens apresentados.



Um ponto forte do livro é poder ler o ponto de vista de vários moradores da cidade, de pessoas próximas à Nel e pessoas que tiveram problemas com ela – que nos leva a perguntar se a desavença poderia ter algo a ver com sua morte. Mas mais que isso, a dúvida que fica é: o que essas mulheres têm em comum pra serem atraídas pela água? E o livro traz a resposta pra todo o mistério de uma forma satisfatória, que te surpreende uma vez quando você acha que sabe o que aconteceu, e se surpreende novamente ao descobrir que tem outra reviravolta.

O início é arrastado, e só por isso não dou nota máxima pra ele. A escrita da autora é leve e pesada ao mesmo tempo, da melhor forma possível. Você consegue sentir o que cada personagem (e são vários) está passando, pois são bem construídos, e no final você entende onde cada um se encaixa na trama e por que tivemos que saber tantos detalhes sobre cada um.



É um livro que te encanta pela capa, e a edição, apesar de simples, é linda também. Um livro que fala sobre abuso, poder e como um segredo pode minar um relacionamento uma vida inteira se você escolher guardá-lo. Recomendo pra quem gosta de um bom livro de suspense com uma reviravolta incrível.


QUOTES:

"Beckford não é um local de suicídios. Beckford é um local para se livrar de mulheres encrenqueiras."

"As coisas que quero lembrar, não consigo, e as coisas que faço de tudo para esquecer não param de voltar à minha memória."

24 comentários:

  1. Não conhecia esse livro. O enredo parece realmente interessante. O fato de ser um aparente bom suspense me soou interessante. Vou anotá-lo aqui e quem sabe um dia lê-lo. Gosto muito de ler de tudo e adoro dicas, essa vou anotar com carinho! Bexitus!

    |amorlivresco.wordpress.com|

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Finalizei essa leitur há pouco mais de uma semana, e gostei bastante da forma como o suspense foi desenvolvido. Sua resenha ficou ótima, assim como as fotos. Devo dizer que me identifiquei muito com as suas impressões. Impossível não se encantar por essa capa né?!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro no início do mês e amei! Paula é muito inteligente e criou uma história extremamente envolvente e muito diferente de seu livro anterior. Eu não achei o livro arrastado em momento nenhum, para mim ele funcionou perfeitamente bem. Agora vou ficar esperando ansiosamente a vinda dela à Bienal!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Boa noite
    Li este livro a alguns dias e não curti muito.achei muito parado com um enredo maravilhoso mas sem desenvolvimento.
    Comigo não rolou
    Mas a capa é diagramacao dele está perfeita

    ResponderExcluir
  5. Olá quando o livro foi lançado fiquei muito curiosa, porém depois ver algumas opiniões sobre ele fiquei na dúvida, acreditava ser o tipo de suspense que prende atenção, adorei sua resenha e fotos ficaram lindas parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?
    Ainda não li nada da autora, mas os comentários que ouvi e resenhas que li me deixam em dúvida se a leitura vale a pena.O fato de você ter dito que é uma leitura arrastada me deixa bem desanimada, não consigo ler livros assim, mas achei interessante o livro abordar um tema tão importante quanto abuso.
    No momento vou passar a dica.

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem?
    Eu li A garota no trem e amei demais a escrita da autora, que apesar de simples foi muito cativante e gostosa.
    Ouvi várias resenhas negativas e outras muito positivas sobre Em águas sombrias.
    Ainda estou em cima do muro sobre comprar ou não comprar, mas acho que vou acabar comprando huahuahuahua
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ei, Carol, tudo bem?
    Eu comecei a ler A Garota no Trem e apreciei bastante a escrita da Paula. Por motivos diversos acabei parando a leitura, mas pretendo voltar. Assim como o outro livro, Em Águas Sombrias parece ser muito bom, fiquei curiosa para ler. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?

    Desde que vi esta capa, estou quase morrendo de vontade de ler este livro. Não consegui comprá-lo ainda, mas estou me programando. Ainda não li nada da autora, mas acho que vou começar por este livro e depois leio o outro dela.

    ResponderExcluir
  10. Oii Carol, tudo bem? Fiz essa leitura recentemente também e adorei! Minha primeira experiência com a autora, lendo o livro A Garota no Trem, não foi nada animadora, mas resolvi dar uma outra chance, e não me arrependi. O livro me prendeu mais do que eu esperava, e apesar de ter achado o final fraco, eu adorei todo o resto. Gostei muito de conferir tua opinião e saber que gostou da leitura também. Realmente os personagens são bem construídos, e foi muito legal ter a visão de cada um.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena que não curtiu o final, foi o que mais gostei!

      Beijos

      Excluir
  11. Hm... Interessante.
    Recebi esse livro e estou doida para ler, só não tenho tempo hahaha. Saber que o início é um pouco arrastado foi bom, assim posso me preparar melhor para essa leitura.
    Nunca li nada da autora, mas estou com certas expectativas.


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  12. Quero muito ler esse livro! Li "A Garota No Trem" e amei! Gosto muito da ideia desse livro trazer vários pontos de vista, pois não deixa nossa visão tão limitada. A Paula escreve muito bem, e o fato de ser trhiller só me deixa ainda mais animado para ler tudo que ela escrever! Tomara que eu possa lê-lo em breve! Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Acho a capa desse livro muito bonita :3 Eu não sabia que a narraiva tinha tantos pontos de vista assim, acho que de tudo o que li sobre a narrativa até agora, ter a perspectiva de vários personagens ao longo da trama provavelmente é o que mais me faz ter vontade de ler. É uma pena que o começo é arrastado, mas se compensa depois... é mais ou menos o que importa né? haha Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi! Confesso que esse livro sempre me despertou o interesse me fazendo refletir sobre o que pode haver por trás dessas mortes. Acredito que é algo normal a filha ter esse rancor da tia, e se sentir culpada pelo que falou para mãe. Apesar de que eu acho que ela não acabou se matando, afinal logo quando ela está escrevendo história sobre as mortes e esse lago isso acontece com ela? Sei não... Gostei de saber que é em primeira pessoa e que traz os personagens essenciais para que essa história possa ser entendida e desvendada. Minha curiosidade aumentou ainda mais com sua resenha, espero poder realizar a leitura em breve!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu tenho esse livro aqui em casa, mas até agora não o li, só que tenho curiosidade, porque parece ser uma obra muito bacana e a capa é maravilhosa, né? Bom, eu não sabia muito sobre a história do livro, por isso fiquei animada com seu post, pois agora sei melhor sobre o que se trata a leitura e gostei de saber alguns temas que a hsitória aborda e embroa seja uma leitura arrastada, eu estou animada.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. Recebi esse livro e ainda não tive como incluí-lo na minha leitura. A capa me conquistou, obviamente. Tenho o outro livro dessa autora e também não o li ainda

    A escrita da autora parece incrível, a construção dos personagens também. quero muito começar a lê-lo, ainda mais um cheio de suspense e reviravoltas assim!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Vi o lançamento do livro, mas não tinha ficado muito interessada até então, acho que fiquei com medo de ser muito arrastado e o segredo não valer a pena no final hahahah gostei dos pontos que você apontou na resenha, acho que vou acabar dando uma chance pra ele.
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bom?
    Não li nada dessa autora ainda, acredita? Mesmo com o sucesso de garota no trem >< Entretanto, esse livro me chamou mais atenção. Gosto muito de suspense e fiquei bem curiosa para saber como é escrita da autora, que é leve e pesada ao mesmo tempo, ainda que o início seja meio arrastado. Fiquei bem curiosa para conferir também esses vários pontos de vista do que acontecem na história, principalmente por achar que só assim temos uma visão completa do enredo. Adorei sua resenha e anotei a dica!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Esse livro tem dado o que falar por aí né!
    Achei o enredo do livro bem interessante, e pela sua resenha deu pra perceber que ele é muito bem desenvolvido.
    Esse recurso de colocar os moradores e conhecidos da protagonista para narrar é muito bacana também, assim podemos ver outros fatos que um único narrador não poderia nos dizer.
    Enfim, mesmo tendo o começo meu arrastado eu leria com certeza

    ResponderExcluir
  20. De cara amei A garota do trem que fiquei obcecada esperando o proximo livro da autora. Quando veio fui correndo comprar, li resenhas negativas mesmo assim nao desanimei e tirando que tem mil personagens achei uma historia bem contada, faltando algumas pontas, mas enfim gostei muito. Mesmo tendo lido o livro, li a resenha, é bacana relembrar a obra

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial