navegar pelo menu
maio 01, 2017 -

Livros clássicos pra você começar a ler






Além de ser importante para quem vai prestar vestibular, ler clássicos nos dá uma visão e levanta questões de uma época diferente da nossa (que muitas vezes ainda se aplica ao nosso cotidiano) e amplia nosso conhecimento. Por isso trouxe algumas dicas de clássicos que eu já li, pra quem tem vontade de começar a ler esse tipo de livro. E se você já leu e não gostou, tente ler de novo, ou encontre outro livro, pois tenho certeza que você vai adorar! 🎔

O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë – foi um dos primeiros clássicos que li, na época de Crepúsculo (a Bella Swan lê em um dos livros, se não me engano em Lua Nova), quando estava começando a pegar o gosto pela leitura e simplesmente odiei o clássico. Eu tinha 12 anos, por aí, e convenhamos que não é uma idade apropriada pra ler e compreender livros clássicos. Mas no ano retrasado, quando eu não tinha nenhum livro pra ler, resolvi reler 'O Morro' e me apaixonei completamente pela historia de Catherine e Heathcliff, que são amigos de infância que o destino separa, mas o amor (ódio, raiva, vingança) deles é mais forte - assim como suas personalidades.


Dom Casmurro, de Machado de Assis – um romance que te prende desde o início, que muita gente, mesmo não tendo lido, provavelmente conhece Capitu e seus "olhos de cigana oblíqua e dissimulada", e a famosa dúvida que fica ao final do livro: "Capitu traiu ou não traiu Bentinho?". Lembro que peguei o livro na biblioteca da escola e amei tanto, que assim que tive a oportunidade, comprei e reli na intenção de descobrir a resposta, mas toda vez que leio, penso uma coisa diferente. (Ele tá emprestado, por isso não coloquei na foto 😂)



A Revolução dos Bichos, de George Orwell – primeiro livro do autor que li, que tem uma trama simples, porém envolvente. É uma fábula que conta a história de bichos que moram numa fazenda e fazem uma revolução contra os humanos (seus donos), e acabam transformando em algo mais tirano que antes. Os eventos que acontecem na fazenda satiriza como nós, humanos, usamos e abusamos do poder, e é uma leitura mais do que recomendada, até porque, apesar de ser um clássico escrito em plena Segunda Guerra Mundial, traz uma linguagem muito fácil.



O Primo Basílio, de Eça de Queirós – é um romance que li no final do ensino médio que traz uma crítica da burguesia brasileira, dos anos 80, e traz o adultério e suas repercussões naquela época. Luísa é casada com Jorge, eles vivem muito bem, mas quando seu marido viaja, ela se vê sem ter o que fazer; até que Basílio, um homem encantador, aparece e a traição acontece.





Romeu e Julieta, de William Shakespeare – todo mundo conhece a história de amor trágica de Romeu e Julieta, mesmo que não tenha lido o livro, que trata sobre diversas questões, como amor, ódio, vingança e o poder. Mas não basta apenas conhecer, é uma leitura obrigatória.







Laranja Mecânica, de Anthony Burgess – é um livro MUITO difícil de ser lido, e confesso que eu precisei assistir ao filme primeiro pra ter uma ideia do que se tratava e conseguir entender o livro, pois ele tem uma linguagem própria, criada pelo autor (tem um glossário atrás, mas é muito chato ficar consultado toda hora). Se trata de uma história futurística consumida pela violência e um governo tirano. Alex participa de uma pesquisa que impede que ele pratique a violência. É muito horrorshow!


Já leu algum desses ou tem vontade de ler?



Pine a imagem acima no Pinterest pra compartilhar as dicas!

31 comentários:

  1. Já ouvi falar muito desses livros.
    O morro dos ventos uivantes eu comprei faz pouco tempo, e estou muito ansiosa com a leitura.
    Laranja mecânica eu também tenho vontade de ler, porém todos dizem que é muito complicado, então estou sempre com um pé atrás sobre ele.
    Beijos!

    sentimentos-de--uma-garota--bipolar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Como comentei na sua postagem do face, esse post aqui, me caiu como uma luva rs Pretendo começar a ler clássicos, já que quando estudava, não fui muito incentivada. Desses da lista, o único que não tenho vontade de ler, é "A Revolução dos Bichos".

    http://bit.ly/Anices

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Já li laranja mecânica e Dom Casmurro, e adorei os dois. Já tive vontade de ler A revolução dos bichos, mas hoje acho que perdi o interesse, e ainda quero muito poder conferir O morro dos ventos uivantes, especialmente porque já li bons comentários a respeito.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Dos livros que citou eu não li apenas Laranja Mecânica e O Morro dos Ventos Uivantes, mas os outros já tive a oportunidade de ler, inclusive Primo Basílio é um dos meus clássicos favoritos, acredito que tenha sido o primeiro livro a me causar tantas emoções...

    ResponderExcluir
  5. Olá adorei as dicas, tenho o morro dos ventos uivantes mais ainda não me senti preparada para realizar a leitura, quero muito laranja mecânica, um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Confesso que fiquei com mais vontade de ler O morro dos ventos uivantes.
    Machado de Assis é um clássico obrigatório. O nome assusta a princípio, porém os livros dele são muito legais. Não gosto tanto de Dom Casmurro, prefiro Memórias Póstumas de Brás Cubas.
    Gostei das dicas!

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Um dos meus objetivos esse ano é ler um clássico. Dos que você citou apenas O Morro dos Ventos Uivantes é um dos meus interessados, mas acredito que nem começarei por ele.
    Tenho já em mãos O Grande Gasby, então devo começar por ele.
    Dom Casmurro eu tento, mas não consigo ler. :(

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu confesso que não costumo ler muitos clássicos... hehe Na verdade, quase nenhuns mesmo!! :P

    Enfim, fiquei curioso com Laranja Mecanica.. De Geroge Orwell, já li 1984 e ate gostei, mas mais nenhum :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Eu amo o livro o morro dos ventos uivantes!Muitas pessoas odeiam mas este livro mexe comigo de uma forma!
    Queria uma versão mais impactante dele na minha estante
    Iria reler com todo prazer.
    Ótimas dicas

    ResponderExcluir
  10. Olá Carol!!!
    Eu amo os clássicos acho que é porque minha paixão pela leitura começou com um que foi "A Moreninha" um livro que minha mãe leu quando mais nova e me recomendou, li o livro em um dia e desde então estou mergulhada nesse passado maravilhoso :3
    Já li uns da lista citados, mas sério que até hoje "Dom Casmurro" me faz perguntar se Machado de Assis não rasgou as últimas páginas do seu clássico de propósito para não sabermos a verdade de Capitu kkkkkk

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha, provavelmente, né? Tenho curiosidade de ler A Moreninha!

      Beijos

      Excluir
  11. Oi, tudo bom?
    Tenho "O morro dos ventos uivantes" mas ainda não senti vontade de lê-lo, pra falar bem a vontade. Já tentei começar a leitura mas não me chamou a atenção, nem a história, e nem as palavras bem difíceis de compreender. Tentarei retomar em breve ^^

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?
    Eu sou apaixonada por clássicos, principalmente por dois aí: Dom casmurro e O morro dos ventos uivantes. Acho que Dom Casmurro não é a melhor pedida para começar a ter contato com clássicos... acho que ler Jane Eyre, Corcunda de Notre Dame e Orgulho e preconceito, por exemplo, que possuem uma linguagem mais "tranquila" são melhores para começar a se aventurar por clássicos... Mas gostei muito da lista e da proposta! Desses eu ainda não li Laranja Mecânica. Talvez eu me arrisque na leitura rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Gostei de suas indicações para ler clássicos.
    Confesso que tenho um pouco de trauma de Machado, pois li na escola obrigada e não lembro de nada da história, só que não gostei.
    Laranja Mecânica é um classico que morro de vontade de ler, principalmente porque todo mundo ama esse livro ou ao menos sabe falar um pouquinho sobre ele, eu não sei é nada rsrsr.
    Espero que esse ano eu me aventure em algum desses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, ler obrigada ninguém merece, né? Espero que um dia tente ler Machado de novo, pois é ótimo <3

      Excluir
  14. Olá.
    Gosto de clássicos, como Jane Austen, Charlotte Brontë, Charles Dickens, Victor Hugo, mas da sua lista de selecionados só um me ganhou.
    Li Dom Casmurro pra escola e por obrigação, foi uma péssima experiência.
    Amei revolução dos bichos, tão clássico e tão contemporâneo.
    Já li morro dos ventos uivantes e não consegui me conectar, achei entediante.
    O famoso e tão elogiado laranja mecânica é realmente de difícil compreensão, dei uma parada na leitura por não estar conseguindo entender. Mas vou pegar sua dica, e assistir o filme primeiro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu morro de vontade de ler clássicos, mas me falta o impulso final, sabe? Estou com um projeto para ler pelo dois esse ano e ainda não obtive sucesso... mas não desisti!
    Quero ler pelo menos O Morro dos Ventos Uivantes, Orgulho e Preconceito ou O Grande Gatsby...
    Adorei sua seleção e quero tentar também leituras de clássicos brasileiros.
    Bjs e até mais!

    Ps: Visite nosso blog, estamos com um top comentarista em andamento ;)
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2017/04/top-comentarista.html

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Tenho que confessar que a maioria desses eu li beeeem por cima, isso quando não li só a resenha, kkkk Eram muitos para ler, e vamos combinar que não é o tipo de leitura que adolescentes curtem. Hoje, já tenho uma nova visão e algum carinho por eles. A revolução dos bichos é o melhor, fantástico!

    Abraços,
    Fernanda

    http://spaziodilibri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Adorei a postagem.

    Romeu e Julieta foi um dos poucos livros que abandonei na minha vida, achei pedante demais e não consegui dar prosseguimento.
    Não sou muito fã dos clássicos, o único que quero ler é A Revolução dos Bichos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Adorei o post ! vai me ajudar muito! Esse ano quero ler mais clássicos, desses eu li somente " Dom Casmurro" e foi uma bela leitura.

    Estou louca para ler " A Revolução dos Bichos" vejo muitas críticas positivas sobre.

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, Carol!
    No começo da minha vida de leitor apenas lia os clássicos com o tempo fui descobrindo outros gênero e acabei os deixando de lado. Recentemente me propus um projeto no meu blog para ler mais clássicos no ano e agora estou lendo Laranja Mecânica. Da sua lista já li alguns e outros estão na minha listinha de futuras leituras. Amei o post!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  20. Oie!
    Nossa, não lembro qual foi o último clássico que já li.
    Anotei todas as dicas, e com certeza vou ler um dos livros. Preciso conhecer mais desses livros, pois pouco conheço sobre eles.
    Adorei a dica!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  21. Oi. :)
    O morro dos ventos uivantes e romeu e julieta constam na minha estante, mas não li ainda o primeiro rs.
    Tenho um pouco de receio em ler e ficar chateada no final da leitura, minha mãe já leu e releu esse livro milhares de vezes e sempre me diz q é bem triste.
    Talvez eu dê chance ao morro dos ventos uivantes algum dia.
    Ótimas dicas, sempre quis ler laranja mecânica, desde que vi a banda MCR tirando fotos com os personagens do livro. Coisa de fã rs.
    Blog As Meninas Que Leem Livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Hoje, os livros que estão no topo da minha lista de desejos é justamente O Morro dos Ventos Uivantes, A Revolução dos Bichos e Laranja Mecânica. Sou louca para ler esses três livros. Eu tenho um pouco de receio com Machado de Assis. Dom Casmurro eu nunca tentei ler, mas eu comecei a ler Memórias Póstumas de Brás Cubas e abandonei. Eu não sou muito acostumada com o tipo de escrita e não consegui me adaptar. Quero tentar outra vez, mas só mais pra frente. Ótimas dicas!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  23. Sempre torci o nariz para livros clássicos, agora estou cursando Letras e adivinha? Só clássico! Hahahahahaha tô amando, me descobrindo, criando senso crítico, me abrindo para uma nova literatura, eu adorei.

    ResponderExcluir
  24. Oi, Carol! Eu tenho que confessar que geralmente eu fujo de livros clássicos, mas apesar disso eu já li alguns da lista e acho que são realmente importantes! O primeiro que eu lembro de ter lido é O morro dos ventos uivantes e eu não lembro muito, mas lembro que não me agradou muito... Agora Romeu e Julieta é um que eu li e amei <3 Os outros tem alguns que eu já ouvi falar e me despertaram o interesse, mas sempre bate aquele medo... Espero conseguir me arriscar em breve!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  25. Oiii

    Dos que você citou, o único que li foi Dom Casmurro. Morro de vontade de ler Romeu e Julieta, já O morro dos ventos uivantes nunca me atraiu, não sei se é pelo fato de já ter visto o filme e ter odiado toda aquela estória de vingança, mas não me atraí mesmo. Do resto achei interessante Laranja Mecânica, quem sabe um dia acaba lendo rsrsrs

    Bjão
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial