navegar pelo menu
janeiro 26, 2017 -

[RESENHA] Eu, Você e a Garota que Vai Morrer, de Jesse Andrews




Título: Eu, Você e a Garota que Vai Morrer (Me and Earl and the Dying Girl)
Autor(a): Jesse Andrews
Editora: Rocco (Selo Fábrica231) // livro cedido em parceria com a editora
Páginas: 288
Gênero: sick-lit
adicione ao skoob // compre aqui

Sinopse:
Livro que deu origem ao filme vencedor do Festival Sundance 2015, nas categorias Público e Crítica, com estreia marcada para 12 de junho nos EUA, Eu, você e a garota que vai morrer é uma mistura perfeita entre drama e humor e um retrato preciso da adolescência em face do amadurecimento. Na trama, Greg tem apenas um amigo, Earl, com quem passa o tempo livre jogando videogame e (re)criando versões bastante pessoais de clássicos do cinema, até a sua mãe decidir que ele deve se aproximar de Raquel, colega de turma que sofre de leucemia. Contrariando todas as expectativas, os três se tornam amigos e vivem experiências ao mesmo tempo tocantes e hilárias, narradas com incrível talento e sensibilidade. Crossover com enorme potencial no segmento young adult, o romance é perfeito para fãs de livros e filmes como A culpa é das estrelas e As vantagens de ser invisível.

Greg é um garoto comum. Não é popular na escola, não participa dos grupos da escola como um plano de não ficar na mira de nenhum deles, o que tem funcionado. Ele também faz os piores filmes possíveis com seu amigo, Earl.

No primeiro dia do último ano da escola, ele chega em casa e sua mãe conta que Rachel, filha de sua amiga Denise, está com leucemia e força Greg a se aproximar dela.

Essa aproximação meio que acaba com toda sua rotina e seu plano de se manter invisível na escola vai por água abaixo quando Madison, a garota mais popular do colégio, descobre que ele e Earl produzem filmes e sugere que eles façam um filme para Rachel. Mas como seria um filme para ela? Ele não faz ideia, mas é muito divertido ver ele se esforçar pra agradar ela.


Por Greg escrever roteiros pros filmes que ele e Earl produzem, diversos capítulos são no formato de roteiro. Esse é um toque bastante interessante, pois nos faz aproximar da realidade dos personagens. O que eu mais gostei foi a honestidade da narrativa. Greg não tenta, em nenhum momento, dizer coisas bonitinhas (que não são inteiramente verdades) só porque estamos falando sobre uma doença e eu adoro sick-lits assim.

O livro é contado em primeira pessoa pela visão de Greg e a dinâmica da narrativa em que ele fala diretamente com o leitor é ótima, o que me fez ler rapidamente. O livro, apesar de se tratar de um sick-lit, é bem leve e puxado pro lado cômico. Apesar disso, contem bastante palavrão, então não recomendo pra crianças.

Eu gostei muito do livro, adorei relembrar da história que eu já conhecia por ter assistido ao filme, e foi uma leitura que eu precisava no momento, bem leve mesmo, então eu recomendo à todos que querem um livro pra curar a ressaca literária!


QUOTE:
"Você pode pegar praticamente qualquer frase deste livro e, se ler vezes suficientes, provavelmente vai terminar praticando um homicídio."

23 comentários:

  1. Oiee, nossa eu assisti ao filme, mas não sabia que tinha livro, espero poder conhecer a obra também apesar de ficar bem na bad após o filme, pois apesar de saber que ela estava doente eu não esperava o desfecho, mas como sempre sabemos que o livro traz muito mais detalhes irei colocar na minha lista!

    Bjs jany


    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol!
    Fico muito feliz que você tenha curtido o livro, mas para mim não funcionou.
    É um dos piores livros que já li. :/
    A leitura é bem leve e rápida, mas me arrastei muito e detestando Greg a cada página.
    O filme eu nem tive coragem de assistir, acredita?
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Oiiii,

    Achei super legal a premissa e da maneira como o Greg tenta agradar a menina doente, eu não daria uma chance ao livro agora por não ter estrutura para histórias com pessoas com câncer, mas quem sabe outro dia né? Quero muito descobrir as maneiras que ele encontra pra fazer este novo filme.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  4. Poxa vida, eu não sabia que existia filme desse livro, eu li e amei demais! Achei sensacional a sacada da autora em não ser tão óbvia e tornar tudo sincero nos diálogos.

    ResponderExcluir
  5. Que história interessante..já quero ler. Legal saber que tem filme tamém..


    Dani Ramos
    www.donaengenhosa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ola lindona achei interessante a premissa do livro e fiquei curiosa para assistir o filme, gosto de histórias com jovens desde que não tenha exageros em dramas,e acredito que esse livro não peca nesse ponto, amei a capa e já anotei a dica. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  7. Oie! Tudo bem? o nome não me é desconhecido, mas não sei se o conheço por meio do filme ou do livro, mas de qualquer forma eu não realizaria a leitura dele por enquanto, vou ver se encontro outras resenhas para decidir se realizo a leitura ou não, e sobre os palavrões que você citou, acho que eles usados com moderação em uma história fica algo mais "humano" por assim dizer, mas em exagero eu não gosto sla fica algo pesado de ler :/
    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas em primeiro lugar a capa esta fantástica!! :) Adorei conhecer e fico contente que tenhas apreciado a leitura!

    Bem, eu acho ótimo que a narrativa de primeira pessoa seja tao dinâmica, e essa técnica do reoteiro pareceu-me bem! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol!

    Confesso que não gosto muito de sick-lit, mas tem uma pegada cômica, já me anima. Gostei do enredo, o título chama atenção e Greg parece um personagem bacana! Espero gostar como vc!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei o título desse livro, e, acredite, nunca tinha ouvido falar no filme... acho que ando meio alienada! rs
    Vou procurar saber mais sobre ele! Abraços

    ResponderExcluir
  11. Faz tempo que nao visito seu blog! Como ele ta diferente hehe
    eu li esse livro e fiquei chocada com o spoiler no titulo que não é grande coisa assim se comparado com a historia em si ne? kkkkk
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Não costumo ler livros do gênero, mas gostei da premissa desse e fiquei curiosa para lê-lo. Também não vi o filme, então não tenho base nenhuma ainda, mas vou procurar seguir a dica e ler o livro. Gostei de saber que apesar de ser um sick-lit, a história puxa mais para o lado cômico e tem uma narrativa honesta. Obrigada pela dica, beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Vi recentemente esse livro por aí, mas não me chamou muito a atenção o título, então acabei não conhecendo a história. Se eu soubesse que se tratava de doença, fase terminal, essas coisas, aí que eu não pegaria mesmo (hahaha me envolvo demais com essas histórias). Mas ver esse tema escrito de forma cômica e leve me chama a atenção. Também gosto dessa franqueza de diálogos mais profundos, ao invés de frases feitas a quem não precisa disso, só precisa de uma vida normal.

    Obrigada pela indicação!
    Um beijo,
    Fernanda

    https://spaziodilibri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Eu já li esse livro, e gostei da história.
    Foi algo que me envolveu do começo ao fim, e não conseguia parar até descobrir como seria o destino dos personagens. Uma história bem intrigante.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?
    Comprei esse livro em uma promoção mas não sabia do que se tratava. Agora, sabendo que é um sick lit, gênero que adoro desde que li a culpa é das estrelas, fiquei ainda mais curiosa pela leitura! Adorei saber que os personagens não ficam tentando criar frases de efeito sem importância ou significado para eles. Não curto muito isso em histórias!
    Enfim! Vou colocar esse livro mais pra cima na pilha de leituras!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu nunca havia ouvido falar do filme e nem do livro. Gostei muito de A Culpa É das Estrelas, então acho que gostaria desse também, pela temática ser parecida.
    Achei interessante o menino ter se aproximado dela, mas confesso que precisaria ler mesmo para entender melhor essa parte do filme. Mas, gostei bastante do livro e espero poder lê-lo.

    Abraços, Lara.
    Psiu, Vem Ler!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Ainda não vi o filme e nem li o livro, mas fiquei super interessada.
    Greg parece um personagem bem interessante.

    ResponderExcluir
  18. Tenho problemas sérios quando um livro tem muito palavrão... Normalmente me incomoda tanto que não consigo prestar atenção no enredo. Acho a capa desse livro linda e gosto de sick-lit, mas não sei se leria, fiquei com um pé atrás.

    ResponderExcluir
  19. Vi comentários muito negativos em relação ao livro e acabei desistindo dele. Sua resenha me animou um pouquinho a dar uma chance a ele, mas não agora.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  20. Oi.

    Essa semana mesmo estava passando o filme desse livro, mas eu não consegui assistir. Quero primeiro ler o livro para depois ver o filme. Nunca tinha lido nenhuma resenha da obra, só tinha vontade de ler. Sempre que vejo a capa em algum lugar fico tentada a comprar, mas acabo desistindo. Espero ter a chande de lê-lo esse ano.

    ResponderExcluir
  21. Se eu não tivesse lido na sua resenha que existe um filme sobre esse livro eu jamais saberia!
    Eu acho a capa do livro muito bonita, mas o enredo em si não me atrai. Estou cansada de livros que retratam adolescentes doentes, sabe?
    E por mais que esse traga uma abordagem diferente, ainda assim não despertou minha curiosidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Nunca tive vontade de ler esse livro porque sempre achei a premissa 'nada demais', mas achei bem interessante a proposta de capítulos em formato de roteiro por causa dos personagens. Vou dar uma chance pro filme e ver se eu me animo para ler!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  23. Vi a capa desse livro e não havia me interessado muito por ele...Mas pela sinopse, já me encantei! Está adicionado na minha lista de compras do futuro.

    E que máximo que tem filme, será que tem no Netflix? Sick-lits ótimos são justamente desses que não mostram piedade somente... Gostei muito, já quero!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial