navegar pelo menu
dezembro 26, 2016 -

[RESENHA] Confissões On-line, da Iris Figueiredo




Título: Confissões On-line - Bastidores da Minha Vida Virtual #1
Autor(a): Iris Figueiredo
Editora: Generale
Páginas: 240
Gênero: chick-lit, young adult
adicione ao skoob // compre aqui

Sinopse:
Prudência é uma característica que só consta no sobrenome de Mariana Prudente. A menina viu sua vida mudar de cabeça para baixo em poucos meses: perdeu a popularidade, o namorado, a melhor amiga e o grande sonho de fazer um intercâmbio. Agora, Mariana vê seu nome rabiscado nas cabines do banheiro da escola e escuta fofocas sobre ela pelos corredores do colégio e fica sem rumo. O vestibular se aproxima, sua irmã está enlouquecida por causa do casamento marcado, e tudo que ela quer é não pirar enquanto suporta os últimos meses no ensino médio.
Sem lugar para desabafar, Mari vê no ambiente virtual uma chance de descarregar todas as angústias do mundo off-line, criando o vlog "Marinando". Com sua banda preferida como trilha sonora, ela conta com a ajuda de Arthur e Carina para mergulhar no mundo virtual e esquecer os problemas do mundo real. Com uma câmera na mão e alguns vídeos na internet, Mariana Prudente vê sua vida mudar mais uma vez, pois chegou a hora de sair dos bastidores e ser a protagonista novamente.

Mariana Prudente está no último ano do Ensino Médio, que tinha tudo pra ser perfeito, mas depois de uma fofoca que a fez ser odiada pela escola inteira e perder as amigas, Mari resolve criar um canal no youtube e usa pra desabafar sobre tudo.

Aos poucos vamos descobrindo o que aconteceu com Mariana que a fez se sentir humilhada e sempre ficar na sua. Mas nem tudo é tristeza, já que ela ainda tem Nina, sua única amiga restante. E quando as duas resolvem faltar da aula pra comprar ingresso pro show de sua banda favorita, Mariana acaba conhecendo Arthur, eles começam a se aproximar, e ele acaba ajudando com o canal, o Marinando.

A maioria das situações que a Mariana passa eu consegui me identificar, mas aquelas por quais não passei, foi impossível não me imaginar na situação dela. Acho que a melhor forma de resumir o que senti ao ler Confissões On-line é: eu estava lendo um livro escrito por uma amiga e ficava o tempo todo torcendo pra que tudo acabasse bem.


Confissões On-line aborda assuntos importantes como transtorno alimentar e bullying de uma forma tão incrível, nem sei como explicar o tanto que esse livro me tocou.

Confissões On-line é um livro único. Tem aquele drama da adolescência, mas é contado de uma forma bem diferente, com pé no chão e foi isso que o fez entrar pra minha lista de livros favoritos, além de ter me prendido do início ao fim.

A única reclamação que tenho a fazer sobre o livro é o tamanho da letra que achei pequena. Mas depois que eu entrei completamente na história da Mari, isso não importava mais. Recomendo pra todos. Sério, só leiam!


Quotes:

"Uma foto fofinha de vez em quando, uma declaração ou outra de amor, tudo bem. Mas transformar seu perfil virtual em um mural de exibição do seu relacionamento era algo que dava um pouco de pena. Frequentemente eu tinha a impressão de que as pessoas faziam isso apenas para afirmar ao mundo que as coisas estavam perfeitas, quando, na verdade, não estavam."

"No meu mundo, ninguém precisa convencer os pais que a faculdade que vai fazer é a escolha certa, porque é algo que diz respeito a nós. É o que você vai fazer pelo resto da vida, ninguém mais. Não importa o que a gente escolhe, mas o quão bom somos com aquilo e o quanto gostamos e nos esforçamos para fazer algo bom. Aí você vai ser o melhor, o mais requisitado e vai unir o útil ao agradável."

"Não havia sensação mais estranha do que aquela: uma liberdade misturada com a constatação de que você é uma parte mínima do mundo."

 

30 comentários:

  1. Preciso começar a ler livros assim para saber o que fazer se minha filha sofrer com isso

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Já vi algumas resenhas desse livro e cada vez mais tenho vontade de ler. O livro parece ter uma linguagem bem fácil, o que proporciona uma leitura mais ágil e agradável. Os temas abordados também chamam a atenção. Quando era mais nova o único livro que li que tinha uma temática mais séria por traz foi A Marca de Uma Lágrima.

    Se não me engano esse livro tem uma sequência, então vou querer garantir logo os dois para ler.
    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu já ouvi falar bastante desse livro e com vários pontos positivos, ainda assim não é uma leitura que chama muito a minha atenção. Ainda assim quem sabe eu possa dar a oportunidade em algum momento. Adorei poder conferir suas impressões sobre ele, especialmente porque gostei de alguns elementos retratados em sua resenha. Deve ser uma leitura bem ágil e envolvente, pelo que pude perceber. Sobre os quotes <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Já tinha visto esse livro antes e achei bem interessante a sinopse, justamente porque é um assunto atual e que trata também de temas muito importantes, como o bullying. Confesso que não pretendo ler no momento, mas foi bom ler suas impressões e saber que o livro é bem descontraído e consegue trazer boas reflexões.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  5. Olá Carol, tudo bem?

    Já li inúmeras resenhas de Confissões Online, mas ainda assim este tipo de livro não faz parte do meu gênero de leitura favorito, então provavelmente iria repassá-lo a qualquer uma de minhas colunistas, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. oi, oi.

    essa não é a primeira resenha que leio desse livro. a maioria dos outros posts geral elogiava a história, o desenrolar dos fatos e tals. como amo livros teens, provavelmente irei gostar desse também. o mais legal de tudo é que, por mais que a Mariana seja adolescente, esse tipo de coisa (bullying) pode acontecer com todos nós. ou seja: tema é bem real e urgente.

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  7. Percebe-se que esse livro é bem juvenil, mas os assuntos abordados por serem muito importantes me interessou demais. Gostei muito da capa, é super bonitinha e já dá curiosidade. Adorei a resenha e adorei ainda mais conhecer o livro.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol, tudo bem?

    tenho bastante dificuldade com letras pequenas, mas a história parece ser bem envolvente e com temas bacanas! Gostei da indicação!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Não sou muito fã de livros jovens assim, mas após ler sua resenha e ver tantos elogios assim creio que vale a pena ser lido. Gostei do título e da capa, bastante teen. Parabéns pela excelente resenha sem spoliers! Isso é bom!

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Esse parece ser aqueles livro que todo leitor se identifica, de uma maneira ou de outra, afinal todos nós já fomos adolescentes um dia e passamos por dramas semelhantes. Por esse mesmo motivo parece ser uma leitura gostosa e tranquila e adoro leituras assim pois são sempre mais ágeis. Adorei sua resenha e fiquei curiosa pra conhecer a obra.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto muito desse livro por causa dos temas que ele aborda. Bullying e transtornos alimentares são temas importantes que devem ser trabalhados, mas isso não significa que ele deve ser um livro muito pesado. Eu gostei da leveza que o livro trabalha esses assuntos. Amei matar as saudades do livro através de sua resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá Carol,
    Já tinha ouvido falar sobre esse livro, mas não sabia que abordava temas tão importantes como esses e gostei muito dessa ideia.
    Achei sua resenha extraordinária e fiquei muito contente por saber que essa leitura te agradou tanto e espero que ela me agrade também.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Adorei, já foi para a minha lista de desejados. Ando num pique mais assim : livros leves, que nos cativam e a leitura flui.
    Obrigada pela dica.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Nossa essa protagonista é toda atrapalhada e se mete em várias enrascadas neh? Já li outras resenhas do livro.e imagino que mesmo que ele teste de questões delicadas deve ser uma leitura leve e divertida..
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá, Carol! Tudo bem por aí?

    Confesso que não conhecia a autora e nem a obra, mas me interessei bastante pela premissa. Adoro histórias que abordam temas assim e com certeza vou tirar um tempinho para lê-lo. Te indico, caso você não tenha lido ainda, "A lista negra", da Jennifer Brown, e "Um dia de cada vez", da Courtney C. Stevens, eles abordam temas parecidos e aposto que você também irá gostar. Se você já tiver lido-os, espero que tenha gostado. Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    Beijos.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro e nem a autora. Gostei muito da sua resenha, mas esse estilo de livro não faz muito o meu tipo.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie,
    Não me lembro de ter lido nada sobre esse livro e confesso não consegui ter nenhum interesse nele, a premissa não é bem o que eu estou procurando para ler no momento, então eu passo a leitura.

    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  18. Oie
    uau que bom que a leitura te agradou tanto, eu li também e gostei bastante, apesar de alguns defeitos que fui encontrando no meio da leitura mas com certeza é uma bela dica pra relaxar e também curtir o enredo da autora,

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Me interessei pelo livro já na sinopse. E com a sua resenha fiquei ainda mais curiosa. Tomara que quando eu ler ele eu não me decepcione. Torço para que não rs Obrigada pela diquita. Amei a resenha, mas acho que isso nem precisava dizer rs Bexitus livrescos!

    |amorlivresco.wordpress.com|

    ResponderExcluir
  20. Oi, Carol!
    Já tinha ouvi falar do livro, mas confesso que ele não desperta meu interesse. Tramas que se passam na escola e com cenário mais teen não me deixam mais tão curiosa como antes. Mesmo assim gostei de saber que o livro aborda assuntos importantes, vou indicar a leitura amigas que curtem o gênero.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  21. Olá, meu maior interesse neste livro, é a forma como ele trata temas polêmicos, sendo que e consegue trazer sua mensagem sem ser muito pesado. Além disso a escrita da autora é clara e concisa, algo que levo muito em conta quando procuro livros para ler. Anotei aqui a sua dica.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Carol

    Eu não leria o livro apenas pêlo gênero. Não sou o público-alvo e acho que não me identificaria com a história. Mas achei legal a abordagem feita sobre os transtornos alimentares, não é algo visto com frequência e pode ajudar muitas pessoas que passam por isso.

    Beijo

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Adorei sua resenha, nunca tinha visto o livro mas vou ler, ele parece uma graça.
    Eu procurei o título no skoob e achei um segundo volume lançado em 2015, Confissões Online: Entre o Real e o Virtual.

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Já vi várias pessoas falarem muito bem dessa série de livros e entendo completamente porque você conseguiu se ver na personagem em alguns momentos, já que os assuntos abordados pela obra são bem comuns na adolescência. Adorei saber que foi uma experiência de leitura bem positiva e fiquei curiosa para conferir também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Oiee ^^
    Eu sempre achei, pela capa e pelo título, que era mais um chick-lit *-* fiquei surpresa ao ler a sua resenha e perceber que eu estava completamente enganada...haha' Estou curiosa para ler agora, é mágico quando o autor consegue nos fazer torcer pelos personagens o tempo todo, né? Espero gostar tanto quanto você, e espero não ficar vesga por causa do tamanho da letra...haha'
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Acho que nunca vi nenhuma resenha desse livro, mas achei o enredo meio raso. Não sei se leria, pelo menos não no momento.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  28. Oi,
    já li esse livro, assim como você me identifiquei em vários momentos da Mari, fiquei com a mesma sensação que estava lendo um livro de uma amiga e ficava torcendo para que tudo terminasse bem.
    Realmente a letra é bem pequena, mas quando entramos na história ela flui que é uma beleza.
    Gostei bastante da sua resenha também, clara e objetiva :)
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Sempre vejo falar muito bem sobre esse livro. Adoro histórias de adolescente, sempre são histórias leves, engraçadas e cheia de mensagens. Mesmo já tenho passado dessa idade, amo relembrar meu bons tempos.
    Esse livro está na minha lista de desejados e espero ler em breve.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  30. Olá,
    Ainda não li a obra, mas vi algumas resenhas bem positivas e confesso que com essa sinopse eu já fico bem intrigada e animada para fazer a leitura.
    Fico imaginando como Mariana conseguiu suportar tudo isso e quero conferir como o Marinando conseguiu ajudar ela a passar por tudo isso.
    Adorei saber suas impressões e espero poder ler em breve.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial