navegar pelo menu
outubro 30, 2018 -

[SÉRIE DE TV] O MUNDO SOMBRIO DE SABRINA




Sinopse: Baseada nas histórias em quadrinho do Archie Comics, a bruxa adolescente Sabrina ganha espaço agora no universo compartilhado de Riverdale. Aqui, essa famosa personagem ganha uma versão muito mais sombria.












Para comemorar o Halloween, vamos falar um pouco sobre esta série incrível lançada pela Netflix na última sexta-feira, dia 26 de outubro, que conta com as desventuras de Sabrina durante a transição entre os quinze para seus dezesseis anos. Acontece que, ao completar dezesseis anos, a bruxinha tem que assinar seu nome no livro da Besta e ser devota ao Senhor das Trevas, assim como todas as Bruxas apresentadas e, a partir daí, que começa os grandes questionamentos e dúvidas sobre o que é certo ou não para o futuro da Sabrina.
Como nos conta a história, Sabrina Spellman é órfã dos pais e mora com suas tias, Hilda Spellman e Zelda Spellman, e com seu primo que está em prisão domiciliar com as tias, Ambrose Spellman, de modo que vemos aspectos de sua personalidade e entendendo suas motivações para ser como é.
Em contrapartida, enquanto espera seu aniversário de dezesseis anos, ela prefere continuar vivendo sua vida mortal normalmente, aproveitando o tempo com seus amigos e seu namorado, afinal, assim que completar dezesseis, ela vai precisar ir para a Academia das Artes Ocultas para se tornar uma Bruxa completa.
Esse aniversário dela vai dar o que falar, hein?!

Entretanto, no decorrer de toda a série, vemos aspectos que mostram como o machismo e racismo se fazem presentes na sociedade e como, apesar de ser difícil, ele precisa ser combatido. Apesar de se tratar de uma série ficcional, podemos aprender muitas coisas no decorrer dos episódios e, o mais importante, entender que temos controle total pela nossa vida e nossas escolhas. Sabrina deixa esses aspectos muito evidentes ao se mostrar contra várias situações que todos ali queriam que ela "cedesse"!
Também temos uma cultura mais sombria e macabra ao assistir a série, vendo que o culto deles é totalmente diferente das religiões que estamos acostumados e, caso vocês se sintam desconfortáveis a ouvir, deliberadamente, menções ao inferno, senhor das trevas e ao próprio Satã, essa série é contra indicada a você, pois, se tratando de Bruxas e seus ancestrais, seria impossível mostrar de forma tão clara, senão mencionando descontraidamente, principalmente com falas do tipo "Amaldiçoado seja Satã", sendo ele o "Deus" das Bruxas e mencionando o Deus dos Mortais como um "falso Deus".
No entanto, Sabrina, sendo metade mortal, metade bruxa, ela vai contra todos os ritos das bruxas e, como se faz presente na adolescência de todos, começa a se questionar sobre os valores éticos e morais do que são feitos dentro da própria casa, dentro da igreja da noite e na Academia das Artes Ocultas, mostrando que, se nada daquilo faz sentido e estão apenas denegrindo fisicamente e espiritualmente as Bruxas, como que poderia ser certo? Pela vontade de Satã?
O empoderamento  feminino é muito atual, até mesmo entre as Bruxas, e a relutância na submissão para os homens, um dos aspectos que foi bem construído ao longo da série, mostrando que a personagem principal, apesar de ter um namorado e amá-lo, é totalmente independente e livre para tomar suas próprias decisões e até mesmo salvar as pessoas que amam, mesmo eles sendo apenas mortais, ou será que não?
Com uma pitada de mistério, suspense, e descontração, a série é claramente uma boa escolha para todos que querem adentrar em um universo fictício e bem construído! Desde quando eu comecei a assistir, não parei mais até chegar ao fim, não só a Sabrina, mas todos os personagens me cativaram de um jeito muito encantador.
Mas e vocês, assistiram ou querem começar a assistir ao Mundo sombrio de Sabrina?

5 comentários:

  1. Eu gostava de assistir Sabrina, aquela série antiga, era cômica e muito legal.
    Essa tem uma pegada sombria, não faz muito o meu estilo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu comecei a série no sábado, mas só assisti um episódio. Comecei porque gosto desse tema e o nome me chamou a atenção. Espero que não me arrependa, hehe. Adoro séries com empoderamento feminino, então tem tudo pra gostar dessa tambem .beijos meninas 😍

    ResponderExcluir
  3. Oi Murilo!
    Amei a série, estava ansiosa para conferir, terminando o último episódio hj...
    Completamente apaixonada!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei adaptação que fizeram de Sabrina Mas eu não gosto de comparar com a versão original da série até porque uma das grandes decepções que eu tenho é o fato do Salem não falar

    ResponderExcluir
  5. Assisti a série em dois dias nas férias, mesmo não fazendo muito o meu estilo, curti bastante. O que me desanima é que os episódios são longos, mas pretendo tirar tempo pra assistir a nova temporada que acabou de sair ♥

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial