navegar pelo menu
maio 02, 2018 -

Livros para ler pagando NADA ou muito pouco




Eu sei que é justo nos períodos de crise financeira, quando você abre a carteira e acha zero reais, que a mão de jogar o nome do seu autor favorito mais as palavras "PDF grátis" coça. Em um primeiro momento, essa pode até parecer a solução mais prática, mas além de prejudicar os seus autores favoritos, prejudica todo mundo que trabalhou para que o livro dele(a) fosse publicado.

Nós vamos conversar sobre pirataria na literatura e suas consequências em um outro post, mas hoje eu quero te mostrar que dá pra ler livros de graça, ou quase.

Mas como é possível ler livros de graça, Mari?

É mais fácil do que você pensa! Primeiro vou apresentar para vocês a opção mais óbvia, mas que, na maioria das vezes, também é a mais esquecida: a biblioteca!

Sim, caros amigos e amigas. A srta. Hermione Granger já mostrou pra gente que, seja na luta contra o mal ou contra o tédio, a biblioteca é a nossa melhor amiga e aliada número um. 

Lá, além dos clássicos da literatura, você também pode encontrar títulos de autores contemporâneos como Stephen King, J.K. Rowling e Thalita Rebouças. Ou seja, literatura acessível para todos os gostos!

Faça uma visita à biblioteca da sua escola/bairro/cidade e aproveite para conversar com o bibliotecário! Tenho certeza de que ele ficará super feliz em te apresentar livros incríveis que você provavelmente não descobriria sozinho.

Mas Mari, a biblioteca perto da minha casa não tem muitos livros!

Não tema, caro Padawan! Outra opção para você é um site chamado Domínio Público. Nele você encontra disponíveis obras literárias completas disponíveis para Download em PDF. Tudo legalmente e sem prejudicar ninguém! 

Isso porque, no Brasil, os direitos autorais se tornam públicos 70 anos após a morte do autor (começando a contar a partir de 1º de janeiro do ano seguinte à sua morte). Ou seja, depois deste período, a obra deste autor se torna um bem público.

É seu, é meu, hoje é tudo nosso!

Ler livros clássicos não é muito a sua vibe?

Para você, eu apresento um projeto super legal: o Livros sem Apego. Um site de doação de livros, sem fins lucrativos, que funciona como um intermediário entre quem doa e recebe os exemplares.

Ele funciona de uma forma bem simples. O doador se cadastra e coloca todas as informações do livro. Se você se interessar por ele, entra em contato com o doador e escolhe a melhor forma de envio do seu livro.

Essa é a sua chance de desencalhar da estante aquele livro que você leu e não gostou e trocá-lo por um que está na sua wishlist há séculos! Além de livros infantis, o site também traz em seu catálogo nomes de peso como John Green e Cassandra Clare.

"Ai, mas o correio demora muito pra entregar. Quero ler meu livro agora."

Imagino que os leitores mais ansiosos (como eu) estão pensando. Para você eu apresento duas das minhas plataformas de leitura favoritas: o Sweek e o Wattpad!

O Sweek chegou no Brasil há pouco tempo e já mostrou que não está para brincadeira. Além de convidar vários autores independentes para postarem obras exclusivas e participarem de projetos do site, o Sweek está sempre organizando concursos e mobilizando a comunidade literária nacional.

Destaque para os já concluídos Reações Químicas (Clara Savelli) e Meu Passado me Condena (Larissa Siriani).

Divulgação do Instagram @sweekbrasil.

Sei que existe certo preconceito com plataformas como o Sweek e o Wattpad, mas acho importante frisar que eles são como qualquer livraria; você encontra livros ruins (ou que não foram feitos pra você) e livros que encaixam no seu coração com a mesma facilidade que o sapatinho de cristal encaixou no pé da Cinderela.

Muitos escritores e escritoras que vocês amam hoje saíram de plataformas como esses sites, graças a leitores que deram uma chance às suas histórias e acabaram encontrando verdadeiros tesouros.

No Wattpad, você encontrar livros incríveis como Querido Bebê (Julia Braga), Sob o Mesmo Teto (Bruna Fontes) e Hacker (Ray Tavares). E olha que essa é só a pontinha do iceberg.

Além dos livros no Wattpad, a Bruna Fontes também tem vários lançamentos gratuitos no site da Duplo Sentido Editorial.

Assim como no Sweek, você pode se cadastrar usando o e-mail ou conectar com a sua conta no Facebook. Eu tenho dois livros completos lá, Conexão Seul e Caindo na Real. Vou me sentir muito honrada se você decidir passar o tempo se divertindo com as loucuras dos meus personagens!

                            



Se você ainda tem alguns trocadinhos no bolso, a solução pode ser ainda mais fácil do você pensa!


Na nossa boa e velha Amazon você encontra livros em formato e-book a preços acessíveis e, volta e meia, autores nacionais muito talentosos liberam alguns contos e livros de graça. É mole ou quer mais?

Eu espero que meu post tenha te ajudado a encontrar uma saída para ler livros incríveis, até mesmo nos tempos da pindaíba, sem ter que recorrer à pirataria!

Já usou um desses métodos? Conta pra gente a sua experiência aqui na caixinha de comentários!
E se você tiver mais alguma dica, compartilha com a gente!

9 comentários:

  1. Ameeei demais as dicas! Amo o Wattpad com todas as forças e vou defendê-lo! Hahaha Já li Conexão Seul e Sob o Mesmo Teto lá e amei de paixão. Fora que dá pra vc comentar e interagir com os autores <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM! Eu amo a interatividade com os leitores. É um ótimo termômetro para as histórias e um excelente modo de saber se estamos seguindo o caminhho certo.

      Excluir
  2. Ual, que post, adorei!
    Leio mtos e-books, infelizmente pra mim os mais acessíveis possíveis...
    Não leio no Wattpasd, preciso começar á ter esse gosto tbm...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei a dar uma chance quando vi que livros físicos além de pesarem no orçamento, também entulhavam a minha casa. O Wattpad é incrível! Isso sem mencionar que ele te oferece a possibilidade de conversar diretamente com o autor. Eu acho isso fantástico :D

      Excluir
  3. Gostei do post.
    Não curto ler pdf, o único que li foi disponibilizado pela autora.
    Wattpad é um espaço bem bacana, tem opções incríveis por lá, mas... tenho uma dificuldade tremenda em ficar lendo no celular e tal.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ludy! Fico feliz que você tenha gostado :)) Eu não costumava ler muito pdf também não, mas acabei me adaptando por causa dos textos da faculdade. Uma coisa que me ajuda a ler no celular é tirar o brilho da tela. Espero que te ajude :) Beijos!

      Excluir
  4. Eu conheço algumas dessas plataforma e amooooo demais,tam tam conheço amazom e sempre estou procurando livros grátis...esses sites ainda não conhecia,valeu por indicar eles,vou procurar aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Que bom! Fico feliz de saber que você tenha gostado das dicas :D
      Também estou sempre na Amazon caçando livros grátis!
      Beijos!!

      Excluir
  5. Adorei as dicas!
    Te agradeço muito por apresentar o Sweek eu não o conhecia ainda e achei maravilhoso. O Wattpad é um dos meus melhores amigos ja li livros incríveis nele, inclusive Sob O Mesmo Teto, o meu favorito é O Preço da Felicidade.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial