navegar pelo menu
setembro 18, 2017 -

Músicas que me lembram livros






Oi, gente!
Vocês já ouviram uma música e pensaram "uau, essa música me lembra tal livro"? No post de hoje eu vou falar de músicas que me lembraram livros que eu já li (e a maioria tem resenha aqui no blog, caso queiram saber mais sobre o livro). E no final do post tem uma playlist no Spotify pra vocês ouvirem as músicas. Espero que gostem, e me contem de alguma música que lembrem um livro! 😊

Eu resolvi que vou sempre atualizar esse post e a playlist no Spotify, porque depois que eu postei me veio outras músicas na cabeça e vocês também falaram de músicas que combinam com certos livros!
Última atualização: 06/dez/2017

Meu Coração e Outros Buracos Negros, de Jasmine Warga (resenha aqui), é um livro que tem depressão e suicídio como temas principais. Aysel e Roman estão planejando acabar com a própria vida, e, Issues, da Julia Michaels, que fala sobre um relacionamento que ambas as pessoas têm problemas (é uma música bem honesta, assim como o livro), e como juntos, eles podem resolver seus problemas, na base da conversa, um ajudando o outro.

Look What You Made Me Do, da Taylor Swift, me lembra muito o livro O Casal Que Mora ao Lado, de Shari Lapena (resenha aqui), um livro que mostra um casal que tem sua bebê raptada no meio de um jantar na casa do casal da casa ao lado; e em situações desafiadoras, as pessoas são capazes de fazer qualquer coisa pra sair delas, assim como os personagens do livro e a música da Taylor.

Outros Jeitos de Usar a Boca, de Rupi Kaur, é um livro de poemas e ilustrações minimalistas que mostra a vida em suas várias nuances de um jeito bem cruel, mas também real e honesto; também fala sobre emponderamento, e é por isso que escolhi I Am the Best, do falecido 2NE1, pra representar esse livro.

Stay Together, da Noah Cyrus, é uma música sobre aproveitar a vida no presente, e isso me lembra o livro Antes que o Tempo Acabe, de L. A. Melo (resenha aqui), já que na obra, Claire descobre ter uma doença e tem pouco tempo de vida, e a mensagem do livro é justamente essa: aproveite a vida e as pessoas próximas a você agora, enquanto você pode.

O Bom do Amor, de Chris Melo e Laís Soares (resenha aqui), um livro que reúne tirinhas sobre aqueles momentos e pequenos gestos que mostram que a gente ama de verdade, e, Linda, do Projota feat. Anavitória, combina muito com esse livro.

Os 12 Signos de Valentina, de Ray Tavares (resenha aqui), é um livro que acompanha Isadora contando suas experiências com um garoto de cada signo logo depois de ter terminado com um pisciano, e como ela é ariana, é uma receita para o desastre pois os signos são incompatíveis. Mas nem sempre pessoas diferentes dão errado assim, como mostra na música Eu Sushi e Você Pizza, do O Amor Existe, que fazem o relacionamento funcionar mesmo com suas diferenças.

Quando penso no livro Treze, de FML Pepper (resenha aqui), a música Deixe-Me Ir, do 1Kilo, me vem automaticamente na cabeça. Não porque a letra da música fala literalmente sobre as situações do livro, mas a essência é a mesma. Os personagens têm personalidades fortes, e não se deixam levar por qualquer situação, mas fica claro que preferiam estar junto, na paz, sem brigas. E a parte da música que fala "A vida é curta pra chorar pela ex, eu falei pra mim mesmo enquanto eu chorava outra vez, é" me lembrou muito o Karl depois de muito tempo ainda sofrer pela ex.

Bad Reputation, de Shawn Mendes, deveria estar na soundtrack da série (que também tem livro, duh) Os 13 Porquês, de Jay Asher (post aqui), porque parece que é o Clay cantando pra Hannah, e toda vez que eu ouço sinto uns calafrios. Linda demais!

Sober, da Selena Gomez, eu nunca tinha ouvido antes, mas o Murilo comentou que lembrava muito o Patrick, de As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky, e tenho que concordar. "Você não sabe como me amar quando está sóbrio", é a frase da música que define o Patrick.

S.L.U.T., da Bea Miller (que significa Sweet Little Unforgettable Thing), a cantora canta sobre o quanto ela ama o próprio corpo e não tá nem aí se você não gosta, e poderia ser facilmente a Nina, de Poder Extra G, de Thati Machado (resenha aqui), cantando essa música maravilhosa, que é tudo que a gente precisa ouvir de vez em quando.

Every Breaking Wave, do U2 (que recentemente virou uma das minhas bandas favoritas da vida), tem uma vibe que me lembra os livros de Fazendo Meu Filme, da Paula Pimenta (resenha aqui), e é uma coisa que não sei explicar muito bem, porque essa música também me lembra a Isadora e ela tem uma conexão inexplicável com FMF, então talvez seja isso. Mas a letra é linda e lembra muito Fani e Leo. 🎔

19 comentários:

  1. Aah, que post legal.
    Eu não sou muito de escutar música, e quando escuto não associo a livro nemhum. Mas achei legal isso, vou prestar mais atenção e ver se me lembra algum livro.
    Gostei das suas escolhas; já li resenha do O casal que mora ao lado, mas ter a música da Taylor como trilha sonora... Que livro hein!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amo a musica "Look what you made me do" da Taylor!
    Uma música que eu associo ao livro "As vantagens de ser invisível" é Sober da Selena Gomez. Me lembra muito a situação vivida por Patrick no livro e lembro que na época que li eu ouvia a música sempre que abria o livro kkkk
    Adorei sua Playlist!

    ResponderExcluir
  3. Não consigo escutar musica qdo estou lendo, então não tenho essa ligação... Já aconteceu de imaginar histórias qdo escuto determinada musica, mas como não tenho vocação pra ser escritora, fico só na imaginação mesmo...
    Eu AMOOOOO as musicas da Adele, quase todas me remete a uma cena de filme, qdo o livro é bem dramatico, ouaquelas cenas q a mocinha briga com o mocinho (kkk) sempre lembro dessas musicas, fico imaginando como seria o filme...

    ResponderExcluir
  4. Que amor esta tua postagem, confesso que nunca havia relacionado musicas ao livros, quando vou ler, não me importo de ter música tocando, mas geralmente tem que ser algo bem relaxante para ajudar na leitura. Gosto mais de relacionar pessoas as historias, sabe...Tipo atores para os personagens dos livros para facilitar para imaginar a historia.

    ResponderExcluir
  5. Olá, não li nenhuma dessas obras, mas é o máximo quando a música parece ser feita especialmente para o livro, né? P.S. Taylor Swift e 2NE1 reinando na playlist, A.D.O.R.O. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a playlist!! Acredito que músicas complementam a leitura e fazem ela ficar mais prazerosa!!

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Carol!
    Sabe que nunca pensei em músicas que lembram os livros?
    A não ser quando o próprio livro traz um relação de músicas, aí quando escuto, lembro dele.
    Confesso que algumas das músicas que citou não conheço, depois vou escutar e ver se consigo relacionar com os livros que falou.
    Desejo um final de semana maravilhoso!!
    “O primeiro passo para a cura é saber qual é a doença.” (Provérbio Latino)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, realmente como Look What You Made Me Do me lembra muito O Casal que Mora Ao lado, socorro!
    Nunca tinha pensado em uma musica que me lembra de livros, mas gostei do post; bem legal!
    Adorei e faz mais ♥
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi! Confesso que nunca relacionei um livro com alguma música, mas achei o post super legal! Vou conferir todas as musicas, e espero ter a oportunidade de ler todos os livros um dia hahah Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho uma mania incrível de sempre que estou lendo, vou pensando em músicas que combinam com a história. Quando a história cita alguma música, faço questão de ouvir ela junto com o personagem. Acho que a gente entra mais na história.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  11. Oi Carol, tudo bem?
    Vou ficar ouvindo essa playlist toda hora haha
    Eu amei suas escolhas, dos livros que citou eu li: O casal que mora ao lado, e Outros jeitos de usar a boca. Mas quero ler todos os que citou, e adorei as escolhas das músicas, principalmente Projota que eu amo haha
    Vou adorar ver mais posts assim, livros e música são as melhores coisas do mundo.
    Beijos!
    Lost Words!

    ResponderExcluir
  12. Que barato essa postagem, adorei guria!! Sabe que para musica nunca fiz isso, mas geralmente faço com imagens.Um exemplo foi o Por Lugares Incriveis, a cada nova paisagem eu procurava no google, deu uma veracidade incrivel, deixando o livro um pouco como sendo veridico, por isso acabou sendo um dos meus queridinhos, vou seguir a dica e fazer com as musicas tbem... baita ideia!!!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial