navegar pelo menu
agosto 17, 2017 -

[RESENHA] Jane Austen Roubou meu Namorado, de Cora Harrison





Sinopse:
Baseado nos diários da escritora Jane Austen na adolescência, este divertido romance juvenil é uma história de aventura, mistério, fofocas e, claro, flertes e paixões. Uma das autoras mais queridas em todo o mundo, cujo bicentenário de morte ocorre este ano, Jane Austen (1775-1817) segue arrebanhando uma legião de fãs em pleno século XXI com romances nos quais retrata a sociedade inglesa de sua época com precisão e ironia. Em Jane Austen roubou meu namorado, a escritora irlandesa Cora Harrison recria, para os jovens de hoje, a atmosfera dos livros da própria Jane Austen mesclando ficção e dados reais, a partir dos diários da autora de Orgulho e preconceito. O livro retrata as peripécias amorosas da futura escritora, que já se considerava uma especialista em assuntos do coração, e de sua prima Jenny.

Bom tarde leitores, como estão? Hoje trago a resenha do livro Jane Austen Roubou meu Namorado, livro cedido em parceria com a editora Rocco.

Jenny Cooper é prima e grande amiga de Jane Austen, juntas elas se divertem na companhia uma da outra e quase não se separam. Em seu diário secreto, ela escreve sobre acontecimentos em sua vida, sobre sua prima e agora as páginas também são preenchidas por uma paixão pelo capitão Thomas Williams.



Perdidamente apaixonados um pelo o outros, Thomas e Jenny não veem a hora de se casarem e tudo estaria perfeito, se não fosse pelo falo de o irmão mais velho de Jenny, Edward-John junto com sua esposa Augusta não permitirem o acontecimento da cerimônia, uma vez que Jenny tem apenas 17 anos e após perder sua mãe que a deixou sobre os cuidados de Edward-John, imaginando que ele como irmão de Jenny iria fazer de tudo para a felicidade da irmã, mas em invés disso, Edward só dá ouvidos ao que sua esposa Augusta diz e o único interesse dela é pegar todo o dinheiro que foi deixado a Jenny.

Augusta e Edward-John não dão o braço a torcer sobre o casamento de Jenny com Thomas, o que deixa Jenny triste, mas ainda mantém um pouco de esperança de que o irmão e a cunhada irão mudar de ideia.
Thomas tendo que viajar para uma missão, acaba deixando Jenny sozinha e ela fica sob os cuidados dos tios, o sr. e a sra. Austen, mas para complicar mais ainda Jenny não pode responder as cartas que Thomas envia a ela durante sua viagem e nem pode lê-las e quem fica encarregada dessa tarefa é a mãe de Jane.


Alguns dias depois do aniversário de Jenny, a família Austen decide tirar alguns dias de férias na cidade de Bath e visitar o irmão da sra. Austen, onde ficaram hospedados. É nessa cidade cheia de novidades que Jenny e Jane embarcam em várias aventuras e bailes repletos de novidades.

Eu não sou muito fã de romances de épocas e por isso quando iniciei a leitura já estava quase desanimando porque não estava fluindo, mas aos poucos fui pegando o ritmo da história e no final das contas posso dizer que gostei do livro.

Me senti presa a vários acontecimentos e por ser um livro que se baseia em fatos reais, aumentou ainda mais minha curiosidade.

Temos Jane uma garota inteligente, divertida, corajosa, ousada, namoradeira e grande entendedora dos corações apaixonados. Jenny descreve muito bem a personalidade da prima e as duas são bastante ligadas. Jane está sempre a procura de ideias e experiências para contar em suas histórias que quer escrever futuramente e Jenny está constantemente escrevendo em seu diário.



Boa parte do livro se passa na cidade de Bath, onde a família Austen vão passar as férias. Tem alguns personagens que me tiraram do sério e um deles foi Augusta, a cunhada de Jenny que implica a todo momento com a garota e finge só querer seu bem.

O livro se passa no ano de 1791 então é importante ressaltar os hábitos diferentes da sociedade britânica naquela época e me senti literalmente fazendo uma viagem no tempo para  o passado com todos os costumes e gostos diferentes.

Cora Harrison criou uma boa trama mesclando fatos reais com a ficção e foi uma experiência agradável a leitura. A diagramação da Editora Rocco está muito linda e delicada e a capa é um amor só. Indico o livro para quem é fã da autora Jane Austen e quer conhecer mais de sua vida na adolescência e para quem quer apenas embarcar em uma trama leve e divertida.


Me contem nos comentários se vocês já leram ou tem interesse!

4 comentários:

  1. Nunca li, mas ultimamente ando querendo muito ler os livros da Jane Austen! Como o livro narra a adolescência da autora, acha que vale a pena ler ele primeiro para entender os costumes da época e aproveitar melhor os livros da própria Jane?
    Adorei a resenha, como sempre está arrasadora *o*

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, essa capa é muita fofa!
    Já li alguns livros da Jane e, são bons. Gostei de saber um pouco mais sobre este livro (o título é ótimo), ainda mais por muitos partes serem reais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá !!
    Adoro romances de época e estou louca para ler esse livro ❤❤
    Da Jane Austen só li Orgulho e Preconceito e estou com Persuasão na estante.
    O enredo desse livro parece ser maravilhoso.. Estou super curiosa.

    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Que capa mais linda, nossa, a Editora arrasou *-*
    Nossa, com essa Augusta quem precisa de inimigo né? :O
    Eu comecei a ler romance de época a pouco tempo (li só um na verdade kk), mas amei e quero me aventurar mais nesse gênero que para mim é novidade.
    Baseado em fatos reais? Nossa, ganhou mais um ponto comigo!
    Eu ainda não li nada da Jane, mas esse livro que fala sobre ela me deixou bem curiosa, vou querer ler sim.

    Ps:. Amei as fotos!

    Lost Words!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial