navegar pelo menu
junho 26, 2017 -

[RESENHA] Um Romance Perigoso, de Flávio Carneiro




Título: Um Romance Perigoso
Autor(a): Flávio Carneiro
Editora: Rocco // livro cedido em parceria com a editora
Páginas: 288
Gênero: ficção, literatura brasileira
adicione ao skoob // compre aqui

Sinopse:
Depois de O campeonato e O livro roubado, Flávio Carneiro põe a dupla André e Gordo no centro de uma nova trama policial com sotaque carioca. Em Um romance perigoso, o detetive particular e o amigo, dono de um sebo na rua do Lavradio e apaixonado por literatura policial, seguem o rastro de um serial killer que está matando autores de autoajuda e deixando o mercado editorial, e toda a cidade, em polvorosa. E não se trata de um assassino qualquer, mas de um leitor dedicado do escritor norte-americano Dashiell Hammet, pois a cada crime ele deixa uma pista que faz alusão aos livros do autor. Entram em cena, então, um alfaiate e exímio conhecedor da obra do autor de O falcão maltês e outros clássicos do romance policial, um taxista dono de um motel-fazenda no interior do estado onde um dos crimes acontece e outros personagens improváveis que circulam como peças num tabuleiro de xadrez por um Rio de Janeiro ao mesmo tempo solar e noir.

Um Romance Perigoso começa com o assassinato de um escritor de autoajuda, que então descobrimos ter sido por um serial killer que vem matando escritores de autoajuda e deixando pistas. A forma que ele mata é sempre a mesma: injetando estricnina nas vítimas, deixando com um sorriso parecido com o do Coringa.



André e Gordo, dois amigos, decidem investigar, já que a recompensa pra quem tiver alguma informação sobre o assassino de Epifânio, escritor de livros de autoajuda, é de R$50.000,00. André é detetive particular e Gordo é dono de um sebo, mas é o mais animado na investigação. Logo em seguida, outros escritores de autoajuda são assassinados da mesma forma, e aí a história melhora.



Os diálogos são entre aspas, diferente do que estou acostumada, mas isso não atrapalhou em nada. O livro é contado em primeira pessoa sob a perspectiva de André, com a ambientação feita no Rio de Janeiro; eu adorei, já que quase não leio livro que são passados na cidade maravilhosa e o autor escreveu brilhantemente.

Achei um erro no enredo, quando ele diz que vai em lugar, e acaba que não tem mais informações sobre aquilo, mas foi algo simples que não chegou a atrapalhar a trama. É ótimo pra quem ama um bom romance policial, ainda mais por ter várias referências, já que os protagonistas são amantes de livros do gênero.



É o terceiro volume de uma trilogia, mas não é necessário ter lido os outros livros pra entender esse, pois são independentes. Os personagens principais são bem construídos, e os secundários têm grande importância pra trama principal, como a Ana, namorado de André, que está sempre ajudando na investigação – ela é mais esperta que os dois juntos, haha. Se você gosta de romance policial com uma reviravolta incrível, é uma leitura recomendada pois a escrita é bem agradável e te prende do início ao fim.


QUOTES:

"Eu sei. Temos um serial killer na cidade. Um serial killer de escritores de autoajuda."

"A vida de um escritor depende da gente. Tudo bem, é um escritor de autoajuda, mas é um ser humano."

30 comentários:

  1. Ola
    Não conhecia esse livro e nem sobre a trilogia, mas fiquei bem intrigada quanto ao enredo, especialmente porque gosto muito desse gênero e sua resenha conseguiu repassar uma crítica bem positiva sobre o desenvolvimento. Legal saber que a leitura é independente dos outros, mas acho que prefiro ler na ordem!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também prefiro, mas só descobri quando ele chegou aqui, haha.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi, sou fascinada por tramas policiais, e já fiquei aqui super ansiosa em conhecer essa história cheia de ação e mistérios.

    Será que o Gordo e o André conseguirão desvendar quem está assassinando os autores?

    Espero que sim!

    Boa dica! ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi, adoro um bom romance policial, imagina um se passando na cidade onde moro. Já quero rs Dica anotada, quero ver esses amigos desvendando esse assassinato. Bjs
    Tell me a Book

    ResponderExcluir
  4. Olá! Que bom que o diálogos ser diferente do que você é acostumada não atrapalhou. A primeira vez que li uma história assim achei meio estralho mas, não atrapalhou também. Legal os personagens gostar de livros do gênero e fazer referências. Acho bacana livros de uma trilogia que de para ler independente. Beijos'

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol :)
    Gostei da premissa do livro, e apesar de nunca ter visto ele, ele parece bastante interessante.
    Adoro romances policiais, e que bom saber que os personagens são bem aproveitados, tanto os principais como os secundários.
    E que legal que tem essas referências, acho que vou adorar o livro e a escrita do autor.
    Muito obrigada pela indicação ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Não sou do tipo que lê romances policiais, mas quero começar a ler! (Tanto que estou com um livro da Agatha Christie para ler quando terminar a leitura do meu atual). O que você acha sobre romances policiais?
    A história deste livro acima parece ser bem interessante ainda mais falando sobre assassinatos de escritores de autoajuda! Tem alguma referência sobre esses assassinatos? Tipo um certo preconceito com escritores de autoajuda ou é apenas o enredo em si?
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô gostando bastante do gênero, Murilo. Acho que o preconceito é só por parte dos personagens, que não curtem o gênero.

      Beijos

      Excluir
  7. Olá...
    Ainda não conhecia essa obra, mas, fiquei bastante interessada em seu enredo! Não gosto de diálogos entre aspas, mas, dá pra ler, apesar de não ser agradável... Gostei de saber que os personagens são bem construídos e com certeza pretendo dar uma chance á obra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!!

    Não conhecia esse livro, até porque não curto muito o gênero, mas como é a cara da minha amiga já mandei o link da resenha para ela e recebi um "quero" como resposta, então acredito que seja um bom livro rs. Sua resenha está muito boa, fica fácil entender seus motivos de gostar ou não e você passa verdade na sua opinião.

    Beijos e Sucesso

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Não conhecia o autor e nem essa trilogia, mas já fiquei super interessada. Adoro um bom romance policial, com um enredo bem inteligente e cheio de mistérios.
    Por tudo que você comentou, parece ser uma ótima leitura.
    Dica anotada.
    Parabéns pela excelente resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. O cenário ser no Rio de Janeiro já me interessou demais porque o Rio é o meu lugar favorito no mundo!!! As vezes eu estranho um pouco quando os diálogos são entre aspas, porem, se a história for bem contada, acabo me acostumando no decorrer da leitura.
    Adorei a dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi!! Ultimamente tenho gostado muito de literatura brasileira principalmente quando a leitura é romance policial, e ter o cenário do Rio então? Já super amei, eu particularmente não gosto de diálogos entre aspas, acho que tira um pouco a "sequência" da história.

    ResponderExcluir
  12. Olá ♥
    Não conhecia o livro, mas achei a premissa bem interessante parece até com a de um filme que eu vi, porém o cara era um assassino paranormal e sempre matavam as vitimas de uma única maneira ele alegava que era por que ele sabia que a pessoa iria sofrer no futuro e para isso ele apenas amenizava a dor.

    Saber que o livro é narrado em primeira pessoa me agrada muito, pois é o meu tipo de narrativa preferida me sinto mais ligada ao personagens. Fiquei bem curiosa para saber quem é o assassino e por que ele faz isso. O livro acabou de entrar na minha lista de desejados. Parabéns pela resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?

    Não conhecia o livro mas como to querendo ler livros policiais fiquei com muita vontade de ler, ainda mais por se passar no Rio de Janeiro. Ainda bem que o erro na trama não atrapalhou em nada a leitura, porque é muito chato encontrar erro nos livros né? Espero conseguir ler o livro em breve.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  14. Hey Cá,
    Ainda não conhecia essa trilogia, mas fiquei interessada, pois gosto dessas coisas de morte e investigação. Já li alguns livros que se passam no RJ e gostei do que encontrei. A única coisa ruim nesse livro foi que parece que o começo é meio lento.
    Espero ter a oportunidade de ler, pois vou anotar a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Não conhecia essa trilogia, mas já achei bem interessante a premissa ainda mais por se passar no Rio, um estado que quero muito conhecer, amo livros do gênero e adoraria poder ler essa trilogia algum dia e desfrutar da leitura tanto quanto você. Até espero poder ler outras opiniões a repeito da obra para me certificar de que seja algo que eu leria realmente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro e muito menos sabia que ele fazia parte de uma trilogia.

    Eu sou bastante fã do gênero, então acho que eu iria curtir. A ambientação também me agrada, já que sou do Rio e fiquei curiosa para saber como foi a abordagem.
    Eu não curtia muito diálogos feitos entre aspas, mas agorame acostumei! hahhhaaba

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Carol, achei bem interessante o livro. Não conhecia o autor, mas fiquei interessada nesta série do autor que é investigativa. O melhor é que e passa em território nacional!

    Beijos Joi Cardoso
    estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, eu desconhecia esse livro, mas achei a trama bem interessante! Fiquei curiosa e instigada para descobrir o porque desse serial matar esses autores e principalmente fazer questão de deixar com o sorriso no estilo do coringa (lindo <3 o coringa, não o que o serial faz haha) e gostei ainda mais porque é um livro com um cenário brasileiro, algo que não encontramos muito por aí! Achei bem original e diferente e me deixou com vontade de ler, estou louca para conhecer essa namorada que é mais esperta que eles (mulheres sempre arrasando)! Definitivamente quero ler, obrigada pela dica <3
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  19. Oii
    Aii eu livros policiais... Não conhecia essa obra, gostei muito do que disse e que legal ela se passar aqui no Rio. Achei a premissa bem diferente. Anotei o nome do autor e vou pesquisar mais sobre essa série..

    Beijos_ livros & tal

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Achei bastante interessante a proposta desse livro, fiquei bem curiosa para saber qual o motivo de estar matando os escritores de auto-ajuda e como isso será solicionado.
    O bom é que o livro pode ser lido independente né, isso ajuda muito a conhecer a escrita do autor

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?
    Gostei bastante da sua resenha, mas o livro não me cativou muito, acho que não faz o meu estilo de leitura.
    Estou fugindo de séries no momento, e mesmo que esse possa ser lido sem ter lido os anteriores, acho que vou passar a dica.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Eu não conhecia o livro, mas achei a capa incrível e a trama atraente, principalmente por ter citado minimamente o Coringa. hahaha Eu não dispenso um bom romance policial, então já me interessei bastante por ele e de fato achei a trama interessante, ainda mais por se passar no Brasil. Espero ter a oportunidade de lê-lo também. Obrigada pela dica!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  23. Adorei essa premissa, ja que sempre busco novos romances policiais para minha leitura mensal. Gostei da forma como o autor buscou criar um forma diferente do serial killer atacar, algo bem original. Ja coloquei em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia o autor! A sinopse me trouxe ares de O colecionador de ossos!

    E que coisa, um assassino de escritores de autoajuda, huahua! Sei que autoajuda não é um gênero dos mais favoritos... Mas não precisa matar os autores, né? Huahuahua

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  25. Nossa, que premissa legal! Amei amei amei! Como nunca tinha ouvido falar desses livros antes? Com certeza entrou na lista dos desejados. Adoro romances policiais e sei que nunca vou ter lido o suficiente deles. Escritores de auto ajuda? kkkkkkkkkkkk
    Que genial. Com certeza vou ler essa e as outras duas obras, obrigada pela dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial