navegar pelo menu
fevereiro 13, 2017 -

[RESENHA] Confissão, de Paula Pimenta




Sinopse: 'Confissão' foi o primeiro livro lançado por Paula Pimenta, em 2001, e encontrava-se esgotado há vários anos. A obra, que apresenta poemas escritos pela autora desde a sua adolescência, agora recebe uma nova edição, pela editora Gutenberg. Paula ampliou um pouco o livro original, acrescentando alguns novos poemas e incluindo alguns que anteriormente havia 'emprestado' para os seus personagens Fani, de Fazendo meu filme, e o Rodrigo, de Minha vida fora de série.










Olá, leitores. Hoje trago a resenha do livro Confissão, da Paula Pimenta lançado pela Editora Gutenberg.

Confissão é um livro de poemas recheado de sentimentos que desperta emoção no leitor em cada página. Não tem como falar sobre cada um dos poeminhas escrito, já que são vários, porém eles são pequenos e rápidos de ler. Li o livro em um dia e vez ou outra sempre o abro em algum poema aleatório.



O livro já foi publicado pela primeira vez em 2001, onde marcou a estreia da autora e essa edição que tenho em mãos é nova contando com 77 poemas e o melhor, para quem já leu Minha Vida Fora de Série, os poemas que o Rodrigo faz também estão no livro nas últimas páginas e são uma fofura só! Fico na dúvida em escolher um que eu mais goste, mas sou suspeita para falar que o meu favorito é o Ela Tem, poema do qual o Rodrigo dedica à Priscila em Minha Vida Fora de Série.

A diagramação é linda e a Gutenberg teve todo cuidado e capricho, há também ilustrações que acompanham os poemas no decorrer das páginas, o que deixa a leitura ainda mais dinâmica. São poemas leves e indico para qualquer pessoa que queria um livro fluído e que é uma gracinha só! Leitura para ser feita em apenas algumas horas e sempre que quiser também pode abrir o livro em algum poema aleatório



Ela Tem (página 73)

“Ela tem estrelas nos olhos
E a lua crescente no sorriso
Se eu fosse astronauta no seu céu
Eu iria ao paraíso.
Ela tem o Sol nos cabelos
E um caleidoscópio no rosto
O vermelho da sua boca
Eu quero tanto saber o gosto.
Ela tem jeito de fada 
E um porte de princesa 
Mas quando passa não enxerga
Que me deixa sem defesa.
Ela tem sonhos secretos
E um corpo que vicia
Me tira o juízo e o sono
Me maltrata me angustia.
Ela tem tudo ao seus pés 
E consegue seja o que for 
Eu não tenho mas que o desejo
De um dia ser seu amor.”

20 comentários:

  1. Eu ainda não li nenhum livro dela, mas minha irmã leu e gosta bastante!
    bjus!

    bomhumornaosaidemoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Não sou muito de ler poemas, mas esse livro está na minha lista há algum tempo. Sou fã da Paula Pimenta, então, não posso deixar de ler o primeiro livro dela.
    Adorei sua resenha e fiquei ainda com mais vontade de ler. Parece que tudo que a Paula escreve é sensível e gostoso de ler, né? Além disso, pelo que você falou, parece ser uma leitura muito fluida e leve. Então, pretendo ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oie! Tudo bem?

    Nunca li nada da Paula, tanto é que não sabia que esse era realmente o primeiro livro que ela lançou, não sei se o leria, como todos os outros dela lançados elas não me chamam muito a atenção, mas em algum momento irei dar uma chance para eles, e fico feliz que tenha gostado da leitura!

    BJss

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Eu compreendo perfeitamente que em livros de poemas e assim não consigamos falar muito numa resenha!! :) E verdade!!

    Bem, mas acho ótimo que consiga passar tanta emoção ao leitor... Contudo, não lerei por não fazer meu género habitual...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Gosto de livros de poemas,e esse me parece muito delicado,mesmo nunca tendo lido nada da Paula

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem??

    Eu confesso que sou apaixonada pela paula ♥ Ela é a minha autora preferida! Mas mesmo assim eu achei esse livro bem fraquinho... Os que eu mais gostei foram os utilizados pelo Rodrigo em MVFS :/ mas de qualquer jeito, a leitura é tão rápida que vale a pena ser feita

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Isadora, tudo bem?
    Eu não curto muito poemas, mas se tivesse lido a série que a autora escreveu com certeza teria comprado o livro só para ler os poemas escritos pelo personagem, creio que para os fãs seja um prato cheio, né? Legal saber que a editora caprichou na diagramação, pela foto me parece mesmo impecável. Dica anotada!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    O único livro da Paula Pimento que li foi Cinderela Pop e gostei bastante da escrita dela.
    Esse da sua resenha, não me chamou muito atenção pois não é um gênero que me atrai. Gosto de poesias mas não costumo ler livros que toda sua base seja de poemas e poesias.
    Passarei a dica, por enqto.
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Conhecia a autora, mas não fazia a mínima ideia que ela já tinha escrito um livro de poemas. Apesar de gostar de poemas, estou procurando outros tipos de livros pra ler e passo a dica. Na verdade, pode ser que leia outras obras da Paula esse ano. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi. Tudo bem?
    Ainda bem que o livro foi reeditado, pois aparece ser uma ótima obra e seria bem triste se continuasse sem circulação. Apesar das poucas considerações sobre o livro, confesso que foi o suficiente para despertar a minha atenção. Já anotei aqui e vou fazer questão de em breve adquiri o meu exemplar, pois vai que esgota de novo, né? Não posso ficar sem. Obrigado pela dica.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu admiro muito os amantes de poemas, poesias e prosas. Mas, não é minha praia. Infelizmente não tenho esse dom. x)
    Mas está anotado a dica, se alguém me pedir uma indicação, já sei que livro apresentar.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  12. Oiee Isadora ^^
    Li alguns livros da Paula e gostei bastante, mas ainda não consegui ler "Confissão". Fiquei bastante surpresa quando soube dele pela primeira vez (o vi na biblioteca da escola, quando estava no ensino médio), mas, como eu não era fã de poemas na época, acabei nem dando atenção. Espero poder lê-lo logo ♥
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  13. Eu nem sabia que ela tinha escrito um livro de poemas. Eu não curto poesias/poemas, além de não curtir a autora, então não seria algo que eu leria. Que legal que os poemas do personagem do outro livro estão aí.

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Oie
    eu acho que cheguei a ler o livro mas faz um bom tempo e lembro que tem várias coisinhas fofas dentro mesmo, a autora como sempre distribui amor, bela resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Isadora.
    Eu não sabia que a paula Pimenta também tem um livro de poemas. Que incrível!
    Pela foto e pelo poema que você destacou dá para ver que são bem bonitos e profundos.

    ResponderExcluir
  16. Olá! Apesar da grande repercussão que os livros dessa autora tem tomado ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma obra infelizmente. Não sabia da existência desse título, fiquei bastante interessada! Dica anotada.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu já li algumas obras da Paula e confesso que não curti muito, logo não fico muito animada com dicas de livros dela, mas esse eu ainda não conhecia e fiquei curiosa para saber mais sobre. Enfim, parece ser um bom livro, mas eu não sou muito fã de poemas, então não fiquei curiosa :/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Nunca li nada dessa autora, embora sempre leia sobre ela aqui ou ali.

    Não costumo muito ler poesia - não porque não goste, mas porque não é muito minha onda mais. Mas achei a capa muito linda, com todas essas cartas enlaçadas.

    Gostei da diagramação do livro e é bom que ela tenha reciclado os poemas antigos e adicionado novos. Creio que mostra que está sempre evoluindo!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, não sabia que este livro tinha sido o de estreia da Paula. Mas gostei da editora ter trazido uma nova edição e que os poemas permeiem por sentimentos cativantes. Ainda não me peguei lendo algo da Paula, mas acho que esta obra vai acabar com isso, vou buscar adquiri-la, o quanto antes.

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li nenhum livro da autora, mas imagino o quanto esses poemas devem ser gostosos de ler. Gosto quando os poemas bem acompanhados com ilustrações, dar um ar mais leve a leitura e elas se encaixam. Para quem é fã, com certeza uma excelente aquisição.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial