navegar pelo menu
outubro 03, 2016 -

[RESENHA] O Ano em que Te Conheci, de Cecelia Ahern




Sinopse: Bem-vindos ao mundo imperfeito de Jasmine e Matt
Vizinhos, eles não têm o menor interesse em tornarem-se amigos e nunca haviam se falado antes. Estavam sempre ocupados demais com suas carreiras para manter qualquer tipo de contato.
Jasmine, mesmo sem nunca tê-lo encontrado, tem motivos para não suportar Matt.
Ambos estão em uma licença forçada do trabalho e sofrendo com seus dramas familiares. Eles precisam de ajuda.
Na véspera de Ano-Novo, os olhares de Jasmine e Matt se encontram de forma inusitada pela primeira vez. Eles têm muito tempo livre e precisam rever seus conceitos para poder seguir em frente.
Conforme as estações do ano passam, uma amizade improvável lentamente começa a florescer.
Uma história dramática, original e divertida como só Cecelia Ahern é capaz de escrever.


Bom dia, leitores! Recebi esse livro em parceria com a editora Novo Conceito e devo dizer que foi uma agradável surpresa para mim. Vamos conferir a resenha?

O Ano em que Te Conheci, traz a história da Jasmine, ela é uma mulher bem determinada e forte que não suporta ver o tempo passando e ficar de braços cruzados sem fazer nada. Ela precisa se sentir útil. Ela precisa trabalhar. Mas ela não pode exercer sua profissão porque está de licença remunerada de 12 meses, porque seu sócio de trabalho, Larry, decidiu que ela precisa ficar afastada por um tempo e nesse período ela não poderia trabalhar em outro lugar. 
Seu trabalho é montar projeto e vendê-los, deixar as coisas inacabadas e passar para frente e voltar a criar um novo projeto e vendê-lo, é isso que Jasmine tanto ama fazer, mas agora que está afastada, ela tem tempo livre de sobra.

Jasmine consequentemente por conta da licença acaba ganhando mais tempo, o que a leva ir visitar suas amigas que estão ganhando bebês, passar mais tempo com sua irmã Heather que tem síndrome de Down e receber visitas inesperadas de seu pai e de Zara, sua meia irmã de três anos. Um dos passatempos de Jasmine quando está em casa virou observar a vida e Matt Marshall, seu vizinho bêbado, insuportável, locutor de uma rádio que vive chegando em casa de madrugada chapado e gritando com sua esposa para que ela abra a porta para ele entrar. Jasmine não suporta Matt porque tem motivos suficientes para isso, ela o odeia enquanto ele mal nota sua existência apesar de serem vizinhos.


Matt e Jasmine moram no final de uma rua sem saída onde os outros vizinhos são todos aposentados e atenciosos, depois de Matt agir de má conduta na rádio em que trabalha na noite de Ano Novo, ele também está de licença e a vida de ambos parecem estar sem rumo e para piorar, Amy, a mulher de Matt quer dar um tempo no casamento e o deixa sem muitas explicações levando os filhos e deixando apenas um bilhete.

Por não aguentar mais ficar sem fazer nada, Jasmine decide que é hora de arrumar seu jardim na frente de sua casa, começar a dar cuidados a ele como ele sempre tinha merecido antes, mas por estar sem tempo ela tinha acabado colocando paralelepípedos e agora era hora de colocar a grama e mexer um pouco com jardinagem, e é quando as coisas também começam a acontecer. 

Antes de mais nada, O Ano em que Te Conheci era exatamente o tipo de livro que eu estava precisando ler e ele caiu feito uma luva para mim. Não sei se vocês sabem, mas eu amo romances e esse livro trouxe uma história com a leveza que eu precisava, mas devo destacar que o foco do livro não é um namoro e sim uma amizade inesperada que vai surgindo da forma mais natural possível. Não foi nada apressado e nada muito enrolado, simplesmente fluiu de forma natural a história.

A Jasmine amava trabalhar e odiava o fato de estar de licença remunerada e odiava mais ainda o fato de as pessoas terem dó dela por conta disso, em momento algum ela perdeu sua essência. Ela para mim se saiu muito bem como uma mulher forte, uma vez que perdeu a mãe com 19 anos e teve que se virar sozinha, já que seu pai na época não conseguia lidar com o fato de terem duas filhas, além do mais uma tendo Síndrome de Down. Confesso que cheguei a odiar o pai da Jasmine e sentir raiva em algumas partes por ela não brigar com ele quando ele realmente merecia ouvir umas poucas e boas. O pai da Jasmine logo após que a mãe dela morreu, arrumou outra esposa e com isso teve a Zara e só então que aprendeu a ser pai.

Mas deixe-me explicar o fato da minha raiva com o pai da Jasmine, é como se ele evitasse a Hearther, que tem síndrome de Down e ela é uma mulher tão pura e doce que não tem como agir da forma que ele age, por outro lado, Jasmine ama Hearther mais que qualquer outra coisa nessa vida e é maravilhosa a relação entre as duas.


Do outro lado, temos Matt, ele é um cara que quando tive meu primeiro contato com ele o achei repugnante, mas minhas más impressões com ele foram se quebrando no decorrer das páginas (ainda bem). Ele vive chegando em casa bêbado e após Amy o deixar ele tenta levar um jeito em sua vida. Ele continua encontrando os três filhos nos finais de semana, mas aos olhos de Jasmine, ele deveria tentar fazer algo com as crianças, não as deixarem de lado.

Entre idas e vindas por conta de uma carta que Amy deixou e está sobre responsabilidade de Jasmine entregar a Matt e fazer com que ele leia, os dois vão se aproximando, com discordâncias e um ironizando o outro.

Outra coisa que também devo destacar é a vizinhança que Matt e Jasmine tem, os dois são os únicos mais jovens de lá, uma vez que os outros vizinhos já são aposentados e eles são um amor, principalmente o Dr. J.



Foi meu primeiro contato com a escrita da Cecelia Ahern e posso dizer que fiquei imensamente satisfeita, ela soube colocar muito bem em palavras as situações que uma pessoa que tem Síndrome de Down passa e de como pessoas assim se sentem em relação ao mundo, realmente me tocou muito. Sua escrita é divertida e detalhada de modo que o leitor possa imaginar cada detalhe do que se passa com os personagens, deu para notar também que ela sabe bastante sobre jardinagem porque o trabalho da Jasmine em seu jardim foi árduo e todo descrito para o leitor com sabedoria. 

O livro não tem grandes reviravoltas e definitivamente o final foi totalmente o contrário do que eu esperava. Não acho que tenha nada que eu não tenha gostado na história, é um livro que vai te fazer rir, sentir raiva e te fazer refletir bastante. Jasmine tinha medo de morrer sem ter aproveitado seu tempo e durante as estações do ano, assim como seu jardim, ela passou por várias transformações junto com Matt, os dois amadureceram juntos.
Por fim, recomendo para todos que amam romances ou estão em busca de uma história divertida sem muita melação. 

E ah, sem dúvidas se eu pudesse escolher meus vizinhos, iria querer a Jasmine e o Matt para mim! <3

                                                
 Quotes
"Milagres só crescem quando você os planta".

"Não gostar de você me deu alguma coisa em que eu possa me concentrar. Não gostar de você se tornou meu emprego em tempo integral". 

“Todos nós temos momentos marcantes em nossa vida, períodos que influenciaram mudanças pequenas ou profundas dentro de nós. Posso pensar em quatro momentos transformadores para mim: o ano em que nasci, o ano em que soube que ia morrer, o ano em que minha mãe morreu e agora tenho um novo, o ano em que te conheci.”

23 comentários:

  1. Olá
    Eu ja conhecia esse título, mas foi ótimo poder conferir suas impressões a respeito. Quero muito poder fazer a leitura desse livro, especialmente porque só leio críticas bem positivas. Já li outros livros publicados pela autora e só posso dizer que são sensacionais. Gostaria muito de saber mais sobre esses dois personagens e os quotes que você escolheu, eu amei <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi.

    Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas já tive um contato anteriormente com a autora e gostei muito com o que me deparei. A escrita dela é muito boa e ela consegue discorrer bem os fatos. A construção e ambientação de cenários e personagens é muito bom também.

    Eu espero ler esse livro, pois realmente me chama a atenção. Adorei a sua resenha. <3

    beijos =)

    ResponderExcluir
  3. Eu também tive meu primeiro contato com a Cecelia através desse livro. Infelizmente, ao contrário de você, não curti. Achei devagar demais, achei que a Jasmine divagava demais, achei Matt um chato, mas menos chato que a Jasmine. Enfim, não curti. Mas espero que meu próximo contato com a autora seja melhor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu amo a escrita da autora desde P.S Eu te amo que me fez literalmente desidratar de tanto que eu chorava.Quando esse livro lançou eu já fiquei louca querendo ler, mas não queria entrar em uma baita ressaca literária. A premissa desse livro é maravilhosa e ao contrário de coisas que estamos acostumado a vê, quando vi de imediato so a capa não imaginava que o enredo se travava de uma mulher viciada em trabalho. Fico feliz que o final foi totalmente ao contrário do UE você espera( espero que seja pelo lado positivo) .Espero gostar tanto igual você. BEIJOS❤

    ResponderExcluir
  5. Olá Isadora,
    Gostei muito da sua resenha. Acho que o principal motivo para eu ter gostado tanto do livro quanto você foi que a história caiu como uma luva para mim também. Estamos meio que passando por situações semelhantes, eu e a Jasmine.
    o final foi algo bem perto do que eu esperava e uma das coisas que mais me agradou nessa história foi a amizade de Jasmine e Matt acontecer de forma tão natural e sem enrolação ou uma velocidade muito grande.
    Fiquei com vontade de reler.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Gosto muito da escrita da Cecilia, mas ainda não consegui fazer a leitura dessa obra.
    Tenho muita vontade, pois parece abordar de forma leve, porém reflexiva, a síndrome de Down. A maioria dos portadores são muito afetivos e simplesmente encantadores e com certeza eu também teria muita raiva de ver o pai dessas meninas a tratando dessa forma!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Resenha mais do que completa, igual todas as outras que vejo aqui no blog. Eu estou muito ansiosa par ter o meu primeiro contato com a autora, eu tenho o exemplar de ps eu te amo que está na fila. Ela parece ser do tipo que gosta de histórias mais dramáticas e cotidianas, então nem esperarei por grandes reviravoltas. Gostei de saber sua opinião;
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já vi várias pessoas falando sobre esse livro. E opiniões bem variadas a respeito, mas uma coisa que percebo em comum é o fato de todas falarem que não tem reviravoltas ou surpresas. Eu até gosto de livros assim, mas pra sr sincera prefiro os que me surpreendam. E saber que não é meloso é um ponto forte.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?!
    Um livro sobre uma amizade improvável entre um vizinho bebum e uma mulher em férias forçadas nascendo conforme as estações passam? Oras, que tão peculiar sinopse tem esse livro e parece mais única ainda a maneira como a história caminha. Já ouvi falar dessa autora um bocado e quanto mais vejo resenhas dos livros dela, mais quero ler um deles.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie!!!
    Ainda não conhecia o livro e pra ser sincera após a leitura da sinopse não tinha me interessado pela leitura.
    Lendo sua resenha tive uma outra ideia sobre a obra e acredito que o ponto alto dela deva ser a relação entre as irmãs.
    Concordo com você que como é apresentada a personalidade de Matt somos levados a ter logo um preconceito, mas conhecendo outros livros da autora, será que ele não tem seus motivos? Acredito que o resgate dele deva ser bem interessante.
    Valeu pela dica!
    Bjinhos;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu li esse livro recentemente e também foi minha primeira experiência com a escrita da Cecelia. A autora é tão bem conceituada que eu estava com as minhas expectativas lá nas alturas. Eu gostei muito do livro mas acho que me decepcionei um pouquinho porque esperava um romance entre o Matt e a Jasmine. Mas todo o resto do livro foi muito bom, principalmente a parte da Heather.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá!! :)

    Eu naoc conhecia este livro. Confesso que não faz muito o meu género. Sem reviravoltas, muito parado... :) Mas de vez em quando sabe bem! :)

    Ainda bem que gostaste da leitura, e uma pena que não tenha sido bem o que esperasses no final. Mas e sempre bom quando consegue passar bem as emoções ao leitor! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Eu já li esse livro, mas não gostei tanto assim da história. Achei que não foi o melhor livro da autora. Como já li outros livros da autora, sei o quanto ela escreve bem. Uma pena que eu não tenha gostado tanto dessa leitura.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu já vi esse livro por aí e a maioria dos comentários eram positivos, assim como os seus, por isso eu tenho curiosidade com a história. Eu adoro romances e esse traz personagens que parecem ser bem cativantes mesmo, em especial a protagonista. Além disso, gostei de ver que o foco é mais na amizade que vai nascendo. Enfim, espero um dia ler o livro e também gostar.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Puxa eu estava procurando justamente um livro leve quw falasse de amor sem os clichês que tem aos montes por aí. Achei o enredo desse bem gostoso e vou deixar a dica anotada para as minhas leituras do mês que vem.
    Bj

    ResponderExcluir
  16. Enfim, meio que esse livro foge dos últimos romances que tenho lido ou visto resenhas, muito bom saber que dessa vez ele trata de uma amizade especial. So não gostei de saber que o livro não possui grandes reviravoltas, não há nada melhor do que isso para apimentar, no mais, gostie do enredo e da diagramação.

    ResponderExcluir
  17. Oiiiii,

    Menina depois que eu li Simplesmente Acontece eu corro de livros da Cecelia Ahern, porque ela destruiu meu coração, fiquei quase um mês de ressaca literária rs
    Mas pelo que eu vi na sua resenha este parece ser mais tranquilo, uma história de amizade sem muitos rodeios, e achei bem surpreendente ele não ter muitas reviravoltas, porque pelo que eu já vi todos os livros dela acabam tendo essa pegada.
    Anotei a dica e quando eu deixar meu panico com as histórias da Cecelia de lado vou ler ele.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  18. Sempre ouvi falar dos livros da cecilia, mas nenhum realmente me chamou atenção, mas a sua resenha desse me deu uma vontade imensa de ler o livro, confesso que dei uma parada em romances no momento mas assim que voltar com certeza irei ler esse livro

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bom?
    Adoro romances assim despretensiosos, onde o foco maior é a forma como os personagens vão amadurecendo e crescendo com suas próprias experiências. Muito legal o livro ter um final totalmente diferente do esperado! haha Outro ponto que curti muito é essa abordagem familiar acerca de um Síndrome de Down na família e como cada um lida. Quero muito ler esse livro!


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  20. Estou querendo muito ler esse livro da autora. É mais ou menos essas sensações que você teve, que também tive ao ler "Simplesmente Acontece" - que recomendo. Os livros dela são escritos de uma maneira tão leve, que, embora sejam enormes, você lê bem rápido sem perceber, enfim, são ótimos.

    ResponderExcluir

  21. Olá,
    Primeiramente, que capa linda! Sério! Fiquei apaixonada!
    E achei a resenha muito boa, também. Tenho certeza de que esse livro iria me agradar e me fazer lê-lo em questão de horas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oii, tudo bem?
    Eu estou louca para ler esse livro, nunca li nada da Cecelia, mas todo mundo fala tão bem que eu resolvi que vou ler também.
    Adorei o post, parabéns.
    Abraços da Mary
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Eu amei a capa desse livro e quero muito lê-lo. A sua resenha só mesmo mostrou como a história é gostosa e envolvente. Muito boa para ler numa tarde ou em um fim de semana tranquilo. Assim que puder quero conhecer Matt, Hearther e Jasmine.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial