navegar pelo menu
julho 16, 2016 -

Entrevista com a autora Cyntia Bandeira Lino





Hoje trago a entrevista com a autora Cyntia Bandeira Lino, autora dos livros Desabafos de Mulher e A Luta pela Libertação, entre outros que você encontra aqui. Além de escritora, ela é youtuber, então não se esqueçam de conferir o canal dela. Vamos lá!

1. Primeiramente, nos conte um pouco sobre você.
Tenho 37 anos, sou nascida e criada em São Paulo Capital. Me graduei em Pedagogia no final de 2012. Cresci numa família humilde da Lona Leste de São Paulo, que adora leitura, música e tudo mais que seja do universo cultural. Tive uma infância saudável, porém difícil, pois sofri perseguições na escola, na igreja onde eu ia. Mas com o passar dos anos, me fortaleci, sempre procurando ver o lado bom das coisas e usando o ruim para o crescimento espiritual.

2. Quantos livros você já escreveu? 
Publiquei 4 livros e o quinto sairá em meados do próximo ano, se Deus quiser.

3. Qual foi sua inspiração para escrever seu primeiro livro? 
Inspirei-me em histórias de 30 mulheres da vida real para compôr a personagem principal da minha primeira obra. Não foi uma tarefa nada fácil!

4. Como você escolheu sua editora? 
Foi super bem recomendada por um amigo meu, que também é autor, além de dramaturgo e ator teatral. Eu já estava perdendo a esperança, pois foram 10 longos anos buscando editoras e só ouvindo respostas negativas. Num belo dia, reencontrei este amigo numa rede social. Ele era o único que sabia do meu sonho de ser escritora. Ele indagou-me se eu já havia conseguido publicar meu livro. Quando eu respondi que não, ele ficou uns 10 minutos quieto e depois me apresentou um site e disse: “Cyntia, vai nesse site que você CONSEGUIRÁ publicar o seu livro”. Confesso que isso me pegou totalmente de surpresa. Fui até lá e mal pude acreditar! Só caí na real bem depois quando peguei o primeiro exemplar de DESABAFOS DE MULHER, meu primeiro livro, nas mãos. Chorei de emoção por horas! Mal pude acreditar quando vi meu nome impresso na capa do livro! Foi emocionante!

5. Desde quando você escreve e o que te fez começar a escrever? 
Desde meus 8 anos que eu comecei a escrever pequenas histórias. Apaixonei-me por redação na escola, em 1988. Escrevendo minhas próprias historinhas, eu senti liberdade de falar o que penso, de transmitir opiniões e me expressar abertamente. Quando me tornei autora, percebi que o que me levou a escrever foi o dever de buscar ajudar as pessoas através de meus livros. A literatura, para mim, não é apenas um prazer, mas uma missão, a qual tento cumprir com todo o empenho.

6. Quais escritores te inspiram? 
Me inspiro muito principalmente em Thalita Rebouças, Lycia Barros e Marcelo Rubens Paiva.

7. O que gosta de fazer nas horas vagas? 
Ouço muita música, vejo vídeos no Youtube, dvds, leio muito. Também adoro bater papo com amigos, passear em shoppings e locais culturais.

8. O que você espera conquistar com seus livros? 
Desejo ajudar as pessoas com meus textos, conquistar espaço tanto na literatura brasileira quanto no Youtube. Um dia, se Deus quiser, eu adoraria ter espaço também na televisão.



9. Quando decidiu escrever seu primeiro livro, teve o apoio de alguém especial?
Apoio especial que você se refere é alguém famoso, ligado a cultura formalmente digamos assim. Não tive. O apoio que tive foi da minha família e de um amigo, aquele que me indicou onde publicar minha obra.

10. Fale um pouco sobre o programa cultural que você organiza. 
O programa que faço para o Youtube começou num sábado, em maio de 2015, por ideia de uma leitora, formada em jornalismo. Inicialmente tinha como propósitos responder perguntas de leitores, que me mandavam na minha Fan Page do Facebook e divulgar meus livros. O pessoal adorou! Um rapaz sugeriu que eu não ficasse aguardando o público me mandar questões e aconselhou-me a falar dos meus livros, de obras de outros escritores. Fiz isso. O público foi aumentando aos poucos. Novas sugestões foram surgindo, como por exemplo, falar de cantores, conjuntos musicais, filmes, seriados, pessoas famosas que fazem trabalhos que contribuem com o mundo, história, conhecimentos gerais, etc. Levo muito a sério fazer este programa, e ao mesmo tempo, me divirto bastante o gravando. Quando me sugerem assuntos que não sei, faço uma pesquisa profunda. Estudo as pautas com o maior cuidado e no programa, sou sempre eu mesma. Não faço personagem. Procuro sempre ser bem natura, descontraída.

11. Deixe um recado para os leitores do blog "Virando Amor". 
Em primeiro lugar, eu quero agradecer imensamente o convite para ter dado esta entrevista. A todos que acompanham o blog, à equipe que o organiza tão bem, eu desejo saúde, muita paz, felicidade e peço humildemente que dêem chance aos livros novos brasileiros dos autores iniciantes e aos novos Youtubers, sem serem os já famosos. Os novatos precisam de seu carinho, prestígio e audiência. É muito importante! Quem tem um sonho, lute, confie em Deus, que tudo dará certo no tempo exato. Muitíssimo obrigada pela atenção dispensada! Um grande, super e carinhoso abraço a todos!

Redes sociais da autora:
Facebook
Twitter
Youtube
Site onde os livros são vendidos

Vamos fazer um bate bola, jogo rápido:

Cores preferidas: Azul e Cor de Rosa
Não vivo sem: Deus no coração e ter minha família perto de mim
O que falta para o mundo melhorar: Tolerância e mais amor pela cultura
Um inimigo: A burrice
O que mais ama: Deus, minha família, amigos, e o universo cultural
O que mais detesta no mundo: A falta de respeito entre as pessoas, arrogância, racismo, pedofilia e a intolerância religiosa
Um sonho: Ver o mundo todo feliz e se dando bem, sem falsidade
Um ídolo: Ángel Romero (jogador de futebol), pela história de vida dele
Um medo: Morrer sozinha
Uma obsessão: Adquirir mais conhecimentos novos todo dia
Política: Algo que desde o princípio do mundo o fere e é complexo de se compreender a fundo
Literatura na sua vida é: Uma missão que amo com todas as minhas forças
Amor: A melhor coisa do universo
Maiores qualidades: Ser dedicada ao extremo, sinceridade, pontualidade
Maiores defeitos: Ser sistemática demais, falo tudo o que penso
Youtube na sua opinião: É um veículo de comunicação super importante, que se bem usado, é fundamental para a sociedade mundial
Cyntia Bandeira Lino por Cyntia Bandeira Lino: Uma moça sincera, honesta, com temperamento um tanto quanto “forte”, que ama a Deus, a família, a humanidade, a cultura em geral, a natureza e que deseja essas coisas: paz e felicidade a todos e que as pessoas amem uns aos outros.

Quer conhecer novos autores? Veja outras entrevistas!

11 comentários:

  1. Adorei a entrevista! Simplesmente me encantei pela escritora. O titulo do livro chamou muita atenção. Espero poder ler logo. Ela é encantadora. Desejo muito sucesso.
    Belo post.
    Beijos.
    jovensmaesblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por vir ler a minha entrevista e pelo carinho, Bruna! Um beijo!

      Excluir
  2. Oii, conheci o blog agora, amei!! Acompanho o programa da Cyntia e amooo!! Ela é uma pessoa excelente e adorei a entrevista, parabéns!! :)

    ResponderExcluir
  3. Amei a entrevista e seu relato sobre sua carreira Cyntia, colocar no papel já é dificil, conseguir publicar então, vc já é uma vencedora. Sucesso que por certo já está a caminho. Basta atingir o público alvo.

    ResponderExcluir
  4. Amei a entrevista e seu relato sobre sua carreira Cyntia, colocar no papel já é dificil, conseguir publicar então, vc já é uma vencedora. Sucesso que por certo já está a caminho. Basta atingir o público alvo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reforço o convite para conhecerem e se inscreverem no meu canal no Youtube, que é o www.youtube.com/cyntiabl

      Excluir
  5. Olá!
    Adorei a entrevista. É sempre muito bom saber mais dessa autora e amiga que tanto gosto. A Cyntia é uma amiga que conhecia na net e por quem já tenho um carinho imenso. É uma ótima autora e também uma ótima youtuber. Tudo o que ela faz é com muito carinho e dedicação. Gostei muito de saber mais coisas sobre ela com essa entrevista. Mês passado eu li o livro Contos Inocentes para Meditar dessa autora maravilhosa. Em vários contos eu me emocionei. A Cyntia sabe como nos emocionar com suas palavras. Fiz uma resenha em meu blog sobre o livro.
    Parabéns pela entrevista Carol. Gostei muito de suas perguntas.
    Deixo um beijo com muito carinho para essa pessoa linda que é a Cyntia. Muito sucesso para você, minha amiga.

    Resenha do Livro: Contos Inocentes para Meditar - Cyntia Bandeira Lino

    ResponderExcluir
  6. Marcia, eu jamais poderei lhe agradecer como você merece pelo carinho e apoio ao meu trabalho cultural! Super obrigada! Um carinhoso abraço!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial