navegar pelo menu
julho 14, 2020 -

[RESENHA] O Sorriso da Hiena, de Gustavo Ávila







Sinopse: Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitável psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém, a proposta feita pelo misterioso David coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral.Para saber se é uma pessoa má por ter presenciado o brutal assassinato dos seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a dele, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma na vida delas.
Até onde ele será capaz de ir? É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem?

Aos oito anos de idade, David presencia o assassinato de seus pais e isso o marca profundamente de uma forma negativa. Já adulto, ele planeja friamente repetir o que lhe aconteceu com outras famílias para tentar compreender a maldade humana, mas para que ele dê continuidade aos seus planos, David vai contar com a ajuda do psicólogo infantil William. 

William está noivo de Juliana e moram juntos. O psicólogo tem o desejo de fazer alguma diferença maior na vida das pessoas e possui um estudo inacabado sobre desenvolvimento humano e por isso a ajuda de William será tão importante para os estudos de David. Arthur, um dos melhores detetives está à frente das investigações dos assassinatos que David realiza e não medirá esforços para encontrar o assassino.

A história vai se desenvolvendo a medida que David avança com seus assassinatos, escolhendo famílias aleatoriamente, mas sendo específico na escolha da criança ter oito anos de idade. Tudo isso instiga ao detetive Arthur em rastrear os passos do assassino que pode estar mais próximo do que ele imagina.



O sorriso da Hiena, narrado em terceira pessoa alternando entre o ponto de vista de David, William e Arthur, possui leitura fluida que prende o leitor a cada página. Somos remetidos a questionamentos sobre a maldade humano e até que pontos podemos ir. O ser humano nasce conhecendo a maldade ou o meio o torna mal, influenciando diretamente em suas decisões e atitudes futuras? Questionamentos levantados durante a leitura que nos faz refletir bastante sobre a psiqué. 

Outro ponto interessante são as particularidades de cada personagem, narrado com profundidade pelo autor. Como por exemplo, Arthur possui Transtorno do Espectro Autista e que o faz ainda mais minucioso em suas investigações. William já é um pouco mais fechado e se vê colocando a prova suas relações pessoas, inclusive seu noivado ao entregar de cabeça nesse estudo de David.

 Confesso que o final não foi como esperava, mas ainda assim o livro me surpreendeu de forma positiva e com certeza entrou pra lista dos meus Thriller policial favoritos! Vale muito a pena realizar a leitura desse livro nacional. E me contem aqui o que acharam depois!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial