navegar pelo menu
setembro 30, 2019 -

Conhecendo o universo dos caçadores de sombras





E aí pessoal, tudo bem com vocês?
Vocês já leram uma série de livros que se apaixonaram completamente por cada personagem, cada acontecimento, cada plot twist e, conforme são lançadas as sequências, ao invés de ficar maçante, fica ainda mais interessante?

No post de hoje vim falar um pouco sobre o universo literário criado pela Cassandra Clare, o universo dos caçadores de sombras!
Para entender, de início, precisamos separar por épocas:
Os instrumentos Mortais: Cidade dos ossos, cidade das cinzas, cidade de vidro, cidade dos anjos caídos, cidade das almas perdidas e cidade do fogo celestial;
As peças infernais: Anjo mecânico, Príncipe mecânico, Princesa Mecânica;
Os artifícios das Trevas: Dama da meia noite, senhor das sombras, Rainha do ar e da escuridão;
Os livros a parte: Códex dos caçadores de sombras, as crônicas de Bane, Contos da academia dos caçadores de sombras e Histórias de Notáveis caçadores de sombras e seres do submundo — contada na linguagem das flores.

Apesar de serem o mesmo universo, cada trilogia conta uma história em uma época diferente, sendo que, no final, todos os livros se entrelaçam com suas histórias, ancestrais e cada easter egg faz todo o sentido.

Venho comentar dessa saga porque, em seu auge, ela tem uma legião de fãs e, ao menos para mim, ela está em primeiro lugar das sagas que conquistaram meu coração (juntamente com Harry Potter).
Muitos a conheceram pelos livros, outros pelo filme, e a maioria pela série do Netflix! Mas é difícil negar sua autenticidade contando desde a primeira aparição dos caçadores de sombras para Clary Fray, até adentrar a uma guerra entre Nephilins, demônios tentando dominar o mundo e seres do submundo se voltando contra si mesmos.

Depois ser apresentada ao Mundo de Sombras e a Jace ― um Caçador que tem a aparência de um anjo, mas a língua tão afiada quanto Lúcifer ―, Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo. Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar ― e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Como Clary pode impedir os planos malignos de Valentim se Jace está disposto a trair tudo aquilo em que acredita para ajudar o pai? Nessa sequência de tirar o fôlego da série Os Instrumentos Mortais, Cassandra Clare atrai os leitores de volta para o lado mais obscuro do submundo de Nova York, onde amar nunca é seguro e o poder se torna a mais mortal das tentações.

Este é o momento chave onde tudo é ligado, onde o universo se inicia e começam a fazer sentido, Verá que Clary Fray tem muito para oferecer nos instrumentos mortais e em como as histórias do passado, nas peças infernais, são imprescindíveis para os acontecimentos que ocorrem neste primeiro volume, assim como, a partir daí, também faz sentido a nova trilogia.

Tem, desde reflexão sobre o preconceito vivido, até entender as necessidades da minorias, as diversas vertentes de um sistema político e em como a população se deve voltar contra as autoridades quando vêem seus direitos sendo tirados. Em quem devemos confiar? Como saber o que é certo e o que é errado quando todos têm o mesmo pensamento a vida inteira sem a capacidade de pensar fora da caixa e mudar? São reflexões que estão muito presentes nessa saga e, apesar de ter dado início há 12 anos, ela ainda se faz atual com sua forma visionária de ver o mundo e, usando a parte fictícia como uma metáfora para a vida, você entende mais as profundezas do que as pessoas querem que você saiba para o que realmente é de verdade. Trazendo, em todos os livros, mulheres fortes e emponderadas que mostram como somos donos das próprias decisões e cabe, apenas a nós mesmos, mudar o destino dos acontecimentos e do que está por vir!

Cassandra Clare é uma aspirante a fantasia e fascina quem quer que esteja disposto a dar uma chance a sua história, vemos a evolução de sua escrita na mesma proporção que vemos a evolução dos personagens e o quanto podemos crescer junto a ela e com ela, com esta história!

E aí? Já leram os instrumentos mortais? Dariam uma chance a um universo grandioso com tantos livros assim? Me contem!

E, para quem se interessar, vou deixar minha dica da ordem de leitura para serem lidos e se surpreenderem ainda mais:

Cidade dos ossos
Cidade das Cinzas
Cidade de vidro
Anjo mecânico
Cidade dos anjos caídos
Príncipe Mecânico
Cidade das almas perdidas
Princesa mecânica
Cidade do fogo celestial
O Códex dos caçadores de sombras
As crônicas de Bane
Contos da academia dos caçadores de sombras
Dama da meia noite
Senhor das Sombras
Rainha do Ar e da Escuridão
História de notáveis caçadores de sombras e seres do submundo contada na linguagem das flores

4 comentários:

  1. Não conheço esse universo dos livros da Cassandra quero muito ler As peças infernais : )

    ResponderExcluir
  2. As Peças Infernais é a minha trilogia favorita da vidaaa
    Amo tudo que a Cassandra Clare escreve!

    ResponderExcluir
  3. Utilidade pública!
    Essa série me chama atenção, mas são tantos livros que eu fico até perdida.
    Bom saber que são várias séries dentrode um só universo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Tenho alguns livros da primeira série, embora já tenha assistido o filme, ainda não li, porque quero todos.
    Mas sei que a Cassandra talvez não seja aspirante como falou, acredito que ela é é expert, afinal, tantas séries e tantos fãs, só deu certo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial