navegar pelo menu
maio 31, 2019 -

[RESENHA] O Amor em Primeiro Lugar, de Emily Giffin



















Sinopse: Uma tragédia familiar muda tudo na vida das irmãs Josie e Meredith. A tristeza torna-se algo recorrente, mas elas fazem de tudo para seguir em frente. E seguem... Quinze anos mais tarde, Josie e Meredith não têm um relacionamento harmonioso. As diferenças de personalidade delas, que já existiam antes da tragédia, estão ainda mais acentuadas. Elas se veem com frequência, mas não se entendem. Uma vida marcada pela tristeza velada e por segredos que as afastam cada vez mais. Será que Josie e Meredith vão conseguir se libertar de seus medos e se abrir para o novo? Será que, finalmente, elas conseguirão seguir em frente de verdade? “O Amor em Primeiro Lugar” é uma fascinante história sobre família, amizade e a coragem de seguir o próprio coração.

Josie e Meredith são irmãs que nunca se deram muito bem, mas após uma tragédia na família, o relacionamento de ambas se complica ainda mais e nada parece poder uni-las mesmo depois de ter se passado quinze anos do que acontecera em suas vidas.

No presente, Josie é formada em professora e leciona para o primário e para completar sua ansiedade de início às aulas, a filha de seu ex-noivo, compõe a turma em que ela dará aula. Isso só reforça o fato de que Josie tem quase quarenta anos e ainda não realizou seu objetivo de ter uma família, fazendo com que ela comece a desistir de encontrar sua grande paixão, cogitando então a hipótese de fazer fertilização in vitro para obter seu sonho de ser mãe.

Meredith é uma advogada de sucesso, com um marido que a ama mais do que tudo e uma filha maravilhosa, seria uma vida ótima a dela se não fosse pelo fato de que Mere nunca desejou ser advogada, uma vez que sua paixão era o teatro, e se casar com Nola também foi um acontecimento que não estava nos seus planos. Sentido que está na contra-mão de sua vida, Meridht se encontra cada vez mais confusa quanto a seus sentimentos pelo marido e parece que está ficando em um beco sem saída, precisando de uma posição urgente sobre seus sentimentos e o que é certo a se fazer.



Sendo completamente opostas uma da outra e com a aproximação do aniversário de quinze anos que marcou a tragédia na família das duas irmãs, há ainda muitos esclarecimento a serem feitos e segredos a serem revelados, mas será que Josie e Meredith algum dia poderão refazer seus laços de irmãs e reconstruírem suas histórias?

Não sei definir o quanto amei o livro O Amor em Primeiro Lugar. Ele estava na minha estante há um bom tempo e demorei para começar a lê-lo por não esperar muita coisa da história, entretanto, me surpreendi e me apaixonei por esta história que fala sobre o amor, perdão e recomeços de uma forma tão linda que é praticamente impossível não tocar o coração do leitor.

A história é narrada de forma intercalada, então um capítulo nos mostra a percepção de Josie e outro a percepção de Meredith, fazendo com que o leitor compreenda melhor os dois lados da vida de ambas. As duas irmãs são realmente o completo oposto de uma da outra e há também uma certa implicância entre Mere e Josie e então percebemos o quanto a tragédia que aconteceu há quinze anos só contribuiu para aumentar ainda mais a distância emocional entre elas.



A escrita da autora Emily Giffin é fluída e a história é muito bem amarrada, fazendo com que os pontos se liguem à medida que vai se aproximando do final. Posso dizer que virou um dos meus livros favoritos e me emocionei durante a leitura e sem dúvidas indico para todos!

4 comentários:

  1. Oi, Carol!!
    Nossa estou muito surpresa com a premissa dessa história. Nunca iria imaginar vendo essa capa que a história seria sobre o relacionamento familiar entre as irmãs Josie e Meredith. Gostei muito da indicação e espero muito em breve ler algum livro da Emily Giffin.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu já conhecia por nome alguns livros dessa autora que também saíram pela Editora novo conceito mas eu não consigo me apegar nas histórias que ela cria mesmo gostando de drama e romance eu não consigo me conectar nessas histórias dessa autora. O que é realmente é uma pena

    ResponderExcluir
  3. Uau,tenho alguns livros dessa autora,e particularmente adoro,ela cria uns dramas ótimo,sempre que leio indico os livros dela no meu Ig.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Faz muito tempo que li um livro da Emily e lembro que amei, ela cria histórias reais e que nos prendem.
    Agora estou me perguntando o porquê de não ter lido nada dela mais e sentindo que preciso mudar isso.
    Eu gostei da premissa desse livro, ainda mais sendo histórias de irmãs.
    Vou querer ler.

    Beijos

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial