Olá pessoal!
Primeiro gostaria de pedir desculpas por estar sumido do blog, agora com trabalho e estudo fica difícil acompanhar as leituras, lançamentos e posts! Mas posso garantir que estou preparando posts imperdíveis para vocês!
Então, hoje eu vim falar de um assunto polêmico: compras na Saraiva!
Depois da reportagem que saiu sobre a Saraiva ter declarado falência e estar devendo, monetariamente, várias editoras de elite, muitas pessoas ficaram com receio de comprarem em sua plataforma online e, devido a poucas promoções sendo justificadas pelo feito, está perdendo muitos clientes (e não tiro suas razões)!
Mas, o que muito me entristece, são a facilidade com que os clientes se esvaem de uma hora para outra e endeusam outras livrarias da plataforma online hoje, mas pera aí? Um dia a Saraiva não foi a queridinha de todas? Antes de lançarem o e-commerce e ampliarem a facilidade com que obtém produtos, não só livros, mas todo tipo de comércio, todos recorriam as suas "lojas preferidas". Eu entendo o parecer das pessoas sobre quererem boicotarem a Saraiva (e estou usando ela como exemplo, porque não é a única livraria que está decretando falência) pelo fato de estar em atraso o pagamento das editoras e a dificuldade em entregarem os produtos e seu uso na plataforma online.
Porém, sabendo que ela está de recuperação judicial, e tentando se reestruturar no mercado, para não acabar igual a nossa querida falecida Fnac, que fechou as portas no país, eu acredito que, sendo consumidores assíduos de livros, e incentivando sempre a leitura a todos a nossa volta, devemos nos unir ao invés de nos separar, garantir que o mercado continue investindo em livros e que diminuam o número de livrarias fechando no país!
Quem nunca estava passeando em shoppings, centros comerciais, e derivados, e não acabou encontrando uma livraria no qual comprou ao menos um livro? O que acham que acontecerá se fecharem as livrarias no país? Aos poucos, dominadas pelo e-commerce, irão diminuir o número de compras de livros e a descoberta pelo gosto da leitura! Nós, leitores, somos impulsivos, vemos um livro pela capa, lemos uma sinopse, e acabamos comprando na hora, entretanto isso está prestes a acabar se diminuir drasticamente o número de livrarias no país!
Muitos estão com medo da entrega, caso comprem pelo site da saraiva e atrasem a entrega, ou deixem de entregar, por conta da crise financeira que se encontra. Só que, me respondam, quem nunca esteve em crise? Precisou de um empréstimo bancário, ou a situação estava difícil e teve que se virar de alguma forma? Não como caloteiros, mas como pessoas que, com as adversidades da vida, não conseguiu se manter firme e precisou se reerguer? Não vejam a Saraiva como um centro comercial, vejam como pessoa física, que está fazendo de tudo para manter seus funcionários, para não terem que fechar lojas, para não ter mais prejuízos, mas como se reerguer sem o apoio das pessoas?
Eu digo, porque fiz compras recentes na Saraiva, e só depois que percebi que, sou um dos poucos que ainda está comprando normalmente lá, tanto na loja física quanto na online e nunca tive problemas com a entrega (compras feita semana passada mesmo) e nem com prazos.
Eu acredito que a Saraiva está em fase de recuperação, cabe a nós leitores estarmos dispostos a ajudar nessa jornada, ou deixá-la afundar de vez.
Então, o que vai ser?
Não peço que concordem com meu ponto de vista nem, tampouco, deixem de comprar por outros sites, peço apenas que reflitam na situação e me digam qual seria a solução mais adequada nessas circunstâncias:
E se, cada leitor, decidir presentear um familiar, parente, amigo, colega, inimigo, ou quem quer que seja, com um livro? Mas aquela pessoa que você sabe que não tem o hábito da leitura? Não precisa ser lançamentos, os melhores e mais caros, apenas um livro que acham que irão gostar, mas que sejam comprado pela Saraiva, um simples gesto pode melhorar a situação cultural e financeira das maiores livrarias do país, o que acham?
Amei o post!
ResponderExcluirSaraiva sempre foi minha queridinha mesmo, mas depois da crise eu acabei não comprando por lá.
Confesso que senti receio por conta da entrega, mas eu acabo comprando em promoção e agora que está retornando as promoções de lá.
Vale a pena dar uma chance.
Beijos
A Saraiva tem que ajudar a gente a comprar no site deles, não se pode comprar com mais de um vale ou comprar com boleto e vale junto, ou mesmo comprar um valor minimo no boleto, tudo é dinheiro, vamos dar essa ajuda ai Saraiva.
ResponderExcluir