navegar pelo menu
novembro 05, 2018 -

[RESENHA] Quem Tem Medo do Feminismo Negro?, de Djamila Ribeiro




Título: Quem Tem Medo do Feminismo Negro?
Autor(a): Djamila Ribeiro
Editora: Companhia das Letras // livro recebido em parceria com a editora
Páginas: 152
Gênero: ensaios
adicione ao skoob // compre aqui

SINOPSE:
Quem tem medo do feminismo negro? reúne um longo ensaio autobiográfico inédito e uma seleção de artigos publicados por Djamila Ribeiro no blog da revista CartaCapital, entre 2014 e 2017. No texto de abertura, a filósofa e militante recupera memórias de seus anos de infância e adolescência para discutir o que chama de “silenciamento”, processo de apagamento da personalidade por que passou e que é um dos muitos resultados perniciosos da discriminação. Foi apenas no final da adolescência, ao trabalhar na Casa de Cultura da Mulher Negra, que Djamila entrou em contato com autoras que a fizeram ter orgulho de suas raízes e não mais querer se manter invisível. Desde então, o diálogo com autoras como Chimamanda Ngozi Adichie, bell hooks, Sueli Carneiro, Alice Walker, Toni Morrison e Conceição Evaristo é uma constante.
Muitos textos reagem a situações do cotidiano — o aumento da intolerância às religiões de matriz africana; os ataques a celebridades como Maju ou Serena Williams – a partir das quais Djamila destrincha conceitos como empoderamento feminino ou interseccionalidade. Ela também aborda temas como os limites da mobilização nas redes sociais, as políticas de cotas raciais e as origens do feminismo negro nos Estados Unidos e no Brasil, além de discutir a obra de autoras de referência para o feminismo, como Simone de Beauvoir.



"O feminismo negro não é uma luta meramente identitária, até porque branquitude é masculinidade também são identidades. Pensar feminismos negros é pensar projetos democráticos."

É com esse trecho que o livro se inicia, contando um pouco da vida e infância de Djamila Ribeiro, em que ela não entendia porquê ela se esforçava pra não ser notada, porquê se sentia diferente dos colegas de classe e porquê eles não queria formar par com a "neguinha" da turma. E também conta que só ao entrar em contato com sua cultura que ela deixou de se esconder e não se deixou silenciar mais.



Esse é daquele tipo de livro que você quer escrever na testa e em todos os lugares trechos do livro pra que todo mundo saiba, principalmente aqueles que dizem que machismo e racismo não existem. A autora não fala apenas sobre situações pelas quais passou, mas cita fatos históricos e situações recentes, nos dando uma aula sobre o assunto através de artigos que ela já publicou no blog CartaCapital.

A autora se baseia em em grandes autores de renome como Alice Walker, Simone de Beauvoir, Chimamanda Ngozi Adichie.



Esse é um livro muito necessário, pra todo mundo, não somente pra mulheres, mas pra qualquer pessoa pra fazer refletir sobre o papel da mulher negra numa sociedade tão racista e machista. Apesar de saber que o racismo existe, é bem triste saber tudo que a autora e todas mulheres negras passaram só pela cor da pele. Eu recomendo demais a leitura desse livro!

Esse post faz parte do top comentarista de novembro que dá o lançamento A Missão Traiçoeira!



QUOTES:

"A sensação de não pertencimento era constante e me machucava, ainda que eu jamais comentasse a respeito."

"Foi graças a Morrison que percebi que, adoecido pelo racismo, eu precisava encontrar formas de me libertar para não amar de forma adoecida também."

"Ninguém fala em racismo por ser gostoso ou por não ter mais nada pra fazer da vida. Ninguém gosta de bater na mesma tecla, mas a sociedade não dá outra opção."

"Por que se tem compreensão com quem está oprimindo e não com quem está sendo oprimido? A menina negra é que precisa entender que isso é "brincadeira" ou quem faz a "brincadeira" que deve perceber que aquilo é racismo? Até quando utilizarão o humor como desculpa para comentários racistas? Quem olhará pela menina negra que odiará seu cabelo por causa das piadas? Quem lucrará a gente já sabe."

37 comentários:

  1. Nossa, é muito mais do que um livro!
    Por mais que eu tente imaginar e me colocar no lugar, acho que não consigo sentir tudo o que sentem.
    Mas Djamilla parece nos aproximar dessa realidade, e mais uma vez nos conscientizar do quanto racismo, machismo e todos os ismos são cruéis e perigosos.
    Os quotes são extremamente incríveis, me deixaram com vontade de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar bastante desse livro, porém é a primeira resenha que leio sobre. Amei demais. O quotes são empolgantes. :)

    https://obaucultural.blogspot.com/2018/10/resenha-viver-em-paz-para-morrer-em-paz.html

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol!
    Tenho muita vontade de ler esse livro! Já acompanhei algumas entrevistas da Djamila Ribeiro e acho que ela se expressa de um modo muito inteligente. Sendo também uma mulher negra, me sinto praticamente no dever de ler este livro e prestigiar o trabalho dessa autora, que parece maravilhosa ao discutir um tema tão importante quanto o racismo na sociedade. Gostei muito dos quotes que você separou e as fotos também ficaram lindas, só me fizeram querer ainda mais este livro. Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmm, com certeza é um livro que todos devem ler! obrigada <3

      beijos

      Excluir
  4. Olá!
    Eu vejo o tema como algo totalmente necessário para qualquer um inserir na vida, para discutir e conhecer. Por mais que muitos achem que o racismo não existe mais como antes, ele existe! Ou que o feminismo não ajuda ou ajudou em nada? Estão equivocados. Muita gente precisar ler esse livro, principalmente depois dessas eleições. Dica anotada!

    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  5. Incrível como me identifiquei com tantos trechos desse livro, eu acredito que precisamos mais e mais e mais de obras que falem sobre feminismo, racismo, e que englobem as minorias. Sobre a edição, curti a capa demais. E é um livro curtinho né?! vou dar uma olhada COM CERTEZA.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Apesar de não ser uma leitora assídua de livros com os "ismos", acho que são primordiais e necessários para que possam entender pelo menos um pouquinho do que sentem e como pensam as pessoas que sofrem ou lutam para abrir a cabeça de tantos desinformados.
    Com certeza esse é um livro para refletir e para se inspirar.
    Adorei as partes que você selecionou!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simm, também não costumo ler livros assim, mas foi uma leitura enriquecedora!

      beijos

      Excluir
  7. Nossa que livro forte! Parece que o conteúdo é bom mesmo! Gostei também do sistema de nota e das quotes (igualmente impactantes)!

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol!
    Esse livro já está nos meus desejados, desde que bati o olho já me interessei, não vejo a hora de ler, pelos quotes e comentários sobre o enredo, pode se esperar uma leitura e tanto.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol, tudo bem?
    Que resenha maravilhosa! Tenho me interessado cada vez mais por leituras assim e sem dúvidas irei dar uma chance para esse livro, pois vc deixou claro que ele é incrível e essencial.
    Beijos

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Que resenha linda, ainda não conheça esse livro, mas fiquei super curiosa agora, esse design de cores na capa é muito interessante.

    ResponderExcluir
  11. Oi Carol.
    Não conhecia o livro, mas o achei muito interessante.
    É o tipo de livro que todos deveriam ler.
    Fico com muita raiva das pessoas que fazem uso de "brincadeiras" (de mal gosto) e "piadas" para expressar opiniões racistas e de preconceito, mas as pessoas relevam porque aquilo que foi dito não era sério.
    Gostei muito dos quotes!
    Já vai para a lista de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Uma premissa extremamente importante para o momento que vivemos, tão critico e indiferente aos sentimentos alheios. O fato da autora ter usado fatos históricos e recentes só agrega valores a obra, quero ler e com certeza escrever os trechos dessa obra em todo quanto é canto.

    Abraços.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá, Carol!

    Infelizmente, em pleno século XXI, seguimos vivendo numa sociedade muito machista e racista. As pessoas julgam e condenam os outros pela sua cor de pele, seu gênero, sua religião, sua condição financeira... E os discursos de ódio têm conseguido mais e mais espaço. Um livro como este é importantíssimo sobretudo para serem lidos pelos próprios preconceituosos para ver se algo de bom entra na cabeça deles.

    Eu tenho um livro da Simone Beauvoir aqui em casa, que comprei recentemente: Memórias de uma Moça Bem-Comportada e pelo que li da sinopse é uma autobiografia. Tenho pensado em apostar nos livros dessa autora.

    Me interessei por este livro e se tiver a oportunidade com certeza o lerei!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?
    Eu li esse livro recentemente e foi uma leitura que mexeu demais comigo. Eu confesso que não conhecia muito sobre o feminismo negro, mas através da história da Djamila e da contextualização social que ela faz, eu percebi a necessidade e importância do mesmo em nossa sociedade. Adorei ver a resenha sobre esse livro por aqui ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá! Eu fiquei muito curiosa em relação ao livro, principalmente pela visão ser de uma autora nacional. Adorei os pontos ressaltados na sua resenha, deu pra desenhá-los na mente e notar o quão importante o livro é. Debater e difundir o conceito correto do feminismo e do movimento negro, na atual fase do país, é mais do que necessário , é obrigatório. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Não conhecia esse livro, mas parece ser o típico livro que você tem que levar e esfregar na cara da sociedade. Deve ser realmente uma leitura maravilhosa, amo livros com essa temática. Fiquei curiosa para conhcerc o livro, parabéns pela resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Esse livro nunca me chamou muito a atenção, mesmo tendo em mente a importância de suas abordagens. Recentemente tive uma conversa despretensiosa com meu irmão e entendi que preciso estudar mais a respeito de assuntos como este. Não basta acreditar na causa, tem que ter base para conseguir desconstruir os argumentos racistas que eu fui obrigada ouvir dele, um negro de família praticamente toda negra e que inferioriza sua própria raça.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas já fiquei interessada em ler. Por mais triste que seja pensar o quão machista e racista a nossa sociedade ainda é, acho importante livros como esse que colocam o dedo na ferida e fazem as pessoas deixarem de lado os seus privilégios para enxergar a realidade do próximo.
    Adorei a dica e, com certeza, vou querer ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Eu li esse livro na época do período eleitoral o que me fez influenciar muito o meu voto é realmente uma literatura que todas as mulheres precisariam ler não só aquelas de matrizes afrodescendentes mas realmente toda mulher faz você enxergar a realidade de uma forma surreal

    ResponderExcluir
  20. Oi Carol,
    Se tem uma coisa que eu ODEIO é a pessoa falar: Machismo e Racismo não existe, vocês quem fazem isso. É um absurdo as pessoas não veem o preconceito que existe por aí. Eu me lembro que estava num chá de bebê e a mãe da moça que teria o bebê falou pra mim: "Preto se não caga na entrada, caga na saída". Tinha uma amiga negra DO NOSSO LADO e ela achou ruim quando dissemos que isso era preconceito, ela disse que é NORMAL falar isso porque é A VERDADE.
    Tenho certeza que quando ler esse livro, vou querer tatuar partes dele e divulgar trechos para todos entenderem como muitos se sentem.
    Amei sua resenha e as quotes que você citou.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  21. Oiii tudo bem??

    Oii, o tema é mais que recorrente, e mais que necessário.
    Apesar de ter varias livros com essa identidade atualmente, nunca é demais, e adorei conhecer um pouco mais sobre esse, pois não o conhecia.
    Adorei sua resenha e os quotes,
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  22. Amo livros que podem agregar, de algum modo, conhecimento. Por mais que eu tenha muitas dúvidas em relação a minha cor, por conta de toda a mistura que envolve a minha familia, até então, me considero uma menina negra, e sou tratada como tal na sociedade, então, é como um dever ler este livro. Um tema muito recorrente e necessário. Pretendo adquirir o mesmo em breve, gostei muito pelo fato de ele não ser um livro extenso, de muitas páginas, e já vi pessoas falando que a linguagem é bem acessível. Vai ser bom pra convencer a minha mãe a ler <3

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial