navegar pelo menu
setembro 06, 2018 -

[RESENHA] Heroínas, de Laura Conrado, Pam Gonçalves e Ray Tavares




Sinopse: Não faltam heróis. Dos clássicos às histórias contemporâneas os meninos e homens estão por todo lugar. Empunhando espadas, usando varinhas mágicas, atirando flechas ou duelando com sabres de luz. Mas os tempos mudam e já está mais do que na hora de as histórias mudarem também. Com discussões feministas cada vez mais empoderadas e potentes, meninas e mulheres exigem e precisam de algo que sempre foi entregue aos meninos de bandeja: se enxergar naquilo que consomem.
Este é o livro de um tempo novo, um tempo que exige que as mulheres ocupem todos os espaços, incluindo a literatura.
Laura Conrado imaginou as Três mosqueteiras como veterinárias de uma ONG, que de repente contam com a ajuda de uma estudante que não hesita em levantar seu escudo para defender os animais.
A Távola Redonda de Pam Gonçalves é liderada por Marina, que diante do sumiço do dinheiro que os alunos de sua escola pública arrecadaram para a formatura, desembainha a espada e reúne um grupo de meninas para garantirem a festa que planejaram.
E Roberta é a Robin Hood de Ray Tavares. Indignada com a situação da comunidade em que vive, a garota usa sua habilidade como hacker para corrigir algumas injustiças.
Este é um livro no qual as meninas salvam o dia. No qual elas são o que são todos os dias na vida real: heroínas. Finalmente.


Nós crescemos em meio a uma sociedade em que as histórias direcionadas para crianças e jovens geralmente contam com um mocinho salvando a mocinha ou do príncipe salvando a princesa. O fato é que a figura masculina nessas histórias nutrem um papel importante para ajudar a menina indefesa ou salvar o dia, entretanto, no livro Heroínas, as escritoras Laura Conrado, Pam Gonçalves e Ray Tavares mostram que as garotas podem sim se salvarem e ainda mais: salvar uma ONG, uma formatura e uma comunidade da corrupção!

Heroínas traz três contos de três autoras maravilhosas que deram vida às protagonistas inspiradoras que vocês irão conhecer logo a baixo!

Uma por Todas e Todas por Uma é o conto da Laura Conrado, nele conhecemos Daniela D' Artagnan, que está no último ano do Ensino Médio e visa fazer o curso de medicina veterinária, já que ama animais e para isso, seu sonho é fazer parte da ONG Mosqueteiros, porém não será nada fácil entrar para esse time e Daniela terá que mostrar toda sua força e coragem para provar que é capaz de estar na ONG.
Além disso, ela faz amizades com algumas garotas incríveis e a história mostra ao leitor a verdadeira importância da sororidade.



Formandos da Távola Redonda, foi escrito pela Pam Gonçalves. Nesse, somos apresentados à Marina, uma estudante do terceiro ano do Ensino Médio que bem na reta final do ano e com as provas chegando, acaba tendo uma enorme responsabilidade: salvar a festa de formatura da sua escola. Para isso, Marina conta com a ajuda de outras meninas para organizar uma maneira rápida e prática de arrecadar dinheiro para o fundo e ter a tão sonhada festa de formatura.
Nesse conto, a Pam nos mostra alguns conflitos passados pela protagonista sobre sua principal indecisão sobre agir de acordo como sua mãe espera ou seguir seu coração e ainda aborda questões sobre sexualidade.

Robin, a Proscrita, da Ray Tavares foi um conto diferente dos outros. Nele, temos Roberta, uma jovem cracker que foi criada por uma família simples e humilde na comunidade da Selva de Pedra. Seus pais sempre foram muito religiosos, porém a fé não foi o suficiente para salvar sua mãe de uma doença e o que deixa a garota com mais raiva ainda é saber que o pastor e deputado federal, Marcelo Felizzi usa a religião para extrair quantias enormes de dinheiro de seus fiéis em um sistema de corrupção. Em meio a tanta hipocrisia, Roberta une suas habilidades com computação para se tornar uma cracker e desenvolver um meio que devolva todo o dinheiro arrecadado pelo pastor à comunidade, mas com essa tarefa nada fácil, será que ela irá conseguir?

Encorajador, divertido e apaixonante. Heroínas destaca a força feminina com personagens cativantes e encantadoras criadas pelas autoras Ray Tavares Pam Gonçalves e Laura Conrado. Os contos são todos muito atuais que realçam a força feminina diante de situações problemáticas e minha única reclamação é que queria que todas as histórias tivessem sido mais desenvolvidas, mas por se tratar de contos, entendo que o espaço é menor e por isso as tramas se passam rapidamente.



É um livro ótimo que merece ser lido pois valoriza a força e união feminina, coisa da qual não costumamos ver em muitos livros ou filmes, além de que são histórias atuais e com um tema importantíssimo.

A capa e todo o trabalho de diagramação está maravilhoso! Indico o livro para todos se apaixonarem por essas histórias cheia de coragem e personagens femininas que nos motivam no dia a dia!

3 comentários:

  1. A gente precisa de mais livros assim! De mais heroinas, meninas fortes e no centro de histórias clássicas, reimaginadas. Não li nada da Pam até hoje mas adoro a Ray e quero muito ler pelo menos esse conto.
    Beijos
    renatavarelaescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Essa capa é muito fofa!
    Gostei do livro, achei os contos bem agradáveis e gostaria de ver mais releituras nesse estilo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gostei da capa, do marcador e da Daniela (porque ama os animais), mas não senti vontade de conhecer os contos. Os três aparentam ser confortáveis e com uma leitura bem fluida, só que não faz meu tipo de leitura e não me agradou a ponto de querer ler.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial