navegar pelo menu
junho 05, 2018 -

[RESENHA] Um Vento à Porta, de Madeleine L'engle




Sinopse: Charles Wallace está em perigo. E o mundo todo também.Quando a família Murry pensava que os problemas haviam terminado, um novo desafio surge. Charles Wallace agora tem seis anos de idade e na escola o menino se tornou um problema. Sofrendo bullying constante, Meg acha que o novo diretor da escola deveria ser responsável pelo menino, mas Charles Wallace fica terrivelmente doente antes que ela possa ajudá-lo.Mas há algo estranho acontecendo. Charles Wallace diz a Meg que há dragões no quintal de casa e ela descobre que os dragões na verdade são Proginoskes, querubins feitos de asas, vento e chamas. E mais uma vez este é só o começo de uma nova aventura, onde Meg e seu amigo Calvin precisam correr contra o tempo para salvar seu irmãozinho. E, para fazer isso, eles devem partir em uma viagem para dentro do corpo do menino e lutar para restaurar a brilhante harmonia do universo.Junte-se a Meg, Calvin e Charles Wallace nesta nova aventura repleta de seres incomuns, mundos novos e muitos heróis que precisam ultrapassar seus medos para salvar o mundo!

Sabe quando você termina de assistir ao filme e começa a bater saudades da história? Foi isso que aconteceu comigo esses dias, quando terminei de assistir pela milionésima vez ao filme Uma Dobra no Tempo, então resolvi ler a continuação e vim contar para vocês o que achei!
A princípio eu descobri que uma história não está interligada a outra e demorei um tempo para processar as informações e os personagens novos, bateu aquela sensação de vazio quando não vi a Srta. Quequeé, Srta. Quem e Srta. Qual, no entanto somos apresentados a novos personagens incríveis como: Proginoskes e Blajeny!
Nessa nova trama Charles Wallace está crescido e começou na escola quando começa a ter problemas com os garotos da sua turma por ser um dos alunos mais inteligentes de lá e se interessar por matérias que nenhuma outra criança de seis anos se interessaria! E a história vai se desenvolvendo quando os Murry começam a estudar sobre farândolas e mitocôndrias, até perceberem que isso pode estar interligado aos sintomas que Charles possa estar tendo: cansaço mais rápido que o normal, palidez e tudo mais.

Se em Uma dobra no Tempo somos apresentados a uma Meg que insegura que precisa acreditar mais em si mesma, Um Vento à Porta nos mostra uma Margaret destemida que é capaz de qualquer coisa pelo bem estar de seu irmãozinho.
O livro nos revela como um universo enorme lá em cima pode estar ligados com as pequenas moléculas que não somos capazes de enxergar nem com um microscópio, e essa é uma das diferenças do primeiro livro. Se tivemos que entender melhor sobre matemática e física para salvar o pai de Meg na primeira história, nesta segunda precisamos melhorar nossos conhecimentos em biologia para salvar Charles Wallace.
Tudo começa quando Charles começa a ver dragões em seu quintal e todos começam a achar que ele está alucinando, até que aparece Proginoskes, o querubim, e Blajeny, o professor, que se encarrega de dar três testes para Meg, o que acontece se ela fracassar? Seu irmãozinho pode morrer!
Com a ajuda de Calvin, Meg embarca nessa aventura e vai descobrindo novos aliados para auxiliá-la como a Cobra Louise Larguda e o próprio Sr. Jenkins!
Uma história que nos faz refletir bastante sobre quem somos, e como o amor pode nos salvar de qualquer mal que tenhamos que enfrentar, também deixa claro que o ódio pode ser semeado em qualquer lugar, seja por pessoas, por farândolas, ou por estrelas e que, se não tomarmos cuidados, eles se enraízam na gente e nos destroem!

Foi uma leitura super leve e gostosa para mim, terminei o livro em um dia e já estou com vontade de ler a continuação!
Indico bastante para aqueles que gostam de fantasiar e refletir ao mesmo tempo. Se tiverem oportunidade, leiam essa história magnifica.

8 comentários:

  1. Ganhei o primeiro livro e estou esperando chegar, mas fiquei muuuito surpresa por saber que tem continuação (em que mundo eu vivo? kkkk). Estava com medo de ler a resenha e contar uns spoilers do primeiro livro, mas fiquei feliz por saber que uma não é interligada com a outra. Já quero a coleção toda <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só comprei o primeiro por causa do filme, uma época atrás, e s´´o fiquei sabendo pq tava escrito nas primeiras páginas todos os livros kkkk fiquei tão surpreso quanto você, quando peguei pra ler kkk.
      Siiim, quando vc ler o primeiro, volta aqui pra gente comentar kk <3

      Excluir
  2. Eu li resenhas do 1° livro e não me senti com vontade de conhecer essa história.
    É a primeira vez que leio sobre essa continuação, e me parece bem melhor que o 1°, ainda mais com o desenvolvimento da personagem.
    E pelo visto o autor é bem criativo em relação aos nomes.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer se achei ela melhor, mas a leitura fluiu bem mais nesse livro, com certeza. E a forma como é apresentado os problemas e as soluções, foram muito boas.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Murilo!
    Acredita que eu ainda não assisti ao filme Uma Dobra no Tempo?! Pois é, os dias estão sendo tão corridos pra mim nos últimos tempo, mas vou tentar me organizar para assistir...
    Quanto Um Vento à Porta, que pena que a história não estão interligadas uma com a outra, já vi comentários sobre a Srta. Quequeé, Srta. Quem e Srta. Qual em que elas são um dos pontos fortes do primeiro livro...
    Como não curto personagens inseguros gostei de saber que em Um Vento à Porta ocorre um amadurecimento em Meg... Ah, prefiro mil vezes biologia do que matemática e física, então não preciso nem dizer que amei essa nova abordagem, né?! rsrs
    Enfim, valeu pela dica. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá Murilo!
    Estou lendo o primeiro vol, e amando, espero curtir ainda mais a leitura e ler os outros livros tbm...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. ola,
    Nossa que capa maravilhosaa, se não me engano ja ouvi falar do filme porem nunca assisti
    Não sabia que tinha o livro, e muito menos que tinha coleção rsrs
    parece ser bom vou dar uma chance ao livro apesar de nao ser muito chegada o genero e vou add a lista
    Muito obrigada pela dica!!!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei esse livro foi bem melhor que o primeiro fiquei estupefata com os acontecimentos da história superou muito as minhas expectativas

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial