navegar pelo menu
junho 11, 2018 -

7 coisas que você provavelmente não sabia sobre o mundo dos livros – Parte 2






Como vocês gostaram muito da parte 1, resolvi trazer a segunda parte de coisas que você provavelmente não sabia sobre o mundo dos livros. Confiram!

1. Virginia Woolf, Goethe e Hemingway tinham o hábito de escrever em pé.



E você, é do tipo que lê ou escreve em pé?

2. O último desejo de Franz Kafka foi que queimassem os manuscritos de "O Castelo", "O Processo" e "Amerika", pois não queria que eles fossem lançados.

3. O cheiro dos livros agrada a tanta gente porque o papel dos livros é feito com polpa de madeira e possui uma grande quantidade de substâncias orgânicas. Quando estas reagem à luz, ao calor e à umidade, libertam compostos orgânicos voláteis, que se traduzem num aroma a baunilha, a amêndoa ou flores, evocando memórias positivas.



4. Paulo Coelho é o autor brasileiro que mais vendeu livros no mundo. Cerca de 70 milhões de exemplares.

5. A maior biblioteca do mundo fica em Tianjin, na China. É chamada de "O olho de Binhai" e pode abrigar até 1,2 milhão de livros. Um verdadeiro paraíso para quem ama ler e consultar verdadeiras preciosidades antigas e atuais.



6. Na Idade Média muitos livros eram reproduzidos à mão por monges. Eles copiavam página por página, embora muitos fosse analfabetos.

7. A Irlanda é o único país a dedicar um dia para um livro. Em 16 de junho ocorre o Bloomsday, em homenagem a Leopold Bloom, protagonista de Ulisses de James Joyce.

Esse post faz parte do top comentarista de junho que te dá um vale de R$40. Participe aqui!

Vocês já sabiam alguma dessas curiosidades? Gostaram?

35 comentários:

  1. Coisas que realmente eu não sabia mas gostei muito de ficar sabendo :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Imagina visitar uma biblioteca dessa? Acho que ia querer morar lá hahahaha
    Gostei da ideia de um dia dedicado ao livro, seria tão legal ter um dia assim aqui no nosso país tbm né?! Quem sabe isso incentivaria ainda mais pessoas para o mundo da leitura. Adorei essa segunda parte, espero que tenha mais futuramente *---*

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que sabia apenas a do Paulo Coelho.
    Gente, me senti cansada só de imaginar alguém escrevendo em pé ou reproduzindo livros à mão.
    Gostei das curiosades, amei essa biblioteca da China e já quero morar lá.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Own que post amor.
    Esse das folhas de papel eu não sabia, não é a toa que ler um livro é prazeroso♥ Trás paz e a gente fica feliz, sempre soube que existe um contexto que iria além das histórias.

    ResponderExcluir
  5. Ah que delícia descobrir tantas coisas legais! Sobre escrever ou ler de pé, desconheço! Deve ser muito cansativo! Amei saber sobre os cheiros que podem sair de nossos livros, por isso amamos cheirinho de livro! E vou logo pra Irlanda comemorar o dia do livro! Amei o post!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  6. Oi oi!

    Tudo bem? Algumas das curiosidades eu já sabia (a da maior biblioteca, o dos monges, a do Paulo Coelho e do Kafka), as outras foram novidades. A minha favorita? A que fala sobre esse cheiro característico dos livros ♥️

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  7. Eu to chocada que Virginia Woolf tinha o hábito de escrever em pé, fiquei curiosa pra entender o motivo haha sério! Essa maior biblioteca do mundo me enche os olhos de uma maneira surreal, cada vez que vejo foto meu coração vibra. Adorei as curiosidades!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Carol!
    Não vi o primeiro post do quadro (ainda), mas já gostei muito de saber essas curiosidades nessa segunda parte! Muito curioso e até estranho isso de escrever/ler em pé, mas se está confortável para pessoa é o que importa, né? Mas só eu que estou me sentindo uma ET por não ser tão apaixonada/atraída por cheiro de livros como tanta gente é? rsrs Muito legal o post!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ Sonhando aos Vinte ♥

    ResponderExcluir
  9. Realmente são coisas que eu não sabia e achei o post bem válido para mim que sou apaixonada pelo meio literário. Confesso que fiquei impressionada com a sexta curiosidade e claro que eu adoraria conhecer O olho de Binhai, lugar incrível.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu post. Adoro posts assim de curiosidades, ainda mais quando as curiosidades são do universo dos livros. Algumas eu já sabia, mas quanto a biblioteca e a quantidade de obras que ela pode armazenar fiquei chocada, de um modo positivo é claro! Bexus :*

    @prefirolercomcalma

    ResponderExcluir
  11. Oi, Carol!
    Como não vi a parte 1 de "coisas que você provavelmente não sabia sobre o mundo dos livros" fui correndo dá uma olhada antes de ler a parte 2... Amei os dois posts!
    Em relação a parte 2... Vixe, lê ou escreve em pé?! Com certeza não é pra mim, não sei como esses três autores conseguiam escrever em pé...
    Taí o motivo desse cheirinho gostoso que os livros possuem! Não tem como resistir, né?!
    Essa do Paulo Coelho eu sabia, gosto muito dos livros dele, meu favorito é Veronika decide morrer ❤
    Nossa, que biblioteca mais linda, gente! Amei! 😍
    Abraços, amei saber essas curiosidades sobre o mundo dos livros!

    ResponderExcluir
  12. Oii tudo bem ?
    Quanta coisa bacana confesso q não sabia de nada kkk fiquei contente que você tenha compartilhado com a gente.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu só sabia de uma coisa: sobre o Paulo Coelho.kkkkkk... Gosto muito do autor, não importa que algumas pessoas torçam o nariz.

    Sou uma pessoa ansiosa, então, até que compreendo o que deve ter levado esses autores a escreverem em pé.rs

    Penso que o último desejo do Franz Kafka deveria ter sido realizado, uma vez que os livros eram dele. Mas as pessoas não sabem o que é respeitar os outros.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. A primeira curiosidade já me fez sentar.... hahahaha Não sabia e jamais desconfiaria. Agora a que mais gostei foi sobre a biblioteca na China. Um dia quero conhecer.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Sobre os monges copistas eu já sabia, agora sobre o cheiro viciante dos livros eu gostei de descobrir, não somos loucos por apreciá-lo afinal, rsrs.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Que post legal! Eu sabia de algumas dessas coisas, como sobre o Paulo Coelho (apesar de não entender o motivo de tanto sucesso kkk), mas outras foram novidade para mim.
    Adorei saber a razão das pessoas gostarem tanto do cheiro dos livros, porque eu sou uma delas e nunca soube explicar muito bem porque eu acho esse cheiro tão bom.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oiie!
    Adoreio o post!
    Realmente eu nunca iria saber sobre isso...
    Como que o escritor consegue escrever me é, fica horas ali....
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. imagino que só copiavam o mais parecido possível, sem nem saber o que tava escrito.

    beijos

    ResponderExcluir
  19. Avhei bem interessante as informações, principalmente da pagina do livro o cheiro, realmente é muitoo bom ,não sabia que era feita com essa poupa e com materias organicos
    Que biblioteca mas lindaaa queria pra mim kkk, achei bem bacana tambem a irlanda que dedica um dia para o livro, bem que aqui podia ter ne
    Amei o postt
    beijoss

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Nossa quantas curiosidades. Adorei e fiquei apreensiva pelo autor escrever em pé, haja coluna.
    Engraçado não curto cheirar livros. Sobre um dia dedicado ao livro acho incrível, poderíamos ter também.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Adorei essas curiosidades, sabia apenas a primeira e a do Paulo Coelho, achei as demais bastante legais. Eu vou até levar para meus alunos, eles vão adorar. Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Eu não sabia sobre Franz Kafka que ele queria que queimasse seus últimos manuscritos e também não sabia sobre essa curiosidade das pessoas que são viciadas em cheiro de livro tipo eu

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial