navegar pelo menu
setembro 14, 2017 -

[RESENHA] Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes, de Douglas Adams




Título: Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes (So Long, and Thanks For All The Fish) // O Guia do Mochileiro das Galáxias #4 Resenha do 1, Resenha do 2, Resenha do 3
Autor(a): Douglas Adams
Editora: Arqueiro
Páginas: 142
Gênero: ficção científica, humor
adicione ao skoob // compre aqui
Sinopse:
Depois de viajar pelo Universo, ver o aniquilamento da Terra, participar de guerras interestelares e conhecer estranhas criaturas, Arthur está de volta ao seu planeta. Tudo parece igual, mas ele descobre que algo muito estranho aconteceu na sua ausência. Curioso com o fato e apaixonado por uma garota tão estranha quanto o que quer que tenha acontecido, ele parte em busca de uma explicação.


O livro começa com Arthur descobrindo que a Terra não foi destruída, e após 8 anos de aventuras pelo Universo, ele se vê de volta à sua casa, mas nem tudo está igual ao que era antes.

Ao mesmo tempo conhecemos Fenchurch, uma garota que finalmente descobre o que deu errado com a humanidade e o que se deve fazer pra tornar o mundo melhor, mas antes que ela pudesse fazer algo com essa informação ou contar a alguém, algo terrível e catastrófico acontece e a ideia se perde para todo o sempre.

Curiosamente, Arthur Dent conhece essa garota e se apaixona por ela. O legal nesse plot é que, finalmente, alguém dá atenção ao que o Arthur fala. É muito triste ver o Arthur dizer algo ao Ford ou Zaphod nos livros anteriores e nenhum dos dois dar a mínima atenção ao que ele diz, principalmente porque normalmente o que ele diz é o que eu diria se estivesse na sua situação, então é legal ver uma mudança nesse quesito.


Arthur e Fenchurch conhecem Wonko, o São, um cara muito louco que aparentemente tem a resposta para o que aconteceu à Fenchurch, porquê a Terra não foi destruída e os golfinhos sumiram. Também descobrimos qual é a mensagem Deus deixou à sua Criação, e devo dizer que Douglas Adams se superou com a revelação, achei genial.

Um dos pontos negativos do livro é que focou só no que acontece com Arthur Dent e Fenchurch, nos deixando com pouca informação ao que acontece com Trillian, Zaphod e Marvin, além de aparecer poucos verbetes do Guia do Mochileiro das Galáxias. Ficamos sabendo o que Ford anda aprontando esporadicamente embora, a princípio, não faça diferença para a história.

Esse volume foi bem diferente dos anteriores, mas não decepciona. Fiquei extremamente emotiva com o final, e mesmo que tenha sido triste, foi belo. Um final digno que te deixa com vontade de ler o próximo livro logo.


Quotes:


"Estava sobretudo imensamente aliviada por constatar que praticamente tudo que as pessoas lhe disseram durante toda a sua vida estava errado."

"— A vida é como um grapefruit.
— Tá, e como é isso?
— Bom, é meio amarelo-alaranjado, com uma casca dura do lado de fora, molhado e bem macio por dentro, onde tem uns caroços. Ah, e algumas pessoas comem metade no café-da-manhã."

"— Cheguei a conclusão — disse Wonko, o São — de que uma civilização que havia perdido a cabeça a ponto de sentir a necessidade de incluir instruções de uso detalhadas em uma caixinha de palitos de dente não era uma civilização onde eu pudesse viver e continuar são."

10 comentários:

  1. Esta série sempre me foi muito indicada. Creio que seja uma leitura leve, cheia de aventura e fantástica de se acompanhar! Creio que seja para qualquer idade. Ainda em alguma promoção eu adquiro!

    ResponderExcluir
  2. Olá, há muito quero iniciar essa série, que nos faz refletir sobre assuntos importantes por meio de uma trama singular, original e criativa. Só por esse quotes já vejo que vou amar. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Já vi vários comentários sobre essa série, mas não tenho o interesse de ler.
    O título é muito interessante, e parece ser uma ótima aventura pelo espaço pra quem curte p gênero.
    Sem falar nos quotes, são ótimos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Sempre ouço as pessoas falando tão bem deste livro e fico curioso para saber se ele é bom mesmo!
    Estou pensando em ler a série mais pra frente!

    ResponderExcluir
  5. Sempre ´vejo em oferta, mas nunca me despertou o interesse... Essa coisa de espaço não me atrai mto, mas pela sua resenha parece ser interessante...

    ResponderExcluir
  6. Já tive oportunidade de ler a série e gostei muito.
    É verdade, esse exemplar foi um dos mais diferentes, porque focou apenas nas duas oersonagens e para mim, não manteve a lógica 'doida' do autor, mas como falou, ainda assim é bom.
    Desejo um final de semana maravilhoso!!
    “O primeiro passo para a cura é saber qual é a doença.” (Provérbio Latino)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tudo bem?
    Já muitas pessoas dizendo que o quanto essa série é boa, mas nunca tive o interesse por lê-la. Confesso que peguei o primeiro livro pra ler, mas acabei desistindo na metade dele. Não faz muito o meu tipo de leitura.
    Mas sua resenha está ótima! E deixo a dica passa dessa vez, ok?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi! Sempre tive vontade de ler O Guia do Mochileiro das Galáxias, mas confesso que até esqueci sobre o que se trata. hahaha Que bom que esse volume teve um final digno. Beijoss

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Me sinto mal toda vez que vejo esse livros, em 2014 tinha uma promoção com todos os livros por 10 reais, e eu não comprei (choremos haha).
    Não conheço muito sobre os livros, mas sempre tive curiosidade em ler, depois vou conferir as outras resenhas para entender melhor a história.
    Beijos!
    Lost Words!

    ResponderExcluir
  10. Olá... Bom dia! Gostei muito da resenha. Tenho essa coleção aqui também. Uma das minhas preferidas...rs Parabéns! Abraços Literáriosss

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial