navegar pelo menu
junho 08, 2017 -

[RESENHA] Isso Também é Preconceito, organizado pelas autoras Luísa Aranha e Gislaine Oliveira




Sinopse: 
Preconceito está em toda a parte e ás vezes nem nos damos conta disso. Foi partindo dessa premissa que 20 autores se reuniram para abordar o tema em 20 contos diferentes e inusitados. Todos com um único objetivo: te mostrar que preconceito é ruim.
Sabemos que a batalha é árdua e que alguns textos podem te chocar ou mesmo fazer com que você se identifique. Tudo bem se isso acontecer. Não se preocupe! Isso não significa que você seja uma pessoa ruim. Significa apenas que você, assim como tantos outros, precisa mudar.
E por isso, caro leitor, desejamos a você uma deliciosa leitura e uma dolorosa reflexão.




Bom dia leitores, hoje trago a agradável resenha do livro Isso Também é Preconceito, uma antologia escrita por 20 autores e por ser vários contos, farei uma resenha mais unificada.

O livro nos traz uma seleção de contos onde o tema principal é o preconceito e comecei o livro já com o pé direito porque o primeiro conto que nos é apresentado, retrata bem uma realidade que vivemos constantemente, um pensamento preconceituoso que acompanha o ser humano de tempos em tempos.
Quantas vezes, por exemplo, pensamos, "não sou racista, mas..." e acabamos tendo alguma atitude que nos mostra ainda que de uma pequena forma, que carregamos sim um pouco do preconceito? Isso acontece com a maioria das pessoas, muitas dizem não terem preconceito, mas sempre tem um "porém".

Questões como homofobia também foi falado com bastante frequência no livro, mostrando muitas vezes a dificuldade que essas pessoas tem para assumirem sua opção sexual por conta do medo de não serem bem aceitas tanto pelos familiares quanto pela sociedade e em outros casos personagens que enfrentaram os obstáculos e venceram pelo amor.

Preconceito simples também que vemos constantemente sobre "tal coisa é de menina e tal coisa é de menino" foi tratado no livro nos fazendo ver que, esportes, brincadeiras, dentre outras coisas, que serve para um menino também serve para uma menina e vice-versa e não precisamos sempre generalizar.

O livro traz vários outros contos dentro do tema de preconceito e em sua maioria sobre homofobia, se eu pudesse falaria separadamente sobre cada um, mas a resenha ficaria bem grande, então preferi falar em conjunto.

Foi uma leitura ótima, nunca tinha lido nada que o foco principal fosse o preconceito e tive uma agradável experiência. Cada conto dos autores nos faz refletir sobre situações que nos deparamos no decorrer do dia e bate bastante com a nossa realidade. O livro em si é bom, mas teve contos que não me agradaram tanto, talvez por não estarem tão bem desenvolvido e eu ter achado que faltava algo a mais, mas a maioria em si me agradou.

Pude conhecer um pouquinho da escrita de autores que ainda não conhecia e alguns me agradaram tanto que fiquei com vontade de ler mais.
Recomendo o livro para todos e para mais informações basta acessar o site: http://causoseprosas.com.br/livraria

Contos e autores participantes:

Logo Eu - Gislaine Oliveira

Semente da Esperança - Luísa Aranha

A luz que os olhos não veem – Dama da Noite

Amor que não se mede – Sandra Werneck

Amor, diversidade e progresso – May Poetisa

Camisa 10 – May Solimar

Eu não mudei – Geana Krause

Inferno – Marcela Carvalho

Jogadora - Vanessa Oliveira

Luna - Matos Paz Tör

Mãos dadas – Márcia Dantas

O garoto que não sabia ser homem – Isabela Balduino

Palavras, meu abrigo – Mariana Dantas

Pássaro Azul – Regina Caires

Rei Momo – Sônia Rodrigues

Sem regras para nascer – Mari Sales

Um dia – Leatrice Barros

Um dia qualquer – João Ricardo Ribeiro

Um tom mais claro de palidez – Jair Lisboa

Vozes – Tamara Mansur

8 comentários:

  1. Oi Isadora ;)
    Nossa, não conhecia o livro mas foi amor a primeira vista pela capa! E essa premissa linda... me interessei demais em ler!
    Não costumo ler muitos livros em formato de contos, mas esse me despertou muito a curiosidade! Como você disse as vezes falamos coisas ou temos pensamentos que nem percebemos ser preconceito, e esse livro deve ser uma ótima forma de abrir os olhos de algumas pessoas!
    Obrigada pela indicação!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Que lindo esse livro! Gosto muito de contos, apesar de não ter costume de ler muitos, mas sempre é muito agradável a leitura dos mesmos. E poder conhecer a escrita de tantos autores, juntos, é uma grande alegria.
    Dica super anotada.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Uma bela resenha!
    Eu adoro livros que abordam contos e nunca tinha visto um cujo o foco fosse o preconceito. Acho que é um assunto que deve ser explorado principalmente com a nossa geração que muitas vezes a minoria é taxada como "mimizenta" por não aceitar as brincadeiras de mau gosto sendo que na verdade as pessoas quem deveriam tomar juízo e perceber que é uma linha tênue entre brincadeira e falta de respeito.
    Gostei mesmo da resenha e gosto bastante quando o assunto tratado é o preconceito, vou dar uma conferida no livro.
    Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!
    Gosto bastante de livros de contos, então já começamos bem, sim?
    Com certeza o grande problema da sociedade em que vivemos é a intolerância. Tenho certeza que, se não houvesse a falta dela nas pessoas, muitos desastres poderiam ter sido evitados. Com certeza é importante reforçar o combate a qualquer tipo de preconceito, diariamente.
    Fiquei bastante interessado pela obra.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas gostei muito da ideia dele e também do tema trabalhado, principalmente por ser um livro de contos, acaba tratando de varias formas diferentes de preconceito podendo mostrar uma historia completa e explorar bem o assunto, se tiver oportunidade quero ler !!

    ResponderExcluir
  6. Olá, gosto de contos por serem histórias curtas, e que nos fazem refletir . Principalmente sobre um assunto tão sério: O preconceito.
    Diariamente ouvimos ou lemos discursos preconceituosos sobre tudo.
    E infelizmente somos cruéis mesmo sem perceber.
    Preconceito sobre a opção sexual, aos deficientes , a religião, cor da pele...

    Gostei muito e adoraria ler!

    ResponderExcluir
  7. ola, achei fanatstca a resenha e a capa mais o assnto preconceito ou seja livros sobre este tema nao gosto muiuto me da muita do entao prefiro ler outros :(
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Pra ser sincera não sou chegada em contos, preconceito puro, pois nunca li nada. Embora esse despertou minha curiosidade pois autores falam de um mesmo tema, o que deve gerar pontos de vistas muuuuuito diferentes e isso é enriquecedor. Gostei.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial