navegar pelo menu
dezembro 08, 2016 -

[RESENHA] Harry Potter and the Cursed Child, de Jack Thorne, John Tiffany e J.K. Rowling




Título: Harry Potter and the Cursed Child
Autor(a): Jack Thorne, John Tiffany e J.K. Rowling
Editora: Scholastic Books
Páginas: 320
Gênero: ficção, infantojuvenil
adicione ao skoob // compre aqui

Sinopse:
Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia,marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados.
Ansiosamente aguardado por milhões de fãs, o oitavo livro da saga de maior sucesso de todos os tempos chega às livrarias de todo o Brasil no dia 31 de outubro, em edições brochura e capa dura. Harry Potter e a criança amaldiçoada é a edição impressa do roteiro de ensaio da peça escrita por J.K. Rowling em parceria com Jack Thorne e John Tiffany, que está em cartaz em Londres e sepassa 19 anos após os acontecimentos narrados em Harry Potter e as Relíquias da Morte.

Eu li esse livro faz um tempo, pois eu ganhei a versão em inglês do meu tio, mas fiquei enrolando pra escrever essa resenha, não sei porquê.

O livro, que é um roteiro da peça de teatro, se passa dezenove anos depois depois de Harry Potter ter derrotado o Voldemort. Vamos conhecer um pouco melhor sobre a vida do trio e a relação com os filhos, especialmente a relação de Harry e Albus, e Draco e Scorpio, que não é das melhores.

Albus sofre com a ausência de Harry, que está sempre fora por causa do trabalho. E chegado o momento de Albus estudar em Hogwarts, ele fica mais pra baixo ainda quando o Chapéu Seletor o manda para Sonserina. Ele se torna motivo de piada na escola, já que é bem diferente do pai, não se sente corajoso e nem heroico, e essa pressão toda acaba o tornando recluso, exceto pela aproximação de Scorpio, filho de Draco.


Albus se ressente com o fardo que o nome Potter representa e não consegue entender porquê pessoas tiveram que morrer pro Harry sobreviver, e é o que faz ele querer mudar o passado. Então ele e Scorpio voltam no tempo com um vira-tempo e tentam salvar a vida de Cedric Diggory, e toda vez que eles tentavam mudar, eles consequentemente mudavam o futuro, causando as maiores confusões.

Bem, não posso falar mais coisas sobre a trama, mas eu tenho que dizer que gostei. É uma leitura rápida por ter bastante diálogos, já que se trata de um roteiro. O personagem Albus me incomodou com esse ressentimento pelo pai, e não consegui entender como o Harry iria deixar um filho dele se sentir um "estranho no ninho", tendo ele passado por tudo que passou.

Apesar desses detalhes, foi maravilhoso poder voltar ao mundo mágico criado por J.K. Rowling, rever alguns personagens queridos (embora não tenha sido o foco, queria ter visto mais Hermione e Rony!) e conhecer outros. Super recomendo a leitura!

23 comentários:

  1. Não sou muito chegada ao mundo HP, mas sempre gosto de ler a opinião dos leitores referente as histórias. Gostei da sua opinião, pareceu bem sincera e o lado fã não influenciou sua opinião. Uma pena Harry ser retratado dessa forma, por tudo o que passou, é realmente estranho deixar o filho se sentir desse jeito. Parabéns pela resenha.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu sou completamente viciada nesse universo de HP, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de conferir essa obra. Claro que está na minha lista de prioridades e só estou esperando meu exemplar chegar logo. Imagino mesmo que seja uma leitura mais rápida por ser tratar de um roteiro. Curiosidade está a mil por conta dos detalhes <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Acho que sou uma das únicas que nunca li nenhum Harry Potter, mas achei bem legal a ideia de colocar o vira tempo na história :D

    ResponderExcluir
  4. Aiii!
    Nunca li a coleção de Harry Potter, mas sou doida para adquiri-los.
    No entanto, a sua resenha me deixou mais louca ainda para conferir! Dá até vontade de começar a ler por esse, mas acredito que não seria o recomendado.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Amo essa saga. Ainda não li mas, acompanhei os filmes.
    Estou louca para comprar os livros. Estou aguardando só uma promoção.
    Beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  6. Olá, Carol! Confesso que não sou fã de HP, pois assisti somente aos filmes e não gostei. Porém, tenho muita vontade de ler a coleção dos livros para entender melhor a história. Sobre esse livro, ouvi diversos tipos de comentários: alguns adoraram, outros detestaram, alguns acharam esse volume desnecessário para a série... Mas como não conheço a história de HP, não tenho como me posicionar. Beijos.

    thehouseofstorie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Só agora estou lendo a serie do Harry Potter e embora eu esteja adorando, tenho que confessar que só comecei a ler por causa do meu filho. Já peguei bastante spoiler deste livro aqui e ainda assim, estou bem curiosa com ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Carol,
    Já li esse livro há bastante tempo também e ainda não escrevi a resenha, mas o principal motivo é que eu não sei por onde começar a escrever. Gostei muito de ver o futuro dos personagens, mas como você, não vejo porque o Harry fazer o filho se sentir um estranho no ninho mesmo por tudo o que passou. E isso me incomodou bastante.
    No mais, recomendo a leitura para todos os fãs da saga.
    beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Olá!! :)

    Realmente, esse pormenor do ressentimento do filho não faz muito sentido.:! :) Mas quero ler o livro!

    Voltar ao fantástico mundo de HP!! Enfim, espero bem ler em breve!! :) E fico contente que tenhas apreciado a leitura, de qualquer das formas.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, confesso que esse livro me chamou a atenção desde o momento em que foi lançado. No entanto, eu também não consigo entender todo esse rancor que ele tem pelo seu pai e o porque de Harry ter deixado seu filho se sentir dessa forma. Não acho que há um grande problema em ir pra Sonserina, inclusive Harry até chega a falar isso nos livros. Espero poder conferir em breve e gostar.
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  11. Faz pouco tempo que me apaixonei por Harry Potter, mas isso não significa que eu não tenha pirado quando soube desse livro. Infelizmente, ainda não tive oportunidade de adquirir o meu exemplar. Mas é algo que pretendo fazer em breve.
    Gostei bastante da resenha. Da premissa, fiquei dividida. Também acho estranho bem estranho o filho do Harry ter sido "ignorado" por ele. Não sei. Mesmo assim, ainda quero muito ler.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Vi que alguns fãs ficaram bem decepcionados com esse livro, eu confesso que não me empolguei, já que desde o princípio ficou claro que trata-se de um roteiro. Pela sua resenha, acredito que a história não faz acréscimos válidos...prefiro ficar com o Harry que já conheço rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não comprei o livro, mas estou com muita vontade de lê a obra, já várias opiniões diferentes sobre ela, e não vejo a hora de lê e tirar as minhas próprias conclusões. Adorei a sua resenha haha e eu queria muito saber lê em inglês, mas ainda vou aprender haha

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Fico feliz que você tenha gostado, infelizmente o tanto que eu li sobre ele me fez decidir não encarar a leitura. Amo HP, mas achei a história muuuito fanfic, minha opinião é um pouco extremista porque acho que a JK não deveria ter assinado um roteiro desse, então pra mim HP sempre vai terminar no livro 7. Mas os gostos são diferentes e sei que muita gente curtiu, respeito muito isso :)
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Juro que ainda não tinha parado para ver que o livro se tratava principalmente por Albus se sentir perdido com o legado de Harry. Como assim ele vai pra Sonserina? Até eu fiquei espantado. A leitura deve ser otima de fazer, pois como você disse tem muitos roteiros por ser um roteiro. Quero este livro para completar a coleção de Harry e antes que finalize o ano vou lê-lo.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu adoro o mundo de HP mas detestei esse livro. Alvo é um personagem completamente chato que não podemos nos espelhar, mimado e não creio nessa de o Harry ser tão submisso em relação a ele. Infelizmente para mim descaracterizaram vários personagens e eu prefiro fingir que essa história nunca existiu.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem? Confesso que, embora eu tenha assistido todos os filmes de HP eu não sou uma super fã! Mas achei bem bacana esse livro trazer uma proposta diferente, tipo roteiro e ser permeado por diálogos, apesar de que, vi alguns fãs falando mal desse livro! Bjosss

    http:/porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, Carol

    Que bom que foi uma leitura satisfatória. Desde o anúncio do lançamento desse roteiro eu fiquei com o pé atrás, e confesso que depois de ler algumas resenhas decidi que não lerei o livro. Para mim essa história não faz sentido, sabe? Principalmente a história de Alvo. Mas isso não me é estranho, já que a J. K. teve participação minoritária na escrita do roteiro...enfim, infelizmente não será dessa vez que voltarei ao mundo mágico de HP.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Nunca li harry potter, e só assisti pedaços dos filmes, pelo que me lembro os únicos que assisti inteiro foram a câmera secreta e o inigma do principe que eu gosto até, mas eu sei do que se trata a história e conheço o final e esse livro me parece ser até que legal,a premissa dele nos faz ter curiosidade, não lerei no caso mas se saisse filme eu assistiria com certeza :)

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Estou bem curiosa para fazer esta leitura, mas ao mesmo tempo tenho um certo receio, graças aos comentários que já li, nem todos foram tão positivos quanto você. Nunca li nada em forma de roteiro e acredito que será uma experiência interessante.
    No momento, esta leitura não é uma prioridade, porque estou um pouco atrasada com minhas leituras, porém espero lê-lo futuramente.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Quero muito ler esse livro, mas acredito que, assim como você, sentirei falta de alguns personagens.
    Apesar disso Harry é Harry ne? E sei que gostarei da leitura. Esse livro já está na minha lista de presentes de natal e assim que eu ganhar vou devorar as páginas.
    Parabéns pela resenha!
    Abs ^^

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Até o momento vi tantas críticas ruins sobre o livro, mas sua resenha me animou bastante a ler ele.
    Assim que puder irei adquirir o livro e fazer a leitura dele.
    Bjs

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial