navegar pelo menu
novembro 21, 2016 -

[RESENHA] Rockfeller, de Alexandre Apolca




Sinopse: Beto Rockfeller, que possui uma leve versão da síndrome da mão alheia, sonha em fazer sucesso com sua banda de rock. Após ser preso injustamente em um protesto na Avenida Paulista, é liberado e orientado a deixar São Paulo. Ele e sua desconhecida banda — cujos integrantes são: Yakult, Gringo e Santiago dos Santos — decidem se mudar para a mística São Thomé das Letras, a Machu Picchu brasileira. É exatamente nessa aconchegante cidadezinha mineira que começa uma trama estonteante e dinâmica — repleta de aventuras, romances, crimes e mistérios. Rockfeller se envolve com Anita Andrade, a namorada de um dos seus amigos. Esse triângulo amoroso é surpreendido com a súbita aparição de uma terrível enfermidade. Ele, desconcertado, se vê diante de uma difícil decisão, que mexe brutalmente com seus princípios morais e o pior, Rock pagará caro por sua indigesta decisão, seja ela qual for. Além disso, é obrigado a conviver com seus fantasmas, desilusões e psicoses e ainda tem de se acostumar com um enigmático corvo que o persegue.
No entanto, após muito tempo, Rockfeller consegue uma segunda chance de ser feliz no Rio de Janeiro, as suas desventuras e psicoses ressurgem, e isso pode levá-lo a uma irreparável situação em que nem tudo que se vê pode ser real...



Olá, leitores! Já vou adiantando que essa resenha vai ser um pouco grande porque Rockfeller, escrito pelo autor Alexandre Apolca é um livro bem complexo com uma história instigante e original. Vamos conferir a resenha? 😍

Beto Rockfeller é o vocalista de uma banda desconhecida de rock, Escória Humana, onde seus amigos: Gringo, Yakult e Santiago também fazem parte. O sonho de ambos é fazer sucesso com a banda. Após uma noite de show onde eles estavam encerrando um festival, Rock acaba se metendo em uma encrenca ainda que inocentemente em uma manifestação na Avenida Paulista e mais uma vez é preso. Para o seu pai, essa foi a gota d' água e o aconselha a dar um tempo de São Paulo, já que está marcado pela policia. Diante dessa situação, Rock pensa que terá que acabar com a banda, porém ao dar a notícia aos seus amigos que passará um tempo fora, Yakult, Gringo e Santiago sem pensar duas vezes topam ir juntos e eles vão para uma cidade em Minas Gerais, São Thomé das Letras.

Chegando lá, é óbvio que a diversão é garantida entre os quatro e tudo lá ia bem depois de seis meses na nova cidade, até que em uma noite, Rock avista uma garota misteriosa entrando na igreja e se sente intrigado para descobrir quem é, mas o que ele não esperava era reencontrar essa moça em uma festa que seus amigos dão e o pior, descobrir que essa mesma garota é a nova namorada de um de seus amigos, o Gringo.


A atração que ele sente por Anita aumenta a cada vez que eles se encontram e Rock não se reprime por desejar a namorada de Gringo até que uma das vezes que Rock e Anita ficam sozinhos, eles acabam se beijando e se envolvendo cada vez mais intensamente.  Porém, outra coisa que deixa Rock curioso sobre Anita, é sobre a tatuagem de um corvo que ela tem nas costas.

Depois de um tempo com Anita traindo Gringo para ficar com Rock, ela adoece e assim que Gringo recebe a notícia de que sua namorada está com leucemia, a primeira reação dele é meter o pé de Minas Gerais dizendo que vai voltar para Inglaterra com seus pais e então finalmente Rock tem a chance de ter Anita só para ele, mas antes ela precisa se curar da leucemia e Beto está disposto a fazer o que for preciso para salvar a vida da amada, tão disposto que em seu plano para salvar a vida de Anita, ele acaba agindo contra sua ética para conseguir o dinheiro que precisa, o que suas atitudes faz com que um tempo depois quando Anita já está curada, ele vá preso sendo condenado a 15 anos de cadeia. Ainda preso, Rock começa a ter alucinações com o corvo, para ele, o corvo vem visitá-lo para amaldiçoá-lo.



Os anos passam e Rock finalmente é solto, já com 40 anos ele pensa em tentar arrumar as besteiras que cometeu no passado e vê uma nova chance de ser feliz no Rio de Janeiro, porém, quando ele achou que tinha se livrado das alucinações com o corvo, ele volta a vê-lo junto com Anita e novamente acaba colocando em sua cabeça que está sendo amaldiçoado.

Não sei explicar o quanto amei esse livro e como ele mexeu comigo. Rockfeller não é um simples livro que envolve um triângulo amoroso, é uma história original e envolvente que aborda diversas curiosidades, como a mente humana muda e reage diante de certas situações. Rock também sofre de uma síndrome rara da mão alheia que faz com que os movimentos de uma das mãos sejam involuntários, fazendo com que a mão ganhe "vida própria". O corvo da tatuagem de Anita também é um tanto intrigante, Rock sempre fala que está sendo amaldiçoado pelo corvo e o leitor segue seu pensamento, às vezes pensava se o personagem estava ficando louco, mas suas alucinações eram bem descritas que guia o leitor na imaginação de Rock.

O livro é narrado na primeira pessoa pelo Rock, logo no início temos a apresentação de que ele está narrando um fato que aconteceu em sua juventude. Um coisa achei que me incomodaria na leitura toda, é que os acontecimentos não tem muitos detalhes e a passagem de tempo é rápida, mas logo isso foi deixado de lado de tão envolvida que fiquei com a história. Acho que o livro deveria ser escrito mesmo dessa forma mais rasa por conta da série de acontecimentos que tem, eu juro, é um livro complexo apesar de só ter 180 páginas e quanto mais você lê, mais o final fica inimaginável e posso dizer que me surpreendi muito!


A diagramação é simples, porém linda. Em algumas páginas temos o desenho de um corvo e a capa remete muito bem a história. As letras são pequenas, mas não atrapalha na leitura e os capítulos são curtos e a leitura fluí de uma ótima forma.

Foi uma experiência maravilhosa ler esse livro e agradeço ao autor, Alexandre Apolca, por ter me dado a honra de ler sua obra. Apesar do romance, o livro tem outros focos. É uma história que te prende, envolve e faz você querer mais, é impossível parar de ler com a quantidade de mistério que a trama tem e mais uma vez parabenizo ao autor por ter criado um livro tão original e inteligente. Indico para todos que gostam de romance e suspense, que procuram uma boa história com uma carga alta de mistério e sem muita enrolação. É um livro direto que te prende do início ao fim.

Quotes

Acho que todas as pessoas têm um lado insano, algumas o mostram, outras o ocultam.

Quando a encarei, ela sorriu, e tudo parou de girar, pois tudo escureceu...

Sempre fui mal nesse negócio de rotular sentimentos, até porque isso não tinha importância, o relevante não era dizer o que sentia, mas sentir.

Dei um passo e rezei. Dei outro passo e pensei nela jogada em uma cama de hospital. Tinha que salvá-la, nem que custasse a minha vida. 

O tempo é a estrada que nos trouxe para a vida e que, um dia, nos levará para a morte.

A vida é sim, feita de inúmeros encontros e despedida. Quando somos jovens isso assusta, mas com o tempo, nos acostumamos, o desapego é mais uma sádica lei da vida.

No fim das contas, acredito que o importante na vida é mudar o mundo de apenas uma pessoa, da pessoa que se ama.

25 comentários:

  1. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro, e as fotos ficaram ótimas, assim como os quotes que você escolheu para a postagem. Eu também já fiz essa leitura e gostei muito do desenvolvimento. Fico feliz que você também tenha curtido a leitura, e me identifiquei bastante com suas opiniões. Realmente, é uma história que prende bastante!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Já tinha visto algumas resenha desse livro, mas ainda fico na dúvida se é um livro de terror ou um romance mais obscuro. A capa e algumas coisas que você cita dá a impressão de que dá um certo medo. rsrsrs
    Confesso que essas dúvidas e suposições me deixam muito interessada em realizar a leitura. Por ter poucas páginas, aumenta mais ainda minha vontade de ler, já que estou em busca de leituras mais rápidas.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  3. Olá! Não conhecia esse livro, mas achei a premissa dele fantásticas. Pelos seus comentários acerca da obra, o autor fez um ótimo trabalho. Livros bem escritos nos transportam facilmente para o universo dos personagens e eu amo isso. Adorei a indicação. Beijos.

    thehouseofstorie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Já tinha visto esse livro antes, mas não sabia que a premissa era cheia de reviravoltas e nossa coitado do Rock, com tantas surpresas assim na vida, eu já teria enlouquecido. Fiquei intrigada com o mistério que ronda o livro também e como o personagem vai desvendar tudo isso, gostei muito de suas impressões, pois me deram um excelente vislumbre do que esperar da história. Dica anotada.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  5. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro, nunca tinha sequer ouvido falar dele! :) Mas que bom que ele te agradou assim tanto!! :)

    Gostei de conferir as quotes e acho ótimo que a diagramçao esteja boa e que a leitura tenha sido assim tao envolvente!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Fiquei bastante intrigada com a premissa.
    Eu gostei da capa e sua resenha me deixou mais confiante quanto ao livr.
    Eu, particularmente, adoro um triangulo amoroso, mas que seja decente por favor. rs
    Essa síndrome de Rock me fez ter dúvidas, mas adorei saber sobre o livro.
    Beijinhos

    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu ainda não conhecia o livro mas a premissa me deixou interessada na leitura. Quando eu vi a capa achei que fosse mais macabro, lendo a sua resenha até achei que fosse de terro mas no final eu percebi que não é isso tudo o que eu estava imaginando, pode ter um certo suspense e um pouco de terror sim, mas nada que me faria parar de ler.

    ResponderExcluir
  8. Realmente essa trama parece ser bem original mesmo, mas como é um triângulo amoroso não me interessa muito nao. Vou deixar a dica passar. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Realmente essa trama parece ser bem original mesmo, mas como é um triângulo amoroso não me interessa muito nao. Vou deixar a dica passar. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Pela sinopse já dá pra perceber que o enredo é bem diferente de todos os livros que conheço, bastante original e isso me deixou curiosa mesmo não sendo um gênero que eu leia com frequência. Pela capa imaginei que fosse algo mais puxado para o terror mas pela sua resenha não tem muito haver com esse gênero, apesar de algumas partes um pouco macabras. Fiquei curiosa: o que seria essa Síndrome da mão alheia?
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  11. Olá amore,
    Vi alguns comentários desse livro e ainda não me instigou não a leitura... quem sabe num outro momento.
    A capa achei estranha... Mas o fato de trazer música como assunto do livro, talvez até me instigue um cadinho... e também curto muito essas histórias com triângulos amorosos... talvez até dê uma chance pra leitura, mais não nesse momento.

    Adorei os quotes selecionados!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oláa!! Que resenha fantástica, eu particularmente fiquei com muita vontade de ler esse livro. Adoro quando leio algo referente a uma obra nacional, por que os livros que mais bombam são os internacionais, e é ótimo ver que tem gente reconhecendo os nossos escritores <3
    Deixei esse livro marcado para minhas próximas leituras!! Ah, e esses corvos da foto? Adoreeei, queria também hahaha
    Quando tiver um tempinho livre passa lá no meu blog? Adoraria receber um comentário seu!! Beijos
    http://www.palavrasambulantes.com/2016/11/aquela-mania-de-carregar-o-mundo-nas.html

    ResponderExcluir
  13. Olá Isadora,
    Que livro mais intrigante. Já fui conquistada logo nas primeiras linhas, ao saber que Rock vai para São Thomé das Letras, que é uma cidade que conheço. Essa atração dele com a Anita parece ser interessante, mas não gostei da questão da traição, acho isso inadmissível. Agora, fiquei intrigada com o corvo, a leucemia e as alucinações que Rock passa a ter. Claro que quero esse livro para já.
    Parabéns pela resenha, está incrível.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    A premissa do livro é bem interessante e todo esse mistério envolvendo Anita e o tal corvo me deixaram muita ansiosa por fazer a leitura e descobrir o que realmente acontece.
    Confesso que não achei a resenha longa e queria muito mais informações sobre a obra!
    Acho que vou gostar do livro e pretendo aproveitar a Black Friday dos Nacionais que está rolando para adquiri-lo.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie, Isadora, amei seu cantinho aqui, o layout é lindo!
    Acredita que eu já morei em São tomé das Letras?
    Morei 1 ano e 1 mês.... e essa igreja da capa do livro é patrimônio lá...
    E eu gosto muito de lá.
    E quando você falou na resenha que eles se mudaram para lá eu quase saltei na cadeira!
    Achei bem intrigante e curiosa essa história!
    Mas não sei se procuraria esse livro para ler.
    Se o achasse capaz que leria.
    Mas não me agrada muito o Suspense. BJBJ

    ♥♥♥ Amantes de Jane Austen ♥♥♥ | Amantes de Jane Austen no FB

    ResponderExcluir
  16. Oi!

    Nada melhor do que a gente se envolver na história né? Qundo a trama é interessante, não importa o tipo de narrativa, sempre me aprofundo. Não conhecia a história, nem o autor, mas fiquei bem curiosa, justamente pela complexidade e por suas opiniões. To buscando leituras com mais suspense. Adorei a dica.

    beijos :)

    ResponderExcluir
  17. Este do Apolca eu não conhecia. Fiquei com um pouco de pé atrás por conta das coisas serem mais rasas, mas não vou descartar a leitura, ainda mais porque gostei dos quotes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Realmente o enredo parece ser bem complexo para ser destrinchado em somente 180 páginas. Fiquei curiosa para saber como isso foi distribuído. Não conhecia o livro e achei ele bem interessante. Não leria agora, pois as prioridades são outras. Mas achei essa mistura de rock, câncer, corvo misterioso e prisão bem maluca. Quem sabe no futuro?

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá =) Que bom que amou o livro. Fiquei feliz que saber que o livro não é apenas umas um triângulo amoroso, é mais que isso. Pelo nome, capa e sinopse eu esperava por uma história diferente do que conhecia na resenha. Sua resenha me despertou interesse, parece que o livro é melhor que eu imaginava. Beijos'

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bom?
    Não conhecia o livro nem o autor, mas, essa mistura de romance com suspense costuma chamar muito minha atenção! Fiquei intrigada com essas aparições do corvo, com a relação dele com Anita e para conhecer essa síndrome onde ele às vezes tem movimentos involuntários com uma das mãos. Não costumo ler triângulos amorosos, mas, se você disse que não tem enrolação nesse quesito, eu vou dar uma chance ao livro. Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Eu não conhecia o livro, mas achei a história muito instigante. Ao que me parece é impossível não sentir na pele tudo que o personagem passa. Eu não gosto muito de histórias com triângulos amorosos, mas todo o restante da história me chamou tanto a atenção que não tenho como resistir. Esse livro estará a partir de hoje na minha lista, pode ter certeza.
    Beijos.

    Taísa F.D.

    www.salaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bem??? A primeira vista o título me afastaria um pouco, mas achei muito interessante o enredo e as tuas impressões. A história parece ser bem original. Já tô me roendo aqui, porque não lido muito bem com triângulos, sempre escolho alguém pra odiar kkkkkk mas gostaria muito de conferir esse drama sim. Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá Isadora,
    gostei muito da sua resenha e o livro parece realmente ótimo, um enredo original e ao que parece bem trabalhado. No entanto, eu não pretendo lê-lo no momento, a história pode parecer incrível, mas se não ativou meu sexto sentido rsrsrs
    Quem sabe não seja o momento pra mim.

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  24. Oie
    Tudo bem Isa?
    Eu realmente não livros com triângulos amorosos varias pessoas me indicaram essa leitura por ser bem meu estilo de leitura mais a simples menção de "triangulo amoroso" acaba com toda minha vontade, esse enigma dos corvos me fazem querer ignorar esse fato mais não sei se compraria.
    Amei sua resenha
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Eu estou precisando de um livro envolvente para ler no momento, gostei muito da proposta dessa obra e com toda certeza tentarei ler uma hora dessas. Gostei dos personagens e do enredo envolvido. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial