navegar pelo menu
novembro 07, 2016 -

[RESENHA] Eu Estou Aqui, de Clélie Avit




Sinopse: No cenário frio e asséptico de um hospital surge a paixão entre Elsa, uma montanhista em coma há cinco meses depois de cair durante uma escalada, e Thibault, que se refugia no quarto da moça, por não querer visitar o irmão, o motorista bêbado que causou a morte de duas adolescentes num acidente automobilístico.
Delicadamente composto, o romance mostra o envolvimento gradual entre dois personagens cuja comunicação se dá instintivamente. Enquanto Thibault pode conversar e incentivar Elsa a retomar o domínio de suas ações, a jovem ouve, percebe e sente toques em seu corpo, mas não tem como comunicar seus desejos e anseios. Os dois passam a se conhecer tanto pelo que transmitem um ao outro – Thibault em suas confidências, Elsa tentando demonstrar que corresponde a seus estímulos – quanto pelo que os amigos da montanhista comentam a respeito do rapaz ou falam a ele sobre Elsa. Junto da moça em coma, Thibault sente-se tranquilo e protegido da revolta contra o irmão, internado em estado grave no mesmo hospital. Elsa, embora cercada pela família e por amigos, se entusiasma com a ousadia de Thibault, que não se acanha em beijá-la. E quando os parentes discutem a possibilidade de desligar os aparelhos que a mantêm viva, é com ele que Elsa conta para lutar por sua própria sobrevivência.
Narrado em primeira pessoa, alternando os relatos dos dois protagonistas, Clélie Avit consegue abordar problemas universais e atuais, como eutanásia, violência no trânsito e alcoolismo. As novas famílias urbanas também se superpõem aos laços biológicos. Thibault acompanha a mãe ao hospital, mas se recusa a enfrentar a situação do irmão, à beira da morte por um desastre causado por irresponsabilidade.


A resenha de hoje é do livro Eu Estou Aqui, da autora Clélie Avit lançado no Brasil pelo selo da editora Rocco, Fábrica 231.

Elsa Bilier tem 30 anos e uma única paixão: Praticar montanhismo. E por conta desses amor que ela está em coma no hospital há 5 meses. Os médicos já não acreditam mais que ela possa acordar algum dia e pensam em desligá-la, a família tenta acreditar em algum ponto de esperança, mas por vezes a esperança mais parece uma ilusão, os amigos de Elsa estão presentes torcendo para que ela retorne à vida, mas esperar para o que a medicina já considera um caso impossível até quando?

Thibault está divorciado há algum tempo, vive sozinho em seu apartamento e no momento de sua vida tudo que consegue sentir é raiva e desprezo do seu irmão mais novo, Sylvain, por ter matado duas adolescentes de 14 anos enquanto dirigia bêbado. Imprudência nunca foi algo que Thibault apreciasse e saber que seu irmão cometeu tal crime fez com que ficasse impossível a relação entre os dois, porém ainda sim, Thibault vai frequentemente ao hospital levar sua mãe para visitar seu irmão, mas ele não se sente preparado para sequer olhar na cara de Sylvain e por isso, sem pretensão alguma, acaba entrando no quarto de uma mulher em coma, Elsa, e é nesse quarto que ele encontra seu ponto de paz para fugir do seu maior problema que é enfrentar seu irmão. 


Eu Estou Aqui é um livro que não me comoveu em quase nada. Eu esperava chorar, que o livro fosse me despertar algum emoção, mas nada aconteceu. Thibault é um cara que nem chorando me amoleceu e não achei os problemas que ele tinha suficiente para agir de tal maneira diante de determinados fatos, pelo contrário, por vezes o achei carente. 
Elsa também não me convenceu tanto. Ela estava em coma, mas era guiada por sua audição que funcionava perfeitamente e mesmo não estando a prova de sentimentos e emoções, pela audição ela narrava com detalhes o que lhe era proporcionado. 

O livro é narrado na primeira pessoa dividido por Elsa e Thibault, a maioria dos capítulos decorrem nas visitas de Thibault ao hospital quando ele vai ao quarto de Elsa enquanto espera sua mãe visitar seu irmão. Thibault conversa com Elsa não apenas porque falar com quem está em coma é importante, mas porque ele gosta de falar com ela, mesmo que ela não retorne e no início ele nem sonha que ela está ouvindo.


O modo como ele se aproxima dela é vagaroso e a autora colocou na medida certa para não ficar cansativo, porém foi algo que não me convenceu como fato de que Thibault expõe seus sentimentos de forma tão "natural" para uma pessoa que está em coma e que ele nem sequer conhecia antes. Por isso achei a situação toda um pouco superficial e fora da realidade.

A escrita da autora é inteligente, apesar de que a história pouco me cativou e a diagramação da obra está de forma simples, mas maravilhosa. Fiquei encantada com a capa, assim como o título, remete bem o que a história traz e não encontrei erros . Vocês já leram o livro ou tem vontade? Qual foi a experiência de vocês? Me conte nos comentários!


Quotes

"Odeio tempestades, mas esse arco-iris parece me devolver a esperança. Tempestades devem servir para alguma coisa."

"Você está se apaixonando por uma garota da qual não sabe quase nada. Se essa fosse a única questão, tudo bem, mas... Você também está se apaixonando por uma garota que corre o risco de nunca mais acordar."


28 comentários:

  1. Que pena que você não gostou muito do livro, a sinopse parece ser bem interessante. Qualquer dia vou tentar dar uma chance pra ver se gosto.

    Beijos:*
    Escritas na Chuva

    ResponderExcluir
  2. oie, que pena que o livro não funcionou para você, eu tenho visto tantos elogios para ele que tenho sentido bastante vontade de ler, mas não tenho tantas expectativas pois mesmo as pessoas que gostaram não falaram de grandes emoções. Gostei de saber que a escrita da autora é inteligente, apesar de tudo.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    achei a proposta do livro bem interessante, sabe, você diz que o fato dele se abrir para alguém que nem conhece é algo que não lhe soou muito bem.
    Eu fiquei 30 dias internada na UTI semi intensiva e alguns dias na UTI e te digo que sim, isso não só é possível, como completamente normal e aceitável, quando a única alternativa que você tem é essa e as únicas pessoas são aquelas, é algo inevitável.
    Eu até anotei aqui, pois me deixou bem curiosa.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi. Eu achei a premissa do livro bastante interessante e não penso tão superficialmente assim, acho que no calor do momento e até mesmo para fugir da realidade, essas coisas podem realmente acontecer, ás vezes o ser humano se sente bem com quem nunca viu antes, isso é completamente normal. Eu espero poder ler o livro e gostar dele.
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Já li algumas resenhas a respeito desse livro, e sinceramente? Me arrependi de não ter solicitado um exemplar para leitura. Acho que eu iria gostar bastante, mas é uma pena que no seu caso, não tenha lhe cativado tanto. Mas particularmente, acho a premissa bem curiosa e tenho interesse em saber mais sobre os detalhes da ambientação e do desenrolar.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  6. Eu estava querendo muito ler esse livro, com altas expectativas de chorar horrores, até ler que a história não te cativou, que pena, eu realmente esperava rios de lágrimas com a história, mas bem, eu vou ler as vezes eu me acabe me emocionando mais (acho difícil, já que um dos meus apelidos é "coração de gelo").
    Adorei sua crítica sobre a história, já vou ler com menos expectativas.
    Beijos,
    Nay

    http://travelingbetweenpages.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Achei a premissa diferente, mas não sei se me convenceria também. Acho que questionaria o fato dele entrar em um quarto do nada e conversar... achei invasivo, mas sigo um pouco curiosa.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu só via resenhas positivas sobre esse livro até agora, mas foi bom ver o outro lado. Geralmente eu sou super crítica com as histórias então provavelmente irei concordar com você em diversos pontos. Amei a sinceridade. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nossa, estou impressionada com essa sinopse, achei a história muuuito diferente, foge completamente aos clichês. Que pena que você não gostou tanto dos personagens, acho que eles deveriam ser um ponto forte de qualquer história, né?

    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. A sinopse parece boa, mas é a sensação da leitura que e importante, tentar convencer o leitor é importante. Vou ler o livro, talvez tenhamos opiniões diferentes.

    Blog Marcy Moraes

    ResponderExcluir
  11. Oi
    É uma pena você não ter gostado da história, pois, ele está em meus desejados e pela premissa é o tipo de livro que me agrada. Ainda quero ler, mas, vou ficar com o pé atrás.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Que balde de água fria!
    Eu esperava mesmo encontrar uma leitura emocionante e que no final eu fosse corar litros e mais litros, também esperava uma leitura cativante :(
    Enfim, eu continuo curiosa com o livro mas agora não com tantas expectativas como antes. Gostei da resenha e da sinceridade em falar sobre o livro.

    ResponderExcluir
  13. Oi Isadora, tudo bem?
    Eu já li esse livro e amei! Também não me comovi ou me emocionei, mas a escrita e os personagens fizeram com que a leitura fosse bastante fluída pra mim. É um pouco estranho esse relacionamento deles e eu consegui compreender o porquê de Thibault ter se abrido para Elsa sem nem ter a conhecido, acredito que quando ele percebeu o que aconteceu com ela e viu os amigos falando dela, não pôde evitar sentir algo, sabe? Enfim, é uma pena que o livro não tenha sido tão agradável para você, mas acontece.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Eu estou louca para ler e as livro, primeiro por que sou a louça das capas e essa capa está maravilhosa e segundo porque achei a premissa bem diferente e instigante, como sou uma pessoa manteiga derretida com toda certeza eu me emocionaria.Foi legal vê sua opniao, pois das outras resenhas que li as pessoas choraram litros.Fico triste que de certo modo a leitura não foi tão agradável quanto você esperava.Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Já vi diversas resenhas sobre esse livro mas acho que essa é a primeira com considerações negativas sobre não ter se envolvido ou se emocionado com a história.
    Eu sinceramente não tive interesse de conferir o enredo apesar da proposta interessante da autora sobre o coma.
    Vou deixar a dica passar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Minha experiência foi bem diferente da sua, a história me cativou, me envolveu e me emocionou muito. Não achei estranho o Thibault se abrir, quantas vezes já não vi um estranho se abrir para mim ou para outra pessoa desconhecida, imagina o que uma pessoa assim não faria se tivesse a oportunidade de conversar com quem provavelmente não vai ouvir nem reagir ou contar pra alguém... Rs... Só achei o final um pouco abrupto, queria um epílogo, mas no mais amei muito essa leitura. Pena que pra você não funcionou tão bem.

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Eu fiquei bem envolvida com esse livro, não cheguei a chorar, mas ao contrário de ti, eu entendi exatamente quais eram os problemas e as motivações dos protagonistas, principalmente do Thibault. Mas a literatura é isso haha cada um ter uma interpretação. Parabéns pela resenha!

    beijos =)

    ResponderExcluir
  18. Oiee ^^
    Poxa, eu imaginava, pela sinopse, que o livro fosse bem mais envolvente e emocionante, é uma pena que ele não tenha sido assim para você. Acho que, dependendo da pessoa e do que ela está passando no momento, ela pode até se abrir com um desconhecido, principalmente se esse desconhecido está em coma. Vou querer ler o livro, quem sabe não acabo gostando, né?
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  19. Olá Isadora,
    A premissa desse livro me fascina e desperta muito minha curiosidade. É uma pena que a leitura não tenha te emocionado, pois acho que é algo que acabamos esperando ao ler esse livro. Outra coisa triste foi o personagem não ter e convencido ao se abrir para a mulher em coma.
    Eu ainda quero ler, pois acho que vou gostar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem? Acho que é a segunda vez que vejo alguém falar desse livro. Mas confesso que fiquei um pouco confusa agora, pois eu havia gostado plot e estava interessada, mas você fecha suas impressões dizendo que a leitura não é cativante. Nossa, se eu pego um livro que não me cativa nas primeiras páginas, a chance de continuar a lê-lo é muito pequena. Eu me distraio com muita facilidade, então por isso nnão consigo dar continuidade a leitura.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  21. Li esse livro esse mês, mas confesso que amei a leitura até metade, depois foi se tornando cansativo. Thib dorme demaaaaaaaais e isso me deixava chateada, e quanto ao final, eu esperava um pouquinho mais ): Concordo com sua resenha.

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    Confesso que essa temática em si, não me chama tanto a atenção, já que personagens em coma é algo meio intrigante e você salientou que é estranho ele expor os sentimentos de forma natural, o que parece ainda mais confuso. Leituras mais morosas, me deixam desanimada também, porque não gosto tanto de livros que demoram a enganchar. Ainda assim, a premissa é interessante, mas vou passar a dica desta vez.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho lido diversas resenhas sobre esse livro e vc é a primeira que fala que não se sentiu cativada pela história. Apesar de eu também achar a historia um pouco inverossímil, acho que a leitura seria interessante. A ideia me lembra um pouco a do filme E Se Fosse Verdade. Não seria uma leitura que eu faria agora, mas quem sabe no futuro?

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu já tinha visto esse livro e não fiquei muito interessada nele. Achei a história um pouco surreal e até agora nada me chamou a atenção. Só fiquei curiosa para saber se a personagem acorda no final. Kkkkk
    Adorei a sua resenha. Expos bem a sua opinião.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  25. Oi
    Estava curiosa para ler resenhas sobre esse livro e confesso que estou um pouco decepcionada. Imaginava bem mais mesmo, mas essa falta de empatia me deixou sem coragem de arriscar. Mas foi bom você ter sido sincera, pois se decidir ler, não vou com tanta sede ao pote.
    Ótima resenha
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  26. Oie
    Tudo bem?
    Então esse é daqueles livros que a gente tem a impressão de que já leu em algum lugar essa é a primeira resenha dele que eu leio adorei saber das suas impressões mais é como eu disse parece uma historia se repetindo. É ruim quando a gente lê e não consegue se identificar com os personagens neh? Parece que ficou faltando alguma coisa eu te entendo.
    Amei a resenha, amei a capa do livro.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  27. É uma pena que você não tenha gostado tanto assim. Já tinha ouvido falar sobre a história e estava bastante interessa. Estava não, ainda estou.
    Mesmo que suas expectativas não tenham sido supridas, ainda assim penso que vale à pena eu me arriscar. No máximo, não vou com tantas expectativas.
    Sua resenha está muito boa.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi Isadora, tudo bem?
    Eu já ouvi falar bastante desse livro e até acho uma premissa bem interessante, uma pena que ele não era o que você esperava, que não emocionou e não causou sentimentos reversos. Mas ainda assim quero ler para ver o que acho.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial