navegar pelo menu
outubro 27, 2016 -

[RESENHA] Placebo Junkies, de J.C. Carleson




Título: Placebo Junkies (Placebo Junkies)
Autor(a): J.C. Carleson
Editora: Rocco (Selo Fábrica 231) // livro cedido pela editora
Páginas: 304
Gênero: ficção
adicione ao skoob // compre aqui

Sinopse:
Audie é uma jovem como qualquer outra, mas encontrou uma forma incomum de descolar uns trocados: ela serve de cobaia para a indústria farmacêutica. Neste irreverente romance, J.C. Carleson, ex-agente da CIA, mergulha no universo pouco conhecido, mas muito impressionante, dos voluntários em série de testes farmacológicos. Na tradição de Trainspotting e Drugstore Cowboy, doses cavalares de humor negro disputam espaço na trama com o drama de jovens que vivem no limite. No caso de Audie, ela precisa juntar dinheiro para oferecer a Dylan, seu namorado que tem uma doença terminal, uma festa de aniversário de 18 anos inesquecível. “Não há ganho sem dor”, ela repete, em meio aos efeitos colaterais das substâncias e procedimentos a que está sujeita e aos esquemas para lidar com eles. Mostrando as entranhas de um mundo desconhecido da maioria das pessoas, Placebo junkies arrancou elogios da crítica com sua narrativa original e completamente viciante.

Audie é uma rata de laboratório. Ela participa de vários testes de drogas em troca de dinheiro. Ela diz pra si mesma que não há ganho sem dor, e de fato, não é tão ruim assim, até que ela decide fazer uma maratona de pesquisas junto com sua amiga, Charlotte.

Sua intenção é ganhar dinheiro suficiente pra fazer uma viagem pra Patagônia com seu namorado, Dylan, que está em remissão de câncer. É uma ideia bem louca - sem falar no perigo - de fazer tantos testes de drogas em um curto período de tempo, mas ela acha que Dylan merece.

Apesar de não ter gostado do romance entre Audie e Dylan, não tem como não se identificar com a Audie quando ela quer agradar ele. Dylan pra ela é um porto seguro no meio do caos, e todos nós temos pessoas assim. Ficamos tão "viciadas" na segurança que nosso porto seguro nos traz, que acabamos ficando cegos pra certas situações envolvendo essa pessoa. O foco do livro não é sobre essa situação, mas adorei esse elemento na trama.


O final me surpreendeu muito e me deixou um pouco confusa, confusão essa intencionada pela autora, já que é assim que Audie se sente. Eu nunca tinha lido nada com essa temática, mas adorei entender, pelo menos um pouco, sobre esse mundo de experimentos farmacêuticos, e o que levam pessoas a se submeterem à eles.

A escrita da autora é fluída, apesar do tema forte. O livro fala sobre liberdade e o que estamos dispostos a fazer pra conquistá-la, de uma forma tão irreverente que mesmo após ter lido o livro, fiquei pensando nele por muito tempo.


Quotes

"Então, claro, essa vida pode me matar. Mas, na minha experiência, a vida real mata você ainda mais rápido."

"Somos todas apenas produto de nosso meio. Nem todo mundo tem a força para romper com seu passado."

26 comentários:

  1. Olá
    Recentemente eu também li esse livro e adorei pelo fato de ser tão diferenciado, abordar uma temática que, pelo que eu me lembre, ainda não tinha lido. E é muito importante acompanhar a história diante dos valores da vida, sobre as experiências e o que deve ser feito nas situações recorrentes... claro que varia muito de pessoa para pessoa, e é um assunto bem complicado. O final me surpreendeu muito também, e adorei os quotes que você destacou!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu já tinha acompanhados uma outra tewenha desse livro, na qual dizia quase as mesmas coisas da sua, isso quer dizer que o livro parece ser bem bom. Eu também nunca li nada com essa pegada,mas pretendo mudar isso em breve com esse livro. É sempre bom saber como é a escrita do livro, e como você disse que é bem fluida, já me conquistou mais ainda. Espero poder ler a obra em breve, até mais vê
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    Eu já sabia sobre esse livro e admito que já fiquei tentada a comprar ele. Apesar de ser um tema bem diferente do que eu geralmente leio, gosto de poder variar um pouco. Assim como você, eu também nunca li nada nesse ramo farmacêutico e sempre me pergunto o motivo das pessoas se submeterem aos testes e drogas haha
    Parece muito interessante mesmo e fico mais encorajada ainda a comprar agora que li uma resenha positiva sobre ele. Além disso, amei a segunda citação <3
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia ainda esse livro mas o tema e a sinopse me deixaram curiosa. Depois de ler sua resenha tive mais certeza ainda de que quero ler :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol, tudo bem?
    Estou curiosa para conhecer esse livro, especialmente por conta dessa premissa original, também nunca li algo parecido. Me parece ser um livro reflexivo por conta da indústria farmacêutica. O fato da escrita ser tão fluída é um bom ponto positivo, espero ler a obra um dia.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi! Eu não curti muito o tema, mas eu achei interessante a autora abordá-lo, até porque é bem pouco comentado, mas eu ainda não sei se leria o livro.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi, achei interessante abordar a questão das cobaias, nunca li nenhum livro que fizesse isso. Gostei da premissa, fiquei com vontade ler!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oie...
    Desde que vi esse livro nas redes sociais fiquei com vontade de ler, pois, é um tema forte e ainda não li nada sobre o assunto. Fiquei bastante curiosa sobre esse final que te surpreendeu.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Desde que vi esse livro nas redes sociais fiquei com vontade de ler, pois, é um tema forte e ainda não li nada sobre o assunto. Fiquei bastante curiosa sobre esse final que te surpreendeu.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Não teve melhor momento para ler sua resenha do que hoje! Iniciei a leitura da obra, mas estou bem no início ainda, então fiquei empolgada para continuar! Que bom saber que a leitura é fluída. Nunca li nada parecido, achei interessante o enredo.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Amei demais sua resenha, o livro deve ser ótimo.Gosto de ser surpreendida nos finais dos livros.
    Parabéns pela escrita.
    Beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  12. Olá, Carol.
    Esse é um livro que me parece se tratar de um tema forte. A personagem me impressionou logo de cara por ela aceitar testar vários remédios e a indústria farmacêutica pode se mostrar cruel mesmo. Apesar disso, é bom que o livro tenha um alívio com a relação dela com Dylan.
    Abraços.

    Papel, Palavra, Coração

    ResponderExcluir
  13. Olá Carol,
    Nunca li nada com essa temática e achei bem interessante a protagonista ser uma rata de laboratório. O que mais me chocou, confesso, é que ela parece ir atrás disso, pois quer o dinheiro a todo custo.
    Achei bacana o final ter sido bem pertinente com o que a protagonista sentiu e que a leitura é fluída. Super anotei a dica, acredito que eu vá gostar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi!

    Eu me arrependi de não ter solicitado o livro para a editora, porque agora lendo a sua resenha eu fiquei muito curiosa. Quero muito ver a maneira como a autora abordou o tema pesado e a questão da liberdade, de viver a vida e tudo mais. Quero realmente entender tudo o que você disse. Adorei a sua resenha!

    beijos =)

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia o livro e apesar das reflexões que poderia ter durante a leitura, não me interessei muito pelo livro. Acho uma loucura está atitude de Audie, mas não cabe a mim julgar, ainda mais sem ter lido.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Não conhecia o livro, mas fiquei super curiosa para conferir de perto essa história. Que atitude autruísta da personagem em prol do namorado. Com certeza tudo deve ser explicado ao longo das páginas, mas fiquei imaginando as razões.
    Também quero ver como tudo termina.
    Dica anotada
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  17. Helloo, Carol! Tudo numa nice?!
    Eu tinha visto esse livro antes, li a sinopse até, mas confesso que não me senti interessada e ainda não me sinto pela estória. O contexto é curioso, porém. Talvez porque esse livro aborda um tema que não conheço de verdade e porque estou concentrada em outro tipo de leitura que não me senti convencida a ler ainda.
    Ótima resenha.
    Beijin....

    ResponderExcluir
  18. Uau! Amei esta capa.

    Não costumo ler muitos livros da ROCCO, mas este realmente prendeu minha atenção.

    A sinopse me agradou muito e sua resenha esta fantástica. Este é o tipo de historia que me deixa intrigada e confesso que ja estou ansiosa para ler.

    Obrigada pela dica (:

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu adoro livros desse estilo. Com essa premissa eu nunca tinha lido, mas me chamou muito a atenção e me fez questionar até que ponto o ser humano se submete para conseguir dinheiro, não respeitando nem seu próprio corpo. Fiquei muito interessada e com certeza farei essa leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Oi Carol, menina, estava lendo sua resenha e o tempo todo me perguntando "que perigo isso de dar seu corpo para experimentar remédio"... mas ao mesmo tempo, eu faria isso se fosse para ajudar alguém que precisa. Bem, fiquei confusa. Imagina as reações de determinadas medicações, fora o risco de se tornar adicta? Interessante a premissa. Abraços

    ResponderExcluir
  21. Olá Carol =)
    Eu não conhecia esse livro. Me interessei por eu não ter lindo nada sobre esse tema ainda, e para poder entender melhor sobre esse mercado. Fico feliz que saber que apesar do tema forte a leitura flui bem. Anoite a dica. Beijos'

    ResponderExcluir
  22. Adoro esse tipo de livro que fica com a gente por muito tempo... Não quis ler de cara quando soube do lançamento porque fiquei com medo de ter muita coisa técnica e eu não conseguir me envolver, mas pelo que você escreveu acho que as coisas não foram nada por esse caminho certo? Mas fiquei com um pouco de receio por conta dessa sua confusão no final, gosto de tudo muito bem explicado.

    ResponderExcluir
  23. Oie!!
    Não conhecia esse livro, mas achei a capa muito bonita e a história me chamou e muito a atenção. Nunca li livros nesse estilo e isso que aguçou a minha curiosidade quanto a leitura.
    Adoro livros que me surpreendem com o final.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  24. Oie
    Tudo bem?
    Eu quero muito fazer a leitura desse livro já esta a um bom tempo sua resenha ficou bacana ainda que não seja um tema que eu lembre de já ter lido fiquei ainda mais curiosa.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Eu já vi uma resenha sobre esse livro e fiquei muito curiosa, então quando vi seu post fiquei bem animada para saber suas impressões. Bom, eu nunca li nada que abordasse a indústria farmacêutica e achei interessante essa coisa da garota ser tipo uma "rata" de laboratório. Uma pena o romance não ter te agradado, mas gostei de saber que o final te surpreendeu. Enfim, espero ler algum dia e gostar também.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Eu não conhecia o livro. Mas fiquei muito preocupado por ela não ligar para sua vida. Fazer esses teste é muito perigoso e ainda mais com muita frequência. Eu fiquei interessada na história e em como é o relacionamento da Audie e Dylan.
    Adorei a resenha e espero ter oportunidade de ler o livro.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial