navegar pelo menu
setembro 26, 2016 -

Entrevista com o autor Evezel






Bom dia leitores! Hoje trago aqui para o blog uma entrevista com o autor do livro Origem do Além (resenha aqui), Evezel! 

1. Primeiramente, nos conte um pouco sobre você e o seu trabalho como autor.
Evezel: Meu nome é Eduardo Heldt Urban, mas uso o pseudônimo de Evezel, tenho 23 anos e sou canceriano. Além de escritor também sou músico, compositor, filósofo e artista marcial. Escrevo publicamente desde 2010 no meu blog (www.evezel.com). Sou um autor independente, porém trabalho junto de minha agência literária, a AZO.


2. Origem do Além é seu primeiro livro?
Evezel: Sim, é o meu primeiro livro.


3. Como surgiu a ideia de escrevê-lo?
Evezel: Eu sempre gostei muito dos signos do zodíaco, até que em meados de 2010 tive a ideia de escrever um livro cujo os protagonistas fossem os doze signos do zodíaco. A partir daí comecei a escrever os sonetos do zodíaco, um para cada signo, e quatro anos depois comecei a escrever o livro. Claro, sempre estudando muito sobre os assuntos abordados nele.

4. Além de escritor, você é ou quer exercer outra profissão?
Evezel: Sim, eu sou compositor. Componho principalmente músicas para jogos, é um trabalho mais independente também. Mas meu objetivo é ser somente escritor.


5. Qual foi sua experiência em publicar um livro através da AZO?
Evezel: Lembrando que eu não publiquei o livro através da Azo, eu sou um autor independente que a AZO agencia. Mas foram eles que fizeram a diagramação, capa, site, book trailer (e tudo o mais) do livro. Eu recomendo a todos os novos autores a publicarem de maneira independente e que procurem uma agência literária, pois assim facilita muito a busca (e o contato) com uma editora de qualidade e sendo um autor independente tu tens, ao menos, o lucro do teu livro vendido!


6. Quais autores te inspiram?
Evezel:
Minha principal inspiração é Dante Alighieri, mas outros autores me inspiram também, são eles: Isaac Asimov, J. K. Rowling, Neil Gaiman, Frank Miller, Alan Moore e Mário de Andrade.


7. O que você acha da literatura brasileira atual? Os jovens e adultos estão mais interessados em ler?
Evezel:
Infelizmente o livro está sendo visto mais como um produto do que um acervo de riqueza cultural. Editoras preferem investir naqueles que nem escritores são, mas que têm diversos seguidores nas redes sociais, do que em novas promessas da literatura do país. O problema vem de cedo, não é um problema editorial (afinal, eles precisam arrumar uma forma de não falirem, não é?), esse problema vem da educação do brasileiro, que não é incentivado à leitura e quando tem que ler de verdade (para prestar vestibular, estudar no ensino médio, etc) já começa com livros de difícil compreensão, como Machado de Assis, Mário de Andrade e outros grandes nomes da nossa rica, mas pouco aproveitada, literatura.


8. Sua família e amigos te incentivaram a ser um escritor?
Evezel: Não, na verdade nunca tive incentivo nem para ler, mas comecei a ler desde cedo e sempre gostei de criar mitologias e universos novos. Com 13 anos tentei escrever meu primeiro livro, óbvio que não deu certo, mas por causa dessa tentativa eu já soube o que queria da minha vida.


9. Você tem outros livros escritos ou pretende escrever mais? Se sim, qual o gênero?
Evezel: Tenho um livro chamado “O Refúgio da Arte” que está participando do principal prêmio literário de meu estado, o livro ainda não foi publicado e é o primeiro de uma trilogia, é de fantasia também. Eu amo escrever ficção científica e romance policial, mas minha preferência é por escrever fantasia.


10. Qual mensagem você deixa para os leitores do blog Virando Amor?
Evezel: Apenas uma pequena frase: Façam história!



Mais sobre o autor: Eduardo Heldt Urban, também conhecido como Eve Zel, nasceu em Capão da Canoa, Rio Grande do Sul, onde vive atualmente. Formado em Música pela Unisinos. Além de escritor é compositor, músico, filósofo e artista marcial.

35 comentários:

  1. Olá
    Eu não conhecia o autor, mas adorei poder conferir essa entrevista e saber um pouco sobre sua trajetória e vida pessoal também. Quem sabe um dia possa conferir alguma obra dele. Sobre a mensagem: fazer história, é isso ai, não podemos desistir. Ótimo post!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo espaço, pessoal! Adorei responder as perguntas!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista e mega concordo com ele quando diz que as editoras estão apenas visando a parte comercial do mercado livreiro. Infelizmente!!!
    Amei conhece-lo!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Ainda não conhecia o autor e depois da sua entrevista fiquei curiosa a respeito de seu livro... Concordo com a opinião dele sobre o foco das editoras e o porque disso, é muito triste que nosso governo não incentive os jovens à leitura de uma maneira mais eficaz, apesar dos professores em geral saberem que obras clássicas não são uma boa iniciação :(
    Beijos, Isa
    belacultblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Adorei conhecer mais sobre o autor e já a algum tempo tenho bastante curiosidade em ler sua obra! Sou apaixonada por fantasia e pretendo tentar ler em breve.
    Estou ansiosa para saber mais sobre esse novo livro e quando virão os próximos volumes da trilogia. Achei bem legal o autor criar música para jogos e gostaria de saber mais sobre isso também.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista. Não conhecia o autor e achei muito bacana.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Eu não conhecia o autor nem seu livro, mas adorei a entrevista e a proposta da história. Gosto de mitologia, fantasia e aventura. Já irei atrás dele para dar uma oportunidade.
    Super concordo com a resposta dele a respeito da literatura brasileira e do mercado editorial. Disse tudo!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Muito legal a entrevista. Não conhecia o autor, mas adorei suas respostas. Interessante conhecer os hábitos e que apesar de tão pouca idade, já é tão talentoso. Amei as influências e a mensagem para os leitores.
    Parabéns pela valorização dos nacionais.

    ResponderExcluir
  9. Foi bom poder conhecer um pouco sobre o autor através dessa entrevista.
    Concordo com a resposta sobre a literatura brasileira atual. Infelizmente, são poucos que têm o hábito da leitura.
    Sucesso ao autor!!
    Bjs,http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Foi bom poder conhecer um pouco sobre o autor através dessa entrevista.
    Concordo com a resposta sobre a literatura brasileira atual. Infelizmente, são poucos que têm o hábito da leitura.
    Sucesso ao autor!!
    Bjs,http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Isadora,
    Ainda não conhecia o autor, mas adorei conhecê-lo. Parece ser uma pessoa extremamente simpática e inteligente. Gostei de saber que ele pesquisou muito e que começou escrevendo sonetos para, só então, escrever o livro. É uma pena que o autor não tenha tido incentivo quando mais novo e o pior é saber que essa é a realidade de muitos leitores.
    Achei muito legal sua inspiração ser o Dante!
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Adoro entrevistas para conhecer melhor os autores. Gostei de saber os sentimentos dele sobre a publicação do livro e quais são suas inspirações, achei tudo muito legal.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Não conhecia esse autor nacional, mas fico sempre feliz de conferir essas entrevistas para poder saber um pouco mais desses autores daqui. A mensagem dele é de muita importância, devemos SIM fazer história e ir em busca disso quanto antes. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi Isadora, O colunista do meu blog está fazendo a leitura do livro do Evezel, vou mostrar a entrevista pra ele, pois assim ele pode conhecer mais do autor, foi muito legal ver a entrevista e poder saber um pouco mais sobre as suas inspirações e aspirações literárias. Beijos
    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem? Não conhecia o autor ainda, mas gostei de conhecer. E ele é aqui do meu estado, que bacana :)
    Eu sou escritora independente, mas nunca trabalhei em conjunto com uma agência. Mas ando pensando em procurar uma. Vou dar uma olhada na AZO.
    O pseudônimo dele é muito bacana :)
    Sorte no concurso Evezel =D
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o autor ainda, mas adorei a entrevista. Achei bem legal ele dar essa dica da agência literária, deve facilitar ao menos um pouco a vida do autor independente. E achei ótimo o gênero que ele mais gosta de escrever ser fantasia, é o meu preferido.

    ResponderExcluir
  17. É verdade, ultimamente estamos vendo muitos livros de "pseudo escritores". Mas olhando pelo lado bom, quem sabe este boom forme mais leitores, afinal é preciso conquistar leitores de alguma forma.
    Parabéns pela entrevista
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Não conhecia o autor e sua obra, dei uma passadinho na sua resenha pra conhecer o livro e confesso que 6 fiquei dividida. Gosto de ficção, mas essa mistura de horoscopo me deixou contrariada, já que não creio nisso. Mas, temos que dar uma chance pra tudo na vida, certo? Arriscar-se, sair da zona de conforto. Pensando dessa forma, comecei a admirar as ilustrações, lindas. E aos poucos fui apreciando e aceitando...
    Foi bom conhecer o autor e suas ideias. Pessoas que se inspiram nos autores J. K. Rowling e Neil Gaiman já me conquistam de cara!
    Adorei a entrevista, parabéns
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  19. Oie, entrevista bacana. gostei muito da proposta do livro do autor ser sobre os signos, através dessa entrevista ele deixou transparecer que fez muitas pesquisas e isso é muito importante. Tomara que o novo livro dele ganhe o prêmio

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Já havia visto a resenha do autor e achei um máximo a entrevista. Gostei de saber que mesmo sem muito incentivo a leitura, ele mesmo começou a criar seus próprios mundos e a se interessar pela literatura. A frase final dele, é muito inspiradora: façam história, é mais que um incentivo, é um conselho.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia o autor, mas achei interessante a proposta de Origem do Além. Sou bem ligada nesse lance de signos e deve ser um livro bem bacana.
    As inspirações dele só tem fera, hein?! E concordo com o posicionamento dele acerca do cenário literário nacional atual.
    Boa entrevista! ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Olá, Izadora! Eu não conhecia o Evezel e gostei muito da entrevista. O autor tem uma visão do mercado literário parecida com a minha e é sempre bom ver a Literatura nacional ganhar autores assim! Desejo sucesso! E parabéns pela entrevista!

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Amei a entrevista, vi a resenha do livro de sua autoria e me interessei, não sabia que usava um pseudônimo. Foi bacana fazer um livro com os signos e imagino que isso requer muita pesquisa. Acredito que publicar um livro de maneira independente tenha seus prós e contras, algo muito bom é que podem ficar com o lucro. Concordo que o fato da literatura ser pobre no Brasil é culpa de nossa educação.

    ResponderExcluir
  25. Olá.

    Eu não conhecia esse autor, mas gostei bastante da entrevista, principalmente do mercado editorial brasileiro e concordo c/ ele. Muitos autores perdem oportunidade por conta daqueles que nem autores são. Super concordo com ele. Amo essas entrevistas, pois assim conhecemos o autor. Desejo sucesso pra ele.

    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi, eu gosto muito de ler entrevistas com autores, principalmente para conhecer quem ainda não conheço. Concordo com o autor sobre as editoras, elas precisam lucrar, o problema dos livros de gente famosa não está nelas e sim nas pessoas que lêem os tais livos.
    Ainda não conhecia a obra do Evezel mas vou ler a resenha. Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia o autor, mas me encantei com a singularidade dele. Além do que, vi muito de mim nele.
    Não sou incentivada à me tornar escritora. Não fui incentivada à ler. Eu mesma tive que descobri isso sozinha.
    Gostei bastante da entrevista e de conhecê-lo melhor. Sempre é bom conhecer novos escritores.
    Desejo todo sucesso para você e para esse autor.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. SIIM! Muito obrigada! É exatamente isso que eu penso sobre a leitura no Brasil!
    Tenho a mesma idade que o autor e, talvez por isso, tenhamos passado por experiências muito parecidas em relação a literatura. Infelizmente o Brasil não incentiva muito a educação literária e, de repente, o jovem tem que ler Dom Casmurro, São Bernardo, Muitas Vozes, Leão de Chácara, livros maravilhosos mas muito complexos para leitores que estão começando.
    É por causa disso que os poucos que leem são frustrados com preços malucos de livros e acabam se rendendo a narrativas feitas por pessoas de redes sociais.
    Parabéns pro autor por expor essa opinião, é muito importante que esse debate seja feito.
    Ainda não conhecia ele, mas admito que todas essas opiniões que concordam com as minhas me deixou muito curiosa pra ler alguma coisa que ele tenha publicado, vou com certeza pesquisar :)
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  29. Olá, adorei a entrevista e concordo muito com o autor, os livros de hoje em dia que estão ganhando espaço são os errados e para mudar isso precisamos muito incentivar nossas crianças a começarem a ler para esse hábito surgir desde cedo

    ResponderExcluir
  30. Olá Isadora,
    não conhecia o autor, mas gostei de conhecer um pouco de sua trajetória. Apesar de não ter incentivo da família, ele conquistou seu sonho.
    O número de autores nacionais sendo publicados vem crescendo bastante, concordo com ele que alguns não são escritores, mas quem sabe no meio dos espinhos encontremos algumas rosas :D

    Parabéns pela entrevista.

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Gostei muito da entrevista. Saber como ele criou o livro foi bem interessante.Gosto quando o livro é baseado em algo, no caso desse nos doze signos do zodíaco. Concordo com ele que algumas pessoas estão encarando os livros como um produto e só compram por que é modinha, mas tem muitas pessoas que a ama a literatura e os leitores tem que escrever pensando neles.
    Adorei a entrevista.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  32. Olá, tudo bom?
    Não conhecia o livro, nem o autor, mas, foi muito legal conhecê-lo através de sua entrevista. Massa saber que desde os 13 anos ele percebeu que escrita era a paixão dele e que, mesmo sem apoio, ele se tornou um leitor. E concordo com ele, as editoras estão visando pessoas com grande alcance em redes sociais e deixando passar novos talentos da literatura.


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  33. Olá, cara que tudo a temática do livro dele, sou louca por tudo que envolve signos. Muito legal conhecê-lo e me identifico com tudo o que ele falou, apesar de não ser escritora e tal, mas nós blogueiros literários sabemos o quanto é difícil aqui no Brasil. Espero que um dia esse quadro mude, e que pessoas como Evezel tenham reconhecimento.
    Beijos.


    EuVocê&oslivros

    ResponderExcluir
  34. Õlá...
    Adorei a entrevista! É sempre bom encontrar posts assim pela blogosfera, pois, podemos conhecer mais autores e com isso suas obras. Não conhecia o autor entrevistado, mas, fiquei curiosa por sua obra.

    ResponderExcluir
  35. Gente, como ele é novinho.Nunca li nada com esse tema, só sobre o dia de cada signo no site do João Bidu quando era adolescente,hahaha. Não sei se leria o livro, pelo menos nõ por agora, mas dou parabéns ao autor por ter começado a trilhar o caminho dele tão cedo, já saber o que quer e batalhar por isso. A ele desejo todo sucesso do mundo e que o segundo livro dele vire livro fisico também, porque fiquei curiosa para conhecer a história que está concorrendo em um concurso. o que ele disse sobre livros lançados de pessoas que nem autores são, é triste, mas é um fato que nunca irá acabar, principalmente com essa febre da galera mais nova por canais e blogs da internet. Não tem como lutar contra isso e nem sei se de fato isso tem a ver com a educação do brasileiro, ta mais para comodismo, as pessoas sempre querem começar a ler pelo mais "fácil", pelo que está em alta, pelo que está na moda. Não julgo, de todo jeito é uma forma de se interessarem pela leitura, pode ser com livros assim que eles irão se tornar grandes leitores de outros livros mais bem escritos(já vi depoimentos sobre).Maaaas, sobre a literatura nacional, falta sim apoio das grandes editoras, de leitores que só tem olhos para os gringos e dos próprios autores que muitas das vezes não se apoiam, não se ajudam. Muitos passam a perna no outro, falam mal, e só querem ser ajudados.


    bjs

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial