Sinopse: Aos 8 anos, Priscila, mais conhecida como Pipa, perde sua mãe. Recebe o apoio de Leo, seu pai, e de seus avós para passar por esse difícil momento.Tive o livro "Serendipitia" concedido pela própria autora que me enviou para ler e fiquei muito feliz pela confiança e de ser apresentada à essa história.
Com 13 anos , após colocar em prática uma ideia infeliz e transformar seu dia numa catástrofe, Pipa conta com a ajuda de Paola, uma psicanalista acostumada a lidar com os dramas adolescentes que acaba de se mudar para o apartamento em frente ao seu. Surge daí uma grande amizade.
Vovó Hilda sempre ensinou Pipa a perceber os momentos de Serendipitia na vida das pessoas, aqueles momentos que definitivamente são um feliz acaso. Pipa percebe que Paola entrar em sua vida é um deles. Tem também vovó Zilda, que mostra na real que ser amarga e rabugenta, só faz com que as pessoas queiram se afastar da gente...
A menina encontra no consultório de Paola seu porto seguro para lidar com suas aflições e angústias, desde a grande tragédia, isto é, o dia em que ela fica menstruada na escola,
até a decisão de ter um cachorrinho.
Com situações de alegria, aflição , saudade e descontração, Serendipitia se desenrola, inspirando as pessoas a refletirem sobre os momentos de feliz acaso em suas vidas e até mesmo sugerindo como lidar, de forma mais equilibrada, com os desafios do dia a dia
No livro, conhecemos Priscila, ou então Pipa, como todos a chamam, uma jovem de 13 anos que perde a mãe aos 8 anos e fica sobre os cuidados do pai, Leo que pode contar com a ajuda dos avós também para criar a menina. Pipa cresce com muito amor e proteção e com 13 anos ela tem o feliz acaso de poder conhecer Paola, uma psicanalista que acaba de se mudar para o apartamento de frente ao seu.
Em um dia onde ela própria acaba cortando seu cabelo e faz aquilo parecer o fim do mundo, Paola surge com uma solução disposta a ajudar a menina que não está nada satisfeita com seu cabelo e preocupada se Leo vai brigar. A partir dai, Paola e Pipa começam a se aproximar, Pipa vê em Paola seu refugio para desabafar sobre dramas do início da adolescência, e Paola se dispõe a sempre ajudá-la com conselhos, se tratando desde a primeira menstruação até ajudá-la na sua fantasia de uma festa de sua amiga, onde ela conhece um garoto lindo e educado, disposto a reencontrá-la depois custe o que custar.
O livro é pequeno e narrado na terceira pessoa, no início nos deparamos com a morte da mãe da Pipa, e confesso que já comecei as primeiras páginas chorando, tanto por uma vez já ter estado na mesma situação que ela, quanto por ela ser tão novinha. Logo Pipa está com 13 anos e conhece Paola, e ai temos algumas narrações na terceira pessoa sobre ela.
Achei os acontecimentos meio corridos, queria mais detalhes sobre a história e acho que a autora poderia ter se aprofundado mais. Queria saber como era a Pipa na escola, no grupinho dos amigos, e outras coisas e a Gisele focou muito na amizade entre ela e a Paola, até tem cenas com as amigas dela, mas isso ocorre somente no final do livro e senti falta de mais momentos assim, uma vez que a menina convive mais com adultos.
Pipa também é exageradamente dramática, mas um exageradamente que para mim, foi bem agradável e até engraçado. Leo, o seu pai, mostra ter um carinho muito grande por ela e ela também o ama, isso é nítido do início ao fim do livro, Pipa é uma garota educada e até mesmo um pouco curiosa, e com a aproximação de Paola, a menina acaba meio que ganhando uma mãe-amiga, o que para ela é ótimo nessa fase.
Tirando fato de que os acontecimentos não são muitos aprofundados e a autora poderia ter colocado mais dramas dessa fase, Serendipitia nos proporciona uma leitura leve onde podemos tirar algumas lições. O livro ideal para quem gosta de um romance ou para quem procura uma leitura mais leve. Ao final do livro, temos algumas frases que a autora colocou que também nos fazem refletir e eu amei todas elas!
Vocês podem comprar o livro clicando aqui e também conhecer mais obras da autora.
Serendipitia tem uma continuação que se chama "Entre o Amor e Amizade". E aí, vocês já leram ou se interessaram? Contem ai nos comentários!
Quotes:
Sabe, Pipa, digo que quando corremos risco, se der certo, teremos momentos de felicidade. Se der errado, com certeza iremos aprender algo com isso e ficaremos mais sábios!
Porque tudo, tudinho, o que acontece na nossa vida, se não tirarmos lição, vai acontecer de novo...
Ah esse livro deve ser muito amorzinho pelo que pude perceber em suas palavras. Adorei os quotes também e não sei como ainda não tinha ouvido nada a respeito dessa obra. Desejo sucesso a autora!
ResponderExcluirBeijo, Fer
Infelizmente não parece o estilo de leitura que eu procuraria, mas realmente parece ser bem fofa a história!
ResponderExcluirGislaine | Paraíso da Leitura
Que livro mais lindinho <3 Amei a ilustra. Adorei as quotes escolhidas também, parece um livro em que se pode aprender bastante coisa.
ResponderExcluirwww.malusilva.com.br
Que livro mais lindinho <3 Amei a ilustra. Adorei as quotes escolhidas também, parece um livro em que se pode aprender bastante coisa.
ResponderExcluirwww.malusilva.com.br
Oi, achei um livro bem bacana para alguém que esteja na mesma faixa etária de Pipa e vou até indicar para o meu irmão e ver se ele se interessa pela leitura. Quanto a mim não fiquei muito animada.
ResponderExcluirBj
Ainda não conhecia o livro e morri de amor pela arte gráfica. É uma excelente indicação para presente de aniversário para a faixa etária da personagem. Amei o ultimo quote que você compartilhou.
ResponderExcluirMEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Oie, adorei esse enredo e apesar de ser leve parece que nos traz várias reflexões. deve ser triste para uma menina perder a mãe ja tão nova e passar por toda essa fase sem uma presença materna, e que bom que a paola apareceu. Adorei os quots e torcendo para que a autora melhore no segundo livro nesses aspectos que não foram tão bons no primeiro.
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirAdorei conhecer esse livro.
Gostei muito das suas impressões. Deu para perceber que é um livro fofo, mas com uma grande carga de ensinamentos e reflexões. Adorei a capa e certamente fiquei com vontade de conhecer mais.
Os quotes são incríveis.
Quero ler sim!
Ótima resenha e ótima dica.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Como vocês meninas sempre falam "Que livro Fofo", curto muito esse tipo de livro e é sempre muito bom receber a confiança dos autores né? Tenho um aqui para ler e resenha, mas pedi um tempinho para o autor, pois o livro é grossinho... Anotei aqui sua dica. ^^
ResponderExcluirAtenciosamente Um baixinho nos Livros.
Oi!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro ainda mas parece ser uma história bem gostosa de ler e divertida também. Achei a ilustração linda, fiquei encantada pelo coelho da página, mas acho que não seria uma leitura que eu faria por agora.
Beijos!
Com certeza é um drama daqueles que têm muito a nos ensinar. Eu não conhecia o exemplar, mas confesso que com sua resenha me bateu um interesse muito grande em adquiri-lo. Primeiro porque aborda temas psicológicos, segundo pois conseguimos adquirir experiências para enfrentar assuntos delicados, mesmo que não sejam aprofundados no livro, e terceiro pois, pelo que parece, trata-se de uma excelente obra para aqueles que buscam uma leitura mais leve!
ResponderExcluirParabéns pela publicação, grande abraço.
Filipe Penasso - Pena Pensante
Oiee ^^
ResponderExcluirAinda não conhecia esse livro, mas ele parece ser muito lindinho. Gostei da premissa dele, porém, eu não sei se o leria, pois não é bem o tipo de livro que eu quero ler no momento, sabe? Estou mais para o lado dos romances e dos históricos *-* mas a dica está anotada :) Fico feliz que você tenha gostado da obra.
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Olá Isadora,
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas achei a premissa bem interessante.
Não sei como lidaria se tivesse perdido a mãe tão cedo e entendo o começo melancólico. Entretanto, me pergunto se acharia o exagero de drama dela uma coisa cômica, como você chegou a achar. Isso só vou saber quando ler, portanto, pretendo ler.
Anotei a dica, quando ler, eu te conto.
Beijos,
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
Que resenha mais amor e que livro mais dengo! Achei uma delícia, desde já, principalmente para pessoas na faixa etária da personagem principal. Adorei a indicação!
ResponderExcluirSEMQUASES.COM
Olá! Só a sinopse do livro já é super cativante, com essa coisa toda de mostrar ao leitor como aproveitar momentos felizes e lidar com os desafios. A capa dele é muito fofa (amo azul) com essa ilustração meiga. A resenha ficou super fofa! Beijos.
ResponderExcluirthehouseofstorie.blogspot.com.br
Olá, Isa. Eu acabo de perder minha avó e pela primeira vez sei como é estar nesta situação. Acho que o livro fala sobre superação e seria uma ótima leitura já que é leve, simples e delicada. Amei a capa!
ResponderExcluirAbraços.
Leitora Encantada
Que lindo, que fofo, que delicia! quero para mim. Amei a capa, e por sua resenha mostra ser um livro extremamente delicado e delicioso de ler. Não tinha ouvido falar dele ainda, mas adorei sua apresentação e considerações. Beijos
ResponderExcluirA capa é linda e o livro também parece ser muito fofo. EU adoro personagens dramáticas rs, talvez pq eu seja um pouco(muito) dramática.
ResponderExcluirAbraços,
juliana.
http://www.fabulonica.com/
Oi Isadora,
ResponderExcluirAchei o design do livro muito agradável, as ilustrações são bonitas.
A tua resenha está muito bem escrita e detalhada, mas eu não conseguir criar vontade de fazer essa leitura, por isso essa é uma indicação que eu deixarei na gaveta.
Beijos
Esse livro tem gráficos que são um poço de fofura!
ResponderExcluirLua xx Meu Mundo da Lua - FanPage
Olá!
ResponderExcluirEu conheço esse livro por alto e infelizmente, ele não me desperta o interesse em lê-lo.
Sua resenha está ótima, muito bem escrita, mas saber que os acontecimentos não se aprofundam e ficaram meio corridos, não faz com que eu me anime a ler.
Ainda assim, eu gostei bastante os quotes e tô querendo ler um outro livro da autora, chamado "Os homens que (não) amei". Espero curtir este outro.
Beijos!
OI :)
ResponderExcluirEm meio a toda a sua narrativa achei o livro fofo e ideal para crianças que estão começando a entrar no mundo imaginário da leitura, com certeza com todos os dramas, o amor o paternal e amizade sem igual iriam cativa-los para se tornarem leitores assíduos. Beijos e adorei a dica!
Olá Isadora!
ResponderExcluirAinda não conhecia o livro e a autora, mas amo leituras leves e apesar do livro ser ideal para um público mais jovem, fiquei com vontade de lê-lo. Não deve ser fácil para a personagem perder a mãe ainda tão jovem, mas encontrar alguém disposta a ajudá-la a passar por isso de uma forma mais leve, mesmo sem a autora ter aprofundado nos problemas, já faz a narrativa mais especial.
Beijos.
Um Rascunho a Mais
Oi, flor.
ResponderExcluirNão conhecia o livro, muito menos a autora, mas eu gosto de narrativas infantojuvenil. O livro parece ser bem fofo, mas no meu momento atual eu não leria. E eu também não gosto muito de protagonistas dramáticas :/ Quem sabe mais pra frente eu não leia?
Beijos,
www.anebee.com.br
Achei incrível o nome do livro, muito fofo! Porém, talvez seja um pouco infantil demais pra mim, que já li MUITO livros assim e estou querendo me aventurar com outros...
ResponderExcluirAbraço,
milenaschabat.blogspot.com
Olá!!!
ResponderExcluirEu não conhecia esse livro ainda acredita??
Achei o enedo uma graça e mesmo já conhecendo diversos livros com a mesma formula, me aventuraria nessa leitura com certeza.
A capa está uma graça, o título diferente. É uma obra curiosa e gostei muito!!
Beijinhos
Oie!
ResponderExcluirEu ainda não conhecia esse livro! Nossa ,a trama deve ser bem dramatica mesmo, daquelas que me fará chorar. E pelo que eu pude notar em algumas das fotos, a diagramação está muito fofa. Esse livro é uma ótima indicação.
Bjks!
Histórias sem Fim
Olá...
ResponderExcluirParece um livro realmente interessante, uma pena que não me chamou a atenção necessária, mesmo assim acho que um ou dois amigos meus ficariam estasiados ao serem apresentados a essa obra, então lhes indicarei o livro, gostei da sua resenha, parece ser realmente muito honesta sobre os sentimentos que o livro lhe passou... obrigado pela dica...
Beijocas...
https://westfalllivros.blogspot.com
infelizmente os detalhes e aprofundamento são tudo em uma estória, em questão do drama da personagem achei que vai ser engraçado de se ler e poder compreender.
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirEu não conhecia o livro, mas como gosto de romances juvenis fiquei curiosa sobre esse... É uma pena que a autora não tenha aprofundado tanto os acontecimentos da história, mas acredito que isso seja algo comum e mesmo assim essa parece uma leitura leve e fofinha.
Beijos!
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro e achei a capa e a história uma graça. Gosto de livros assim, que nos trazem reflexões. Não gosto quando o livro tem tudo para ser maravilhoso e a autora deixa de se profundar nos assuntos ou até mesmo na personalidade do personagem. Gostei da resenha e quero conhecer Pipa.
Beijos!
http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//
Oi linda,
ResponderExcluirGostei bastante da sua resenha porque indica que o livro é leve e bem dramático devido a Pipa haha e acaba sendo uma leitura gostosa e prazerosa sem a tensão que muitos romances vem trazendo em minha vida.
Beijos!
Olá!!
ResponderExcluirNão conhecia o livro!
A trama é bem jovem, acho que mais voltada para a idade da protagonista mesmo né? Não é o tipo de leitura que me agrada, mas sempre gosto de conhecer novas dicas para que eu possa tb indicar para quem for mais o publico alvo.
Quando falou que Pipa é dramática, lembrei de mim mesma na pré-adolescência e poxa, quem não era né? kkk
Bjus
Blog Fundo Falso
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirNão, ainda não li esse livro, mas depois dessa resenha ele entrou para minha lista de futuras leituras, rs. Amei a capa e fiquei bem curiosa depois de ler a sinopse, mas sua resenha me deu uma nova perceptiva sobre a obra. É uma pena que a autora não tenha se aprofundado nessa história, pois eu realmente achei que ela faria, porém quem sabe nas próximas ela não faça justamente isso?
Quase chorei lendo a resenha, imagina ler sobre a morte da mãe de uma menina de 8 anos? É pra rasgar o coração de qualquer um. Sim, eu já sei que vou me emocionar e me animar também.
Enfim, obrigada pela dica ;)
Beijos.
http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/