navegar pelo menu
junho 23, 2016 -

Entrevista com a autora Marianna Leão






E aí, gente?
Venho com uma entrevista maravilhosa com a Marianna Leão, autora de Clube da Meia-Noite (que já resenhei aqui), ela é muito simpática, gente!

1. Primeiramente, nos conte um pouco sobre você.
Quando eu ficar velha serei a tia do pavê. Sério, se fazer piadas sem graça fosse esporte olímpico eu provavelmente teria uma coleção de medalhas. Tenho uma gata preta chamada Arya Stark, ela adora brincar com bolinhas de papel e me acordar de madrugada. Me estresso mais do que deveria (por isso tenho cabelo branco desde os 15 anos) e assisto mais séries do que a OMS consideraria saudável. Sou nerdfighter, potterhead e viciada em histórias.

2. "Clube da Meia-Noite" é o seu único livro ou tem outros?
Eu já publiquei o conto “O Garoto de Setembro”, no projeto Doze por Doze do blog Nem te Conto. Nesse projeto, eu e mais onze autores escrevemos um conto cada falando sobre os meses do ano.  Tem muita gente bacana participando, vale a pena conferir!
O Clube da Meia-Noite é o meu primeiro livro “solo” publicado, espero ter novidade do meu próximo lançamento em breve.

3. Qual foi sua inspiração para escrever "Clube da Meia-Noite"? 
Foram várias na verdade. Eu sempre quis estudar em um internato, a ideia de morar com todos os meus amigos sempre me pareceu incrível. Com o passar do tempo, eu transferi essa vontade para a escrita.
A parte dos assassinatos vem do meu longo histórico de leituras policiais nas aulas de química, matemática e física, combinadas a maratonas intermináveis de CSI. Eu sabia que seria difícil trabalhar com mistérios, fazer com que a história fosse surpreendente e coerente. Esse desafio tornou o processo de escrita muito divertido e o de revisão muito frustrante. Sempre que eu achava um plot hole ficava fula da vida comigo mesma.
Já para a criação da cidade e a coisa toda das famílias fundadoras eu me inspirei um pouco no que eu vi em uma cidade do interior de Minas, Pequeri. Eu passei a maior parte da minha adolescência lá e sempre achei engraçado como essa coisa de sobrenome tinha peso na cidade. Acho que isso acontece em todo lugar, mas quando a comunidade é menor fica mais evidente.

4. Como você escolheu sua editora?
No período que eu tentei lançar o Clube da Meia-Noite eu estava na pindaíba (não que agora seja muito diferente, rs). A coisa é que, eu não queria que a minha situação financeira fosse um obstáculo para a publicação do meu livro, então mandei primeiro para as editoras que aceitavam manuscritos online. Uma não me respondeu até hoje, outra me pediu 20 mil reais para publicar, uma me rejeitou e a Chiado me ofereceu uma proposta razoável e prometeu até eu ter todo o dinheiro que eles me pediram.
Essa primeira publicação me ensinou muita coisa, então eu vou dar um conselho pra quem deseja buscar uma editora: pesquise e tenha paciência. Eu sei que a ansiedade de ver o seu livro impresso é grande, mas ter pressa quase sempre vai te trazer dor de cabeça.

5. Desde quando você escreve e o que te fez começar a escrever?
Quando eu era mais nova tinha muita dificuldade para fazer amigos da minha idade (idosos e adolescentes tinham cadeira cativa na minha lista de amizades). Eu tinha um gênio bem difícil e era diferente demais das outras crianças. Era bolsista, gordinha, nunca fui vaidosa e era criada pela minha avó. Receita perfeita para bullying.
O problema é que eu não queria que a minha avó se preocupasse comigo, queria que ela pensasse que eu tinha vários amigos na escola e que me divertia muito. Então eu escrevia diários de mentira, neles eu contava como a minha rotina seria se eu fosse “a garota popular”.
Com o tempo eu comecei a escrever fanfics de desenhos, novelas e até de Power Rangers. Escrever sempre foi uma válvula de escape pra mim. Eu uso as minhas estórias pra desabafar, realizar sonhos e alterar fatos que, na vida real, eu não sou capaz de mudar.

6. Quais escritores te inspiram?
São tantos! Jane Austen, J.K.Rowling, Salinger, e, atualmente, John Green. Mais como pessoa que propriamente como autor. Eu sou viciada no vlog dele e as reflexões que ele faz sempre me despertam sentimentos e ideias inspiradoras.

7. O que gosta de fazer nas horas vagas?
Sair com os meus amigos, aprender (devoro todos os cursos online grátis que consigo acessar), ler, ver séries, escrever, brincar com a minha gatinha, tocar violão e fingir que eu sei cantar.

8. O que você espera conquistar com seus livros?
Eu espero que meus leitores encontrem na leitura das minhas estórias o mesmo conforto que eu encontrei enquanto as escrevia. Que eles sintam desconforto, que se questionem e que eu consiga estimulá-los a se abrirem para o mundo.

9. Quando decidiu escrever o livro, teve o apoio de alguém especial?
Do meu namorado e da minha melhor amiga. Os dois revisaram o texto e foram mais incríveis do que eu merecia. Deram muitos conselhos e me cobriram de tantos elogios que, às vezes, eu me sentia a nova J.K.Rowling.

10. Deixe um recado para os leitores do blog "Virando Amor".
Se você chegou até aqui, obrigada por ler a minha entrevista, obrigada por ter se interessado pelo meu livro! Eu espero ter a oportunidade de te conhecer pessoalmente algum dia para trocar figurinhas sobre livros e autores. E, se você sonha em ser um escritor, não sonhe, seja! Escreva, publique no Watpadd ou em blogs, dê vida às suas histórias! Você e seus personagens merecem essa chance.

Acompanhe a Marianna nas redes sociais:
Facebook
Blog
Twitter
Instagram
Snap: mariannaxleao

Se quiser conhecer novos talentos brasileiros, veja outras entrevistas com nossos autores parceiros.

40 comentários:

  1. Adorei a entrevista, especialmente porque estou querendo ler o livro dessa autora desde o primeiro instante em que o conheci. Muito bom saber que ela teve o apoio necessário quando estava escrevendo seu livro e como é fácil se identificar com ela, pelo menos no meu caso. Ah, quem sabe ainda podemos mesmo ter a oportunidade de nos conhecer ;)
    Muito sucesso, tanto para o blog quanto para a Marianna Leão.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho!!!
      Tomara que a gente se encontre nas Bienais da vida. :D
      Até lá, pode entrar em contato comigo através das minhas redes sociais.
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá! Eu lembro da resenha que você fez e fiquei muito curiosa sobre o suspense do livro, além de ter amado a capa. O fato de ser nacional dá um ar muito melhor para quem lê. Confesso que não conhecia a autora e nem suas outras obras, mas acho que dá pra arriscar e ler algo dela um dia.
    Gostei muito da entrevista e amei como a autora respondeu!
    Abraços!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não conhecia a autora ainda, mas a achei muito simpática e estou com vontade de procurar seu livro para ler, vou colocar na minha listinha de futuras aquisições <3 Me identifiquei muito com ela, e amei que a gata se chama Arya Stark hahahaha
    Ótima entrevista, muito divertida!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaa! <3
      Muito obrigada pelo carinho!!
      Depois me diz o que você achou. :D
      A Aryazinha é maravilhosa, travessa e esperta que nem a Arya de GoT.
      Beijos!

      Excluir
  4. Amei a entrevista! Tô louca pra ler esse livro! Eu amooo história com suspense, mistério. Eu AMEI O Garoto de Setembro, não queria que fosse só um conto, queria que fosse um livro inteiro hahaha

    ResponderExcluir
  5. hahaha amei! acredito que participo do mesmo clube das piadas sem graça hahaha Eu já tinha visto a autora nas redes sociais e já me interessava pela obra. achei a autora muito simpática <3 Arya Stark? ameeeeeeeeeeeeeei! GOT forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor clube, né?
      Depois me diz o que você achou. :D
      Beijos!

      Excluir
  6. Olá, Isadora!
    Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca li ele nem nada da autora. A Entrevista está super amorzinho e adorei conhecer um pouco mais da escrita dela.
    Beijos! :D
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Adorei a entrevista, nunca tinha ouvido falar na Marianna nem no trabalho dela, mas parece ser ótimo, fiquei curiosa pra saber mais, eu adoro mistério, com certeza eu vu gostar, adorei o post, beijoooos!!!

    http://realcedagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiin, que fofa. Eu já tinha visto esse livro por aí mas nunca tinha visto nada sobre a autora dele. Conhecê-la um pouco mais despertou o interesse pela leitura do livro.
    Ótima entrevista, beijos!

    ResponderExcluir
  9. OI, ainda não conhecia a autora e depois desta entrevista, estou me sentindo a melhor amiga dela!!!! Adorei a entrevista e a achei muito simpática. Amei a dica sobre as editoras e sobre o fato de manter a ansiedade sob controle, acredito que esta seja a parte mais difícil de uma publicação: controlar a ansiedade.
    Todo sucesso do mundo para ela.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oie, adorei a entrevista e apesar de não conhecer o livro da autora já adorei o título. Ahchei bacana demais o modo como ela começou escrever e a simpatia da autora. E nunca tentei publicar mas acho que concordo com essa história de não ter pressa para achar uma editora, mas que bacana saber que ela encontrou uma e conseguiu ser publicada.

    ResponderExcluir
  11. Olá!! :)

    Eu nao conhecia a autora e pareceu-me bem simpatica! :) VOu ler a resenha do livro!! :) ahah

    Bem, o que mais me chamou a atençao foi a parte da publicaçao do livro! Hoje em dia, os autores sao obrigados a pagara balurdios!! Tambem pela pressa de publicaçao como ela referiu! :)

    Enfim, parabens pela entrevista!! E pelas otimas perguntas! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  12. Ola Carol parabéns pela entrevista não conhecia a autora e seu livro, menina 20 mil para publicar um livro que caro. Desejo muito sucesso a autora e vou pesquisar para conhecer seu livro, suas referências são de alto padrão de autoras. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Ainda não conhecia a autora, mas amei essa entrevista! Ela parece ser uma pessoa incrível, engraçada e super cativante, fiquei mesmo interessada nas histórias dela! Vou visitar as redes sociais da moça ^^
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia a autora nem o livro e já de cara achei ela super simpática, pude perceber isso pelas respostas, o livro tem um nome bem chamativo e o que me intricou.

    ResponderExcluir
  15. Olá! Adorei a entrevista!
    A autora deve ser uma pessoa maravilhosa, tenho certeza.
    Quero muito ler o livro dela.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. OI!

    Não conhecia a obra da autora, mas através dessa entrevista foi possível saber um pouco sobre todos os aspectos da autora e consequentemente do "seu filho". A parte da editora fiquei chocada, R$ 20.000??? É isso mesmo????? Ah!!! Como é dificil ser escritor no Brasil, beijos e desejo muito sucesso para ela.

    ResponderExcluir
  17. Olá Carol,
    Que entrevista bacana!
    Adorei conhecer um pouco mais da Marianna, pois ainda não a conhecia, nem sua obra - e fiquei curiosa.
    Um dos pontos que me deixou mais intrigada, pois o fato de ela dizer que gosta de aprender, acho isso fascinante, porque eu também devoro cursos online hahaha.
    Adorei a entrevista e anotei o nome do livro, já vale a pena ler, pois ela é extremamente simpática ♥
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  18. Gostei da entrevista.Ela parece doidinho e humilde :P
    Gostei muito,rs.


    Beeijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Muito bacana a entrevista, adorei saber mais sobre a autora, suas inspirações, o processo de publicação... muito bom. Clube da Meia-Noite é um livro que vem me chamando bastante atenção, acho a premissa maravilhosa. Parabéns pela entrevista.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Amei a entrevista, a autora é bem humorada, ainda não li Clube da Meia-Noite, mas vi a resenha e fiquei interessada, o conselho que ela deu sobre a escolha da editora é bem preciso, concordo plenamente, muitos acabam gastando um bom dinheiro para publicar um livro com pressa ao invés de buscar outros propostas, também acho que John Green traz muitas reflexões para o leitor e fico imaginando se a autora vai finalizar sua história como o autor ( seria trágico rsrs), a entrevista valeu a pena

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Adorei a entrevista, ainda não li nenhum livro da autora, mas tenho algumas indicações de que a escrita dela é bacana.
    Obrigada por partilhar a entrevista conosco.
    Beijos,
    dontmesswithmycoffeeblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  22. ooi!
    adorei a entrevista e também adorei conhecer essa autora até então desconhecida por mim! bjs xxx
    lendocomela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá!

    Adorei ler esta entrevista! Achei a autora bem simpática e muito fofa, adorei saber que ela é Potterhead e grande fã de J.K. Rowling assim como eu. Além disso saber sobre de onde veio a vontade dela de escrever e o talento para escrita me inspiraram. O recado no final também foi muito fofo. Ja tinha vontade de ler o livro dela antes, agora estou com mais vontade ainda!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  24. Amei a entrevista, não conhecia essa autora mas achei ela fofa!

    www.antesdaprimavera.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Eu nunca li nada da autora, mas uma amiga já leu clube da meia noite e adorou a história, inclusive recomenda pra todo mundo.
    Adorei saber mais sobre a autora, principalmente saber que ela é tão novinha. Espero que consiga escrever e publciar mais livros em breve

    ResponderExcluir
  26. oie, Carol. Tudo bem?
    Muito legal sua entrevista com a Marianna Leão, eu não a conhecia e fiquei feliz de conhecer mais uma autora nacional.
    Vou procurar saber mais do seu livro que também não conhecia, apesar de achar que já vi por ai o titulo dele, já está anotado...
    A autora parece ser muito simpática mesmo e trouxe algumas informações sobre publicação bastante interessante, gostei muito de saber dessas coisas e ainda estou sem acreditar nesse valor absurdo que uma certa editora pediu para publicar o livro dela, parece mentira né
    e isso só nos mostra como é difícil para os novos autores conseguirem publicar seu livro no Brasil.
    Parabéns pela entrevista.

    bjos

    ResponderExcluir
  27. Olá!

    Eu tenho o livro da autora na lista de desejados da Editora Chiado, acho a capa linda e a proposta muito boa, agora tenho certeza que quero ler!
    Achei curioso a autora sentir vontade de morar num internato! Gostei dela no geral, me parece alguém de muita imaginação! E ainda gosta de aprender! <3

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  28. Oi Carol, tudo bem contigo ???
    Que entrevista adorável !!!
    Tenho que confessar que ainda não conhecia a autora e seu trabalho, mas fiquei extremamente feliz por ter sido devidamente apresentada.
    Adorei conhecer os autores que a inspiram , e é claro que amei ver a J.K. ali no meio né !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  29. Oie!
    Que autora mais simpática! Adorei conhecer um pouco mais dela, e ainda ela deu dicas super importantes para quem vai fazer uma publicação, realmente, precisa de paciência e muita pesquisa. Adorei conhecer essa autora!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia a autora ainda, mas realmente é uma pessoa bem simpática, dá para notar só nas respostas dela e ri muito quando ela disse que quando for velha será a tia do pavê, porque eu acredito que também serei, pois sou cheia das piadas sem graça kkkkkkkk Fiquei tocada com o caso do diário falso da autora, deve ter sido bem difícil para ela essa fase :/ Enfim, eu fiquei curiosa com o livro "Clube da meia-noite", achei a autora super simpática e queria ser que nem ela e devorar cursos online kkkkkkk

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  31. Oi *---*

    Nossa que fofa. Quero muito ler o livro dela e isso é uma grande coisa pois não sou fã do genero. Achei bem legal ela dizer que teve apoio nem sempre isso acontece e acho super importante em tudo na vida. Muito sucesso com o livro e espero em breve ler.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá, eu adorei a entrevista! eu não conhecia a autora e nem o livro ainda, e devo admitir que fiquei muito curiosa com a obra. A autora é muito simpática e me cativou, também gostei muito de conhecer mais da obra, com certeza quero ler!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial