navegar pelo menu
janeiro 14, 2016 -

[RESENHA] A Matemática das Flores, de Bruna Vieira






Boa tardeee! Quem nunca confundiu as datas quando estão de férias? Pois é, isso aconteceu comigo hoje e quase que esqueço de postar aqui no blog! (ou então pode ser a idade que está muito avançada). Mas indo ao assunto que interessa, hoje vou fazer a resenha de um dos contos do livro Um Ano Inesquecível e o conto de hoje vai ser o da Bruna Vieira, "A Matemática das Flores". Anterior a esse eu resenhei o conto da Paula Pimenta, Enquanto a Neve Cair e vocês podem conferir clicando aqui. Mas sem mais delongas...

Jasmine é  uma garota de que está prestes a fazer 18 anos e a concluir seu Ensino Médio, se não fosse por um pequeno detalhe: A matemática. Com dificuldades na matéria justo nos últimos meses para as aulas acabarem, a mãe de Jasmine, Ingrid, resolve impor algumas regras e tirar o celular da filha, exigindo concentração nos estudos até a data das provas finais, porém mesmo se esforçando em casa,
Ingrid acha que uma aula de reforço serviria para ajudar ainda mais e por mais que Jasmine odeie matemática e no início não gosta da ideia de uma aula de reforço, ela vai descobrir que pode usar isso muito a seu favor quando conhece seu professor de reforço, um estudante de Engenharia Civil e estagiário,  Davi, um cara gentil e carinhoso que vai fazer Jasmine enxergar que nem sempre tudo que envolve números pode ser tão ruim assim.


Com uma linguagem adolescente e divertida, Bruna Vieira nos faz viajar pelo universo da primavera junto com Jasmine O conto também abordam temas de vestibulares, sobre o quanto é importante o esforço mostrando até mesmo dificuldades na hora de escolher um curso. A história não tem muita enrolação, o que para mim é ótimo, é um conto adolescente que vai fazer você mergulhar  para o último ano do Ensino Médio e relembrar os dramas dessa fase.

40 comentários:

  1. Eu não curto muito os livros dela, mas este parece bom :)
    xoxo
    mutant-paradise.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o quinto livro que leio dela, e sempre gosto haha!
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi! A Bruna veio pra cá faz pouco tempo, mas ão fui porque a única coisa que conheço da escrita dela é o que tem no UAI. O conto que eu mais gostei dele foi Amor de Carnaval (procede?) porque Thalita é minha rainha, diva do core. Fora esse, que pecou em algumas coisas, não gostei muito do outros. O da Bruna ficou em segundo lugar no top 4:
    1 - Amor de Carnaval
    2 - A matemática das flores
    3 - O som dos sentimentos
    4 - Enquanto a neve cair
    A Jasmine é um amor de pessoa e eu quase chorei com ela quando uma das 'hienas' fez aquilo com o cabelo dela.
    Um beijo
    blogestrelasdepapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li o da Thalita, estou para começar logo! Não conheço a escrita dela, mas espero me impressionar pelo tanto que ouço falar bem de seus livros! Fico na dúvida entre os contos que mais gostei, mas não posso concluir minha opinião ainda por não ter lido Amor de Carnaval.
      Beijos. <3

      Excluir
  3. oi, oi.

    até hoje eu não comprei o livro e todas as resenhas que eu li os blogueiros disseram que o conto dela foi o pior do livro. que pena, né?! eu até gosto dela. o povo tbm disse que os livros dela não são bons. eu li so o primeiro capítulo do romance dela e tbm não curti. as vezes não funciona da pessoa escrever histórias longas, só crônicas mesmo. =/

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei de todos os livros dela que li até agora, porém achei os acontecimentos desse conto dela mais para uma personagem de 14 a 15 anos. Mas não deixou de ser uma história que eu não goste.
      Beijos!

      Excluir
  4. Estou precisando muito ler esse livro! Eu já ia dizendo que a mãe da Jasmine fez burrice em apreender o celular (existem apps que podiam ajudar e tals...), mas já que arrumou um fofo para dar aula tá tudo ótimo! haha
    Nunca li nada da Bruna Vieira daí não sei o que esperar do nível de romance e afins.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que ela poderia ter deixado o celular com a filha, com tantos apps para estudar... Isso quando os outros não tiram a concentração.
      Recomendo os livros dela. <3

      Excluir
  5. Ainda não li nada da Bruna apesar de sempre visitar o blog, vou procurar esse livro

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Confesso que os livros da Bruna Vieira nunca me atraem mt rs mas pra quem gosta acho que é como vc falou, esse faz viajar de volta até o ensino médio e talvez recordar os dramas e o tempo bom.
    Flor, te marquei no meu blog pra participar de uma Tag, se vc quiser é claro, bjokas!

    bomhumornaosaidemoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Uaaal Deve Ser Muito Legal Esse Livro Pois Estou Lendo A Seleção De Kiera Cass Estou Quasse Acabdo Recomendo ♥

    http://www.quintagaveta.com/

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nenhum livro da Bruna, mas tô passando por essa fase de decidir o que fazer na faculdade. Acho que vou dar uma chance ao livro. Bjs

    oh, wow, lovely ❁

    ResponderExcluir
  9. Bem legal este livro eim.Parabéns pelo casório. Seguindo aqui,retribui?
    MEU BLOG: Estilo.Quem tem?
    BLOG DA FILHOTA: Coisas de Meninas
    (Faça uma visita para incentivar por favor.)
    CANAL
    Quer ter mais acessos ao seu blog? Acesse HitLeap - #

    ResponderExcluir
  10. Agora que entendi que você resenhou apenas o conto da Bruna, nossa fiquei viajando aqui. Não tive a oportunidade de ler o livro mas vindo dessas 4 autoras só pode ser algo sensacional. Amei!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahhah o livro são 4 contos, eu resenhei esse da Bruna e um outro da Paula. Os outros da Thalita e da Babi a outra blogueira daqui vai resenhar.
      Obrigada!
      Beijos.

      Excluir
  11. Olá, Isadora!
    Estou numa fase amante de contos e não conhecia esse. Gostei da dica!
    Indiquei você para responder uma TAG: http://gatitaecia.blogspot.com.br/2016/01/tag-trechos-de-musicas.html#more
    Espero que goste!

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  12. Eu li o livro já tem um tempinho, o conto da Bruna e da Paula são os meus favoritos.
    Beijos

    http://luadefevereiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ahh, eu amo a escrita da Bruna, e apesar de não gostar muito de contos, acho que gostaria desse livro, até porque as quatro autoras são incríveis, né? <3
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei mais dos outros livros dela, a escrita dela é boa <3 Os outros dois contos que li amei!
      Beijos.

      Excluir
  14. Oie
    Não li nenhum livro da autora ainda, mas esse das 3 tem sido bastante falado e eu tenho uma certa curiosidade pra ler!

    Bjs
    Caverna Literária

    ResponderExcluir
  15. Amei,amei,amei *-*. Estou lendo o primeiro livro dessa linda,e quero todos os outros pra já! *-*
    Beijas,
    http://mundoperdidodacarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li todos, e estou esperando por mais!
      Beijos.
      http://virandoamor.blogspot.com.br/

      Excluir
  16. Ameeeeii,eu comprei já o meu,só que tenho outros pra ler,estou ansiosa pra começar e leitura.
    Beijinhoos

    http://bagagensprontas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Isa!
    Esse livro já está na minha wishlist, e esse conto parece ser muito fofo!

    Obs: Tem sorteio novo no blog :)
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  18. Nunca li nenhum livro dela, pretendo ler algum este ano! E esse livro parece maravilhoso! A capa me encantou, o tema ♥ Em fim, amei sua resenha!
    Beijos, muito sucesso, Laís Scagliusi

    ResponderExcluir
  19. Eu adorei a resenha, amo ler livros assim, desse estilo, me faz lembrar da minha adolescência e do quão boa ela era.
    Nunca li nenhum livro da Bruna, mas esse ano eu vou tentar ler pelo menos esse livro dela, gostei muito da história. ^_^

    Estou seguindo seu blog, se gostar do meu, me siga de volta também. *--*
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É sempre bom relembrar os momentos bons. <3
      Beijos!

      Excluir
  20. Olá Isa, tudo bem?
    Gostei muito da sua resenha, parabéns. Apesar de gostar e sempre acompanhar o trabalho da Bruna Vieira, até hoje não li nada dela, mas tenho muita vontade. Estava pensando em começar pelo " De volta aos quinze", indica algum? bjs Instante Efêmero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Também gosto do trabalho dela. Indicaria o primeiro livro de crônicas dela "Depois dos Quinze" ou então "De Volta aos Quinze".
      Beijos.

      Excluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial