navegar pelo menu
agosto 03, 2020 -

[RESENHA] Malorie, de Josh Malerman





Título: Malorie #2 // Autor(a):  Josh Malerman // Editora: Intrínseca // Páginas: 288 // Gênero: ficção, suspense e mistério
adicione ao skoob // compre aqui
SINOPSE: Doze anos se passaram desde que Malorie e os filhos atravessaram o rio com vendas no rosto, mas tapar os olhos ainda é uma regra que não podem deixar de seguir. Eles sabem que apenas um vislumbre das criaturas pode levar pessoas comuns a uma violência indescritível.
Ainda não há explicação. Nenhuma solução.
Tudo o que Malorie pode fazer é sobreviver... e transmitir aos filhos sua determinação. Não se descuidem, diz a eles. Fiquem vendados. E NÃO ABRAM OS OLHOS.
Quando eles tomam conhecimento de uma notícia que parecia impossível, Malorie se permite ter esperança pela primeira vez desde o início do surto. Há sobreviventes. Pessoas que ela considerava mortas, mas que talvez estejam vivas.
Junto dessa informação, porém, ela acaba descobrindo coisas aterrorizantes: em lugares não tão distantes, alguns afirmam ter capturado as criaturas e feito experimentos. Invenções monstruosas e ideias extremamente perigosas. Além disso, circulam rumores de que as próprias criaturas se transformaram em algo ainda mais assustador.
Malorie agora precisa fazer uma escolha angustiante: viver de acordo com as regras de sobrevivência que funcionaram tão bem até então, ou se aventurar na escuridão e buscar a esperança mais uma vez.

Doze anos se passaram desde que Malorie e os filhos desceram o rio e chegaram no lugar que vemos no final de Caixa de Pássaros. E Malorie inicia com essa paz que eles viveram durante anos desmoronando após alguém ter deixado as criaturas entrarem. Eles ainda não sabem o que são as criaturas, o mistério continua.

Alguns anos depois, eles encontram um acampamento seguro, e agora são só Malorie e os filhos, Olympia e Tom, que agora são adolescentes e Malorie precisa lidar com os filhos que são cheios de vontades, algo normal na idade. Mas ela é cheia de regras e totalmente paranoica, impedindo que os filhos conversem com estranhos, embora eles às vezes vão contra ela, como acontece quando um homem que se diz ser do censo aparece para acabar com a paz e sensação de segurança de Malorie.

O homem do censo traz notícias do mundo e tudo que ele diz querer é conversar, saber as histórias de Malorie e dos filhos, e contar as dele e de outras pessoas que ele já teve contato, mas Malorie não deixa que isso aconteça, pois vai contra as regras que manteve eles seguros até então. Mas quando ele está indo embora acaba deixando alguns papéis contendo dados que ele levantou, e na lista os filhos descobrem que os pais de Malorie estão vivos, e Malorie precisa decidir se vale a pena se arriscar e colocar a vida dos filhos em risco pra ir atrás dos pais, que ela pensou estarem mortos desde que as criaturas chegaram.

"Caixa de Pássaros" teve um final sem respostas, e isso incomodou algumas pessoas, embora pra mim tenha sido satisfatório e nem precisava de continuação, mas lendo "Malorie" percebo que o autor fez uma ótima escolha em nos dar essa finalização, mesmo que - SURPRESA - não temos as respostas sobre as criaturas! Mas eu gostei muito porque consegui me identificar com a Malorie e sua paranoia, nesse momento louco que estamos vivendo. Ela só quer se proteger e proteger os filhos contra o perigo, enquanto os próprios filhos e outras pessoas que elas conheçam, dizem que ela exagera, que não é tão perigoso assim. Isso te lembra alguma coisa, considerando a pandemia que estamos vivendo? 

É um livro que recomendo de olhos fechados (desculpa hahah), se você gostou do primeiro - tem o mesmo tom sombrio que te deixa nervoso durante a leitura -, mas não leia esperando as respostas do mistério acerca das criaturas. 


Um comentário:

  1. Curto muito seus posts, são muito bem criativos e interessantes.. Sempre estou aqui lendo e compartilhando com minhas amigas...

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Blog do Flávio

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial