A Bienal do Livro da Quebrada tem como missão a democracia de oportunidades. Levar para as favelas e periferias a literatura e um evento literário que dialogue na linguagem de quem teve e tem o acesso negado. As Bienais ocorrem sempre nos grandes centros, a distância geográfica e social afasta desses eventos as pessoas que moram nas periferias, ainda que haja uma tentativa de inclusão, ela é feita de maneira que quem vem das periferias não se sentem pertencentes a esses espaços.
É também missão da Bienal, trazer ao protagonismo, autores e autoras que são das periferias, autores e autoras que não representam os dados mostrados no projeto. Trazer suas vivências e desafios para escrever, publicar e ter acesso à literatura em um país que (como demonstra dados) é elitista, racista e excludente. Também nas Bienais há pouquíssimos espaços para esses autores, não há espaços que exaltem a vivência da periferia e suas diversas formas de comunicar.
Democratizar o acesso e oportunidades, trazer ao protagonismo outras narrativas que já foram e estão sendo criadas, mas que ainda não têm um espaço dentro do mercado e universo literário mainstream, despertar o interesse das pessoas que moram nas favelas e periferias pela literatura e outras formas de arte, “descentralizar o rolê”. Esse é o objetivo da Bienal do Livro da Quebrada.
Conheça o instagram do projeto.
PROJETO QUEBRADINHAS - ARRECADAÇÃO E DOAÇÃO DE LIVROS
A Bienal está sendo construída. E paralelo a isso estamos tocando o projeto de arrecadação e doação de livros. E pra continuar esse projeto estamos pedindo ajuda.
Além de levar um evento literário às periferias, queremos fortalecer outros projetos que têm a mesma missão de democratizar a literatura, com doação de livros e outras ajudas que podem tirar esses projetos do papel ou fortalecer os que já estão em execução.
Temos espalhados pelo país 30 QUEBRADINHAS, que são voluntários responsáveis por arrecadar livros e mapear projetos literários que precisam de ajuda em suas cidades/estado. SÃO PAULO, BAHIA, RIO DE JANEIRO, PARANÁ, PIAUÍ, RIO GRANDE DO SUL, DISTRITO FEDERAL, ESPÍRITO SANTO, ALAGOAS, SERGIPE, MARANHÃO, MINAS E RONDÔNIA, são os lugares que estamos.
Clique aqui e saiba como ajudar o projeto. Ou ajude compartilhando!
Que ação mais bacana!
ResponderExcluirAdorei!
Em tempos como o que vivemos precisamos levar a leitura ao maior número de pessoas possível
Muito bom saber desse projeto!
ResponderExcluirQue legal, adorei esse projeto espalhando a literatura : )
ResponderExcluirCarol!
ResponderExcluirMuito boa essa ação que permitirá maior visibilidade nas periferias e para nós podermos conhecer novos autores.
Sem contar em proporcionar leitura para os que não tem acesso a ela.
Louvável.
cheirinhos
Rudy