navegar pelo menu
junho 21, 2019 -

[RESENHA] Boa Noite, de Pam Gonçalves





Sinopse: Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.
Alina é uma menina exemplar e correta, sempre teve um bom desempenho escolar e agora acaba de entrar na faculdade para cursar Engenharia da Computação, este é seu curso almejado e o principal motivador que a leva deixar sua família e ir para uma cidade maior. É neste momento que Alina vê sua vida mudar completamente ao entrar na República das Loucuras, nome dado ao novo lar que a garota irá morar durante seu curso. Lá, ela conhece Manu, Thalita, (Bernardo, namorado de Thalita, que praticamente mora também na república das loucuras) e Gustavo. Com sua vida ganhando novos cenários, a vida de Alina começa a ficar um pouco mais agitada ao passo que faz mais amizades.

Entretanto, logo nos primeiros dias do seu curso, o preconceito já é algo enraizado dentro das aulas entre alunos e até mesmo professores sobre mulheres fazerem Engenharia da Computação, o que acaba levando a vários comentários maldosos e ofensas. Com poucas garotas fazendo o curso, elas se unem e acabam criando uma amizade forte. Como se não bastasse também, é nas festas universitárias que começam a surgir relatos de garotas sendo abusadas e uma nova droga passa a ser bastante falada e usada para "desmaiar" essas garotas, além de que há uma lista bem maldosa criada pelos meninos e que expõe de forma negativa os nomes de algumas meninas. É assim que Alina começa a perceber e descobrir o pior lado dessa vida agitada de universitária, mas ela está disposta a dar a volta por cima e ainda ajudar outras meninas que foram prejudicadas por conta dessas atitudes maldosas.

Boa Noite é um daqueles livros que estava com vontade de ler há um bom tempo. No início, demorei um pouco para pegar no ritmo da leitura, mas à medida que a história avança, me senti bastante envolvida com os acontecimentos.


Infelizmente, é bastante real e acontece diariamente o que é relatado no livro e mostra como é importante a força e a união feminina diante a questões de abuso sexuais, que ocorre de forma clara na história. Alina é uma personagem que ao chegar na república das loucuras, pode ser apenas uma menina um pouco ingênua, mas que a aprende, de forma um pouco ruim, a dar a volta por cima.

A Manu é um amor de pessoa e aquele tipo de amiga que te dá todos os toques para você não se prejudicar. O Gustavo, também morador na república das loucuras, é bastante sensato e um dos poucos garotos que vai contra a todas "brincadeiras" de mau gosto que rolam nas festas. Os demais personagens também foram bem desenvolvidos e gostei bastante dos papeis representados.

É um livro com uma leitura fluída e que indico para todos por se tratar de um tema tão real e presente na nossa sociedade.

7 comentários:

  1. Ainda não tinha visto algo sobre esse livro, mas eu gostei demais! Gosto de leituras que abordam temas atuais, com certeza vou colocar na minha lista de próximas compras e leituras.. Parabéns pela resenha!!!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nada da Pam, mas tenho muita vontade.
    Gostei de saber o tema abordado e a mensagem que ela passa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. No começo da sinopse achei que se trata-se de um livro de comedia leve, mas adiante na resenha percebi que se trata de um assunto bem mais real, e bem pesado. Gosto de livros que abordam temas realistas... esse com certeza vai entrar para minha lista. Obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Me identifiquei muito com a história de vida da Aline de sempre certinha e querer ter um novo recomeço e ser ela mesma na universidade. Eu já tinha lido um livro da pam Gonçalves Mas fiquei bastante interessada nesse novo livro da autora

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito da Pam Gonçalves mais ainda não li nada que ela escreveu, lembro que quando esse livro foi lançando fiquei muito empolgada para fazer a leitura e ainda quero muito adquirir esse livro pois achei o tema abordado bem interessante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Quero muitoooooo ler esse livro!
    Gostei muito de sua resenha e de outras deli que li.
    É um tema importantíssimo e que precisa ser mais lido e falado.
    A Pam é uma querida, e acho que não me decepcionarei com a leitura.
    Assim que der, lerei.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!
    Eu literalmente amei o enredo dessa história só por conta da resenha, sabe aqueles livros tapa na cara que necessitam ser lidos??
    Bem, acho que esse é um daqueles livros que as pessoas em que ler cada vez mais e notar que é algo necessário.
    Eu adorei o enredo e assim já que você gostou desse livro com essa temática, recomendo que assista o documentário "The Hunting Ground" acho que você vai gostar.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial