Imagem: Freepik |
Em meio à crise das livrarias que devastou o mercado editorial, as vendas de livros no país em 2018 tiveram uma alta de 4,6% em comparação a 2017. É o que aponta a pesquisa anual do Painel das Vendas de Livros no Brasil, que utiliza dados coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. É a 13º edição da pesquisa, apresentada hoje pelo Nielsen Bookscan e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
O total das vendas de livros alcançou R$1,863 bilhão em 2018. Foram 44,4 milhões de exemplares vendidos no acumulado do ano. Um desempenho robusto no primeiro semestre permitiu o crescimento. Mas eventos como a greve dos caminhoneiros, a Copa do Mundo, as eleições e a crise de grandes redes de livrarias acabaram desestabilizando as vendas a partir de maio, aponta a pesquisa.
Apesar de campanhas como "Dê um livro de presente" e #vempralivraria no fim do ano, o 13º período de 2018 teve uma queda de volume de 11,4%, o equivalente a 500 mil exemplares vendidos a menos. Em valor, o mercado encolheu 6,4%. Segundo a pesquisa, a crise nas livrarias foi a principal culpada pelo baixo desempenho no Natal, principal data comercial do varejo de livros.
Fonte: O Globo
Pine a imagem acima no Pinterest pra compartilhar a notícia!
Que notícia mais linda!
ResponderExcluirEspero que esse ano triplique.
Beijos
tomara!
Excluirbjs
Olá Carol!!!
ResponderExcluirApesar dessa má notícia do fim do ano não ter sido bom para vendas ao menos a venda esse ano aumentou e espero que continue assim.
Amo livrinhos físicos e não tem como não querer os mesmos na minha estante.
lereliterario.blogspot.com
simm, espero que continue assim também!
ResponderExcluirbjs
Eu acho uma ótima notícia, espero que neste ano triplique, mas as vezes penso se realmente essas pessoas leem esses livros. Infelizmente, muitas pessoas compram e nem chegam a ler, muito triste. Já li até uma matéria sobre isso, se lembrase onde, colocaria o link aqui
ResponderExcluir