navegar pelo menu
janeiro 21, 2019 -

Conhecendo o autor #7 - Roberto Cruz





Esse mês iremos conhecer Roberto Cruz, autor de Missão Fênix (que em breve terá resenha aqui no blog!). Vamos lá?

Estudou Geografia na Universidade de Passo Fundo - RS. Apaixonou-se por livros de fantasia no final da adolescência e desde então tornou-se um leitor quase compulsivo, ampliando seu gosto literário para vários gêneros. É membro fundado da Academia Carazinhense de Letras – ACL, é Editor de Textos e Revisor. Atualmente, escreve artigos Freelancer e trabalha em seu segundo romance.

Mídias Sociais:
Perfil do Facebook - https://www.facebook.com/roberto.dacruz.12
Página do Facebook - https://www.facebook.com/RCruzEscritor/
Instagram - @robertocruzescritor
Twitter - @RCruzEscritor

SOBRE O AUTOR E A OBRA:
A literatura e a escrita surgiram na minha vida em um momento complicado. Estava desempregado e sem algo que me motivasse a continuar. Foi quando vi um concurso para autores na internet. Resolvi participar e ver o que aconteceria. Em minha adolescência escrevi peças de teatro para a escola, então eu já gostava de criar histórias e brincar com o imaginário. Fui relativamente bem no concurso e acabei ficando em terceiro lugar, mas obviamente não fui publicado. (O texto nem valia uma publicação, eu garanto!)

Minhas primeiras incursões no mundo da escrita foram em livros de fantasia. Como tinha me apaixonado por literatura, de fato, pela fantasia, me pareceu natural continuar nela e escrever ficção fantástica acabou sendo minha primeira – e única na época – opção.


Escrevi três livros de fantasia. Nenhum deles sequer cheguei a enviar para alguma editora. Não era só o medo de ser rejeitado. Era a certeza! Sabe quando você olha para o seu projeto e pensa: Isso não deu certo! Tem alguma coisa estranha aqui!?

Então, enquanto eu trabalhava em outro livro de fantasia, - e esse estava bem melhor que os outros - me peguei assistindo a dois documentários, um sobre Edward Snowden, ex-agente da CIA que roubou informações de espionagem da agência e escancarou ao mundo, e outro sobre a vinda dos nazistas para a América do Sul: E eu fiquei pensando... “Seria tão interessante que alguém, veja bem, ALGUÉM, criasse uma ficção baseada nisso tudo. Com certeza eu leria o livro.”

"Não era só o medo de ser rejeitado. Era a certeza!"

É importante entender que neste ponto da minha vida meu leque de leitura tinha sido aberto e eu simplesmente devorava Dan Brown, David Gibbins, Richard Weber, e, minha inspiração para fazer Missão Fênix, James Rollins com a sua “Força Sigma”

A história desse ALGUÉM, porém, não me saiu da minha cabeça, e eu acordei na manhã seguinte com personagens, fatos e a espinha dorsal da história na minha cabeça. Resultado: Comecei a trabalhar em meu primeiro romance de ficção policial/histórica e descobri que este é o mundo onde eu me sinto confortável de trabalhar. Amo fantasia, mas amo ler fantasia. Para escrever, preciso da “realidade” do policial para trabalhar bem.

Missão Fênix – A Outra Guerra foi um desafio e tanto para mim. E é um desafio que eu amo! Precisei aprender mais sobre armas, sobre o jogo da espionagem, sobre o submundo da vinda de fugitivos da segunda-guerra mundial para o Brasil e para a Argentina. Tudo isso eu tentei transcrever para as páginas, com um personagem, que digamos é o meu porta-voz nas pesquisas, o Professor Rodolfo.

"Comecei a trabalhar em meu primeiro romance de ficção policial/histórica e descobri que este é o mundo onde eu me sinto confortável de trabalhar."

Atualmente trabalho no segundo livro de Missão Fênix. Vocês são os primeiros a saberem disso, - furo de reportagem? – Não posso divulgar ainda o título completo do livro, mas, teremos uma sequência com os personagens. Isso não quer dizer que Missão Fênix se torne uma série de livros onde é preciso ler toda a saga para saber o final. Cada livro tem começo meio e fim, com novos acontecimentos, totalmente diferentes do que aconteceu no livro anterior. O leitor pode tranquilamente comprar o segundo livro e depois ler o primeiro, isso não vai prejudicar em nada no entendimento do leitor. São obras separadas e distintas, mas que contém o mesmo cerne de personagens.

Se Missão Fênix – A Outra Guerra aborda acontecimentos da segunda-guerra mundial, sendo desvendados agora, me pareceu natural continuar na cronologia histórica e colocar como pano de fundo, desta vez, a guerra fria. – Um Spoiler – como seria a guerra fria se ela acontecesse hoje? A que passou, buscava a criação da bomba atômica e aumento da potência de armas. Hoje, talvez tivéssemos uma guerra cibernética ou biológica, nesta linha caminha Missão Fênix 2.

SINOPSE:
Um acidente aéreo no Rio de Janeiro desencadeia uma série de acontecimentos no Brasil, fazendo Bernardo, um agente secreto, e sua equipe, descobrir um rastro terrorista na América do Sul. Em meio a lembranças traumáticas do passado – desde a morte dos pais no 11 de setembro, passando pela guerra ao terror, tanto no Afeganistão quanto no Iraque até culminar com a morte de Osama Bin Laden no Paquistão –, Bernardo tenta evitar que o pior venha a acontecer. Ele segue a trilha de duas facções terroristas, a Máfia Russa e uma célula ligada a Al-Qaeda, que uniram-se para encontrar tesouros nazistas escondidos e trazidos para a América do Sul com o fim da Segunda Guerra Mundial. A trilha, porém, desvenda muito mais do que um simples tesouro nazista: leva a linhagem de um dos homens mais perigosos da história mundial. Uma intrincada trilha de pistas distintas, que leva Bernardo a enfrentar seus piores inimigos na tentativa desesperada de salvar uma família de um destino cruel.

Compre Missão Fênix aqui.

Espero sinceramente que curtam Missão Fênix e que consigam desvendar todos os perigos! Forte abraço!

Gostaram de conhecer o autor?

5 comentários:

  1. Estou mega ansioso pela resenha! kkkkk Pessoal que quiser trocar uma ideia comigo, só chamar pelas mídias sociais! Abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal 😎. Estou lendo o livro e revela o espírito e a dedicação tua pela trama. A Academia de Letras Carazinhense se orgulha de tê-lo como membro.

    ResponderExcluir
  3. Que legal!
    Gostei de saber mais sobre o Roberto e seu trabalho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que esse "ALGUÉM" foi você, Roberto Cruz! 😍😍😍

    ResponderExcluir
  5. Olá Carol!!!
    Muito bacana saber da experiência do autor e a trajetória do mesmo até o momento que ele chegou agora ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial