navegar pelo menu
novembro 10, 2018 -

Entrevista com o autor Dan Folter





Olá!
Hoje temos uma entrevista com o autor Dan Folter. Vocês já devem ter visto ele por aqui, pois já resenhamos um de seus livros, O Mistério de Boa Esperança, e em breve, traremos a resenha de seu novo livro, Um Poema de Guerra.

Mas vamos conhecer um pouco mais sobre ele!

1. Primeiramente, nos conte um pouco sobre você. 
Dan: Sou paulistano, casado, tenho 39 anos e sou pai de uma cachorrinha... Eu fiz carreira na área de TI, mas me dedico à literatura de forma profissional desde 2015. Nesse interim estou cursando letras, dou aulas de inglês e faço vários trabalhos com texto, como produção, revisão e tradução. Eu sou um cara muito nerd, que aprecia o silêncio, café, vodca e bacon.

2. Quantos livros você já escreveu?
Dan: Eu já escrevi e publiquei dois livros completos: O mistério de Boa Esperança (2016) e Um Poema de Guerra (2018), mas já tenho outros dez contos publicados de forma impressa ou digital. Isso sem contar alguns materiais mais experimentais que publico no Wattpad.

3. Fale um pouco sobre Um Poema de Guerra e qual foi a inspiração pra escrevê-lo.
Dan: Um Poema de Guerra é uma espécie de “Distopia política” pois se passa num Brasil com uma situação ainda pior que a atual. Nesse cenário há racionamentos de água e luz, desemprego altíssimo e um novo governo que está fazendo algumas mudanças impopulares.
Com isso parte do Brasil resolve se separar e formar um novo país, mas a coisa não é bem aceita e a guerra acontece. O livro é narrado mostrando as vidas de Júlia, uma moça que entra para a milícia rebelde e Gustavo, um rapaz que é convocado para a guarda nacional.
A inspiração surgiu de uma conversa entre amigos. Comentávamos sobre ver Nova Iorque ou Paris destruídas nos filmes, então pensamos: “Imagina uma guerra no Brasil, São Paulo destruída, tanques na Av. Paulista” e isso ficou na cabeça por anos até a história de moldar e se transformar no livro.

4. Tem algum outro projeto em andamento?
Dan: A minha história curta chamada Dicotomia foi uma das vencedoras de um concurso realizado pela plataforma Luvbook e pela Ler Editorial. Eu e mais três autoras iremos participar desse livro que sairá em 2019 e cujo tema é amizade.
Além disso estou trabalhando no meu próximo livro solo que tem o título provisório de “Minha melhor amiga” e é sobre uma moça que deseja adotar uma criança de rua e todas as dificuldades envolvidas nesse processo. O original já está terminado e agora estou indo atrás de editoras para a publicação.

5. Há quanto tempo você é escritor? O que aprendeu desde que escreveu seu primeiro livro?
Dan: Escrevo desde a adolescência, mas de forma profissional a apenas três anos. Tenho aprendido muito sobre o mercado, mesmo que para isso, precise cair em algumas armadilhas, tenho conhecido e entendido melhor o público leitor e isso ajuda a fazer um trabalho cada vez melhor.
Não existe escritor pronto. Estamos em constante aprendizado e amanhã eu quero ser sempre um pouco melhor do que sou hoje, então leio muito, estudo o ofício da escrita, mas sigo em frente. Aprendi que tem hora que o livro precisa ir para o público, mesmo que amanhã eu pense que faria diferente. Senão nada nunca saí da gaveta.


6. Fale um pouco sobre seu canal no youtube, de onde veio a ideia de criá-lo.
Dan: Adaptação. Eu tenho um blog desde 2010, mas nunca consegui grandes números. O público em geral (eu incluído) se sente mais confortável com a plataforma de vídeo. Lá é possível ver o rosto e escutar a voz daquela pessoa. Acredito que isso me aproxime dos leitores e os deixe com mais vontade de conhecer a minha obra.
Mas também faço isso porque gosto de compartilhar as minhas ideias com outras pessoas. É uma oportunidade para falar dos livros que eu gosto, da minha própria obra e do que mais der na telha.

7. Deixe um recado pros nossos leitores.
Dan: Se você leu esta entrevista até aqui, então é um privilegiado, pois a leitura é uma das coisas que mais nos engrandece, nos faz conhecer novos mundos e novas perspectivas. Eu convido a você para dar uma chance para a literatura nacional, você vai descobrir que tem muita gente boa escrevendo grandes histórias. E são pessoas como eu que estão próximas a você, que podem ser encontradas em pessoa num evento, ou conversar numa rede social.
Deixo um abraço para o blog e os incentivo a continuar. Vale a pena!
Grande abraço do Dan!

Ele é o nosso autor do mês, já falamos sobre isso e vocês podem conferir aqui.

Suas redes sociais:
Fanpage no facebook: www.facebook.com/danfolter
Instagram: https://www.instagram.com/dan_folter/
Página de autor do Skoob: https://www.skoob.com.br/autor/14968-dan-folter
Página de autor do Goodreads: https://www.goodreads.com/author/show/15241947.Dan_Folter
Twitter: https://twitter.com/DanFolter
Blog pessoal: www.desinformadoss.blogspot.com
Wattpad: https://www.wattpad.com/user/DanielMartins303
Luvbook - https://www.luvbook.com.br/perfil/DanFolter/
Canal no youtube: https://www.youtube.com/user/pythontrooper

Gostaram de conhecer mais um pouco do autor? Aguardem a resenha de Um Poema de Guerra!
Leia outras entrevistas que fizemos com autores.

5 comentários:

  1. Amei a entrevista!
    Gostei dele se considerar nerd e apreciar o silêncio.
    Já estou interessada em Um poema de guerra, gosto muito de histórias nesse estilo e será legal ver uma história se passando no Brasil.
    Realmente a nossa literatura tem grandes escritores, grandes obras e devemos valorizar cada vez mais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ficou linda a entrevista. Adorei o destaque que deram em algumas passagens. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol!
    Que entrevista bacana viu, é mto bom poder conhecer um pouco mais sobre o autora, estou louca pra ler os livos dele.
    Bjs e parabéns pela entrevista!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol.
    Gostei bastante da entrevista.
    É sempre interessante conhecer um pouco mais sobre os autores. Seus motivos para escrever, como começaram e saber algumas peculiaridades sobre eles também.
    Parece que o Dan é bem nerd mesmo rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Gente do céu esse autor é a cara do meu tio inclusive esse jeito bem nerd que o Dan tem eu fiquei bastante interessada no livro um poema de guerra me chamou bastante atenção na verdade mais que o outro livro dele

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial