navegar pelo menu
novembro 16, 2017 -

[RESENHA] Vacas, de Dawn O'Porter




Título: Vacas (The Cows)
Autor(a): Dawn O'Porter
Editora: HarperCollins Brasil // livro cedido em parceira com a editora
Páginas: 336
Gênero: ficção
adicione ao skoob // compre aqui

Sinopse:
"Um pedaço de carne; feito para reproduzir; além da sua data de vencimento; parte do rebanho.
Mulheres não têm que se encaixar em estereótipos.
Tara, Cam e Stella são estranhas vivendo suas próprias vidas da melhor forma que podem, apesar de poder ser difícil gostar do que você vê no espelho quando a sociedade grita que você devia viver de um jeito específico.
Quando um evento extraordinário cria laços invisíveis de amizade entre elas, a catástrofe de uma mulher vira a inspiração de outra, e uma lição para todas.
Às vezes não tem problema não seguir o rebanho.
Vacas é um livro poderoso sobre três mulheres julgando uma à outra, mas também a si mesmas. Entre todo o barulho da vida moderna, elas precisam encontrar suas próprias vozes."

Tara é uma produtora de TV da Great Big Productions e tem que lidar com o machismo diário dos colegas de trabalho, já que é uma indústria dominada por homens. 



Cam é uma blogueirinha, daquelas objetivo de vida, já que ela se sente bem em sua pele – inclusive a primeira vez que aparece o ponto de vista dela é um post dela falando sobre isso. Isso não significa que a vida dela é perfeita – até porque aparência não é tudo nessa vida –, a mãe dela não a aceita como ela é, não acha que essa vida é pra ela.

Stella é mais misteriosa das três. Ela mantém a vida profissional e pessoal separadas, então ninguém sabe da doença que ela tem, nem o luto que ela ainda vive pela morte da irmã.



O livro fala sobre feminismo e as consequências de julgamentos precipitados na era da internet sobre aquilo que não temos conhecimento em totalidade; vemos isso quando um vídeo de Tara viraliza e ela quer se esconder do julgamento de todos. E é aí que a vida de todas se conectam: Cam fala sobre o assunto, defendendo Tara, em seu blog; Stella é a assistente de Jason, um cara com quem Tara saiu um dia e está esperando um telefone, mas Jason perdeu seu celular e o número dela, então é missão de Stella encontrar Tara para Jason.



O livro é ótimo pela mensagem de emponderamento, problemas familiares e aceitação, e eu recomendo muito. Achei alguns erros de revisão que me incomodaram, e deve ser olhado com mais atenção numa próxima edição.

O final foi agridoce, e fui surpreendida com o destino das personagens. Gostei que mantiveram a proposta do livro no final, e não colocaram uma mulher contra a outra – muito pelo contrário, em um acontecimento, depois de tudo que aconteceu, uma ajudou a outra – e isso foi lindo e coerente. Gostei como o destino das três foi interligado e a autora trabalhou isso muito bem. A escrita da autora pode não ter me conquistado de primeira, mas definitivamente gostei de todo o desenvolvimento.




QUOTES:

"Tenho muitos problemas, mas minha aparência não é um deles."

"Ser mãe solteira e trabalhar geralmente significa que alguém em algum lugar não está feliz comigo."

9 comentários:

  1. Um livro que envolve empoderamento é muito rico, pois passa isso para os leitores de maneiras inusitadas e realistas do dia a dia, como por exemplo, o trabalho ou problemas familiares. Nunca li e sempre que comento desse livro, me olham torto, provavelmente por medo de um livro ter a capacidade (e TEM!) de mudar aos poucos o jeito de uma mulher se ver aos próprios olhos e não pelos olhos da sociedade. Leitura programada!!

    ResponderExcluir
  2. Na primeira vez que vi este livro eu não fui muito com a cara dele; depois li uma resenha e vi que é uma leitura interessante e necessária. E entendi a capa.
    A sua resenha é mais detalhada, e é bom saber que elas não ficam uma contra a outra. E eu não sabia como aconteceria a ligação entre elas, e será de uma maneira interessante.
    Agora que entendi a capa, acho super bonita.

    Espero poder fazer essa leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. CArol!
    Que título, hein? Ainda mais relacionado a mulher...
    Mas pelo visto traz temas bem polêmicos.
    Já gostei de ver que cada história de cada mulher, aborda um 'problema' diferente e elas em si são bem diferentes.
    Atentado ao pudor dentro do metrô...kkkk Imagin o quanto esse vídeo na internet, deve ter prejudicado e mudado a vida dela.
    Automutilação é problema bem sério.
    Talvez se autora tivesse escrito um livro para cada uma, poderia discutir melhor o tema.
    Gosto também do tema e fiquei interessada.
    Parece que a Harper está com o mesmo problema da Harlequin: a revisão...
    Um final de semana carregado de luz e paz!
    “A arte de ser sábio é a arte de saber o que ignorar.” (William James)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Oiie!
    Eu tô louca pra ler esse livro Carol!!!
    O enredo me prendeu bastante e espero mto conseguir ler, em breve eu espero..loguinho!
    Já está na listinha!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a premissa desse livro. Temas bem polemicos que realmente precisam ser abordados. Fiquei de omprar esse livro na Black Fridey mas acabei deixando passar

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial