navegar pelo menu
outubro 19, 2017 -

[RESENHA] Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, de J.K. Rowling





Sinopse:
Durante 12 anos o forte de Azkaban guardou o prisioneiro Sirius Black, acusado de matar 13 pessoas e ser o principal ajudante de Voldemort, o Senhor das Trevas. Agora ele conseguiu escapar, deixando apenas uma pista: seu destino é a escola de Hogwarts, em busca de Harry Potter. Neste livro o leitor estará mais uma vez mergulhando no mundo mágico de Hogwarts e participando de aventuras repletas de imaginação, humor e emoção, que repetem o encantamento proporcionado pelos livros anteriores dessa maravilhosa série de J. K. Rowling.

Recebido em parceria com a Editora Rocco.



Harry agora completou 13 anos e está passando as férias na casa dos tios Dursley e, por estar acostumado a não ser bem recebido na sua família, ele se ocupa com os deveres de Hogwarts, já que os tios não aceitam o fato de ele ser um bruxo. Mas uma notícia que surge durante as férias, deixa todos os trouxas em alertas e assusta até mesmo os bruxos. Há um prisioneiro foragido, mas o noticiário não dá maiores informações de que o prisioneiro é um bruxo e fugiu diretamente de Azkaban.

Na casa dos Dursley, Harry tem a missão de se comportar extremamente bem na visita da tia Guida, uma irmã do tio Valter e assim terá a tão almejada assinatura dos tios para a permissão de visitar Hogsmead, mas ao ouvir Guida falando mal de seus pais, Harry se aborrece e lança um feitiço que faz sua tia inflar e sair voando.



Sabendo que não conseguiria mais a assinatura dos tios e que levaria um castigo daqueles, Harry junta todas as suas coisas e sai da casa dos tios decidido a nunca mais voltar ali, porém ele está sem dinheiro e sem um rumo certo para seguir. Quando Harry se vê perdido, eis que surge uma luz no fim do túnel e graças ao mundo dos Bruxos, surge um nôltibus, um transporte de emergência para os bruxos. Graças a ele Harry consegue chegar ao seu destino, no Calderão Furado, onde fica hospedado até o início das aulas em Hogwarts.

As notícias quanto ao foragido de Azkaban aumentam e todos estão de olhos, especialmente em Harry já que Sirius Black, o foragido da prisão, está atrás do garoto e por conta do tamanho perigo que Sirius representa, são chamados os Dementadores, que são seres que se alimentam da felicidade dos outros e isso acaba deixando Harry mal com a presença desses seres. O novo ano letivo em Hogwarts promete ser cheio de temores e surpresas e Sirius pode estar a qualquer momento por perto e Harry será que está mesmo a salvo e protegido?



Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban foi o melhor livro até agora, na minha opinião. Me prendeu bastante essa leitura, talvez por conta do mistério envolvendo Sirius e Harry, como sempre tomando toda sua coragem e bravura. O nôltibus foi uma novidade que a J.K.Rowling trouxe e também bastante legal, já que socorre bruxos que estão perdidos e precisam de ajuda.

Todos estão muitos preocupados com a fuga de Sirius Black e isso causa tensão em todos os bruxos, especialmente em Hogwarts que acaba sendo cercada e protegida pelos Dementadores, mesmo que isso desagrade Harry. Todos estão também muito preocupados com a segurança do garoto, já que se acredita que Sirius fugiu da prisão justamente para matar Harry.

O livro não é muito grande e traz o mesmo estilo da versão mais antiga. As folhas são brancas e a letra em um bom tamanho para leitura. A diagramação é simples, mas feita com capricho e como sempre, a escrita da autora regada de suspense e acontecimentos que prendem o leitor.



Indico o livro para quem já leu os volumes anteriores (esse é o terceiro da série) e para quem tem vontade de embarcar em uma aventura cheia de novidades.

Sem dúvidas esse volume também foi uma agradável surpresa. Me contem se vocês já leram e o que acharam!

6 comentários:

  1. Confesso que não sou fã de H.P., mas assisti esse filme e foi um dos melhores, pelo menos dos que assisti. Não assisti a série toda. 😕

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Li a série no começo do ano e, a cada volume que se passava eu pensava "Esse foi melhor que o anterior". Sem dúvida Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban é maravilhoso e toda aquela tensão dele me deixou fascinado sem falar que achei incrível como decorreu os eventos no final. A forma como a JK pensou em absolutamente tudo e nada passou em branco neste universo.
    Gostei bastante da resenha e me senti nostalgico, já estou com vontade de reler a série kkk

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem, admito... ainda não li HP, mesmo tendo assistido tooodos os filmes mil vezes, achei que seria uma leitura cheia de detalhes e que se tornaria cansativa, mas tudo bem, já sei que não é assim. Preciso corrigir esse erro o quanto antes.

    ResponderExcluir
  4. Adoro Harry Potter e li a saga toda. Gosto muito mais dos livros do que os filmes e esse é o meu preferido.

    Beijinho*

    ResponderExcluir
  5. Acredita que ainda não li nenhum livro da série? Só assisti aos filmes e infelizmente não tive condições de adquirir toda a coleção. Sei que irei gostar dos livros também.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro.

    ResponderExcluir
  6. Isadora!
    Os livros do Harry são tão envolventes e poder ir acompanhando o crescimento dele, tanto nas escola como na vida pessoal, sem contar que aos poucos seus segredos vão sendo revelados, torna a leitura ainda mais estimulante e agradável.
    Apesar dessa nova edição ser mais simples, o que importa é o conteúdo, né?
    Desejo um maravilhoso e florido final de semana!
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial