navegar pelo menu
dezembro 12, 2016 -

[FILME] 3096 Dias de Cativeiro





Bom dia! Hoje trago a resenha do filme 3096 Dias de Cativeiro, baseado no livro com o mesmo nome. Ouvi falar do filme por acaso e sem pretensão fui procurá-lo e acabei o encontrando na Netflix e parando para vê-lo. Já vou adiantando que é uma história triste, tensa e que de fato aconteceu com a autora do livro que foi mantida em cativeiro entre 1998 à 2006.

Natascha Kampusch (no filme Antonia Campbell-Hughes), é uma criança de 10 anos, seus pais são divorciados e ela vivia com a mãe, Brigitta Sirny (Trine Dyrholm), mas encontrava seu pai frequentemente que a levava para passear aos finais de semana. Em uma manhã antes de Natascha ir para escola, ela acaba tendo uma discussão com a mãe, e a mesma dá um tapa no rosto da filha, após o acontecimento, Natascha sai para ir para escola sozinha, aborrecida fazendo o trajeto de sua casa passando pela vizinhança até quase chegar onde ela estudava, o que ela não contava é que no meio desse trajeto haveria um obstáculo.

Uma van branca com vidros escuros estava parada, aparentemente ninguém por perto até que Natascha passa em frente e um homem a agarra e a joga dentro da van. A menina fica desacordada até chegar ao local onde o motorista da van a leva e quando ela acorda, se vê em um quarto pequeno que tinha apenas uma pia e um vaso sanitário.


3096 Dias de Cativeiro é contado os 8 anos que Natascha Kampusch passa sobre o total domínio de um cara psicopata, Wolfgang (Thure Lindhardt), de 35 anos. Ela perdeu sua infância e sua adolescência completa por ser mantida em um cativeiro onde o local era completamente impossível de sair, ficava aos fundos da garagem da casa de seu sequestrador onde para chegar teria que passar por um armário, abrir uma porta de aço com concreto, descer por um buraco e passar por outra porta até chegar no minúsculo quarto onde a menina era mantida.

Os primeiros dias são de tensão e a polícia começa as buscas por Natascha e chegam até revistar a casa de Wolfgang, porém por incompetência, não revistam direito e o sequestrador passa a impressão a todo o momento de ser um cara normal e nem mesmo sua mãe que o visita frequentemente desconfia que ele mantêm presa em um cativeiro uma garota de 10 anos.

Os anos passam, Natascha cresce e emagrece mais que o normal devido aos dias que Wolfgang a deixa sem comer, fora os momentos de agressões onde são dados ponta pés, chutes e tapas nela. Natascha cresce sobre o domínio de seu sequestrador até completar 18 anos e chega a um certo ponto em que ela tem certeza de que apenas ele ou ela poderá sobreviver. Mas quem que conseguirá?


3096 Dias de Cativeiro é uma história que me deixou o tempo inteiro tensa e tentando entender a mente de  Wolfgang, que mais para o final do filme temos a explicação de como tudo foi planejado e de como Natascha foi escolhida. O que mais me levou a ver o filme foi o fato de que a história realmente aconteceu com a Natascha Kampusch quando ela era criança e ficou presa em um cativeiro dos seus 10 anos de idade até completar 18 anos.

Wolfgang é um cara frio e calculista. Ele agride Natascha fortemente e a manda até mesmo esquentar comida no fogao para ele quando a garota já está maior. Ele mal a alimenta e quando Natascha está com ele, ele a manda tirar a blusa e ficar apenas com uma cueca, os cabelos dela também são raspados para não deixar rastros de que há mais alguma pessoa na casa além dele mesmo.

Sem dúvidas fiquei chocada com tamanha crueldade vindo de um ser humano. Entendi que não havia como Natascha fugir, uma vez que quando criança, ela não tinha como lutar com um homem adulto e quando chegou na adolescência, estava magra e fraca demais para tentar qualquer coisa. Temos cenas fortes não só de agressões, mas também de abuso sexual e ficamos o tempo todo torcendo pela protagonista para que ela possa fugir, mas parece ser impossível.


O elenco é muito bom e temos um foco maior em Natascha e Wolfgang, algumas cenas são mostradas a mãe após o sequestro da filha e ela se culpa por não ter levado Natascha naquele dia à escola. As buscas que a polícia realiza há diversos furos, porém ninguém desconfia dos erros cometidos.

Para quem for ver o filme, se preparem para encontrar uma história triste, tensa e o pior, para saber que de fato aquelas cenas já aconteceram com uma pessoa na vida real. O sequestro da Natascha foi considerado um dos sequestros mais longos da Áustria.
Me contem nos comentários se vocês já viram o filme ou se interessaram!

Trailer

      

31 comentários:

  1. Olá Isadora
    Eu também já assisti a esse filme e é impossível não ficar chocada com o tamanho da crueldade diante de tudo que ela passou nesse tempo todo. Realmente é uma história triste e bem tensa, ainda mais ao sabermos que se trata de algo real mesmo.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti o filme na época em que li o livro e não gostei do filme. O livro não fala dos abusos sexuais que ela sofreu, porque no livro, ela preferiu não contar esta parte, então, não entendi porque isso tem no filme.
    Mas concordo com o seu ponto de vista em relação a crueldade. Triste demais.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nunca assisti, mas fiquei morrendo de vontade.
    Já li algumas citações desse livro e parece ser bem chocante e triste.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Não conhecia essa história, mas só de ler sua resenha já fiquei com um pesar, pois realmente é um prazo enorme para o sequestro. Sem contar, que todas as crueldades que mostram no filme,realmente aconteceram de verdade e isso é sim algo que nos choca e revolta ao mesmo tempo. Com certeza pretendo assistir em breve e me emocionar tanto quanto você, já que estou curiosa para saber como a protagonista conseguirá fugir.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Eu já li o livro, mas com 16 ANOS. Fiquei muito mal quando li, tanto que nem busquei para ver o filme, porque simplesmente me traumatizei. É realmente uma história muito pesada, que deixa a gente muito mal. eu entendo totalmente sua resenha sério. Eu acho que não é um filme para ver agora, mas quem sabe eu supere meu trauma né? haha

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu já assisti o filme e realmente é uma história chocante ainda mais por saber que isso de fato aconteceu. Não gostei muito do final, mas com certeza é um ótimo filme.
    Beijos!
    Mundo da Lari ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi Isa,
    Não conhecia o livro nem o filme e já quero assistir! Meu Deus, me parece ser muito chocante}! Acho que nem tenho coragem de ler o livro...
    Vou Adicionar a minha lista da Netflix e assistir quando tiver tempo. Adorei a indicação.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  8. Parece bem o filme que eu gosto de assistir, vou procurar no netflix e assistir também. Me deixou bastante curiosa.
    Beijos, Jardim de primavera

    ResponderExcluir
  9. Se é uma coisa que eu não consigo digerir bem são casos de abuso sexual entre outras coisas. Eu não gostaria de assistir umm filme assim. Nao consigo digerir pois sua resenha já me deixou chocada.bbeijos

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Eu não fiquei interessada neste filme, achei muito cruel. Só a resenha já me deixou perturbada, sofri violência sexual e não gosto desta temática, acho perturbador demais. O bom é que já ficou a dica para que eu não assista.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie...
    Eu já ouvi falar dessa história por alto e acredito que o filme deve ser bastante tenso e triste, afinal a história já diz por si e como é um fato real dá ainda mais aquele aperto no coração.
    Vou anotar aqui pra assistir outro dia.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi! Eu pessoalmente não vi esse filme, mas a minha companheira de blog viu e falou sobre ele no blog e só de ler o seu post eu já me sinto mal por tudo que ela teve que passar. Deve ser horrível ser submetida a isso e por tanto tempo, ainda não ter comida direito, ser explorada e abusada... Uma crueldade sem tamanho. A única coisa que eu gostaria de ver é como tudo isso finalmente acabou, acho que o resto do filme eu não teria estomago. Só de ler o que estava descrito aqui já me fez ficar mega mal... Talvez eu crie coragem para ver por conta do desfecho e ter esperança que por mais terrível que seja ainda se pode superar, mas por agora vou passar a dica.
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Isadora,
    Já ouvi falar desse filme, mas não sabia que era uma história tão pesada. Fiquei pensando em como a Natacha se sentiu, como deve ter sido passar por tudo isso e se ela conseguiu se reinserir no mundo normal. Também penso em como a mãe dela deve ter se sentido culpada com o tapa que deu na filha.
    Fiquei mega curiosa para ver o filme e já vou anotar a dica do livro também.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Olá
    eu ja assisti ao filme e só posso dizer que foi um filme bem dificil de assistir do inicio ao fim, nossa, nao gosto nem de lembrar, gostei muito da sua resenha e espero poder ler o livro que ja tenho aqui comigo, pois acho interessante saber o sentimento da protagonista ainda mais forte

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem por aí?

    Eu acabei de abrir a Netflix e adicionar o filme à minha lista. Eu ainda não acredito que nunca o assisti e nem li o livro. Eu adoro biografias e, com certeza, vou ler o livro que originou o filme. Saber que tudo foi real é ainda mais angustiante, não é mesmo? Enfim, parabéns pela resenha e muito obrigado, pois eu tenho certeza que vou assistir e adorar o filme, pois é do tipo de filme que eu gosto.

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Isadora, tudo bem?
    Esse me parece ser um filme extremamente pesado mesmo, e fiquei ainda mais chocada por saber que, de fato, aconteceu. Nunca vou entender a mente de um psicopata desse, só sei que é impossível não ficar indignada e agoniada por toda o sofrimento que ela passou. Gostei de saber que o filme está na Netflix e com certeza irei conferir em um momento mais tranquilo. Adorei ver as suas impressões sobre o filme.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  17. oie, eu nunca vi o filme, e na verdade não tenho muita vontade, porém eu li o livro e gostei muito da leitura. É densa, triste, mas natascha nos passa seus sentimentos de uma forma muito boa, e realmente, a mente desse cara é doentia e quando li o livro fiquei dias com ele na cabeça, tentando entender. Se você curte não ficção, talvez valha a pena dar uma chance ao livro.

    ResponderExcluir
  18. Não fiquei com vontade de assistir, achei uma história forte demais para mim. Não tenho estômago para agressões físicas nem muito menos para abuso sexual, não gosto nem de pensar que foi baseado na história real de uma pessoa mantida em cativeiro por tanto tempo.

    ResponderExcluir
  19. Olá ♥
    Já tem um tempo que quero assistir esse filme, mas estou me preparando para vê, pois minha amiga ficou chorando por três dias depois de assitir esse filme. Ela disse que a carga emocional é muito densa, e querendo ou não mexeu muito com ela, pelo fato de ter uma filha da mesma idade. Creio que ficarei tão abalada quanto ela, e frustada junto com a personagem por ela não aguentar fugir, e o pior é que o filme nos mostra uma realidade eu não sei se é esse, mas teve um filme baseado em um sequestro que teve nos Estados Unidos que a menina relatou como foi os anos que ela ficou no cativeiro, mas não me recordo o nome do momento. Espero em breve tomar coragem para assistir.

    ResponderExcluir
  20. Não sei se eu teria estômago pra assistir, mas parece um filme muito bom. Só que eu sou muito cagona pra coisas referentes a sequestro. Quem sabe um dia eu não tome coragem?
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigado por me informar que este filme sta disponível no Netflix, ando tão sem tempo que não tinha visto isso. Este filme me deixa tenso apenas com seu relato e este trailer, que está maravilhoso. Sabe me dizer se é baseado em um caso real? Juro que vi algo parecido nos jornais anos atrás. Vou correndo ver o filme, agora mesmo, depois lhe digo as minhas impressões.

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? Eu já conhecia o livro apesar de nunca ter lido. Mas não sabia que tinha o filme. Essa é um história que me arrepia só se pensar. E o pior é que é real. Li um livro certo te atrás com uma proposta parecida e é realmente angustiante. Mas a ach que ainda assim são histórias que devem ser contadas pois servem de aviso. Triste. Muito triste que isso aconteça, mas infelizmente acontece. E a polícia deveria procurar com mais cuidado. Beijooos

    ResponderExcluir
  23. Ainda não assisti esse filme, mas fiquei curiosa para saber mais. Com certeza não é uma história fácil de se ver, tanto pelo teor que carrega quanto pela realidade que traz. Vou procurar para assistir. Obrigada pela dica.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  24. Oi Isadora, quero ler o livro e ver esse filme. Nem consigo imaginar como deve ter sido viver na pela da Natascha. Sempre que vejo relatos nesse estilo já me sinto angustiada. Sua resenha ficou ótima, e me instigou ainda mais a conhecer a obra... Já tenho oq ue assistir nesse domingo no netflix! Abraços

    ResponderExcluir
  25. Oi, Isadora

    Eu lembro claramente do caso da Natasha, lembro que fiquei impressionada com o fato dela ter ficado tanto tempo nas mãos desse monstro. Nem posso imaginar as coisas horríveis que ela sofreu, acredito mesmo que seja um filme muito chocante. Tenho vontade de assistir, vamos ver se lembro da próxima vez que eu for na minha irmã, pois ela tem Netflix e eu não.

    Beijo

    ResponderExcluir
  26. Oie, tudo bem?? Já faz algum tempo que assisti esse filme e lembro bem que fiquei muito chocada com o tempo de cativeiro. Engraçado observar também que o filme não tem muito diálogo e não dá muitas explicações mas o espectador fica tenso até o final. É daqueles filmes que da vontade de gritar o tempo todo. Muito sofrimento mesmo :(


    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Isadora!

    Eu não conhecia esse filme e nem mesmo o livro, e fiquei muito angustiada ao saber que essa história de fato aconteceu com a autora do livro. Eu não sei se conseguiria assistir a esse filme, exatamente por ter uma trama tão sofrida e real, mas adorei poder conferir suas impressões a respeito dele.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  28. Oiii! :)
    Eu já li o livro e vi o filme. A história é bem forte e o mais chocante é que é real. Ela aconteceu de verdade =/
    No Livro, a Natascha me surpreende várias vezes porque mesmo em meio a toda aquele sofrimento ela sempre arrumava forças para continuar sobrevivendo. Recomendo muito a leitura do livro.
    Outro ponto importante foi a ineficácia da polícia nesse caso, que não levou a frente as investigações das vans o que fez que o martírio de Natascha durasse 8 anos, até sua fuga.

    ResponderExcluir
  29. Oi
    Tenho muita vontade de assistir esse filme. Me lembro bem do caso, mas nunca tive oportunidade de saber mais detalhes. Que garota forte, ter vivido tudo e aguentado por tanto tempo. Gostei da sua análise e já anotei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  30. Olá,
    Já tinha ouvido falar do filme, mas desconhecia o fato de ele ser baseado no livro de mesmo nome e fiquei bem curiosa para conferir ambos.
    Tenho certeza que é uma leitura densa e eu, assim como você, ficaria tensa durante a maioria do tempo.
    Não sei como essa garota conseguiu sobreviver a tudo isso!

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi, assisti esse filme hoje e acabei me apaixonando pela Natasha, não só pela forma com que ela agüentou mas como ela conduziu tudo, conquistando a confiança do seqüestrador para que ela conseguisse ser deixada sozinha por ele às vezes e assim fugir. É o melhor filme na minha opinião depois de "Neerja".

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial