navegar pelo menu
agosto 03, 2016 -

Maratona de Livros Nacionais





Eu sempre quis participar de uma maratona literária, mas sempre pensei que não conseguiria completar, que iria me enrolar, pois a maioria que vejo tem pouco tempo pra completar, e tal.

Eu ainda não vi nenhuma maratona de livros nacionais por aí, então pensei "por que não criar uma?". A ideia inicial era fazer um clube do livro só de nacionais, mas lembra do que falei sobre ser enrolada? Então, não daria certo, HAHA. Acho que essa maratona vai ser bem legal, pois além de prestigiar nossos autores e acabar com a ideia de que "livro nacional é ruim", irei ler gêneros bem diferentes do que estou acostumada com a lista abaixo.

Eu vou estipular a minha meta: até agosto de 2017. Assim sei que não irei enrolar com os livros dos parceiros e da maratona, HAHA.

1. Um livro que você tenha pegado emprestado
2. Um livro muito conhecido
3. Um livro diferentão (em qualquer sentido, capa, título, sinopse, diagramação, etc)
4. Um livro que dá pra ler em um dia
5. Um livro publicado antes de você nascer
6. Um livro de mistério/suspense
7. Um livro de romance - As Letras do Amor 
8. Um livro de fantasia - As ilhas do Norte: a criação do novo mundo
9. Um livro que comece com a letra O - O Mistério de Boa Esperança
10. Um livro com mais de 400 páginas - A Guerra dos Anjos
11. Um livro que tenha capa colorida
12. Um livro com um tema polêmico
13. Uma saga/trilogia/duologia
14. Um livro com capa azul - O Segredo dos Jovens Linfes
15. Um livro infantil - Uma Fada Veio Me Visitar
16. Um livro com um gênero que você nunca leu ou leu uma única vez
17. Um livro pouco conhecido
18. Um livro com um título extenso
19. Um livro em que o título tenha apenas uma palavra
20. Um livro de poemas/poesias
21. Um livro biográfico
22. Um new adult
23. Um livro que alguém te indicou - Confissões On-line
24. Um livro lançado recentemente - O Garoto do Cachecol Vermelho
25. Um livro indicado por um blogueiro
26. Um livro que lembre sua infância
27. Um livro escrito por uma mulher - A Ilha dos Dissidentes
28. Um livro escolhido pela capa
29. Um livro em que o título comece com a primeira letra do seu nome
30. Um livro engraçado

Bem, não tem outras regras pra participar dessa maratona, mas vou deixar o banner abaixo caso você tenha um blog e queira participar dela e incentivar os seus leitores a participarem também.


Sempre que eu ler um livro que se encaixe em algum desafio da maratona, vou resenhá-lo e indicar que completei com o banner e atualizar essa lista riscando eles.

E aí, quem vai participar?

53 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Achei super valido e interessante essa maratona, mas é uma pena que não vou poder participar... não tenho muitos livros nacionais para se encaixar em certos quesitos.
    Mas espero que seja uma maratona de muito sucesso <3
    Abração,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Muito interessante a maratona, parabéns pela criatividade! Tenho muitos livros nacionais, tanto no Kindle quanto físico e acho que essa maratona me ajudará a dar uma "empurradinha" nas minhas leituras nacionais.

    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que legal. Adorei a maratona e espero que muitos leitores possam participar. Eu não vou poder no momento porque tenho uma pilha enorme para ler, mas também tenho vários nacionais incluídos nessa minha pilha. É uma ótima iniciativa, especialmente para apoiar e divulgar nossos autores.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Hey!
    Eu também nunca participei de maratonas, me acho super enrolada pra esse tipo de coisa também. Eu sempre quis participar daquele que você tem 24h pra ler o máximo de livros que eu puder, seria ótimo pra colocar algumas leituras em dia. Não irei participar dessa, principalmente porque tenho muitas leituras, muitas escritas, e muito trabalho na faculdade pra me dedicar mais. Mas boa sorte e que você consiga terminar até o ano que vem!
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Achei super bacana e vou propor ao meu amigo blogueiro tentar participar..... eu não me comprometo porque sempre acabo me embasbacando toda e não participando, sabe como é.... adorei ter um livro infantil aí no meio, acho super importante.....
    beijos e ótimo dia pra ti..... :)

    ResponderExcluir
  6. Muito boa sua iniciativa. Admito que a alguns poucos anos atrás tinha alguns preconceitos com autores nacionais, mas depois eu levei tanto tapa literário nacional da vida, que dei um finish nisso tudo. Hoje em dia, abraço essa causa também.
    AMO maratonas, mas no momento, INFELIZMENTE MESMO, não poderei particpar, mas desejo todo sucesso a sua!!!

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Achei bem legal a maratona, mas não sei se vou participar, sempre me enrolo toda com isso e no final acabo não lendo nenhum dos livros. Sou muito atrapalhada pra isso, mas adorei a iniciativa do blog. Estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Que legal!!! Eu também gosto de maratonas mas nunca consigo completar. Achei a proposta bem bacana e você colocou um bom prazo, realmente para participar de maratonas e não se enrolar com as parcerias o prazo tem que ser maior. Espero que mais leitores e blogueiros participem também.

    ResponderExcluir
  9. Achei bem inspirador o projeto e os desafios estão bem alcançáveis. Isso mostra o quanto os blogueiros estão interessados na nossa própria produção literária.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Carol,
    Adoro participar de maratonas e achei muito legal você ter criado uma de livros nacionais, ainda não vi nenhuma! Adorei os desafios e acho que vai dar para diversificar bem as leituras mesmo. Para fantasia gostaria de te indicar O Segredo da Caveira de Cristal, é um livro incrível!
    Vou ver se participo sim! Vou salvar os desafios e tentar incluir nas leituras.
    Parabéns pela iniciativa.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica! Vou procurar sobre ele!
      Participa sim <3

      Beijos

      Excluir
  11. Que máximo, maratonas são as melhores coisas que tem... Ainda mais de séries haahah!
    Amei a ideia que teve, vou ver se consigo participar desse desafio :D
    Beijos!
    Danny Lee ♥ | Girls Sweet

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Achei super legal a maratona e uma forma bem interessante de conhecer melhor e de uma forma mais abrangente os autores nacionais! Adorei e acho que talvez vou participar.


    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Esse ano mais da metade dos livros que já li são de autores nacionais pois foi um objetivo que me dei no início do ano. Achei bem bacana sua maratona e o incentivo a literatura. Só não vou participar porque confesso que tenho um pouco de preguiça de participar de maratonas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá amoreca... primeiramente que delícia de blog... amei!!!
    Quanto à maratona... to pensando seriamente em participar...
    Sou amante da literatura nacional... e defendo com unhas e dentes...
    Se te interessar leia um artigo que escrevi em relação a esse assunto:
    http://biblioo.info/literatura-nacional/

    Beijokas!!!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Carol ! Tudo bem ?
    Adorei a iniciativa, vou está sempre acompanhando aqui no blog o desempenho de vocês e de outros blogueiros.. Não vou participar porque não posso pegar essa responsabilidade agora mas quem sabe futuramente ?
    Um beijo fofa e amei a ideia ;*
    Quele Lorrane ♥ | Girls Sweet

    ResponderExcluir
  16. Olá, Carol. Tudo bem? Gostei muito da maratona idealizada por você, afinal a literatura nacional tem muito a agregar. Você fazendo isso, pode se tornar uma porta de entrada para os que não tem o habito da leitura de obras nacionais que constituem a literatura de nosso país que não podemos negar a riqueza.
    Com certeza, irei acompanhar cada um dos livros que você finalizar e publicar no blog, assim poderei ver se já li a obra ou se ainda a lerei.
    Mais uma vez, parabéns pela iniciativa, talvez eu venha a participar, mas daqui algum tempo pois preciso terminar os livros que tenho para ler!
    Sucesso! Filipe Penasso - Pena Pensante

    ResponderExcluir
  17. Adorei a ideia, eu me apaixonei pela leitura lendo um livro nacional <3, inclusive foi Escrava Isaura, acredita? Nunca imaginei gostar de um livro desse, mas aconteceu e eu agradeço até hoje por ter sido obrigada à ler ele hahaha, emfim adorei seu post, beijooos!

    http://realcedagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Achei demais sua iniciativa! <3

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  19. OLá!! :)

    Eu confesso que não conhecia a iniciativa mas desejo que corra tudo bem aos participantes, especialmente a ti!! :) ahah

    Achoq eu fazes bem isso de a meta ser de um ano pk senão e mais difícil! :) NEstes momento, não vou participar porque esta dificil com os desafios a que já me submeti!! :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  20. Oie!
    Eu adoro a ideia das maratonas, pois sempre tem algum livro diferente que nos conquista, ou conhecemos novos autores onde ficamos com mais vontade de conhecer outros livros. O único problema para mim nas maratonas, é que não consigo concluir. Mas essa é bem interessante.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  21. Oi, Carol. Eu amei o desafio! Acho que incentiva mais o leitor a ler nacionais e continuamente incentiva o trabalho do autor. Acatei a ideia e vou fazer no blog, abraços!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  22. Olá, essa maratona chegou na hora certa, eu estava com um projeto de começar a ler mais livros nacionais e esse parece um ótimo jeito de fazer isso, as inscrições só podem ser por agora? pois estou atolada em livros e queria começar um pouquinho depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é através de inscrição, haha, é só querer e começar!

      Beijos

      Excluir
  23. Achei essa maratona Massa!
    Adorei a ideia e vou fazer minha lista também.
    Beijos,
    http://www.fabulonica.com/

    ResponderExcluir
  24. Particularmente ando sem muito tempo para poder participar de maratonas apesar de achar essa incrível quem sabe da próxima vez eu já não possa participar.

    ResponderExcluir
  25. Oiee ^^
    Uau, quantos tópicos...haha' eu já participei de várias maratonas, e algumas nacionais também (hoje faço metas anuais para ler livros nacionais). Dei uma pausa este ano. Espero que você consiga ler todos os livros da meta, vendo os tópicos, já consegui pensar em um ou dois títulos...hehe'
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Adorei a ideia dessa maratona e, para ser bem sincera, sempre que vejo uma tenho vontade de participar. Nunca tive coragem por medo de não dar conta, pelo motivo de sempre para todo mundo: vida corrida, e tals. Mas gostei muito mesmo dessa, se resolvesse participar de uma maratona, certamente escolheria essa. Vou tentar acompanhar os resultados aqui no blog. Boa sorte! ;)

    Tatiana

    ResponderExcluir
  27. Oie!
    São muitos desafios nessa maratona rsrs, não tenho isso tudo de livros nacionais.
    Boa sorte com suas leituras!
    Beijo

    ResponderExcluir
  28. Também tenho um certo medo de participar de maratonas, já que sempre começo a ler livros de parceria ou que já queria muito. Amo nacionais, espero que quem participe da maratona percebo que são tão bons quanto os estrangeiros, infelizmente não sei se participarei, mas como é prazo é longo até o final de agosto eu tomo uma decisão

    ResponderExcluir
  29. Oi!
    Adoro maratonas, e adorei a sua não ter um prazo definido, assim da pra ler as coisas de parceiros e não embolar na maratona também.
    Vou ver se tenho muitos livros que se encaixem no tema, se sim com certeza vou participar tbm

    ResponderExcluir
  30. Oi Carol, tudo bem contigo ???
    Nossa, sua ideia foi maravilhosa viu ???
    Além de ser uma maratona com muito tempo para ser completada, é uma maratona só de livros nacionais, o que não poderia ser mais bacana, já que nós possuímos muitos tesouros em nossa literatura e vale a pena conferir nossos autores nacionais !!!
    Gostei muito da sua iniciativa, e desejo muita sorte e muitos livros a todo mundo que vai participar !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  31. Oi Carol, tudo bem?
    Eu achei muito bacana essa maratona, mas não vou participar por falta de tempo mesmo, mesmo não tendo um prazo exatamente. Fiquei bem feliz em ver sua iniciativa e tenho certeza que você vai conseguir! Boas leituras!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  32. Que bacana, Carol! Confesso que rola um pouco desse preconceito com o nacional, acho que porque vejo sempre coisas sobre esportes ou biografias, temas que eu, particularmente, não curto nada... Mas eu sei que tem muita coisa boa e que valerá a penas entrar nessa sim! Vou tentar, não garanto os trinta, mas alguns sei que vai! kkkk

    Bjos!

    https://spaziodilibri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oiii flor, tudo bom???
    Nossa, que ideia super legal. Eu amei, amei os gêneros que você pegou e com certeza vou entrar nessa.
    Se me permite vou criar uma para o meu blog, claro que vou dar os devidos créditos da ideia, assim que eu fazer deixo o link pra você ver e conferir os créditos ta??
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Oiii, tudo bom???
    Olha, eu amei essa ideia, essas propostas que você colocou sobre a lista. E por ser nacional é melhor ainda.
    Vou participar e se me permitir criar no blog também e colocar os créditos sobre a ideia. Amei a ideia e espero que você se divirta também com a sua maratona.

    ResponderExcluir
  35. Que maratona maravilhosa, queria eu ter tempo para poder participar, já tenho uma lista enorme de livros de escritores parceiros para ler. Mas espero que você se divirta com essa maratona super criativa.
    Boa sorte.
    Abraços

    ResponderExcluir
  36. Amo maratonas (mesmo concordando que algumas tem um tempo curto), e ainda com livros nacionais... tenho uma grande história com eles. Já participo de duas e irei tentar encaixar essa, espero muito conseguir!
    Parabéns pela criação! Bjs!

    http://liiteromas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Se eu amei? Amei e muito!
    Adoro essas metas de leitura, principalmente porque nos fazem descobrir novos gêneros e autores que normalmente não nos arriscaríamos a ler. <3

    http://coquetelfem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial