navegar pelo menu
janeiro 31, 2016 -

[FILME] Que Horas Ela Volta?




Título: Que Horas Ela Volta?
Direção: Anna Muylaert
Duração: 114 minutos
Lançamento: 2015
Gênero: drama

Sinopse:
A pernambucana Val se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino vai prestar vestibular, Jéssica lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não deveria, a situação se complica.

Decidi assistir ao filme com expectativas bem altas, e ele conseguiu se manter a altura. A história de Val, pernambucana que se muda pra São Paulo em busca de uma vida melhor pra sua filha Jéssica encanta com sua simplicidade e crítica à nossa sociedade atual.

Val passou 10 anos longe da filha, até que um dia Jéssica decide prestar vestibular em São Paulo e vai morar com sua mãe, no quartinho dos fundos dos patrões. Quando chega lá, é tratada como se fosse da família, chegando até a ficar no quarto de hóspedes. O distanciamento entre mãe e filha é evidente em várias cenas, mas principalmente por Jéssica chamá-la de Val, e não de mãe.

O filme é bem simples, não há um mistério a ser revelado, não há suspense na história, é apenas um relato sobre o cotidiano que é contado com suavidade e genialidade e consegue nos prender.

Embora, em um primeiro plano, os patrões de Val terem acolhido de prontidão a estadia de Jéssica, os mesmos começam a achar ruim os modos da menina, que é bem diferente de sua mãe. Val é submissa, simpática; já Jéssica é um espírito livre, não se acha melhor ou pior do que ninguém, e também não vê problemas em não poder entrar na piscina dos patrões de sua mãe, ou de sentar a mesa e tomar o café da manhã.


O filme retrata a realidade do Brasil em vários aspectos, aspectos esses que estão enraizados em nossa cultura de colonizados. "Da porta da cozinha pra lá". Esse filme de diálogos simples porém inteligentes mexeu profundamente comigo. Jéssica é uma personagem forte, não abaixa a cabeça como a mãe teve que fazer a vida toda. E Regina Casé simplesmente brilhou, como sempre. É um filme bem forte, recomendo a todos.

"Quando eles oferecem uma coisa deles, é por educação, é porque têm certeza que a gente vai dizer não." 


Trailer:

43 comentários:

  1. Acredita que vi esse filme ontem a noite? Esse filme é um verdadeiro tapa na cara, amei a crítica que eles fizeram no filme. E como não gostar da Jéssica né? <3

    oh, wow, lovely ❁

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti esse filme :/ Ótima resenha!
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. To vendo falarem muito desse filme, eu vi porem não curti, nas faz meu tipo de filme! mas vai de cada um né ! seu blog é fofo <3 to seguindo!

    Beijão ...

    Blog: seteprimavera.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Deve ser um filme incrível mesmo, fiquei bastante interessada. Vou ver se encontro na net pra assistir.
    ótima resenha.
    bjuxxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
  5. Ainda não assisti, vou colocar na minha listinha haha!
    Ótima resenha!
    Beijos!
    leitorinvisivel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha escutado falar sobre o filme rs

    Beijos

    http://blogmacaverde.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu amei sua dica de filme... Quase não assisto filmes brasileiros, mas esse eu gostei muito do enredo.
    Ainda mais que envolve superação, força de vontade, vitória e simplicidade.
    É claro que assim que eu tiver oportunidade eu irei assistir.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não costumo assistir, mas esse me surpreendeu e pretendo assistir mais filmes brasileiros!

      Beijos

      Excluir
  8. Ouvir falar desse filme de um professor na aula de cinema, mas nem tinha dado muita bola. Mas acho que darei uma chance já que só vejo pessoas elogiando esse filme. Me ganhou com "diálogos inteligentes".
    Beijos
    Instante Efêmero

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Já ouvi falar tanto desse filme, mais tanto que estou praticamente me rendendo e indo logo assisti-lo. As recomendações sempre são ótimas e amei a sua resenha.
    Beijos!
    Sonhos na Bolsa

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho ouvido coisas super positivas sobre esse filme, mas ainda não criei coragem para assistir. Tenho um tique enorme com a Regina Case, mas espero que esse filme consiga fazer eu vencer isso.

    Beeijo
    Resenhando Sonhos

    ResponderExcluir
  11. Assisti esse filme na globo um dia desses... Gostei bastante do filme e da atuação da Regina.
    ps.: Indiquei o seu blog para uma TAG! Segue o link:http://sector-12.blogspot.com.br/2016/02/tag-sisterhood-of-world-bloggers-awarld.html
    Beijos,
    Luana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela arrasou. Obrigada pela indicação, vou responder!

      Beijos

      Excluir
  12. Oie.
    Eu não conhecia o filme, mas gostei do trailer e da sua resenha! Tô super por fora dos filmes, e esse com certeza é um que eu quero ver :)

    Letícia - Caverna Literária

    ResponderExcluir
  13. Ainda não assisti, mas vi muita gente elogiando, até meus pais me indicaram esse filme, parece ser bom mesmo ^^
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  14. Ainda não assisti o filme, mas de tantos elogios que vejo por ai, até mesmo de pessoas que são muito criticas em relação a tipo de filme eu fique com muita vontade assisti.

    Blog Marcy Moraes

    ResponderExcluir
  15. Adorei a forma como você fez as suas ponderações e preciso dizer que concordo com elas, considero esse um filme muito poderoso, no seu lugar de fala, mas ainda assim poderoso e muito importante, não só para o tema que ele aborda socialmente mas também para o cinema nacional em si, nos deixa otimistas em relação as produções maiores que podem surgir seguindo a mesma teia de "um filme feito não só para entreter" como o "Que Horas ela volta?" fez, enfim, ótimo post.

    ✩ Voando Sem Peter ✩

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Sim, confesso que não costumo assistir muitos filmes nacionais, já que a maioria é aquela fórmula ultrapassada de humor, mas esse filme me fez repensar completamente o que eu pensava sobre os filmes brasileiros. Espero que venha mais coisas boas por aí!

      Beijos

      Excluir
  16. Acho que eu nunca assisti nenhum drama nacional mas adoro as comédias.
    Vi tanta gente falando bem desse filme que minha vontade de assistir ele só aumenta.

    beijo
    paperdream-s.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Tô looooo(...)oooouca para ver esse filme!!!Ele parece tão sentimental e verdadeiro :D

    Seguindo vc!
    ❥ www.amigadelicada.com

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito desse filme! Até resenhei no meu blog. O filme mostra como algumas pessoas tratam seus empregados.

    Adorei o blog!
    Estou seguindo.

    http://www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br/
    Ficarei feliz com uma visita sua ao meu blog.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  19. Não costumo assistir filmes desse tipo, mas a sua resenha parece muito boa, deu uma curiosidade.
    Beijos
    www.garotaestelar.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu simplesmente amo esse filme!
    www.descartandoidealismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Ai, quero assistir *-* Parabéns pelo post!
    Beijos!

    http://www.blogmundodalari.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial